13/10/2011
12/10/2011
Notícias do Kan Chuh, na Mini Transat.
Prezados amigos velejadores e amigos não velejadores,
Amanhã estarei partido para a segunda etapa da Mini-Transat (3.100 milhas de Funchal a Salvador - 5000 Km) em solitario num 21 pés (6.50m). São 10 REFENOS seguidos.
A previsão é de tempo bom com ventos favoraveis (popa e traves) entre 5 e 15 knot.
Se a previsão estiver certa, os primeiros barcos devem chegar em Salvador nos primeiros dias de novembro. A minha previsão é chegar no dia 04-nov-2011.
Como o nivel é muito alto, a minha meta é conseguir manter a 35 posição (entre os 45 barcos de serie).
Vcs podem acompanhar o VMAX no site:
http://www.charentemaritime- bahia.transat650.net/en
obs: na opção cartografia é possivel ver a posição dos barcos no mapa.
Estou realizando um sonho, e quero agradecer a todos os amigos que estão torcendo ou que mandaram mensagens de incentivo (que não pude responder individualmente por falta de tempo) por me ajudarem a manter a motivação e a velejar melhor nesta dura regata.
Todos os barcos saem bem pesados pois levamos 140 litros de agua mais comida para 30 dias.
O ultimo barco chegou apena hoje a noite, pois ele quebrou e teve que parar em Porto-PT.
Dois barcos já abandonaram por problemas diversos.
Para quem já correu regatas comigo, sabem que qdo estou em regata (corrida de veleiros), eu viro um BICHO e um pessimo perdedor, portanto podem ter a certeza que vou estar dando 110% do que é possivel para andar o mais rapido possivel na direção certa.
Já me conformei: Aqui, os franceses me consideram um cruzeirista.
Entre eles a media de idade é de 27 anos e uma boa parte só fazem velejar (patrocinio entre 50.000 a 100.000 euros por ano).
Tenho o meu estudo de meteorologia dos 7 primeiros dias (regata de 25 dias), onde apenas 3 primeiros dias são precisos, portanto dependemos muito da escuta do radio (uma vez por dia em HF fornecido pela organização da regata) para poder fazer uma boa tatica de por onde ir.
Uma boa parte pagaram 600 euros por um estudo profissional da meteorologia. Mas eu não quis gastar este dinheiro.
Na primeira etapa só consegui captar a meteo no radio em 5 dos 9 dias. Teve um velejador (487) que nos 3 primeiros dias estava em primeiro lugar e depois caiu para 40 lugar na chegada pois não conseguiu captar nada no radio e velejou as cegas.
Fui hoje em uma linda igreja e agradeci muito por tudo que sou e por tudo que tenho de mais precioso na minha vida: meus filhos, minha esposa, minha familia e meus amigos.
Fui tão longe só para ser Feliz Voltando para casa.
Um grande abraço a todos.
Kan Chuh
Obs: A Funchal é lindissima e o povo é bastante simpatico e acolhedor como no Brasil. A ilha tem 65km por 45km e o pico mais alto tem 1840m!!!!! O lado norte é vem ingreme e tem uma paisagem deslumbrante. Todas as praias são de pedras pretas!!!
Amanhã estarei partido para a segunda etapa da Mini-Transat (3.100 milhas de Funchal a Salvador - 5000 Km) em solitario num 21 pés (6.50m). São 10 REFENOS seguidos.
A previsão é de tempo bom com ventos favoraveis (popa e traves) entre 5 e 15 knot.
Se a previsão estiver certa, os primeiros barcos devem chegar em Salvador nos primeiros dias de novembro. A minha previsão é chegar no dia 04-nov-2011.
Como o nivel é muito alto, a minha meta é conseguir manter a 35 posição (entre os 45 barcos de serie).
Vcs podem acompanhar o VMAX no site:
http://www.charentemaritime-
obs: na opção cartografia é possivel ver a posição dos barcos no mapa.
Estou realizando um sonho, e quero agradecer a todos os amigos que estão torcendo ou que mandaram mensagens de incentivo (que não pude responder individualmente por falta de tempo) por me ajudarem a manter a motivação e a velejar melhor nesta dura regata.
Todos os barcos saem bem pesados pois levamos 140 litros de agua mais comida para 30 dias.
O ultimo barco chegou apena hoje a noite, pois ele quebrou e teve que parar em Porto-PT.
