01/04/2012


Notícias da equipe do Iate Clube Espírito Santo :O Flying Phantom e o Azzuro já estão em Búzios bem guardados em seco no ICAB, Agora quem também já zarpou e está a caminho é Phantom Of The Opera, rumando ao Iate Clube Armação de Búzios (ICAB) para juntos , os 3 barcos e os 14 velejadoresparticiparem do mais maravilhoso evento da vela Brasileira: Buzios Sailing Week 2012.
participarão os velejadores do ICES: Jovair Junior Voelzke Julio Marques Fabiano Porto Luciano Secchin Andre Tancredi Bruno Martinelli Duda Bediaga Fernando Mendonça Marcos Albuquerque, Leonardo Teodoro de Oliveira Marcelo Tadeu, Marcelo Gama, e o famoso Macintyre ( convidado de honra do ICRJ). A equipe Phantom tem apoio do ices e Porto Vitória e patrocínio do Taj , Locamaxx e Tourlines.

Em tempos de Américas Cup, um bordinho na edição passada e um vídeo de Thomas Edison no anno de 1889.










Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão.Nosso canal cibernético não é lá muito um local de notícias internacionais, ou coisas que estão nos holofotes da mídia, esportiva ou não, não temos esta pretensão, The Yacht-Man é um local onde procuramos colocar assuntos agradáveis tal qual um bate papo na mesa de um boteco, e uma fonte de assunto para todos os velejadores.Falamos de uma coisa breve, passamos a outra, uma foto ,uma legenda, um pensamento, um texto de notícias enviadas pelos amigos, alguns escritos, e também uma pitada de coisas do passado, devaneios, lembranças, fatos heróicos, fatos históricos, conquistas , travessias, lazer , curiosidades, regatas, etc.É somente um pouco de  água passando por baixo da quilha,a  vontade de ver o que passa em outros mares, e alguma coisa para distrair aqueles que se dispõe a navegar conosco, exatamente como uma velejada.Quem é do ramo sabe do que estou falando: quando a gente sai para velejar, conversamos sobre mil assuntos, um puxando o outro. Contamos causos, contamos coisas que vimos de diferente pelo mundo( náutico principalmente), falamos de nossas vidas e contemplamos a natureza e o delicioso passar do tempo simplesmente navegando.Sem compromisso com nada.Esta é a nossa proposta.Todavia, contudo , mas porém o acontecimento do quilate da 33 Américas cup, a competição esportiva mais antiga do mundo não poderia ser deixado em segundo plano, apesar da matéria ser antiga e aqui faço uma reedição, o assunto é obrigatório nas rodas de varandas tupiniquins.Para quem não sabe, os americanos do BMW só  conquistaram o direito de desafiar os Suíços , através de uma ação judicial de três anos , ganha a ação ainda deram o maior couro no milionário Italo-Suíço,dono do Alingui.Um curiosidade: Alingui era o nome de um amigo "invisível" que Ernesto Bertarelli e sua irmã tinham em sua infância, quando passavam suas férias de verão na Itália.O lance onde começou este rolo todo, foi mais ou menos o seguinte:O último sobrevivente da equipe ganhadora da primeira Américas Cup realizada no NYCC,( a primeira edição foi a taça dos 100 guinéus na Inglaterra) em 1857, doou o troféu de prata , um troféu sem fundo( por onde escoaram fortunas incríveis), chamado de Ald Mug , uma jarreteira de prata de 134 guinéus, e junto com ela :a carta de doação, chamada em inglês de "deed of grift", estabelecendo as condições e o formato do "challenge", para que o troféu fosse disputado,desde então depositado no Supremo Tribunal de Nova Iorque.Os primórdios:A competição começou a ganhar forma em 1848, quando a Rainha Victoria lançou um desafio ao mundo para uma regata com embarcações a vela ao largo da Ilha de Wright, Reino Unido, que aconteceria em paralelo com a Grande Exposição de Londres de 1851.Na linha de meta apresentaram-se os 16 iates de Sua Majestade e a inovadora escuna América, propriedade do New York Yacht Club (NYYC). A América bateu a concorrência por larga margem, fazendo cair um manto de vergonha sob a armada inglesa.Para a posteridade ficou a famosa pergunta da Rainha Victoria perguntando ao seu contra mestre, "vemos que o barco Yankee está em primeiro, e em segundo o Sr pode avistar?", e a não menos conhecida resposta: " Sinto muito My Lady, nesta competição não existe segundo colocado".Nas primeiras 25 edições, entre 1870 e 1983, o troféu esteve na posse dos Estados Unidos.Houve a criação inédita de um troféu para o melhor desafiante, ou o melhor perdedor, conferido a Sir Thomas Lipton, pois desafiara a taça por 5 vezes, e por 5 vezes a perdera.A hegemonia norte-americana foi quebrada em 1983 pelo "desafiante" Austrália II, liderado por John Bertrand, que derrotou a Liberty, em Newport, EUA.Em 1992, após longas disputas em tribunal, uma emenda ao" Deed of Gift", foi criada a International America's Cup Class (IAAC), uma classe de barcos mono casco, com um comprimento de 23 metros, e medidas "standard" em todos os componentes situadas acima da linha de água.Esta especificidade tem em conta uma das singularidades da competição, o enorme secretismo que rodeia as quilhas das embarcações, protegidas dos olhares alheios por rigorosas medidas de segurança.A Taça América é habitualmente disputada à maior de nove regatas, opondo o detentor do troféu (o seu último vencedor) e um "desafiante", que desde 1970 tem sido escolhido através da Louis Vuitton Cup, uma competição paralela e especifica para os "challengers".Nesta edição foi tudo diferente,barcos malucos, grana a rodo , e um evento feito com uma "melhor de 3", sendo que a terceira não precisou ser disputada pois foi ganha com um grande delta, e por antecipação pelos americanos e seu revolucionário trimarã com velas rígidas, que deram um VDO de 34 nós com um ventinho de 8.As imagens são sensacionais e falam por si só.O evento foi considerado o mais bem organizado da história da vela mundial.No início da postagem assita ao vídeo de thomas edison em 1899,com o Columbia vencendo a Copa!!

