05/03/2013

Programa Expressões, falamos aqui sobre as Regatas de barcos a vela e Centro de Vitória !












03/03/2013

Velejadinha Rock and Roll, Carabelli 30, por Tarcísio Matos.

Velejadores,

No endereço http://www.youtube.com/veleirokaikias estão dois vídeos produzidos a bordo do C30 Kaikias durante a Regata Família Back, primeira etapa da Copa Veleiros de Oceano 2013, realizada no sábado, 2 de março, em Florianópolis.

Nordeste de duas dezenas de nós, popa, água invadindo o convés, atravessadas, velocidades alucinantes. Metade de um dos vídeos, o primeiro da fila, foi feito em time lapse. As imagens estão sincronizados (ou quase) com o antológico solo de bateria de John Bonham, no festival de Montreaux de 1976. Os 90 segundos finais mostram a primeira hora da regata.

Em outro endereço, o http://www.youtube.com/Sailingsevillano , estão as três regatas da segunda etapa da Copa Catarinense de Veleiros C30 sob a ótica e a edição de Sérgio Sevillano. As regatas foram corridas dia 23 de fevereiro.

Bons ventos,

Tarcísio

Voiles et Voiliers: Vitória au Brésil, un voilier dans la rue







Vitória au Brésil, un bateau dans la rue.

"Vitória Brasil, um barco no meio da rua".

Prezados amigos,  nautas e amantes da vela de plantão, começamos mais uma semana no anno domini de 2013, e como é costume , mesmo após uma semana assoberbada com duas viagens de trabalho ao rio, uma a colatina, reuniões  de treinamento até tarde da noite  na Locamaxx( nosso ganha pão), e de ontem passar o dia todo em uma imersão de aprimoramento de cultura empresarial e alinhamento de valores, não posso deixar de postar nossa tradicional matéria dominical.

E hoje , vai ser bem especial! ( até rimou... que viadagem!), é tão importante este fato que estamos compartilhando com os senhores, que é como se fosse "tipo assim": " deu no new york times", só que o níu iorque táimes da vela, manja?!

Chega de Jeb Jeb e vamos então a pauta, que hoje vamos falar de um" Chévre de Peste", um cara determinado, bom amigo e conterrâneo , que teve sua história publicada no mais sagrado e idolatrado site de vela do mundo.
Há algum tempo atrás postamos neste pasquim uma matéria acerca do nosso incrível amigo, intitulada  Eugênio Geaquinto Herkenhoff, um cara fora de série. (http://www.avelok.com.br/2011/05/eugenio-geaquinto-herkenhoff-um-cara.html)
Na ocasião, fizemos este vídeo sobre a construção do Cape Henry 21, peço desculpas ao leitor, pois o nosso tosco vídeo( feito com um celular) mais pareçe uma piada de salão tendo em vista a qualidade do material dos franceses, mas mesmo assim ficamos muito satisfeitos em poder divulgar também este trabalho fantástico.
Atestando a importância e a grandeza da construção do Eugênio, este vídeo é um dos mais acessados do canal avelok no youtube, com 627 visualizações, e a postagem neste blog também um das campeãs de visitas.