Dois barcos já abandonaram por problemas diversos.
Para quem já correu regatas comigo, sabem que qdo estou em regata (corrida de veleiros), eu viro um BICHO e um pessimo perdedor, portanto podem ter a certeza que vou estar dando 110% do que é possivel para andar o mais rapido possivel na direção certa.
Já me conformei: Aqui, os franceses me consideram um cruzeirista.
Entre eles a media de idade é de 27 anos e uma boa parte só fazem velejar (patrocinio entre 50.000 a 100.000 euros por ano).
Tenho o meu estudo de meteorologia dos 7 primeiros dias (regata de 25 dias), onde apenas 3 primeiros dias são precisos, portanto dependemos muito da escuta do radio (uma vez por dia em HF fornecido pela organização da regata) para poder fazer uma boa tatica de por onde ir.
Uma boa parte pagaram 600 euros por um estudo profissional da meteorologia. Mas eu não quis gastar este dinheiro.
Na primeira etapa só consegui captar a meteo no radio em 5 dos 9 dias. Teve um velejador (487) que nos 3 primeiros dias estava em primeiro lugar e depois caiu para 40 lugar na chegada pois não conseguiu captar nada no radio e velejou as cegas.
Fui hoje em uma linda igreja e agradeci muito por tudo que sou e por tudo que tenho de mais precioso na minha vida: meus filhos, minha esposa, minha familia e meus amigos.
Fui tão longe só para ser Feliz Voltando para casa.
Um grande abraço a todos.
Kan Chuh
Obs: A Funchal é lindissima e o povo é bastante simpatico e acolhedor como no Brasil. A ilha tem 65km por 45km e o pico mais alto tem 1840m!!!!! O lado norte é vem ingreme e tem uma paisagem deslumbrante. Todas as praias são de pedras pretas!!!
Este álbum online possui 30 fotos e estará disponível no SkyDrive até 11/01/2012. | |||||||
Barcolana por Murillo Novaes, que inclusive já venceu uma edição com Couts como tático.
O maxi Esimit Europa 2 foi o vencedor da edição 2011 da Barcolana, que acontece na Itália. A equipe demorou 58 minutos e 5 segundos para completar o percurso de 16,5 milhas. No total 1761 barcos participaram da competição.
Por Murillo Novaes:
"'Vou tirar onda agora... Perdão... Renatinho Avelar ganhou a camiseta e eu já ganhei a Barcolana, de RC44, com meu amigo português Patrick de Barros no leme e ninguém menos que Russell Coutts de tático!! Inesquecível!!
Por Murillo Novaes:
"'Vou tirar onda agora... Perdão... Renatinho Avelar ganhou a camiseta e eu já ganhei a Barcolana, de RC44, com meu amigo português Patrick de Barros no leme e ninguém menos que Russell Coutts de tático!! Inesquecível!!
10/10/2011
Tragédia em Vitória., matéria da Redegazeta.
Tragédia na vela, neste fim de semana um velejador de kite-surf morreu velejando em camburi, as notícias da imprensa estão um tanto quanto incompletas, e sem os detalhes, de toda forma uma tragédia que lamentamos.
foto: Marcos FernandezGlacieri Carrarettogcarraretto@redegazeta.com.br
Atualizada às 13h de segunda-feira, 10 de outubro
O praticante de kitesurf Walter Eskusa morreu enquanto fazia manobras no ar, na tarde deste domingo (9), na Praia de Camburi, em Jardim da Penha, Vitória. Um instrutor profissional, que assistiu a cena, tentou salvar o homem mas a vítima já estava morta.
Segundo banhistas e outros kitesurfistas, após entrar no mar próximo ao píer de Camburi Walter teria se enrolado em uma das cordas da pipa - espécie de paraquedas que é empurrada pelo vento puxando o esportista em cima de uma prancha - e não conseguiu desfazer a amarra.
"Ele rodopiou várias vezes com a pipa no ar. Estava longe da areia, mas fui lá velejando. Eu gritei para ele ejetar do equipamento, pois usava colete salva-vidas, mas ele não me ouvia", disse o universitário Felipe Paste, 21 anos.