29/03/2012

O surgimento da Americas Cup-




John C. Stevens, comodoro e fundador do Iate Clube de Nova Iorque, formou uma associação para financiar a construção do América. O grupo era composto por cinco nova-iorquinos bem-sucedidos na época da “Grande Exibição”.Eles não queriam apenas disputar: desejavam, sobretudo, mostrar que os iates e capitães americanos eram tão bons quanto os ingleses. Se o propósito da celebração inglesa era demonstrar a supremacia inglesa da era vitoriana, então, era justamente neste ponto que os nova-iorquinos tentariam o cheque-mate.A construção da embarcação mais veloz representava, mais do que a vitória de iates, o desenvolvimento tecnológico da antiga colônia inglesa. O domínio dos mares pela potência naval britânica seria superado pelo projeto de George Steers. Desembolsando no AmericaAlém de permitir que o America fosse construído em seu estaleiro, William H. Brown concentrou em si todo o espírito de confiança no empreendimento. Um tanto precipitadamente, afirmou que pegaria o iate caso o barco não derrotasse ninguém na América ou no exterior.O América era muito mais um iate de corrida do que um barco. O projeto de construção estipulava que ele seria o mais rápido do mundo. Por causa disto um bom dinheiro foi despendido para a sua construção. Apesar de tudo, o America foi forjado pelo iate Maria, tão logo ficou pronto. A embarcação concorrente, do próprio Stevens, tinha uma enorme área – e parecia ter nascido para as corridas na água. Mesmo assim, era incapaz de cruzar o oceano.A verdade era que o América tinha sido derrotado por um iate experimental, o mais rápido de então, sem dúvida alguma. Mas os iates ingleses, atormentados por regras antigas e atitudes conservadoras que limitavam suas performances, não teriam nenhuma chance