Eugênio tem muita história para contar , dono um comportamento irrequieto,   de curiosidade aguçada e com um raciocínio e  fala ultra rápido, o "mestre"( como o chamo) já cruzou o Atlântico a vela e de carona por duas vezes, uma delas quase morreu quando foi inventar de tomar um banho na popa do barco sem estar amarrado em nada, e sem ninguém o vigiando, deu uma cabeçada na escada perdeu os sentidos por alguns segundos e fora salvo pela sorte e pelo cabo de 50 metros com o perfeito nome de : "Last Chance" lançado a popa. 
Cachoeirense membro de uma dos clãs mais inteligentes e intelectualizados destas terras abaixo do céu rosa branco e azul , casado com a Francesa Evelyn, pai dos pequenos velejadores David e Cynthia, alfabetizados bilíngues ( falam francês com a mãe e português com o pai) auto didata, designer , artista plástico, marceneiro amador, pedreiro, gesseiro, eletricista, funcionário público é ele quem com a próprias mãos reformou seu apartamento; Ele fez sozinho todo o serviço de pedreiro, levantou paredes, atuou como marceneiro, eletricista, bombeiro, gesseiro e trocou até o piso de madeira. O "mestre"  fabrica com muita facilidade tanto seus móveis( mesas cadeiras e armários), como os  pães que serve a família.
 Viciado em cafezinho ( sempre  anda com sua inseparável garrafa térmica , o amigo cachoeirense é adepto de uma linha de vida simples e saudável, ( praticamente não usa carro, usa bike para tudo), desapegado a bens materiais e ao consumismo,  um cara de fato dos padrões que todos podem imaginar, definitivamente Eugênio não é óleo para a máquina... ele é mesmo um cara fora de série.

Estava pois escrito, que no empenho, nos sonho e determinação deste patrício do Rei Roberto  cedo ou tarde , a  coroação e o reconhecimento de seu trabalho seria feita. 
Pois bem meus caros leitores, o fato se deu no mais alto nível, em  grau e patente possíveis e imagináveis:
-Uma matéria exclusiva no canal da revista Voiles et Voiliers, principal veículo de comunicação da vela no principal país da vela do mundo, a melhor revista da frança , a terra dos soberanos velejadores já canonizados e celebrados em todos os 7 mares, seres interestelares como "Saint" Tabarly, Frank Cammas, Pascal Bidegorry, Gabart, Bernard Moitissier, Coville,  Thébalt, e outros habitantes do olimpo da "vela de gente grande e macho chevre de peste"!

Segue a mensagem do Eugênio nos dá uma explicação da entrevista, e do contexto de sua obra.
Espero que gostem da matéria! 
Bons ventos a todos, um beijo e um queijo e uma ótima semana aos amigos , nautas e amantes da vela de plantão, com muito vento, pouca onda, velocidade constante, estabilidade e rumo!
 .

"Renato,
Na reportagem feita por Hugues e Caroline, dois navegadores que por
ironia do destino são nascidos e criados numa cidade totalmente longe
do mar, que é Paris, falam que Vitória é uma das cidades mais
prósperas do Brasil e chamam o nosso Iate Clube de muito chique.
Observam a presença de poucos veleiros de viajantes e acham pitoresco
o campeonato de pesca e os "matadores de peixe"(pescadores de marlin).

Traduzindo um pouco, no início eu falo que a melhora da situação
econômica do país e a exploração do petróleo no estado fizeram os
preços dos imóveis subirem absurdamente na cidade. Daí uma oficina tão
pequena: "foi o que consegui comprar..."

Falo que a oficina no meio da rua gerou efeitos muito positivos, como
novos amigos entre os vizinhos e, a parte que mais me deixa
satisfeito, a divulgação da construção naval amadora (...qualquer um
pode chegar e bater um papo"). Durante o dia a coisa é mais normal,
mas pela madrugada recebo as mais variadas e inesperadas
visitas...prostitutas, viciados em crack, andarilhos, entregadores de
pizza, bebados que choram emocionados, ladrões que oferecem produtos,
e por aí vai... enfim, uma experiência da vida real ( ou surreal?) em
todos os níveis. É um pouco arriscado as vezes, mas conto co a
proteção de deus e dos vizinhos com insônia que de tempos em tempos
checam a situação das janelas dos apartamentos e já intercederam
pessoalmente algumas vezes as 2 ou 3 da madrugada, prevendo algum
perigo).

Na reportagem falo que em respeito aos vizinhos me senti na obrigação
de trocar algumas ferramentas elétricas pelas manuais, como foi o caso
da plaina. Hoje agradeço por terem me dado esta oportunidade, pois
estas ferramentas manuais, além de silenciosas, são muito mais
precisas e menos perigosas que as elétricas. Falando em vizinhos, fiz
grandes amigos, e vejo isso quando recebo cachos de banana sem
agrotóxico do quintal ou ovos de galinha caipira do sítio da avó ou
crepes quentinhas do restaurante natural. São estes mesmos vizinhos
que estão sempre presentes no nosso "bar sem alcool" (aonde só são
permitidas conversas boas e construtivas), sempre prontos para me
darem uma "mão" quando preciso.

