23/08/2012

Circuito de Vela Oceânica da Bahia, por Sir Lars Grael.


Prezado Ivan Smarcevscki e amigos da Vela de Oceano da Bahia,

Foi com satisfação que participei dos dois últimos dias do Circuito de Vela Oceânica de Salvador,

O evento foi um absoluto sucesso e já na estreia de seu novo formato em agosto, a quantidade de participantes excedeu em 50%, o número de inscritos da versão original de janeiro.

Tivemos a participação de veleiros e velejadores de vários estados nas classes BRA/RGS e ORC.

O regime de ventos foi perfeito e época do ano para este evento, demonstra-se apropriada em função de fatores como:
·         Subida de barcos na costa – Cruzeiro Costa Leste (ABVC); Aratu-Maragojipe; REFENO.
·         Calendário menos intenso do que no mês de Janeiro.
·         Baixa temporada de Turismo = custo mais baixo.

Tenho certeza que desde já, devemos divulgar a data e a edição 2013 deste evento, para que seja um sucesso absoluto, e um evento de competição cobiçada nacionalmente, caso da Aratu – Maragojipe.

No domingo, tivemos uma reunião da ABVO no YCB, aonde falamos de vários assuntos, e com destaque na parceria com as flotilhas da BA e PE (FREVO) para o lançamento, divulgação, medição e organização da Vela de Oceano de Multicascos sob a homologação da ABVO e com a regra MOCRA.

Quero saudar o Yacht Club da Bahia pela promoção do evento. Comissão técnica nacional, EVENTOS SOCIAIS excelentes e dentro da tradição da hospitalidade baiana.

Para as próximas edições, particularmente sugiro:
·         Trabalho coletivo e corpo a corpo para engajamento de todos os veleiros, marinas e clubes da Bahia.
·         Divulgação e mobilização nacional com antecedência.
·         Trabalho junto a Marinha do Brasil para participação do GVEN.
·         Inclusão da regra IRC (se tivermos o devido quórum).
·         Inclusão da regra Multicascos / MOCRA com 100% de regatas de percurso.
·         Inclusão da flotilha de Clássicos e Antigos sob a regra BRA/RGS com 100% de regatas de percurso.
·         Uso de TMF, ou, definição clara do critério de gerenciamento da ORC para que evitemos protestos e contestações.
·         Menos regatas barla-sota (80% do Circuito) e mais regatas que permitam os veleiros de fora se encantarem com a Baía de Todos os Santos.
·         Menos regatas no dia final para valorizar a confraternização entre velejadores e facilitar para os que irão viajar. (no último dia tivemos 18 pernas com máximo de 1.1 NM = 9 subidas e 9 descidas de Spi).

O YCB está de parabéns. Pato e toda sua tripulação!!!

Nada impede que a data original de janeiro não seja mantida com outro evento como por exemplo, o Campeonato da Bahia de Veleiros de Oceano.