fonte : site 360 graus , por Tatiana Gerasimenko
2007 Valencia, Spain
2003 Alinghi, Switzerland (challenger) - Team New Zealand, New Zealand 5–0 Auckland, New Zealand
2000 Team New Zealand, New Zealand (defender) - Luna Rossa, Italy 5–0 Auckland, New Zealand
1995 Black Magic, New Zealand (challenger) - Young America, United States 5–0 San Diego, United States
1992 America³, United States (defender) - Il Moro di Venezia, Italy 4–1 San Diego, United States
1988 Stars and Stripes '88, United States (defender) - KZ1, New Zealand 2–0 San Diego, United States
1987 Stars and Stripes '87, United States (challenger) - Kookaburra III, Australia 4–0 Fremantle, Australia
1983 Australia II, Australia (challenger) - Liberty, United States 4–3 Newport, United States
1980 Freedom, United States (defender) - Australia, Australia 4–1 Newport
1977 Courageous, United States (defender) - Australia, Australia 4–0 Newport
1974 Courageous, United States (defender) - Southern Cross, Australia 4–0 Newport
1970 Intrepid, United States (defender) - Gretel II, Australia 4–1 Newport
1967 Intrepid, United States (defender) - Dame Pattie, Australia 4–0 Newport
1964 Constellation, United States (defender) - Sovereign, England 3–1 Newport
1962 Weatherly, United States (defender) - Gretel, Australia 4–1 Newport
1958 Columbia, United States (defender) - Sceptre, England 3–1 Newport
1937 Ranger, United States (defender) - Endeavour II, England 4–0 Newport
1934 Rainbow, United States (defender) - Endeavour, England 4–2 Newport
1930 Enterprise, United States (defender) - Shamrock V, Ireland 4–0 Newport
1920 Resolute, United States (defender) - Shamrock IV, Ireland 3–2 New York City
1903 Reliance, United States (defender) - Shamrock III, Ireland 3–0 New York City
1901 Columbia, United States (defender) - Shamrock II, Ireland 3–0 New York City 
1899 Columbia, United States (defender) - Shamrock, Ireland 3–0 New York City
Todos estes do sir Thomas Lipton


1895 Defender, United States (defender) - Valkyrie III, England 3–0 New York City
1893 Vigilant, United States (defender) - Valkyrie II, England 3–0 New York City
1887 Volunteer, United States (defender) - Thistle, Scotland 2–0 New York City
1886 Mayflower, United States (defender) - Galatea, England 2–0 New York City
1885 Puritan, United States (defender) - Genesta, England 2–0 New York City
1881 Mischief, United States (defender) - Atalanta, Canada 4–1 New York City
1876 Madeleine, United States (defender) - Countess of Dufferin, Canada 2–0 New York City
1871 Columbia and Sappho, United States (defenders) - Livonia, England 4–1 (2–2–1) New York City
1870 Magic and 16 other N.Y.Y.C. yachts, United States (defender) - Cambria, England 1–0 New York City
1851 America, United States (challenger) Aurora, England (and a fleet of 13 yachts) 1–0 Cowes, Isle of Wigh

28/03/2012

Velejar, pelo site popa.com.br


Velejar - técnica, dicas, truques
O livro "Velejar - Manual prático de técnicas e equipamentos" é uma tradução de "How to sail", de Nicholas Dent (1978). Como a editora Abril não o publica mais há vários anos (edição esgotada) reproduzimos aqui algumas páginas de um raro original cedido gentilmente pelo engº Renato Juarez Meurer (O'Day 23 "Lady Jany", ICG). A obra é voltada a barcos pequenos mas há muito o que aprender nela por quem está iniciando na classe oceano.
O exemplar cedido já passou pela mão de diversos navegadores que competem na mesma raia que Renato. É notável seu espírito esportivo e altruismo, sempre interessado em ensinar e qualificar tecnicamente aqueles que competirão com ele mesmo, um papa-troféu de regatas.
Veja no índice abaixo a cópia das páginas que julgamos mais interessantes.

Como funciona um veleiro
Como funciona um veleiro (cont)
Como funciona um veleiro (cont)
As Escotas
As Escotas (cont)
Como encontrar o ângulo correto da vela
Como encontrar o ângulo correto da vela (cont)
O peso dos tripulantes
Mudança de curso
Como fazer o barco voltar a andar
Navegar contra o vento
Navegar contra o vento (cont)
Navegar contra o vento (cont)
Navegar contra o vento (cont)
Os controles secundários
Os controles secundários
Como mudar o ângulo do mastro
O trilho da escota da mestra
O balão (spinnaker)
Equipamento do balão
Como içar o balão
Como içar o balão (cont)
Como manejar o balão
Como manejar o balão (cont)
Como fazer gybing com o balão
Como arriar o balão

25/03/2012

Regata de solitários Veleiros do sul.

18ª Copa Cidade de Porto Alegre: o velejador do Clube Dos Jangadeiros Marcelo Bernd não deu chances para ninguém ontem na Regata em Solitário. O comandante do Boa Vida IV (foto) venceu com folga a tradicional prova, que teve como segundo colocado o Escapada, de Fábio Santarosa, também do Jangadeiros.