Ajuda
O instrutor de kitesurfing e professor de educação física Rodrigo Menegaz, 29, também seguiu velejando para o local e pediu para que o estudante pedisse ajuda. "O agarrei, puxei para o mar e tirei a prancha dele. Larguei a minha prancha também e vim com a minha pipa até a praia", disse Rodrigo.
A vítima, porém, já chegou morta na areia. O professor, bastante abalado, lamentou a morte e contou já ter dado aulas para a vítima há cerca de três anos.
Outros kitesurfistas que estavam no ponto onde saiu Walter disseram que ele entrou na água com todos os equipamentos corretos e usava um colete salva-vidas.
"Não sabemos o que houve, se ele passou mal, teve algum problema de saúde ou se faltou habilidade. Somente a perícia vai apontar o que realmente aconteceu. Esse esporte é praticado por crianças, mulheres, jovens ou pessoas de idade. Acredito que tenha sido uma fatalidade", comentou o professor de educação física e instrutor de kitesurfe Nelson Santos.
Segurança
O professor trabalha há seis anos como instrutor do esporte e disse que há 10 anos o kitesurfe é praticado na Praia de Camburi, em Vitória.
"Essa praia é segura, pois é uma bacia. Entra na água de um lado e o vento segue para a outra ponta, por isso não sabemos o que aconteceu para chegar à morte desse praticante", disse Nelson Santos.
foto: Marcos Fernandez
A perícia vai determinar a causa da morte do homem, identificado como Walter
Atualizada às 13h de segunda-feira, 10 de outubro
O praticante de kitesurf Walter Eskusa morreu enquanto fazia manobras no ar, na tarde deste domingo (9), na Praia de Camburi, em Jardim da Penha, Vitória. Um instrutor profissional, que assistiu a cena, tentou salvar o homem mas a vítima já estava morta.
Segundo banhistas e outros kitesurfistas, após entrar no mar próximo ao píer de Camburi Walter teria se enrolado em uma das cordas da pipa - espécie de paraquedas que é empurrada pelo vento puxando o esportista em cima de uma prancha - e não conseguiu desfazer a amarra.
"Ele rodopiou várias vezes com a pipa no ar. Estava longe da areia, mas fui lá velejando. Eu gritei para ele ejetar do equipamento, pois usava colete salva-vidas, mas ele não me ouvia", disse o universitário Felipe Paste, 21 anos.
Ajuda
O instrutor de kitesurfing e professor de educação física Rodrigo Menegaz, 29, também seguiu velejando para o local e pediu para que o estudante pedisse ajuda. "O agarrei, puxei para o mar e tirei a prancha dele. Larguei a minha prancha também e vim com a minha pipa até a praia", disse Rodrigo.
A vítima, porém, já chegou morta na areia. O professor, bastante abalado, lamentou a morte e contou já ter dado aulas para a vítima há cerca de três anos.
Outros kitesurfistas que estavam no ponto onde saiu Walter disseram que ele entrou na água com todos os equipamentos corretos e usava um colete salva-vidas.
"Não sabemos o que houve, se ele passou mal, teve algum problema de saúde ou se faltou habilidade. Somente a perícia vai apontar o que realmente aconteceu. Esse esporte é praticado por crianças, mulheres, jovens ou pessoas de idade. Acredito que tenha sido uma fatalidade", comentou o professor de educação física e instrutor de kitesurfe Nelson Santos.
Segurança
O professor trabalha há seis anos como instrutor do esporte e disse que há 10 anos o kitesurfe é praticado na Praia de Camburi, em Vitória.
"Essa praia é segura, pois é uma bacia. Entra na água de um lado e o vento segue para a outra ponta, por isso não sabemos o que aconteceu para chegar à morte desse praticante", disse Nelson Santos.
09/10/2011
07/10/2011
Brasileiro de Optmist em 1982 na Paraíba, eu e meu amigo aí embaixo fomos os únicos representantes de nossos estados.
Notícias do Chino Baiano cabra macho, o gigante Kan Chuh na mini transat!!
Prezados amigos velejadores,
Acabei de terminar a primeira etapa da minitransat de 1140 milhas entre La-Rochelle e Funchal.
Eis um resumo da regata:
temperatura: quente demais 20 a 30 graus
mar liso: igual a ilhabela com swel as vez
previsão do tempo: ventos variaveis em um regime de alta pressão por todo percurso
A regata aqui foi um teste de tortura chinesa pesada (teste de paciencia).
