Olá Eugenio,
Aquí o verao entrou pra rachar, o calor está
bravo.
Desculpe nao responder antes, estava treinando e disputando
regatas.
Este ano voltei a participar da superyacht cup de Palma a bordo
do
Reesle, uma escuna de alumínio de 30 metros e 100 toneladas.
Ganhamos a
primeira regata conquistando o trofeu Pantaenius, e depois
de três dias de
regatas ficamos últimos na classe Hoeck, e quintos na
nossa classe.
Nestas fotos pode ver que levo uma console nas maos.
É uma grande
responsabilidade. Com esses botoes enrolam e
desenrolam-se as cinco
velas.
Você caça ou fila com duas velocidades a escolher, e também trima
as
esteiras das velas.
Os panos sao tao grandes que os movimentos sao
totalmente hidramáticos.
A genoa tem 180 m2 e o MPS (gennaker) tem 274
m2
Um grande abraço!
Grande
abraço,
Carlos
27/06/2012
26/06/2012
O medo e o mar.
O medo sempre foi o companheiro de marinheiros.
Impossível de ignorar.
O mar é a fronteira final, um mundo pouco conhecido e estudado ... Os exploradores da antiguidade descreveram os terríveis monstros , formados decorrentes das ondas, e continua até hoje se inflitando para descobrir novas espécies no abismo.
Ao retornar de sua viagem, o capitão Cook disse: " Os perigos são tão grandes que me atrevo a dizer que ninguém vai se aventurar a ir mais longe do que eu . "Pode fazer-nos sorrir a máxima do capitão cook, mas é verdade que nossos navios desde sempre estão constantemente viajando por todo o mundo , e muito foi aprendido com a experiência, e assim viemos "navegando" de século em século progredindo no conhecimento, na tecnologia, etc, desde a marinharia dos tempos de Cook, ou dos Fenícios até o século 21, mas...o mar??!!
Ah o mar... ele continua o mesmo de sempre.
Victor Hugo, que tantas vezes tem pesquisado a fundo os temas do mar, expressa esse medo em prosa:
"Aqui está em rolos, e ronca e rosna e grita
O oceano, monstro horrível, disforme, grande, cego.
Ó gelo indescritível! oh arrepios de susto!
Não vendo nada além de escuridão, sentimos à nossa volta
Um sofrimento agonia vasto e silencioso;
A alma vê todo o abismo horizontes;
E não é visto terror, eo ruído
Lamentos e braços são torcidos pela a noite. "
Maurício Santa Cruz no HPE.
Haddad empata com Mangabeira, mas leva a melhor na final do MSC 2012, etapa Ilhabela.
Haddad e sua trupe.
Ninguém menos que o Santinha no timão do barco do Mangabeira, não é bobo não o comandante! O Maurício Santa Cruz é o Pelé dos monotipos de tripulação, é tri-campeão mundial de J24, segura peão!!!
Ps: O Roberto Mangabeira é o ex-dono do Flying Phantom , que sirva de presságio!
Bons ventos a todos!!
Devaneios de um homem das letras, enveredando pelo mundo dos nós.
A vida é feita de detalhes
Na maioria de pequenos detalhes
Mas muito importantes...
Cada detalhe faz parte do seu detalhe...
Andreas Hermann
Na maioria de pequenos detalhes
Mas muito importantes...
Cada detalhe faz parte do seu detalhe...
Andreas Hermann
25/06/2012
Tabarly , o rei dos reis.
O filme acima dá um retrato completo e sensacional de todas as naves do mestre dos mares, um assunto mais que importante para você (nauta de respeito!!), saber de cor e salteado!
24/06/2012
Meanwhile in ilhabela!
21 hpes manned by Brazilian star candle, set the tone of the party and the unique beauty of the mitsubishi cup, this picture speaks a thousand words!
captured image from the channel class on facebook.
18/06/2012
Eleições no Iate Clube do Espirito Santo 2012
Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão, boa noite a todos.
Em agosto será escolhida a nova Comodoria e os novos conselheiros do ICES através de processo democrático eletivo.