Classificação final:

1 Boa Vida IV - Marcelo Bernd (CDJ) - Força Livre
2 Escapada - Fábio Santarosa (CDJ) - Cruzeiro 30
3 Sir Wallace - Eduardo Grafulha (ICG) - Cruzeiro 30
4 Meu Garoto - Marco Py (VDS) - Cruzeiro 23
5 Tem a Ver Comigo - Werner Siegmann (CDJ) - Cruzeiro 23
6 Manatee - Roberto Bins Ely (CDJ) - Cruzeiro 35
7 Entre Pólos - Ademir de Miranda (ICG) - Força Livre
8 Vadio - Fernando Gadret (CDJ) - Cruzeiro 30
9 Confidence - Miguel Petkovicz (ICG) - Cruzeiro 23
10 Sem Destino - João Pedro Castro (ICG) - Cruzeiro 23
11 Bolt II - Delmar Meinerz (Sava) - Cruzeiro 20
12 Desafio - Reinaldo Roesch (ICG) - Cruzeiro 23
13 Princess Mell - Robson Morales (CDJ) - Cruzeiro 30


Fonte: facebook veleiros do sul.

Caiaque Baiano.


Volvo Ocean Race, sunday news. Vamos dar um bordo na volta ao mundo por que o bicho tá pegando. e os videos estão sensacionais!


Neste primeiro vídeo, a velocidade vertiginosa do Groupama chega a dar vertigens,
No segundo vídeo uma imagem adrenalinizante de uma mega onda acertando o Telefônica dos nosso "Joca" e "Horacinho Carabelli", uma imagem que vale por mil palavras e três mil jibes chineses.

Luis Fernández , Gala de la Vela de la RFEV.

Luiz Fernandes, o espanhol mago das fotos foi merecidamente premiado pela real federação de vela espanhola como o fotógrafo do ano, ficam aqui as mais sinceras reverências a este profissional obstinado pela inovação e pela perfeição em seu trabalho.


Luiz Fernandes, el español consideró que el mago de las fotos fue galardonadomerecidamente por la Federación de Vela Real Española como el fotógrafo del año, he aquí la reverencia más sincero reconocimiento a este profesional perseguido por la innovación y la perfección en su trabajo.
Luiz ¡Felicitaciones!




http://luisfernandez-lamarsalada.blogspot.com.br/ 

20/03/2012

Definida equipe brasileira que disputará Mundial da Juventude


Por Marcio "Sombra" Richer Soares.

Selecionados venceram a Copa da Juventude em Porto Alegre, no fim de semana
05/03/2012 14:42 - Atualizado em 05/03/2012 14:42
Por AHE!
RIO
Iatistas brasileiros até 19 anos representarão o país no Mundial na Irlanda Foto: Ricardo Pedebos/DivulgaçãoDefinidos os velejadores brasileiros que representarão o país no Mundial da Juventude, entre os dias 12 e 21 de julho, em Dun Laoghaire, na Irlanda. Mais de 60 iatistas até 19 anos, velejaram na Copa da Juventude, encerrada neste fim de semana, nas raias do Guaíba, em Porto Alegre (RS).

Os vencedores em cada classe garantiram lugar na equipe brasileira de vela jovem, que disputará o campeonato de maior importância da categoria no mundo. Os representantes brasileiros são: Martin Manzoli Lowy e Kim Vidal de Andrade (hobie cat 16); Ricardo Paranhos e Patrick Essle (420 masculino); Viviam de Alencastro Guimarães e Marcela Rocha Moura (420 feminino); Vladimir Estoup e Breno Alex Osthoff (29er); Yago Honório Carvalho (RS:X masculino); Wendy Stockler Soares (RX:S feminino); João Pedro de Oliveira (laser radial masculino) e Maria Cristina Boabaid (laser radial feminino).

O título por equipe ficou com o Iate Clube de Santo Amaro, de São Paulo. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pela Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers), com a realização dos clubes Veleiros do Sul e Jangadeiros

14/03/2012

"Uma lasanha vira dois fantasmas, o que voa e o da ópera...acontece o milagre da multiplicação dos tripulantes, mas na 58ª que levou a melhor foi o cantor!


Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão,

As fotos da 58ª Volta da Taputera - Monotipo também estão disponíveis no site doIate Clube Espírito Santo. Confira em :http://migre.me/8h1mW 

Hoje vamos discorrer sobre assuntos agradabilíssimos, a formação do time fantasma, e a tradicional Volta da Taputera, que este ano foi ealizado pela 58ª vez, e teve sua estréia em 1948.