Grato por tudo,

Lars S. Grael
Comodoro da ABVO

Ver notícia abaixo extraída do site do YCB



Descrição: http://icb.com.br/wp-content/uploads/Angela-Star-VI2.jpg
Angela Star VI - Campeão na ORC Geral - Foto: Maurício Cunha
Um evento único, que aliou a técnica dos velejadores, a beleza e tecnologia de seus barcos às condições para realizar grandes eventos náuticos que só a Bahia tem. Dentro desse cenário, o Yacht Clube da Bahia caprichou na organização, transformando seu Circuito de Oceano em um evento memorável, que deixará saudades em seus participantes até o ano que vem, quando mais uma edição será realizada.
Velejadores brilhantes e concorridos como Lars Grael (Bronze em Seul e Atlanta), Eduardo Penido (Ouro em Moscou), Maurício Santa Cruz (Tri-Campeão Mundial), dentre outros como o gaúcho Samuel Albrecht e os cariocas Alexandre Saldanha e e André Mirsky, que costumam figurar nas mais importantes regatas do mundo, estiveram no evento durante os três dias de competição e destacaram a organização e o nível técnico do campeonato, além de elogios para a belíssima Baía de Todos-os-Santos, com suas águas limpas, ventos constantes e clima agradável.
Foram cinco regatas realizadas entre os dias 17 e 19 de agosto, contando com a presença de 31 barcos e cerca de duzentos velejadores. “Esse é um campeonato que deve ser visto com carinho e prestigiado pelos velejadores de todo o país, pois é bem organizado e a Bahia tem condições maravilhosas para se velejar” disse Lars Grael, na reunião da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), que aconteceu durante o campeonato, no Yacht Clube da Bahia.
Reunião da ABVO
O medalhista olímpico e presidente da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Lars Grael, se reuniu na manhã deste domingo (19), no Yacht Clube, com representantes da vela de oceano da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com o objetivo de alinhar interesses e informações para o fortalecimento da Vela de Oceano Nacional.
Também foi discutida a criação de uma diretoria nacional para multicascos, além da implantação da regra MOCRA para aplicação de “handicap” aos veleiros multicascos (catamarans e trimarans).
“Definimos que o ano que vem todos nós iremos incentivar e valorizar este evento aqui do Yacht Clube da Bahia, com a participação de veleiros monocascos e multicascos. Definimos também que esse evento será parte do Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano de multicascos 2013″, afirmou Grael, que também defendeu a necessidade de uma maior participação da vela baiana, que tem um volume grande de veleiros de oceano, para que participe do circuito, que venha a aderir e prestigiar.
Resultado:
Classe ORC Geral:
1º – Barco Ângela Star VI – Iate Clube do Rio de Janeiro – Comandante Peter Siemsen
2º – Barco Lucky 5 – Clube Naval Charitas, do RJ – Comandante Ralph Rosa
3º – Barco Marujo’s – Aratu Iate Clube – Bahia – Comandante Gerald Wicks
Classe BRA/RGS:
1º – Barco Tangaroa – Clube dos Jangadeiros do Rio Grande do Sul – Comandante James Bellini
2º – Barco Alpha 2 – Saveiro Clube da Bahia – Comandante Jorge Alberto Vita

Torben Grael.

O que diz no anúncio:
Campeão mundial em várias classes
Campeão da Louis Vuitton
Campeão da Volta ao Mundo
Penta medalhista Olímpico( pode-se dizer hexa por que o Ailleen foi prata em estocolmo em 1912 com os 3 velejadores Dinamarqueses)
Melhor do Mundo pela ISAF em 2009.

Para nós o top do topo, salve São Torben!

20/08/2012

Pirata moderno trabalha e só tem papagaio por que o do vizinho fugiu!!

Este aí na foto sou, Renato Avelar, corretor velejador que escreve este pasquim para vocês.
Semana passada entrou pela janela da minha imobiliária , Locamaxx, esta calopsita, ela fez a alegria do dia, e pelo fato inusitado foi o maior barato, a coitada tava perdida, fugiu de casa.
Tirei um bocado de fotos, e só depois me dei conta de estar fazendo pose de um Neopirata!
Vale a brincadeira, uma abração a todos e bons ventos!!

Quarta feira, rumo a salvador para a Aratu Maragogipe, e o Phantom já está lá na espera!!

Manoeuvres de port : Accostage d'un voilier à un ponton

19/08/2012

A great night for everyone, sleep tight and rest enough to take the week that begins with any provision required to get ahead!

A photo of a magic boat, with the name of a magical place for your week also has a magical inspiration!

The Hundred Guinea Cup held at Cowes 2012



Saturday, for the first time ever, 4 J Class yachts will raced around the Isle-of-Wight for the magnificent 'Kings Hundred Guinea Cup'.

This cup, 2 feet tall of gilded solid silver, was first presented in 1937 by King George VI for racing at the Royal Northern and Clyde Yacht Club. The Cup was presented to the owner of the winning J Class yacht Lionheart. 
The race, again hosted by RSYC, started on the RYS line off Cowes, and was sailed over the original clockwise course around the Isle of Wight, for the 1851 Hundred Guinea Cup Race, which is now known as the "America's Cup".

I'll make a little here and show these wonderful works of art, the boats of the class j, with carefully chosen pictures that a cold Sunday night, here in the newsroom of "The Yacht-man, avelok sailing magazine."
A kiss and a cheese at all, fair winds and a great week begins!