A convite de Juninho Coser, estou apoiando e integrando a chapa RENOVAÇÃO, que será encabeçada por Rogério Zamperlini como comodoro, e onde pretendo fazer um trabalho de reestruturação completa da vela em nosso clube, aos moldes dos grandes centros de vela ligeira e de cruzeiro deste imenso Brasil.
Na chapa RENOVAÇÃO, sou o candidato a contra comodoro, e irei representar a vela perante os líderes, em caso de eleitos.
A base da chapa é a democracia, onde todos terão participação e voz dentro do processo de gestão de nosso amado ICES.
Eu gostaria de deixar claro a todos , que temos o maior carinho, imenso respeito e profunda admiração por todos os outros candidatos que estão participando ou que porventura irão participar do pleito em agosto de 2012, afinal somos todos amigos que frequentam o mesmo local, somos todos apaixonados pelo Iate e todos dispostos a trabalhar voluntariamente para os sócios.
Assim sendo nossa intenção da montar uma chapa , não tem nenhuma base de oposição ou algo do gênero, somos somente partidários de uma renovação.
Renovação esta, que ao nosso ponto de vista, é uma condição "sine qua non" para um clube plenamente democrático, onde a oxigenação proporcionada por novas idéias e pessoas, sempre é positiva e traz benefícios indiscutíveis ao grupo todo e a todos os sócios no final das contas.
Estaremos abertos a críticas e sugestões de todos os Iatistas de nosso querido clube da Praia do Canto, nosso segundo lar, nosso quintal!
Breve estaremos divulgando as bases de nossa campanha e os nomes dos componentes da chapa.
Conto com o apoio dos velejadores.
Iremos conduzir o processo eleitoral dentro dos mais altos preceitos éticos e dignos de cavalheiros, que tal como os Srs, integram o plantel de associados do Iate Clube do Espírito Santo.
Bons ventos a todos!
Renato Simões Pimentel Avelar, velejador desde 1978.
16/06/2012
Atílio Bermudez em sua nova criação.
Riqueza absurda de detalhes na réplica do Fast Itamaracá, até o estetoscópio do proprietário que é médico o Atílio reproduziu no trabalho. Sou fã número um do mestre!
Façam suas encomendas pelo blog dele onde tem todos os contatos e alguns trabalhos para verem do que se trata.
http://atiliobermudes.blogspot.com.br/
Na carteira, clientes como Peter Ficker, Lars, os Shurmann e você!!
Façam suas encomendas pelo blog dele onde tem todos os contatos e alguns trabalhos para verem do que se trata.
http://atiliobermudes.blogspot.com.br/
Na carteira, clientes como Peter Ficker, Lars, os Shurmann e você!!
estetoscópio! |
Classe Dingue.
Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão.
Hoje recebi uma mensagem de meu amigo velho e velejador André Tchê Rocha, pai do Gabrielzinho, ambos dedicados a vela até os nabos.
Pai e filho disputam entre si com a faca nos dentes mesmo, e isto só os faz crescer a qualidade técnica dos dois.
André me confessou que sua meta é ser campeão Brasileiro da Classe, e certamente está no caminho certo, e dando o recado com os resultados que vem obtendo em sua participação em eventos inter estaduais.
Vale ressaltar que a classe dingue é hoje a classe mais forte da vela capixaba, que tem mais barcos ativos, barcos mais novos, velejadores dedicados e apaixonados pela vela , e a esta classe rendo todo meu respeito e apoio, que seja ela o que foi o snipe por aqui nas décadas de 40/50 e 60.
Se depender de reconhecimento, e do meu respeito, vocês já são os campeões, e isto tudo graças ao excelente trabalho do polêmico e apaixonado botafoguense sofredor e velejador, que tem uma cara de mau do caramba( e bota cara de mau nisto!!) e coração de menino , o gigante Antônio Carlos Garcia Júnior e sua trupe.
Valeu!
Ps. as fotos estão péssimas, e até falei para o André que como fotógrafo ele é um excelente velejador!
segue mensagem do gajo:
Renato olha estas duplas aí marcando presença no estadual de dingue do Rio, estas são poucas fotos que tenho da premiação do Buzios Sailing Week e estadual de dingue do Rio de janeiro e as seguintes colocações , classificação geral, Andre e Rafinha em 3º lugar, e Gabriel e Pedrão em 4º, classificação por categorias André e Rafinha campeões na senior, e na Juvenil Gabriel e Pedrão vice campeões 24 barcos na raia.