 Uma regata dificílima, complicada já começando pelo nome com nome que mais parece um  palavrão. Com uma fonética sonoridade,  palavrão como que se saísse da boca e quicasse no chão e logos depois desse um pulo apontando o dedo na cara de algum chato de plantão.



Como a pauta é vasta, comecemos com os pormenores:
Serginho Rossi e Marison Degino
-Taputera significa  pedra submersa em Tupi Guarani, e é nome dado a uma pedra que se “esconde” sob a linha d’água no secular porto da terceira capital mais antiga do país, pedra esta que fica ali como quem não quer nada, não cria limo pela forte correnteza e que fica estática vendo o vai e vem do porto.. Rocha que testemunhou Piet Heinz ser achacado pela meretriz Maria Ortiz , e ver sua horda de piratas holandeses invasores das terras do divino Espírito Santo humilhados e encrencados até os nabos , tal como o famosíssimo inglês "mau que se deu mal", o temido e sanguinário Thomas Cavendish que tomou um cacete brabo por aqui quando de sua tentativa de saque após um bem sucedido ataque ao porto de Santos, diz a lenda que o homem se matou pelo vexame que passou pelas terras do céu branco, rosa e azul.
 O elemento que detonou com ele foi a perda do fator surpresa na invasão, pois um de seus navios encalhou na entrada do canal dando tempo para a população se organizar, entre índios, portugueses e capixabas, juntos massacrarem os ingleses.
Os encalhes alias muito comuns até os dias de hoje, e que juntamente com as sombras de vento e a correnteza do canal são os senhores absolutos e temerários desta regata.
Pois bem, pois bem ... conforme a tradição narrativa chega a hora de darmos um basta neste jeb jeb e sem mais delongas , passados os acepipes do começo da festa que preparo nestas linhas para os amigos, e passarmos para a pauta da crônica, a formação do time fantasma e a 58 ª volta da taputera chegando ao prato quente....
Uma lasanha. Não mais que uma lasanha.
a ultrapassagem no penedo, Lucky assume a ponta, mas por pouco tempo, logo seria ultrapassado pelo phantom of the opera.

Este foi o enredo onde  formou-se o embrião deste time:
-Num começo de tarde qualquer em meados do ano passado, me sentei com meu velho amigo Marcelo Gama para comermos uma lasanha no tradicional restaurante Oriundi para tratarmos de um assunto onde eu seria o consultor de meu camarada: a compra de um veleiro.
Seu objetivo máximo naquele momento, assim peço licença para mais um floreio no enredo faço um parêntese aqui para apresentar melhor o Marcelo aos leitores:
 -Parceiro desde as épocas que ele e mais um sócio tinham um minúsculo trailer de hambúrgueres na esquina de minha casa em jardim da penha, num terreno baldio, empreendedor nato, hoje proprietário da rede de agências de operadoras de turismo Tourlines, amigo e conselheiro,  nauta de paixão desde os tempos do primeiro título estadual no Sir Wallace em 2005 , primeiro patrocinador que tive, sendo ainda quem me proporcionara através da permuta de patrocínio a inesquecível viagem ao Amsterdam sail 2005, velejador sem muita experiência mas com muitas ganas de aprender, que passara um susto na regata do estadual de 2008 quando tomamos uma homérica porrada do veleiro Albatroz de Ricardo Muller( que vinha sem direito), que lançou Marcelo pra fora do barco no impacto e quem nem por isto se abalou, velejador que foi atingido pelo burro num jibe no estadual de 2005 num vento de 33 nós e manteve-se forte e inteiro apesar da pancada( guerreiro!!), uma parceiro que inventou o termo “cozinheiro de contra vento” durante a regata Santos Rio 2010, quando corremos numa linda performance conquistando um segundo lugar na RGS A , chegando à frente do Malbec 36 Jazz e debaixo de 43 nós de vento na chegada ao Rio de Janeiro, num velejo de 50 horas sorvendo as mais finas iguarias que ele preparava a bordo e nos enviava com toques requintados até na apresentação dos pratos para cockpit e seus famintos tripulantes de plantão, isto foi durante toda a regata, dia ou noite, que foi de contra vento até a barra da tijuca, enfim um cara para se ter a bordo, um amigo para se ter ao lado.
lARGADA

Pois bem naquela conversa, eu propus a ele que ao invés de comprar um barco compraria metade do phantom of the opera, e eu com os recursos poderia adquirir um monotipo HPE 25 que tanto despertara meu interesse após a viagem a Espanha em visita a Jesús Soares, pra correr de monotipo j80, juntamos a fome com a vontade de comer, e para ser sincero a lasanha a Bolognesi do Oriundi sacia qualquer apetite, de guloso ou de gourmet, e assim surgiu a idéia de termos um time de vela para saciar nossa fome.