Cynthia, minha filha fala sobre o nome escolhido por ela e o irmão
Davy: Pachakamac - o Deus do sol dos incas, e nome de um navio das
hsitória do Tintin.

Falo do estilo "tradicional/antigo" e ao mesmo tempo moderno e do
casco meio "planador" do projeto do arquiteto Dudley Dix, que deverá
dar um barco de performance. Falo também da madeira "cedro rosa"
utilizada na construção, e do problema das altas taxas de importação
para ferragens, velas e outros materiais nauticos que tanto dificultam
a construção naval no nosso país.

Grande abraço
Eugênio"

RISW 2011, Regata Edorado Alcatrazes por Boreste.

02/03/2013

Atílio Bermudez Modelismo Naval.

Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão, estamos nos preparando para receber o Atílio e a Mônica aqui em Vitória na ocasião da 59ª regata volta da Taputera, quando na oportunidade irá ser entregue a minha réplica.

Acabo de receber este email da Mônica, esposa do Mago, e confesso que fiquei de queixo caído com a perfeição dos detalhes do barco, SURREAL! o que me faz na obrigação de divulgar esta arte magnífica , e sem comparativos no Brasil, para todos amigos, nautas e amantes da vela de plantão.

Encomende a sua já, pois como vêem , com esta riqueza de detalhes impressioanates, esta obra de arte é única e magnífica  , e obviamente não  se compra nas casas bahia, nem na amazon.com, e demora um tiquinho para ficar pronto, mas é uma peça única com alma e vida própria.

Contatos: http://atiliobermudes.blogspot.com.br/













26/02/2013

MANUAL AMADOR DE NAVEGAÇÃO EM TEMPOS DE VENTO FORTE


Este texto é do amigo Escriba , el grande "capitán" Caê Guimarães.

 

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MANUAL AMADOR DE NAVEGAÇÃO EM TEMPOS DE VENTO FORTE

É possível navegar usando o mapa luminoso das estrelas. Olhe para o céu. O mapa está lá, desde que não haja nuvens encobrindo a crosta terrestre, pele fina de areia, terra e minérios que impede que voemos pelos ares implodidos pelo magma que borbulha lá embaixo. Deixe-se levar pela grafia do tempo. Isso que você vê com o pescoço virado para cima é o que há de mais antigo a ser captado pelo olho humano. Variará de acordo com a hora da noite e a época do ano. Mas será sempre o mesmo céu. Só muda quando você cruza a linha do Equador. Lá, são outras estrelas a guiar faroleiros, marujos e bucaneiros. 

A constelação de escorpião escorre sinuosa no final da tarde. As Três Marias, dentro do retângulo de Ôrion, brilham como meninas tristes, paralelas sem nunca poder se tocar. O Cruzeiro do Sul é o marco de quem vive nessa parte do planeta. Uma cruz imensa, completa por uma testemunha discreta, pequena, posicionada no quadrante inferior esquerdo, como se fosse uma intrusa aceita pela benevolência dos pontos mais luminosos.  Também tem Vênus, com suas insinuações mitológicas e sensoriais. Primeiro sinal a aparecer, é a luz mais sensual e hipnotizante dos corpos celestes que nos são dados observar. O que vemos são chamados corpos austrais. No do norte do planeta são boreais. É outro céu, mas também é uma carta de navegação, de onde se pode definir o rumo de uma rota, a distância pra chegar daqui até aí e o tempo certo para ancorar ou içar velas.