Hoje recebi uma mensagem de meu amigo velho e velejador André Tchê Rocha, pai do Gabrielzinho, ambos dedicados a vela até os nabos.
Pai e filho disputam entre si com a faca nos dentes mesmo, e isto só os faz crescer a qualidade técnica dos dois.
André me confessou que sua meta é ser campeão Brasileiro da Classe, e certamente está no caminho certo, e dando o recado com os resultados que vem obtendo em sua participação em eventos inter estaduais.
Vale ressaltar que a classe dingue é hoje a classe mais forte da vela capixaba, que tem mais barcos ativos, barcos mais novos, velejadores dedicados e apaixonados pela vela , e a esta classe rendo todo meu respeito e apoio, que seja ela o que foi o snipe por aqui nas décadas de 40/50 e 60.
Dingues capixabas pelas mãos do Atílio Bermudez |
Tchê é o mais emedalhado da foto, Gabriel é o que tem a boca com mais dentes! |
Grande Alcino |
Buzios |
Valeu!
Ps. as fotos estão péssimas, e até falei para o André que como fotógrafo ele é um excelente velejador!
segue mensagem do gajo:
Renato olha estas duplas aí marcando presença no estadual de dingue do Rio, estas são poucas fotos que tenho da premiação do Buzios Sailing Week e estadual de dingue do Rio de janeiro e as seguintes colocações , classificação geral, Andre e Rafinha em 3º lugar, e Gabriel e Pedrão em 4º, classificação por categorias André e Rafinha campeões na senior, e na Juvenil Gabriel e Pedrão vice campeões 24 barcos na raia.
Lars Grael e Samuel, faturam o campeonato do 7º distrito
Do site do mestre Lars Grael:
"Hoje eu e meu proeiro Samuel Freitas, conquistamos o Campeonato Nacional (chamado de 7 Distrito) da classe Star.
A competição realizada pelo Iate Clube de Brasília, reuniu a expressiva flotilha de 21 barcos de 3 estados, 7 flotilhas e 7 clubes, dentre eles, 3 medalhistas olímpicos.
O Lago Paranoá fez bonito e ofereceu um excelente regime de ventos com direito a quebra de mastro e outras avarias menos expressivas.
Após 7 regatas, conquistamos por antecipação, meu 7 título nacional da classe Star como nosso barco: LIGHT / Come Together.
O vice título coube a tripulação paulista do Marcelo Fuchs e Ronald Seifert (campeões sul-americanos 2012). Na terceira colocação, o experiente velejador carioca Gastão Brun e seu proeiro Gustavo Kunze.
A classe Star mostrou sua força e tradição de regatas disputadíssimas.
Lars Grael"
"Hoje eu e meu proeiro Samuel Freitas, conquistamos o Campeonato Nacional (chamado de 7 Distrito) da classe Star.
A competição realizada pelo Iate Clube de Brasília, reuniu a expressiva flotilha de 21 barcos de 3 estados, 7 flotilhas e 7 clubes, dentre eles, 3 medalhistas olímpicos.
O Lago Paranoá fez bonito e ofereceu um excelente regime de ventos com direito a quebra de mastro e outras avarias menos expressivas.
Após 7 regatas, conquistamos por antecipação, meu 7 título nacional da classe Star como nosso barco: LIGHT / Come Together.
O vice título coube a tripulação paulista do Marcelo Fuchs e Ronald Seifert (campeões sul-americanos 2012). Na terceira colocação, o experiente velejador carioca Gastão Brun e seu proeiro Gustavo Kunze.
A classe Star mostrou sua força e tradição de regatas disputadíssimas.
Lars Grael"
Rainbow Warrior.
Rainbow Warrior - Com 58 metros de comprimento e 11 de largura e com dois mastros de 55 metros de altura e velas que, juntas, ocupam a mesma área de quatro quadras de tênis, o Rainbow Warrior aproveita ao máximo a energia dos ventos para se mover. Seu motor de propulsão diesel-elétrica é acionado apenas sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam velocidade máxima. Mesmo assim, o design inovador do casco permite que menos combustível seja gasto, com menos emissão de gases poluentes.