Dividiríamos a tripulação, chamaríamos mais pessoas para fazer parte do time e promoveríamos os reservas a titulares, um de nossos amigos e tripulantes também compraria mais um HPE , e assim o segundo passo foi dado: O milagre da multiplicação dos tripulantes!

Pronto agora somos 10 e as vezes 11 caboclos na água, só na equipe fantasma , fora o Lucky que como disse faz parte do grupo, ( e sempre será o tático/engenheiro/trimmer/nerd de todos nós)  e montou outro time parceiro para correr em seu lindo HPE Azul “Azurro”, mais quatro almas.
Ainda vai ter o Fabiano, meu sócio na Locamaxx e grande timoneiro que está finalizando o seu 33 pés para encher mais ainda a raia!
 Pretendemos num futuro ultra ambicioso chegarmos as classes de ponta como C30 ou ( sonho??!!) o S40, será?
-Vamos tentar com força.
PHANTOM OF THE OPERA

FLYING PHANTOM

Pois bem, aí para a coisa engrossar o caldo, este ano voltou para Vitória nosso grande amigo : o Lêra (Allan Haynes Jr) filho de velejador parceiro de Morris o “magnífico”, mas sem experiência no mar, que estava implantando na capital capixaba uma bar/restaurante de alto nível o TAj Vix,  e resolver não só nos patrocinar , como também fazer parte da tripulação, bingo!
A primeira reunião templária do grupo de cristãos de nosso senhor Jesus Cristo, ocorreu nas dependências do Taj em janeiro deste ano, onde traçamos o planejamento de 2012, regado a muito chope geladíssimo , somado a acepipes magníficos, eu clima sem comparativos. O clima entre os participantes deixou claro que havia muita sinergia no ar, e que teremos momentos muito agradáveis e excelentes competições de vela ligeira para este ano, e como sempre digo:
Para o resto de nossos dias, velejaremos até o último suspiro.


Voador lidera até metade da prova

escrete fantasma

Azurro com balão grande atrolpela o Phantom Voador com balãozinho.

Phantom ultrapassa Phantom no canal.

Azurro desce o canal segui pelo phantom of the opera

A partir daí iniciamos nossos treinos nas quartas feiras, reuniões semanais, e iniciamos os preparativos para uma temporada diferente, com passagem na tradicional na semana de búzios, e um foco especial nos eventos do nordeste, e a participação em regatas locais no ICRJ com nossos hpes, e muito astral nas participaçoes nas regatas locais o mais longe possível de picuínhas e outros entremeios que frequentaram a raia em outros tempos.
Neste sábado vimos o resultado começar a aparecer, e de repente!! foi quando nos demos conta do que conseguimos estruturar, sem babaquice de auto elogio, uma coisa muito bacana ver aquele monte de gente uniformizada, com os barcos plotados iguaizinhos, a marca do Phantom estampada nas duas proas, e tudo isto baseado no simples desejo de velejar entre amigos. Não transpareci, mas me emocionei várias vezes durante o velejo ao ver a alegria nos rostos da galera.
A CR foi improvisada , mas com a detemrinação do diretor de vela foi um sucesso!

Aventureiro

Cabral e seu Galau.

Sergio Rossi, e seu Gato Xadrez.

Guará e seu Crystal 3

Pimpinela chega a boia

Aloha! Ennio modenesi relax no barco do brande Didão, junto com turma de ponta: storm, guigui e luca!

Vidamares de Segio Lage, com Waldionor ao leme

Due Amicci, de Carlos Moschem e MArcelo MArtins.

Julinho, Marcos, Faiano, Avelar( Jovair atrás sem boné), Léo de Boné( atrás), Lucky, Lera, Marcelon, Fernando Mendonça. IHHH !! faltou o Marcelão dos correios.


