27/06/2012

Super yachts Palma 2012. Vamos bisbilhotar a correspodência do infeliz do Carlos enviada para o Eugênio Herkehoff, vida dura hein Carlos!?

Olá Eugenio,

Aquí o verao entrou pra rachar, o calor está bravo.
Desculpe nao responder antes, estava treinando e disputando regatas.
Este ano voltei a participar da superyacht cup de Palma a bordo do
Reesle, uma escuna de alumínio de 30 metros e 100 toneladas.
Ganhamos a primeira regata conquistando o trofeu Pantaenius, e depois
de três dias de regatas ficamos últimos na classe Hoeck, e quintos na
nossa classe.
Nestas fotos pode ver que levo uma console nas maos.
É uma grande responsabilidade. Com esses botoes enrolam e
desenrolam-se as cinco velas.
Você caça ou fila com duas velocidades a escolher, e também trima as
esteiras das velas.
Os panos sao tao grandes que os movimentos sao totalmente hidramáticos.
A genoa tem 180 m2 e o MPS (gennaker) tem 274 m2
Um grande abraço!

Grande abraço,
Carlos














26/06/2012

J 80 spy sail, 14,5 knots, avelok in Gijón/Luanco/Gijón sail race

O medo e o mar.


O medo sempre foi o companheiro de marinheiros. 

Impossível de ignorar.

O mar é a fronteira final, um mundo pouco conhecido e estudado ... Os exploradores da antiguidade descreveram os terríveis monstros , formados decorrentes das ondas, e continua  até hoje se inflitando para descobrir novas espécies no abismo. 

Ao retornar de sua viagem, o capitão Cook disse: "  Os perigos são tão grandes que me atrevo a dizer que ninguém vai se aventurar a ir mais longe do que eu . "Pode fazer-nos sorrir a máxima do capitão cook, mas é verdade que nossos navios desde sempre estão constantemente viajando por todo o mundo , e muito foi aprendido com a experiência,  e  assim viemos "navegando" de século em século progredindo no conhecimento, na tecnologia, etc,  desde a marinharia dos tempos de Cook, ou dos Fenícios até o século 21, mas...o mar??!! 

Ah o mar... ele continua o mesmo de sempre.

Victor Hugo, que tantas vezes tem pesquisado a fundo os temas  do mar, expressa esse medo em prosa:

"Aqui está em rolos, e ronca e rosna e grita

O oceano, monstro horrível, disforme, grande, cego.

Ó gelo indescritível! oh arrepios de susto!

Não vendo nada além de escuridão, sentimos à nossa volta

Um sofrimento agonia vasto e silencioso;

A alma vê todo o abismo horizontes;

E não é visto terror, eo ruído

Lamentos e braços são torcidos pela a noite. "

Maurício Santa Cruz no HPE.

Haddad empata com Mangabeira, mas leva a melhor na final do MSC 2012, etapa Ilhabela.

Haddad e sua trupe.
Ninguém menos que o Santinha no timão do barco do Mangabeira, não é bobo não o comandante! O Maurício Santa Cruz é o Pelé dos monotipos de tripulação, é tri-campeão mundial de J24, segura peão!!!

Ps: O Roberto Mangabeira é o ex-dono do Flying Phantom , que sirva de presságio! 

Bons ventos a todos!!

Devaneios de um homem das letras, enveredando pelo mundo dos nós.

A vida é feita de detalhes
Na maioria de pequenos detalhes
Mas muito importantes...
Cada detalhe faz parte do seu detalhe...

Andreas Hermann

24/06/2012

Meanwhile in ilhabela!




21 hpes manned by Brazilian star candle, set the tone of the party and the unique beauty of the mitsubishi cup, this picture speaks a thousand words!

captured image from the channel class on facebook.

18/06/2012

Cultura e tradição, sempre bom saber um pouco.


Eleições no Iate Clube do Espirito Santo 2012


Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão, boa noite a todos. 

Em agosto será escolhida a nova Comodoria e os novos conselheiros do ICES através de processo democrático eletivo.

A convite de  Juninho Coser, estou apoiando e integrando a chapa RENOVAÇÃO, que será  encabeçada por Rogério Zamperlini como comodoro, e onde pretendo fazer um trabalho de reestruturação completa da vela em nosso clube, aos moldes dos grandes centros de vela ligeira e de cruzeiro deste imenso Brasil.

Na chapa RENOVAÇÃO, sou o candidato a contra comodoro, e irei representar a vela perante os líderes, em caso de eleitos.