Na largada (boia de contra vento de 1 milha) fui para o lado certo e fiz entre os 20 primeiros da classe serie (otimo).
Dai iamos para uma boia de traves-popa, e na indecisão entre colocar o balão grande ou geneaker (code-0 de enrolar), em 10 minutinhos entre rodar o pau, rodar os cabos, subir o geneaker, descer o geneaker pois uma escota estava passada errada, subir de novo, já estava entre os 5 ultimos. Mas isso era apenas as 5 primeiras milhas de 1140 milhas.
Para os que já fizeram a Santos-Rios sem vento e os já fizeram a REFENO e as 24 horas de Brasilia sem vento, a regata foi mais ou menos assim:
2 PRIMEIROS DIAS: CALOR HORRIVEL sem vento
============================== ==================
correr DUAS regatas 24-horas de Brasilia sem vento: boiando e xingando FAZENDO 50 A 80 MILHAS POR DIA
============================== ==================
depois 3 DIAS: CALOR HORRIVEL
============================== ==================
Correr DUAS Santos-Rio sem vento: dizendo "NUNCA MAIS CORRO ESTA REGATA DE DE M..." sem vento com swell e velas batendo...
============================== ==================
depois 5 DIAS: calor mas com vento
============================== ==================
Correr DUAS REFENO maravilhosas: vento constante (ventilador) em orça apertada e orça folgada o tempo todo em um único bordo dia e noite
============================== ==================
depois: CHEGADA IGUAL A Circuito-Rio com linha de chegada dentro da Baia da Guanabara sem vento com maré vazante
============================== ==================
4 horas para fazer as ultimas 2 milhas. Ainda por cima levei um dia inteiro para passar o 585 que estava a 4 milhas a frente as 8 da manha e estava meia milha atras de mim na aproximação do porto de chegada as 21:30h da noite, e com o vento fraco a sotavento da ilha, ele me passou a 100 metros da chegada e chegou uma hora antes de mim!!!!! cruzei a linha de chegada em Funchal as 01:30 da manhã realmente muito STRESSADO (a verdade é impublicavel).
obs: Foram 10 dias muito cansativos, 100% de regata o tempo todo.
obs-1: Teve motim a bordo pois os tripulantes queriam jogar o cmte no mar toda vez que sai o boletim diario no radio com a posição do VMAX em ultimo e sempre cada vez mais distante dos primeiros colocados. Depois pelo tracking pude ver que os primeiros 5 dias errei tudo e fiz 100% o oposto dos outros barcos.
obs-2: Não via quase barco nenhum o tempo todo, era só o GPS, o instrumento, as velas e GPS, o instrumento as velas e etc, bem monotono !!!!! só vi um rapidinho no terceiro dia e depois no quinto dia e depois ultimo dia que fiz um pega legal em que passei o Belga (bom velejador e estava mais atras pois quebrou opu-de-spi) que depois ele me passou na linha de chegada comigo dando ré e ele com vento indo para frente (parecia o circuito Rio).
obs-3: Funchal parece NORONHA+ ILHABELA
obs-4: No final o resultado ficou até não muito ruim pois acabei em 35/45 e apenas 24h de diferença para o primeiro colocado. No quinto dia eu estava 120 milhas atras e andando a 2 nos por hora e faltavam 700 milhas, achava que ia chegar uns 3 a 4 dias depois do primeiro colocado.
obs-5: a segunda perna tem 3100 milhas non-stop e 24 horas de diferença não é muito.
obs-6: Olhem o nivel da competição: depois de 1140 milhas os 35 primeiros chegaram em apenas 24h!!!!
obs-6: nos prototipos foi tambem uma disputa legal.
obs-7: a gente dentro do barco não sabemos de nada sobre a posição dos outros barcos e nem temos a previsão do tempo detalhado, portanto depois dos 3 primeiros dias é olhar o ceu e tentar acertar o vento e o bordo correto a seguir. vcs de fora podem ver o comportamento de toda flotilha, a previsão do tempo e ver os erros e acertos de cada um.
Estou agora no corre-corre para preparar para a segunda etapa.
Um grande abraço a todos
Kan Chuh
Acabei de terminar a primeira etapa da minitransat de 1140 milhas entre La-Rochelle e Funchal.