Thomas Liptons last boat, the legend, the beauty.










Francis Joyon new record sigle hand.


Francis Joyon bate recorde das 24 Horas Solo com o maxi  Trimaran IDEC





Que tal 668 milhas náuticas, ou 1237 quilómetros em 24 horas!
 O novo recorde de distância em 24 Single Hand foi detonado .
 O navegador Francis Joyon estabeleceu o recorde absoluto de velocidade na noite passada durante 24 horas, a bordo de seu gigantesco trimarã IDEC de 29 metros, a média horária foi  de impressionantes 27,83 nós, o vento em média estava na casa dos 32 nósl O barco velejou a  picos de 34knts e Joyon ficou 24 horas ligado com o grande numa mão e o timão na outra.
Este francês é mesmo um cabra da peste !
Parabéns!!




* (Record em fase de aprovação)

Lars Grael e seu novo Star.


Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão, 
O Atílio finalizou em seu atelier em ilhabela mais estas duas obras primas, e compartilho com os amigos estas belezuras! Segue relato da Mônica esposa do mago.

"Em anexo as fotos da finalização dos modelos do Advogado Sr. Admar Gonzaga Neto  de Brasilia e do Sr. Lars Grael.

O Atílio foi entregar os modelos na casa do Lars. Foi muito bem recebido e passou uma manhã  agradável conversando sobre barcos, historia do Rio de Janeiro, etc.

Nas fotos, um fato curioso. São Lars, como você costuma dizer, aparece protegido pelo Cristo acima da cabeça dele. Nada é por acaso, ne?"

Em novembro será a nossa vez de recebê-los aqui em Vitória para a entrega do modelo do Phantom Of The Opera.


Riqueza absurda de detalhes, dá um zoom!!



As medalhas olímpicas.

São Lars abençoado pelo cristo, ladeado pelo mago Atílio.

Regata 24 horas - Lago Paranoá, imagens exclusivas por Rommel Castro.


Vito Dumas y los Cuarenta Bramadores

Vito Dumas:

Argentino nascido em 1900 e falecido em 1965 em consequência de um derrame cerebral, Dumas  em sua juventude foi um exímio nadador , especializado em  probas de longas distâncias, tal qual Sir Robin Knox Jonshton que foi além de um grande nadador também um corredor de fundo, Vito também fora Boxeador, e como  magnânimo Sir Chichester também foi um aviador, um parêntese para Sir Chichester: este homem  deu a volta ao mundo  solo aos 65 anos, já diagnisticado como portador de cancer terminal em 1967 , com apenas 1 escala, e é tido como um grande herói em seu país e no mundo da vela.
Vito Dumas por volta de 1923  ,por 5 vezes tentou fazer a travessia da foz do Prata a nado e fracassou as 5,  em 1931 tenta atravessar o canal da Mancha, sem sucesso novamente.
Lá na Mancha foi onde teve o primeiro contato com os veleiros , no litoral Francês em Calais, esporte pelo qual ele se apaixona imediatamente .
 Ali mesmo  Dumas compraria seu primeiro barco, o Titave II , barco regateiro, veloz, campeão da classe Internacional de 1912.
Contrariando as superstições do mar, ( trocar o nome dá mau agouro)Dumas o rebatiza de Legh , que ao contrário do que diz no wikipédia não eram as inicias de sua amante, tampouco uma homenagem as embarcações escandinavas, mas orginário das iniciais das palavras: luta , integridade, hombridade e grandeza,  que em espanhol são:  Lucha, Entereza, Hombría, Grandeza , o lema, o código de honra do cidadão nascido em Palermo.
O Lengh chega a Nova Zelândia


 Estes fracassos coletados sequencialmente por Vito Dumas  foram importantíssimos para sua realização pessoal, pois como dizia Churchill, o sábio dos sábios dos anos das décadas de 1920/30 e 40:
"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo."