Pois bem , sobre a regata, segue um vídeo que conta a história com imagens, mas resumindo a ópera do nosso ponto de vista pois velejamos em dois blocos, e no segundo bloco não sabemos como foi o páreo, e acho que se escrever demais vocês vão ficar com preguiça de ler, e aproveitando a qualidade estupidamente sensacional, do foto jornalismo de Camilla Baptisitni, seria até redundância escrever demais, mas mesmo assim vamos lá:

As 12:15 alinharam-se na altura da ilha do socó, nada menos que 15 veleiros, de toda sorte e tamanho, onde imperava o clima de companheirismo e alegria, ainda mais agora que o vento que não fora convidado resolveu apacerer com todos os predicados, e na intensidade perfeita para uma regata técnica e com ótima velocidade das naves.
O  Flying Phantom largou na frente nas duas largadas, a primeira foi anulada, e  o Phantom of the opera logo atrás, uma parte da flotilha seguiu pelo bordo de baixo e se lascou( entre eles os favoritos Aventureiro e o Galau).
O  voador foi pelo bordo de cima, e entrou no canal com o Azurro na cola e o ópera logo atrás, tendo liderado até o Penedo, quando o vento acabou lotericamente e foi ultrapassado pelo azurro e na bóia ainda bateu e teve que voltar onde o comandante Avelar puto da vida xingando  uma lancha estúpida que passou fazendo um tsunami no meio da calmaria, foi ultrapassado também pela ópera de forma fulminante e sem defesa.
A  ópera em dia de gala em seu recinto, deu um show a parte sob o comando da impecável tocada do Fabiano Porto, que alías estava impossível, vencendo também domingo no Dingue.
Nesta montagem de bóia os barcos se juntaram bem , pois quem vem na frente pára, e quem vem atrás vê onde está o buraco do vento e se safa passando com tudo e a todos, neste grupo veio colado o Aventureiro, e o Galau.
 O Azurro e o Opera despacharam a flotilha literalmente, incluso o voador.

Por força do pensamento positivo( não há explicação de vento ou corrente), o resto da flotilha parou e o voador conseguiu alcançar e ultrapassar o Azurro, na altura do Álvares Cabral, que a esta hora nem conseguia mais ler as letras na popa do ópera , que engatou a sexta marcha e foi, e o resto da flotilha ficou literalmente para trás.

Na saída do canal o voador reage com uma subida de balão estratégica, se aproxima do Azurro, que por sua vez se aproxima perigosamente do phantom , e entram na seqüência num lindo espetáculo de balões e matizes do fim de verão iluminando o cenário digno de um quadro de Monet , emoldurado pela ponta formosa, e tingido por um mar verde lindíssimo e não convencional fazendo uma chegada com uns 1:30 segundos de diferença entre o primeiro e o terceiro barco a cruzarem a linha, três barcos, 14 amigos e uma cena indescritível.

Muita vibração e comemoração.

O restante da flotilha chegou mais de ½ hora depois.

Pois bem este é apenas o começo do ano, temos muito trabalho e graças a Deus muito velejo pela frente, próxima parada Búzios sailing Week, os 14 amigos já estão inscritos!
Boa sorte ao Azul, ao Voador e ao Opera! E a todos os que amam a vida e conseqüentemente a vela!
Saliento para quem tiver curiosidade de saber as coisas com mais detalhes,  uma grande parte dos fatos e referências a pessoas narradas a seguir pode ser encontrada neste blog em outros posts específicos para o assinto, buscando na barra lateral, como por exemplo a própria história da volta da taputera, e vídeos da regata santos rio, etc.
Um beijo e um queijo e bons ventos!

08/03/2012

Dia da Mulher, não resisti e dei uma roubadinha básica na crônica do escriba mor Murillo Novaes!


Por
Murillo Novaes 

 


Querido e disforme amigo e mais que querida e formosíssima amiga,

Eis que esta pequena missiva extemporânea sai das entranhas do covil da 13 de Maio, de fronte para o desastre, direto para o meio (inter)náutico em alusão à hoje comemorativa quinta-feira de nosso Senhor que enaltece as figuras femininas do planeta mundo. Fruto, uns dizem, da costela de certo Adão, mas seguramente uma obra de Deus mais perfeita que o próprio ser original. Como diria aquele anjo mais alegre e saltitante: eu vi Adão! Eu vi Adão!