Eis um resumo da regata:
temperatura: quente demais 20 a 30 graus
mar liso: igual a ilhabela com swel as vez
previsão do tempo: ventos variaveis em um regime de alta pressão por todo percurso
A regata aqui foi um teste de tortura chinesa pesada (teste de paciencia).
Na largada (boia de contra vento de 1 milha) fui para o lado certo e fiz entre os 20 primeiros da classe serie (otimo).
Dai iamos para uma boia de traves-popa, e na indecisão entre colocar o balão grande ou geneaker (code-0 de enrolar), em 10 minutinhos entre rodar o pau, rodar os cabos, subir o geneaker, descer o geneaker pois uma escota estava passada errada, subir de novo, já estava entre os 5 ultimos. Mas isso era apenas as 5 primeiras milhas de 1140 milhas.
Para os que já fizeram a Santos-Rios sem vento e os já fizeram a REFENO e as 24 horas de Brasilia sem vento, a regata foi mais ou menos assim:
2 PRIMEIROS DIAS: CALOR HORRIVEL sem vento
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correr DUAS regatas 24-horas de Brasilia sem vento: boiando e xingando FAZENDO 50 A 80 MILHAS POR DIA
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depois 3 DIAS: CALOR HORRIVEL
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Correr DUAS Santos-Rio sem vento: dizendo "NUNCA MAIS CORRO ESTA REGATA DE DE M..." sem vento com swell e velas batendo...
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depois 5 DIAS: calor mas com vento
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Correr DUAS REFENO maravilhosas: vento constante (ventilador) em orça apertada e orça folgada o tempo todo em um único bordo dia e noite
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depois: CHEGADA IGUAL A Circuito-Rio com linha de chegada dentro da Baia da Guanabara sem vento com maré vazante
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4 horas para fazer as ultimas 2 milhas. Ainda por cima levei um dia inteiro para passar o 585 que estava a 4 milhas a frente as 8 da manha e estava meia milha atras de mim na aproximação do porto de chegada as 21:30h da noite, e com o vento fraco a sotavento da ilha, ele me passou a 100 metros da chegada e chegou uma hora antes de mim!!!!! cruzei a linha de chegada em Funchal as 01:30 da manhã realmente muito STRESSADO (a verdade é impublicavel).
obs: Foram 10 dias muito cansativos, 100% de regata o tempo todo.
obs-1: Teve motim a bordo pois os tripulantes queriam jogar o cmte no mar toda vez que sai o boletim diario no radio com a posição do VMAX em ultimo e sempre cada vez mais distante dos primeiros colocados. Depois pelo tracking pude ver que os primeiros 5 dias errei tudo e fiz 100% o oposto dos outros barcos.
obs-2: Não via quase barco nenhum o tempo todo, era só o GPS, o instrumento, as velas e GPS, o instrumento as velas e etc, bem monotono !!!!! só vi um rapidinho no terceiro dia e depois no quinto dia e depois ultimo dia que fiz um pega legal em que passei o Belga (bom velejador e estava mais atras pois quebrou opu-de-spi) que depois ele me passou na linha de chegada comigo dando ré e ele com vento indo para frente (parecia o circuito Rio).
obs-3: Funchal parece NORONHA+ ILHABELA
obs-4: No final o resultado ficou até não muito ruim pois acabei em 35/45 e apenas 24h de diferença para o primeiro colocado. No quinto dia eu estava 120 milhas atras e andando a 2 nos por hora e faltavam 700 milhas, achava que ia chegar uns 3 a 4 dias depois do primeiro colocado.
obs-5: a segunda perna tem 3100 milhas non-stop e 24 horas de diferença não é muito.
obs-6: Olhem o nivel da competição: depois de 1140 milhas os 35 primeiros chegaram em apenas 24h!!!!
obs-6: nos prototipos foi tambem uma disputa legal.
obs-7: a gente dentro do barco não sabemos de nada sobre a posição dos outros barcos e nem temos a previsão do tempo detalhado, portanto depois dos 3 primeiros dias é olhar o ceu e tentar acertar o vento e o bordo correto a seguir. vcs de fora podem ver o comportamento de toda flotilha, a previsão do tempo e ver os erros e acertos de cada um.
Estou agora no corre-corre para preparar para a segunda etapa.
Um grande abraço a todos
Kan Chuh
Este álbum online possui 39 fotos e estará disponível no SkyDrive até 05/01/2012. | |||||||
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