Estes acontecimentos moveram este homem simples e determinado a sentir uma profunda necessidade interior de como fazer algo pela honra do esporte argentino, como se lê na carta ao amigo:

 "Bueno Aníbal: la razón de mi aventura es haber comprometido mi palabra en hacer algo de mérito para el deporte argentino.  Mis medios son reducidos y la vida que estoy pasando sólo yo se los sacrificios que me imponen. 


Trecho de uma carta ao seu amigo Aníbal,   escritas nas vésperas de sua primeira viagem , em 1931 de Arcachon na frança, a Buenos Aires, trazendo assim seu novo barco para casa.

 Ao chegar em Buenos Aires, Dumas  foi recebido com grande festa, pois essa travessia do Atlântico se constituiu na primeira aventura de vela em solitário da Europa para a América do Sul em todos os tempos.
http://www.navegantevitodumas.com.ar/

Inicia-se aí sua brilhante trajetória,  lançando sua nave ao mar novamente em 1942 na sua sensacional viagem dos" Cuarenta Bramadores": Uma volta ao mundo nas latitudes do mar gigante e congelante, passando pelos 3 cabos mais meridionais e mais terríveis do mundo:
- Boa esperança, Lewin e Horn, com apenas 3 escalas, Cape Town, Wellington e Valparaíso.
A chegada em Valparaíso, Vito está literalmente em frangalhos) fonte navegantevitodumas.com.ar

A circunavegação foi  feita no seu inseparável Yawl Legh II, que sequer tinha um  rádio ou um motor, em condições precárias e em plena segunda guerra mundial.  O  LEGH poderia ser torpedeado ou fuzilado por um navio ou submarino, despedaçado por um canhão, ou afundado por um avião.
Dumas dependia da água da chuva para saciar a sede,( a falta de água e o cansaço pela falta de horas de sono foram os maiores inimigos) , usando até mesmo jornal por baixo das roupas para não congelar, e principalemente utilizando-se de uma técnica que invetou para velejar e sobreviver em condições extremas naqueles mares dantescos: 
Navegando sempre de popa para o vento e num ângulo de 15 graus, correndo as tormentas e as ondas.

Durante uma tempestade no Pacífico , Vito sofreu um grave traumatismo craniano e teve alucinações,  precisou de toda a vontade de viver e consquente da verdadeira garra de um yachstman para se superar e  completar os ultimos 104 dias de viagem . Os terríveis dias finais,  justamente no trecho mais duro que enfrentou em toda epopéia, mas... ele triunfou, venceu a si mesmo, ele consegiu!
Vito estava imbuído de motivos nobres e idealistas , como afirmara :Voy,en esta época materialista,a realizar una empresa romântica,para ejemplo de la juventud“.
Agora imagina o leitor se naquela época o mundo era materialista hoje então... Jesus apaga a Lu!!
Estas duas fotos são cortesia do Atilio Bermudez, ele as fez no Museu Naval Argentino.


Devido a proibição e burocracia das autoridades argentinas naqueles terríveis dias da segunda guerra mundial, Vito que estava proibido de partir de Buenos Aires pelas autoridades, acaba por  zarpar de Montevidéo( uma ironia!), para  assim iniciar a legendária viagem  que durou 1 ano e exatos 36 dias, navegando num mar antes nunca enfrentado frente a frente por um veleiro, através das latitudes dos "Cuarenta Rugientes ":- as 21  mil milhas para se dar a volta ao mundo nos mares mais furiosos e gelados do planeta água, nas baixas latitudes.
                           Dumas é recebido como herói em Buenos Aires em 8 de agosto de 43.
                                     A chegada na capital portenha. (fonte navegantevitodumas.com.ar)

Uma piada reflete o espírito de Dumas:
AI partir, un amigo le preguntó cuánto dinero llevaba encima. Desconcertado, Dumas sacó su billetera y constató que solamente contenía un billete de 10 Pesos. "Y con eso piensas dar la vuelta al mundo?" le preguntó el amigo. Dumas replicó: "Y donde pretendes que gaste el dinero navegando?". El amigo no supo qué contestarle, pero le entregó diez libras esterlinas en billetes, "por las dudas..." 
http://www.navegantevitodumas.com.ar/