A base da chapa é a democracia, onde todos terão participação e voz dentro do processo de gestão de nosso amado ICES.

Eu gostaria de deixar claro a todos ,  que temos o maior carinho, imenso respeito e profunda admiração por todos os outros candidatos que estão participando ou que porventura  irão participar do pleito em agosto de 2012, afinal somos todos amigos que frequentam o mesmo local, somos todos apaixonados pelo Iate e todos dispostos a trabalhar voluntariamente para os sócios.
Assim sendo nossa intenção da montar uma chapa , não tem nenhuma base de oposição ou algo do gênero, somos somente partidários de uma renovação.

Renovação esta, que ao nosso ponto de vista, é uma condição "sine qua non" para um clube plenamente democrático, onde a   oxigenação  proporcionada por  novas idéias e pessoas, sempre é positiva e traz benefícios indiscutíveis ao grupo todo e a todos os sócios no final das contas.

Estaremos abertos a críticas e sugestões de todos os Iatistas de nosso querido clube da Praia do Canto, nosso segundo lar, nosso quintal!

Breve estaremos divulgando as bases de nossa campanha e os nomes dos componentes da chapa.

Conto com o apoio dos velejadores.

Iremos conduzir o processo eleitoral dentro dos mais altos preceitos éticos e dignos de cavalheiros, que tal como os Srs, integram o plantel de associados do Iate Clube do Espírito Santo.

Bons ventos a todos!

Renato Simões Pimentel Avelar, velejador desde 1978.

Frase de dia, Allan Haynnes Jr.


Em mar calmo todos navegam,
Quero ver passar por tempestade e mar revolto... 

Para começar a semana, um post enviado pelo meu amigo e meu contabilista Haroldo Santos Filho. Boa semana a todos!!


16/06/2012

Atílio Bermudez em sua nova criação.

Riqueza absurda de detalhes na réplica do Fast Itamaracá, até o estetoscópio do proprietário que é médico o Atílio reproduziu no trabalho. Sou fã número um do mestre!
Façam suas encomendas pelo blog dele onde tem todos os contatos e alguns trabalhos para verem do que se trata.
http://atiliobermudes.blogspot.com.br/
Na carteira, clientes como Peter Ficker, Lars, os Shurmann e você!!



estetoscópio!






Classe Dingue.

Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão.
Hoje recebi uma mensagem de meu amigo velho e velejador André Tchê Rocha, pai do Gabrielzinho, ambos dedicados a vela até os nabos.
Pai e filho disputam entre si com a faca nos dentes mesmo, e isto só os faz crescer a qualidade técnica dos dois.
André me confessou que sua meta é ser campeão Brasileiro da Classe, e certamente está no caminho certo, e dando o recado com os resultados que vem obtendo em sua participação em eventos inter estaduais.
Vale ressaltar que a classe dingue é hoje a classe mais forte da vela capixaba, que tem mais barcos ativos, barcos mais novos, velejadores dedicados e apaixonados pela vela , e a esta classe rendo todo meu respeito e apoio, que seja ela o que foi o snipe por aqui nas décadas de 40/50 e 60.
Dingues capixabas pelas mãos do Atílio Bermudez

Tchê é o mais emedalhado da foto, Gabriel é o que tem a boca com mais dentes!

Grande Alcino

Buzios
Se depender de reconhecimento, e do meu respeito, vocês já são os campeões, e isto tudo graças ao excelente trabalho do polêmico e apaixonado botafoguense sofredor e velejador, que tem uma cara de mau do caramba( e bota cara de mau nisto!!) e coração de menino , o gigante Antônio Carlos Garcia Júnior e sua trupe.
Valeu!
Ps. as fotos estão péssimas, e até falei para o André que como fotógrafo ele é um excelente velejador!
segue mensagem do gajo:
 Renato olha estas duplas aí marcando presença no estadual de dingue do Rio, estas são poucas fotos que tenho  da premiação do Buzios Sailing Week e estadual de dingue do Rio de janeiro e as seguintes colocações , classificação geral, Andre e Rafinha em 3º lugar, e Gabriel e Pedrão em 4º, classificação por categorias André e Rafinha campeões na senior, e na Juvenil Gabriel e Pedrão vice campeões  24 barcos na raia.

Lars Grael e Samuel, faturam o campeonato do 7º distrito

Do site do mestre Lars Grael:

"Hoje eu e meu proeiro Samuel Freitas, conquistamos o Campeonato Nacional (chamado de 7 Distrito) da classe Star.
      