Motor Yanmar do Veleiro Pokeka, a saga chega ao fim!
Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão,
Vários e vários meses se passaram desde que meu amigo Léo comprou um motor novo para seu Brasíla 32, onde tem como sócio o Bororô, mas o motor não era entregue nunca, uma odisséia, um desgaste monstruoso, e eles sem velejar este tempo todo! Hoje recebi a mensagem de alegria do amigo e faço questão de divulgar aos quatro ventos! Pois os caras adoram velejar e tavam ficando doidos de raiva!!
Segue
Vários e vários meses se passaram desde que meu amigo Léo comprou um motor novo para seu Brasíla 32, onde tem como sócio o Bororô, mas o motor não era entregue nunca, uma odisséia, um desgaste monstruoso, e eles sem velejar este tempo todo! Hoje recebi a mensagem de alegria do amigo e faço questão de divulgar aos quatro ventos! Pois os caras adoram velejar e tavam ficando doidos de raiva!!
Segue
"Rufem os tambores! Toquem as trombetas! Acabo de receber o meu tão esperado motor! Finalmente após muita batalha, eis que de repente o bendito motor nos é entregue inesperadamente (incrível, foram "apenas" 150 dias de uma espera interminável), mas ele chegou cheiroso, maravilhoso, fresquinho e quentinho da fábrica!Agora, mãos à obra! Inicia-se uma nova batalha! - correr atrás de mecânico, eletricista, laminador, marceneiro, pintor e "outras cositas más"! Tá tudo dominado! E quem não acreditava, agora não vale babar!Espero que em 20 dias estejamos em condições de navegar novamente! Ufa!Em 20 dias (ou -) pretendo re-inaugurar as pokekadas! Agora com motor zero-bala! Tá convidado pra participar de um "junta-prato" num passeio até a Jurema ou algo do tipo!...Um abraço a todos que acompanharam "a saga do motor do Pokeka"... e bons ventos a todos..."
15/06/2012
Tradicional loja náutica, a Velamar muda de mãos.
Comunicado para a imprensa, fornecedores, clientes e amigos: As vésperas de completar 34 anos de mercado, um novo ciclo se inicia para uma das mais antigas lojas de artigos náuticos do Brasil. São Paulo, 01 de junho de 2012 – Desde o final de maio deste ano houve uma mudança de gestão na empresa de artigos náuticos Velamar, que teve 100% das cotas transferidas para o novo proprietário, Fredy Morisot. Desde a criação da empresa em junho de 1978, 34 anos se passaram e a família Nurkin, antiga administradora da Velamar, agora se dedicará a outros empreendimentos que demandam especial atenção. Fredy Morisot fez carreira nas empresas de telecomunicações e internet. Até 2011 foi diretor no provedor Terra Networks, e fã de náutica nos momentos de lazer. Em 2008, por hobby , criou o site Portal Náutico (www.portalnautico.com.br), um sistema de classificados náuticos gratuitos, hoje entre os 5 sites de náutica mais acessados do Brasil. “Planejei minha carreira para ganhar experiencia e me tornar um empreendedor. No final do ano passado, decidi investir no setor náutico. Quando surgiu a negociação com a Velamar, não tive duvidas que seria a melhor oportunidade de trabalhar com aquilo que eu mais queria. É uma boa maneira de começar .” – diz Fredy Morisot. A Velamar se destaca no mercado por seu atendimento diferenciado e próximo do cliente, pela variedade de produtos e por trazer novidades ao mercado náutico. “Quero fomentar ainda mais esse espírito de i novação que sempre foi característica da Velamar.”- completa Fredy. A Velamar ganha novo folego em boa hora. O mercado náutico no Brasil vem crescendo a passos largos, recebendo investimento nacional e estrangeiro e gerando empregos . Em 2011 foram fabricados mais de 15.000 barcos, além das empresas estrangeiras que estão trazendo seus barcos ou criando estaleiros no Brasil. Já não é mais um mercado só de luxo voltado exclusivamente para a classe A como era tachado até alguns anos atrás. “Agora o publico da classe C já se anima em adquirir pequenos barcos e a classe B já é compradora potencial de fato dos barcos e artigos náuticos, e a equipe da Velamar estará aqui para atender com o maior carinho todos os nossos clientes apaixonados pelas atividades náuticas” – finaliza Fredy. Sobre a Velamar: Tradicional loja de artigos náuticos paulistana fundada em junho de 1978, aberta de segunda a sexta das 8 as 19 horas, na Av. Pedroso de Moraes 98 - Pinheiros, São Paulo. A loja comercializa os mais variados tipos de produtos náuticos para lanchas, veleiros e embarcações em geral, decoração e moda náutica, e também pode ser acessada pelo site: http://www.velamar.com.br |
14/06/2012
13/06/2012
A história da Jolly Roger, a bandeira dos Piratas.