Do site Brasileiro  que por sinal é muito bem feito, um primor de informação, e tem ótimo material de pesquisa, o site maresnavegantes.com.br, pego "emprestado" a parte final desta matéria que narra o ultimo cruzeiro de Dumas conhecido como :


-O Cruzeiros dos Imprevistos
Em 1945-46,nova aventura de Vito Dumas,que quase custou-lhe a vida –viagem de Buenos Aires à Nova Iorque. Seus problemas começaram justamente em frente à Coney Island,muito perto do porto de Nova Iorque,quando uma calmaria e corrente forte contrária o impediram de entrar no rio Hudson. A situação ficou tão complicada,com o Legh II sendo tão arrastado de volta para alto mar e em seguida entrando fortes ventos contrários (Vito Dumas nunca instalou motor em seu barco),  que ele foi obrigado a rumar para os Açores,atravessando o Atlântico,pois lhe seria impossível aportar na costa americana. Mas nunca chegou lá tampouco,ao invés disso esteve ao largo da ilha da Madeira,e depois avistou as Canárias,e de modo incrível a situação anterior se repetiu em ambas as vezes –ventos contra ou calmaria total,com forte correnteza desviando o Legh II para outra direção…Desistiu das ilhas,e com a fome levando-o ao desespero e tornando-se praticamente um esqueleto vivo,rumou para a costa africana,mas não precisou arribar,pois um cargueiro passando próximo viu seus sinais de socorro,e atirando-lhe alimentos,salvou-lhe a vida. Finalmente,o Legh II ruma de volta para a América do Sul,voltando a atravessar o Atlântico,e chega ao Ceará,no Nordeste brasileiro,depois de 106 dias sem escalas no mar…De lá retorna à Argentina,mas ainda tem o infortúnio de encalhar na costa uruguaia. Esta viagem lhe rendeu muitas críticas,com conterrâneos o desqualificando como navegador. No entanto,foram mais de 17 mil milhas percorridas em 234 dias no total da viagem. Da experiência ele escreveu o livro “O cruzeiro do imprevisto“.
Foi em 1955 que Vito Dumas empreendeu sua última viagem,novamente para Nova Iorque,num veleiro ainda menor que o Legh II,oSirio,quando novamente enfrentou graves problemas. Foi obrigado a desistir da idéia de chegar nos Estados Unidos sem escalas,aportando nas Bermudas com problemas de saúde. Recuperado,completou o desafio chegando em Nova Iork em 25 de setembro de 1955,depois de cobrir 7 mil milhas marítimas em 117 dias.
Vito Dumas faleceu em 28 de março de 1965,vítima de derrame cerebral. Escreveu os livros “Mis Viajes“,“Solo,rumbo a la Cruz del Sur“,“Los cuarenta bramadores”e “El crucero de lo imprevisto“.
Infelizmente,Vito Dumas quase acabou esquecido pelos seus compatriotas durante sua vida. Seu barco,Legh II,que provavelmente realizou a maior façanha náutica do século XX com a volta ao mundo pioneira pelos “cuarenta bramadores”ficou abandonado e perdido (ao contrário do barco de Moitessier,o Joshua,que foi recuperado e navega até hoje patrocinado por um museu marítimo francês). Mas depois de sua morte,seu valor foi aos poucos sendo reconhecido por todos os cruzeiristas do mundo,e sua fama teve grande novo impulso quando Bernard Moitessier confessou ser fã de Dumas,e ainda ter adotado técnicas de navegação do argentino para conseguir navegar nas altas latitudes.

Existe uma polêmica em se discutir que foi o maior navegante no site argentino navegantevitodumas.com.ar:
Chichester ou Dumas?
No meu ponto de vista o leque é maior para se comparar: Scott, Amundsen, Shakleton, Slocum, Tabarly, Moitissier, RKJ, Slocum, James Cook?! me lembrei de um post interessante que fizemos há algum tempo, que  recorro a piada deste próprio pasquim para colocar nosso ponto de vista:

Qual seria a expedição perfeita, perguntou Mac'Enroy?