      A competição realizada pelo Iate Clube de Brasília, reuniu a expressiva flotilha de 21 barcos de 3 estados, 7 flotilhas e 7 clubes, dentre eles, 3 medalhistas olímpicos.
      
      O Lago Paranoá fez bonito e ofereceu um excelente regime de ventos com direito a quebra de mastro e outras avarias menos expressivas.
      
      Após 7 regatas, conquistamos por antecipação, meu 7 título nacional da classe Star como nosso barco: LIGHT / Come Together.
      
      O vice título coube a tripulação paulista do Marcelo Fuchs e Ronald Seifert (campeões sul-americanos 2012). Na terceira colocação, o experiente velejador carioca Gastão Brun e seu proeiro Gustavo Kunze.
      
      A classe Star mostrou sua força e tradição de regatas disputadíssimas.
      
      Lars Grael"

Rainbow Warrior.

Rainbow Warrior - Com 58 metros de comprimento e 11 de largura e com dois mastros de 55 metros de altura e velas que, juntas, ocupam a mesma área de quatro quadras de tênis, o Rainbow Warrior aproveita ao máximo a energia dos ventos para se mover. Seu motor de propulsão diesel-elétrica é acionado apenas sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam velocidade máxima. Mesmo assim, o design inovador do casco permite que menos combustível seja gasto, com menos emissão de gases poluentes.

Motor Yanmar do Veleiro Pokeka, a saga chega ao fim!

Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão,
Vários e vários meses se passaram desde que meu amigo Léo comprou um motor novo para seu Brasíla 32, onde tem como sócio o Bororô, mas o motor não era entregue nunca, uma odisséia, um desgaste monstruoso,  e eles sem velejar este tempo todo! Hoje recebi a mensagem de alegria do amigo e faço questão de divulgar aos quatro ventos! Pois os caras adoram velejar e tavam ficando doidos de raiva!!
Segue


"Rufem os tambores! Toquem as trombetas! Acabo de receber o meu tão esperado motor! Finalmente após muita batalha, eis que de repente o bendito motor nos é entregue inesperadamente (incrível, foram "apenas" 150 dias de uma espera interminável), mas ele chegou cheiroso, maravilhoso, fresquinho e quentinho da fábrica!Agora, mãos à obra! Inicia-se uma nova batalha! - correr atrás de mecânico, eletricista, laminador, marceneiro, pintor e "outras cositas más"! Tá tudo dominado! E quem não acreditava, agora não vale babar!Espero que em 20 dias estejamos em condições de navegar novamente! Ufa!Em 20 dias (ou -) pretendo re-inaugurar as pokekadas! Agora com motor zero-bala! Tá convidado pra participar de um "junta-prato" num passeio até a Jurema ou algo do tipo!...Um abraço a todos que acompanharam "a saga do motor do Pokeka"... e bons ventos a todos..."

15/06/2012

Tradicional loja náutica, a Velamar muda de mãos.





Comunicado para a imprensa, fornecedores, clientes e amigos:


As vésperas de completar 34 anos de mercado, um novo ciclo


 se inicia para uma das mais antigas lojas de artigos náuticos do Brasil.

São Paulo, 01 de junho de 2012 – Desde o final de maio



 deste ano houve uma mudança de gestão na empresa de artigos 
náuticos Velamar, que teve 100% das cotas transferidas para o novo
 proprietário, Fredy Morisot.

Desde a criação da empresa em junho de 1978, 

34 anos se passaram e a família Nurkin, antiga
 administradora da Velamar, agora se dedicará a
 outros empreendimentos que demandam especial atenção.

Fredy Morisot fez carreira nas empresas de telecomunicações

 e internet. Até 2011 foi diretor no provedor Terra Networks, 
e fã de náutica nos momentos de lazer. Em 2008, por hobby
, criou o site Portal Náutico (www.portalnautico.com.br), 
um sistema de classificados náuticos gratuitos, 
hoje entre os 5 sites de náutica mais acessados do Brasil.

“Planejei minha carreira para ganhar experiencia e me tornar

 um empreendedor. No final do ano passado, decidi investir
 no setor náutico. Quando surgiu a negociação com a Velamar, 
não tive duvidas que seria a melhor oportunidade de trabalhar 
com aquilo que eu mais queria. É uma boa maneira de começar .” –
 diz Fredy Morisot.