Sem mais delongas, este eterno admirador das mulheres, como forma de homenagear àquelas sem as quais nenhum de nós jamais teria pousado neste planetinha azul (em vias de se tornar marrom) conto a história de uma marinheira das antigas que até hoje é cultuada em seus domínios. Por meio dela (com uma Wiki ajuda), homenageio todas as navegadoras e batalhadoras deste vasto mundo, reais e metafóricas, que com sua graça, beleza, competência, ânimo e perseverança criam seus eternos filhos (em forma de maridos, irmãos, patrões, namorados, amigos, etc.) com o amor e força únicos que só a ‘mãelher’ possui. Viva elas!! Todas elas!!

Vamos à historinha...

Malahayati era filha do almirante Mahmud Syah do Sultanato de Aceh, na ilha de Sumatra, hoje Indonésia. Depois de graduar-se em uma escola islâmica, no final do século 16, ela continuou seus estudos na Academia Militar Real de Aceh, conhecida pelos íntimos pelo singelo nome de Ma'had Baitul Maqdis e até hoje é considerada a primeira grande navegadora do sexo dito frágil.

Após a queda de Málaca aos invasores portugueses, Aceh reergueu-se e tornou-se uma forte província e assegurou que as rotas comerciais marítimas no estreito de Málaca permanecessem exclusivamente com os comerciantes asiáticos. O líder do reino, sultão Alauddin II Mansur I Syah (1577-1589), fortaleceu o seu poderio militar por meio da construção de uma poderosa armada à qual ele decidiu nomear Malahayati, então já viúva de um guerreiro de Aceh, como sua principal Almirante.

Apesar de ser mulher, Malahayati conquistou os soldados e outros oficiais generais e provou, contra exércitos holandeses e portugueses, ser uma briosa comandante em várias batalhas. Em 1599, a expedição holandesa do capitão Cornelis de Houtman chegou ao porto de Aceh. O sultão aceitou pacificamente sua presença até Houtman insultá-lo. O holandês, que já entrara em choque com o Sultanato de Banten, no noroeste de Java, antes de sua chegada, decidiu atacar. Malahayati levou sua armada, conhecida como Inong Balée, em homenagem ao forte homônimo, perto da cidade de Banda Aceh (que foi devastada pelo tsunami de 20004), para confrontar os holandeses. Depois de várias batalhas violentas, finalmente venceu (e matou, diz a lenda) Houtman em 11 de setembro de 1599.

Em 1600, a marinha holandesa, liderada por Paulus van Caerden, saqueou e afundou um navio mercante de Aceh cheio de especiarias. Após este incidente, em Junho de 1601, Malahayati capturou o almirante holandês Jacob van Neck, enquanto ele navegava pela costa em uma manobra ousada. E assim, após incidente sobre incidente que obstruíam as expedições da marinha holandesa, Maurits van Oranje enviou emissários diplomáticos com cartas de desculpas ao Sultanato de Aceh. A paz foi selada. Em junho de 1602, a reputação de Malahayati como guardiã do Sultanato levou a Inglaterra a escolher um método pacífico e diplomático para entrar no estreito de Málaca, uma cartinha de sua majestade Elizabeth I e um diplomata habilidoso, James Lancaster, que, por esta missão, virou Sir. Malahayati, claro, foi a principal negociadora do sultão.

Malahayati foi morta enquanto atacava a frota portuguesa em Teluk Krueng Raya e foi enterrada em Lereng Bukit Kota Dalam, uma pequena vila de pescadores nas cercanias de Banda Aceh. Hoje, seu nome se tornou comum em barcos, navios da marinha, universidades, hospitais e estradas em várias cidades de Sumatra.

À todas as mulheres, guerreiras, almirantes, navegadoras, meus mais humilde sim senhora neste dia 8 de março!

Fui!!

Murillo Novaes

07/03/2012

Taputera 2012.


A pedra da Taputera , em raríssima foto de José Tarquínio, década de 50.

José Tarquínio é o gigante de calça branca, camisa de botão e manga curta, com bigodes, na foto esta ao centro , ladeado por Jacaré.
Tarquínio foi um dos fundadores do ICES e um grande Snipista, além de engenheiro, fotógrafo ele era irmão do Médico Dório Silva, fica aqui o registro do mestre José, que com sua iniciativa hoje nos proporciona um clube  maravilhoso e uma regata que faz esta ano 58 anos! alías uma regata única, com contato quase que "manual" com o publico, coisa linda, sem igual no país, sensacional!!

çombrassão!!

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Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!