Naquela longínqua tarde de 1920,após um  dia de verão sufocante e também extasiante em face a série de  regatas disputadas em seus novíssimos one design boats, literalmente com a faca nos dentes, os três amigos  davam uma atenção ao barco e cuidavam da faina .
O tempo passava voando, entre um comentário e outro lavoro seguia em ritmo acelerado,  o grupo formado por Mac'Enroy, Stanley Clifford, e pelo italiano Máximo Tedesco, sagrara-se naquela manhã o grande vencedor de 3 das 5 retagas da copa "Tansmanian" e já preparavam o barco para as regatas da semana seguinte, a fim de defenderem o título.
Com o fim do trabalho ao cair da tarde seguiram para o Pub para tomar algumas cervejas e celebrar a performance nas regatas e a vida ( este segundo motivo,  o faziam semanalmente),  e durante o caminho, conversavam sobre os grandes feitos dos recém criados heróis , os grandes aventureiros e desbravadores de terras inóspitas, que nas duas primeiras décadas do século com suas fantásticas expedições elimiram todas as fronteiras do desconhecido.
Após algum tempo em silêncio, caminhando ofegantes enquanto subiam a  suave colina que terminava as portas do Pub "Almirante Benbow", Mac'Enroy profere aquela perguta que daria origme a frase mais famosa pelos 30 anos seguintes em toda a Tansmânia e talvez em toda Austrália.
-Meus caros amigos, quem de vocês poderia me dizer  qual seria a expedição ideal?
Prontamente Stanley com seu ar professoral  imposta a voz , buscando um dó de tenor lá no fundo da garganta e responde, antes pigarreando :
-( aham)Ora, ora, a expedição ideal... a expedição ideal  deveria  ter a técnica de Scott , somada  a velocidade de Amundsen, esta sim seria uma empreitada perfeita!
Caminhando dois passos atrás vinha o Italiano, sempre muito perspicaz e sacana, as vezes até mesmo sarcástico, não á toa se chamava Máximo.
 Meio que resmungando ele profere a famosa máxima (em italiano), tentando desta forma dar um ar ainda mais aristocrático as sua observação:
-La spedizione ideale avrebbe la tecnica  Scott e  la velocitá di Amundsen, ma dal santo Dio che ci protegge, se tutto va storto prego che il vostro capo è Shackleton.
A expedição ideal teria a técnica de Scott e a velocidade de Amundsen, mas por Deus, se tudo der errado reze para que Shackleton seja seu chefe.
Na foto tirada por Mr. Montgomery Jonhson com uma Roleiflex vemos Stanley Clifford em primeiro Plano, Máximo Tedesco de macacão e chapéu, e Mac'Enroy ao fundo, em manutenção do belíssimo one design "Sweepstake Marriot"



Sailmaker at work, Austrália 1933 .


Lars Grael e a campanha anti-doping.( do blog do Axel Grael)

Continuando o trabalho contra o doping, a UNESCO relembra esportistas de outras gerações que são exemplos de ética, de superação e do JOGO LIMPO.

Depois de nossa Embaixadora Campeã do Esporte, Jacqueline Silva, homenageamos nosso campeão Lars Grael, medalhista olímpico em Seul e Atlanta.

Saiba mais sobre a Convenção Internacional contra o Doping: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001425/142594por.pdf

17/08/2012

Novo site da classe HPE

http://www.classehpe25.com.br/

Extra! Extra! Na página HPERJ: anunciamos mudança de endereço para a NOVÍSSIMA página HPE do BRASIL! 
E com novidades!!!!!

Regata 24 horas de Brasília, acompanhe em tempo real. Por Afonso Roveré Montezuma


Pessoal
 
               Convido a todos a acompanharem em tempo real a REGATA 24HS DE BRASÍLIA.        A regata 24 hs é uma tradição de 24 anos no LAGO PARANOÁ ela numa forma simples e de apuração “complexa” larga as 12:00 hs de sábado e tem seu termino as 12 : 00 hs de domingo durando exatamente 24 hs para todos os participantes.   Uma regata que chama a atenção à característica de hora de largada determinada “como todas as outras” e hora de termino “particularidade” única.
 