A Velamar se destaca no mercado por seu atendimento diferenciado e 

próximo do cliente, pela variedade de produtos e por trazer novidades 
ao mercado náutico. “Quero fomentar ainda mais esse espírito de i
novação que sempre foi característica da Velamar.”- completa Fredy.

A Velamar ganha novo folego em boa hora.

 O mercado náutico no Brasil vem crescendo a passos largos, 
recebendo investimento nacional e estrangeiro e gerando empregos
. Em 2011 foram fabricados mais de 15.000 barcos, além das empresas 
estrangeiras que estão trazendo seus barcos ou criando estaleiros no Brasil.
 Já não é mais um mercado só de luxo voltado exclusivamente para a classe
A como era tachado até alguns anos atrás. “Agora o publico da classe C já 
se anima em adquirir pequenos barcos e a classe B já é compradora potencial 
de fato dos barcos e artigos náuticos, e a equipe da Velamar estará aqui para
 atender com o maior carinho todos os nossos clientes apaixonados pelas 
atividades náuticas” – finaliza Fredy.


Sobre a Velamar: Tradicional loja de artigos náuticos paulistana fundada 

em junho de 1978, aberta de segunda a sexta das 8 as 19 horas, 
na Av. Pedroso de Moraes 98 - Pinheiros, São Paulo. 
A loja comercializa os mais variados tipos de produtos náuticos para lanchas, 
veleiros e embarcações em geral, decoração e moda náutica, 
e também pode ser acessada pelo site: http://www.velamar.com.br

13/06/2012

A história da Jolly Roger, a bandeira dos Piratas.



Cada pirata tinha sua Jolly Roger, era como uma assinatura, uma logomarca do comandante e do navio.

Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as jolly rogers.

O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmente pela impossibilidade de fuga . A habilidade , a capacidade técnica de velejar em alta performance, a determinação e estratégia  dos piratas era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas?!?
- Ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes, e eram tratados como jóias, limpos diariamente, um primor em todos os detalhes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"

Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto.

10/06/2012

Pulsando a liberdade dos ventos e com sangue nos olhos, nem a ventania atrapalhou a festa que foi uma big star em Minas!! Termina o Brasileiro de Micro Tonner 19, e os mineiros dão de lavada e faturam o pódio.




O mineiro Bruno Rizzi e o carioca Rafael Paris, a bordo do barco Sangnozoi, conquistaram o Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19, realizado na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. No fim da tarde de sábado, dia 9, a dupla venceu a última regata e ultrapassou em pontos os mineiros Pedro Basílio e Vinícius Santos, do barco Pulsar.
 A conquista premiou a regularidade. Das seis regatas disputadas, Paris e Rizzi ganharam duas e chegaram em segundo em outras duas. Basílio e Santos, vice-campeões, venceram a primeira, subiram no pódio na segunda e na terceira, mas chegaram em quarto nas três últimas regatas. A terceira colocação ficou com os também mineiros Guilherme França e Rafael Mascarenhas, do barco Freewind.
 O Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19, pela primeira vez em Minas Gerais, foi promovido pelo Iate Clube Lagoa dos Ingleses.

08/06/2012

KRYS OCEAN RACE 2012

Campeonato Brasileiro de micro tonner , só da pão de queijo no trem sô!



Mineiros lideram campeonato brasileiro de iatismo, classe microtonner

Competição, realizada na Lagoa dos Ingleses, encerra segundo dia com a dupla Pedro Basílio e Vinícius Santos à frente





   Após três regatas, os mineiros Pedro Basílio e Vinícius Santos, a bordo do barco Pulsar, lideram o Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19, realizado na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, Minas Gerais. Na regata de abertura, realizada ontem, a dupla chegou em primeiro. Nas duas de hoje, chegaram em segundo e em terceiro.

   Na vice-colocação estão os também mineiros Guilherme França e Rafael Mascarenhas, no barco FreeWind. Nas três primeiras regatas chegaram na segunda, quarta e terceira colocação, respectivamente. Em terceiro lugar geral está a dupla formada pelo carioca Rafael Paris e pelo mineiro Bruno Rizzi, do barco Sangnozoi.

   Amanhã, estão previstas outras três regatas, número suficiente para que se definam as colocações finais antes do último de competição, marcado para sábado. O Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19, pela primeira vez em Minas Gerais, está sendo organizado pelo Iate Clube Lagoa dos Ingleses. A entrada é gratuita. Mais informações sobre as regatas no site www.iateclubelagoadosingleses.com.br.

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!