Cada pirata tinha sua Jolly Roger, era como uma assinatura, uma logomarca do comandante e do navio.
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as jolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmente pela impossibilidade de fuga . A habilidade , a capacidade técnica de velejar em alta performance, a determinação e estratégia dos piratas era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas?!?
- Ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes, e eram tratados como jóias, limpos diariamente, um primor em todos os detalhes.
- Ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes, e eram tratados como jóias, limpos diariamente, um primor em todos os detalhes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto.
12/06/2012
10/06/2012
Pulsando a liberdade dos ventos e com sangue nos olhos, nem a ventania atrapalhou a festa que foi uma big star em Minas!! Termina o Brasileiro de Micro Tonner 19, e os mineiros dão de lavada e faturam o pódio.
O mineiro Bruno Rizzi e o carioca Rafael Paris, a bordo do barco Sangnozoi, conquistaram o Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19, realizado na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. No fim da tarde de sábado, dia 9, a dupla venceu a última regata e ultrapassou em pontos os mineiros Pedro Basílio e Vinícius Santos, do barco Pulsar.
A conquista premiou a regularidade. Das seis regatas disputadas, Paris e Rizzi ganharam duas e chegaram em segundo em outras duas. Basílio e Santos, vice-campeões, venceram a primeira, subiram no pódio na segunda e na terceira, mas chegaram em quarto nas três últimas regatas. A terceira colocação ficou com os também mineiros Guilherme França e Rafael Mascarenhas, do barco Freewind.
O Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19, pela primeira vez em Minas Gerais, foi promovido pelo Iate Clube Lagoa dos Ingleses.
08/06/2012
Campeonato Brasileiro de micro tonner , só da pão de queijo no trem sô!
Mineiros lideram campeonato brasileiro de iatismo, classe microtonner
Competição, realizada na Lagoa dos Ingleses, encerra segundo dia com a dupla Pedro Basílio e Vinícius Santos à frente
Após três regatas, os mineiros Pedro Basílio e Vinícius Santos, a bordo do barco Pulsar, lideram o Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19, realizado na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, Minas Gerais. Na regata de abertura, realizada ontem, a dupla chegou em primeiro. Nas duas de hoje, chegaram em segundo e em terceiro.
Na vice-colocação estão os também mineiros Guilherme França e Rafael Mascarenhas, no barco FreeWind. Nas três primeiras regatas chegaram na segunda, quarta e terceira colocação, respectivamente. Em terceiro lugar geral está a dupla formada pelo carioca Rafael Paris e pelo mineiro Bruno Rizzi, do barco Sangnozoi.
Amanhã, estão previstas outras três regatas, número suficiente para que se definam as colocações finais antes do último de competição, marcado para sábado. O Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19, pela primeira vez em Minas Gerais, está sendo organizado pelo Iate Clube Lagoa dos Ingleses. A entrada é gratuita. Mais informações sobre as regatas no site www.iateclubelagoadosingleses.
05/06/2012
Good night and sleep well.
Com a benção e a proteção do Universo!
Obrigado por mais um dia maravilhoso!!
E amanhã será outro maravilhoso dia!
Obrigado por mais um dia maravilhoso!!
E amanhã será outro maravilhoso dia!
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Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!
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