               Este ano trabalho a muito tempo desejado pelos seus organizadores se fará realidade, ocorrerá a plotagem de cada barco em regata mostrando seu tracking  no mapa (disponível no site abaixo) em tempo real“fantástico”, mas não é tudo!!!!         Cada barco terá a possibilidade de transmitir em tempo real imagens desde seu barco mostrando, manobras, comentários de sua velejada e ocorrências no percurso .  
 
                A regata 24 horas de Brasília é a muito um atrativo para uma ótima velejada já participaram dela, Lars Grael, Boris Ostergreem, João Sombra, Niels Rump, George Nehm (Dodão), Ricardo Lobato (Blu) e muitos outros Baianos, Cariocas, Catarinas, Gaúchos, Paulistas etc...  e os melhores velejadores de Brasília.             A raia do Lago Paranoá é muito difícil qualquer escolha mal feita o preço é alto fica o desafio de decifrar o lago e manter um bom andamento é um dos atrativos.
 
              Convido para acompanhar a regata pelo site:
 
 
Acompanhem também o Facebook do Veleiro Órion com a tripulação de Brasília mesclada com velejadores vindos de Niterói, formados no PROJETO GRAEL.
 
 
Coloquem seus computadores, smarthfones, tablets em ação.....
 
Enfim boa 24 hs a todos....
 
Bons Ventos
AVOB – Associação dos velejadores de Oceano de Brasília.
~~_/) ~~~_/) ~~~(\_~~

Afonso Roveré Montezuma
afonsormonte@hotmail.com

 
 



16/08/2012

XIX° Semana de Buenos Aires 2012



XIX° Semana de Buenos Aires 2012

Quedan menos de dos meses para el inicio del campeonato Semana de 
Buenos Aires y más de cuarenta regatistas ya han completado el 
 formulario de inscripción que está disponible en la
 página web del campeonato www.semanadebuenosaires.org.ar.

SBA 2012 se realizará los días 6, 7, 8, 13 y 14 de octubre en la sede
Dársena Norte del Yacht Club Argentino.
 El primer plazo para anotarse vence el miércoles 19 de septiembre a las 18 horas; 
las inscripciones que se reciban después de esa fecha se cobrarán con un recargo del 50%.

Este año clases participantes serán Optimist Timoneles, Optimist Principiantes, Cadet, 
29er, 49er, 470, 420, Laser Standard, Laser Radial, Laser 4.7, Europe, F-18, Snipe,
 Star, Soling, J/24, Grumete, OD 27 y Soto 33. Para la Clase Internacional 470, 
SBA será Campeonato Argentino.

Todas las novedades serán transmitidas a través de la web de Semana de Buenos Aires 
y también vía Facebook (Semana de Buenos Aires) y Twitter (@sba_yca). ¡No dejen de seguirnos! 

15/08/2012

Sonhei que estava perdido em uma floresta, eiiiiiiiiiita sonho bão!!!!


Vela capixaba, história revisitada.


Tunel do tempo, a história do iate clube do espírito santo, em fragmentos, breve todas as postagens sobre fotos e aspectos históricos em uma coluna exclusiva nesta revista.

1996, avelok e Dentas a bordo do Gato Xadrez.1986- marina do ICES em dia de regata, a impressão que temos é que tinham mais barcos que hoje.


Marilson e avelok, rumo a nova viçosa 1993.


Gato Xadrez em dia de gala, 1995



Regata em 1996, a bordo do Gato X, Serjão confere o Trim.



O saudoso Swan 40, o FUGA, em 1996.





O primeiro passeio a Santa Cruz, o Rajada do Aloisio Cabo Velho em 1992.






Me ajudem a identificar as duas abaixo, ganhei estas fotos do Morris e não peguei as legendas, quem sabe Guará ou Cesar Abaurre saibam?








Aracruz em 2000- em pé: sr?-Stephan-Bruno Menezes-Jacaré-André Felipe-Michel Weber-João Grandão e Bolinha
agachados- Pericles e Renato Avelar
Marina do ICES em 1986, o cara saradão com a mão na cintura é o Guará.O Typhoon 1960, ao fundo se vê Vila Velha, dava para ir em linha reta até lá.


Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!