Outra ferramenta de navegação é a leitura do vento. Um olho na vegetação e outro na pele de pantera do oceano. As folhagens indicam o sentido e intensidade, como um movimento de esgrima. Na Patagônia, por exemplo, todas as árvores crescem para o norte, deformadas pelo constante vento sul. Às vezes ele chega forte aqui. Imagine lá. Vento é ar em movimento. Pode suavizar o calor escaldante e derrubar os muros erguidos sobre as convicções confortáveis. Pode ser mudo ou cantar uma nênia que língua alguma traduz sem os contornos da subjetividade. O lado contrário ao sentido de onde vem o vento é chamado sotavento. Seu oposto é o barlavento. De forma simplificada, um é onde sopra e o outro de onde sopra.
Também há ferramentas inventadas pela mão humana. A mais comum é a bússola, uma agulha imantada que aponta sempre o norte. A partir daí sabemos onde fica seu oposto, o sul, e seus escudeiros, leste e oeste. Por isso as palavras nortear e orientar se incorporaram ao nosso vocabulário com uma segunda função, que é indicar o caminho certo, a direção, o ponto aonde se quer chegar
Certa vez, parodiando a melosa frase “longe é um lugar que não existe”, alguém me disse que “norte é um lugar que não existe”. Pode ser. As agulhas das minhas bússulas sempre subvertem a lei da natureza. No lugar de apontar ao norte magnético, elas giram incessantemente. Como moinhos engarrafados. Por isso as estrelas, o vento.....

18/02/2013

A história da regata Volta da Taputera em jornal de1957.


A história da regata se mistura com a história da sociedade Capixaba, matéria do site MorrodoMoreno.com.br


Desde 1949 é realizada a Volta da Taputera, evento náutico que percorre aproximadamnte 16 km na baía de Vitória e que vai até a Taputera, pedra submersa marcada por uma bóia em frente ao Museu da Vale, em Argolas.
Encontramos na Revista Vida Capichaba que circulou no ES em 1957 (cedida gentilmente pela Casa da Memória de Vila Velha), matéria sobre esse evento. Interessante constatar a evolução da mídia. Se antes o evento era noticiado em revista impressa em preto e branco e narrado por radialistas, hoje é possível acompanhar o evento na Internet, com imagens coloridas, sons e movimentos.
Leia a matéria publicada na época (1957).

Volta da Taputera
Taputera é uma bóia localizada na altura de Argolas. E é também uma competição náutico-esportiva das mais famosas e bem organizadas do Brasil. Idealizada pelo iatista Tarquínio da Silva,a Volta da Taputera foi corrida pela sétima vez, patrocinada pelo Iate Clube do Espírito Santo.
Dando um toque de calma poesia à manhã, os pequenos iates cortavam as águas da baía como brancas garças, com suas velas largadas ao vento como asas. Multidões de entusiastas aglomeraram-se à entrada da baía para torcer melhor à passagem de seus preferidos, enquanto outros, mais comodamente, ficaram-se em suas casas a ouvir os lances da corrida através do rádio.
No final da competição, Vitória inteira aplaudiu o feito de Fernando Jackes e Murilo Horta, os campeões, que na  montagem, posam ao lado do barquinho, cansados mas felizes. O iate campeão tinha um nome sugestivo: "Barbaridad".
Mario Menezes e Manuel Rodrigues foram os lanterninhas e ganharam uma taça alusiva.
Mister Brown, o homem da Central Brasileira de Força Elétrica, foi juiz-auxiliar na raia e um cronista especializado garantiu que gastou muita "energia".

Texto publicado originalmente na Revista Vida Capichaba, de 1957.
Autor: Mickey
Fotos de Pedro Fonseca e Arquivo.

Nota do Site: Consultamos Willian Brown, para mais informações sobre o Mister Brown da foto publicada na matéria. Veja o que ele nos informou:
"Mister Brown, só tem um! Meu avô, nascido em Leicester na Inglaterra, em 1908... Que é o da foto, histórica por sinal."

Willian Brown é filho do famoso velejador Morris Brown e irmão do nonacampeão brasileiro de Vôo Livre Frank Brown.

Dica para Volta da Taputera, preparo físico por Douglas Calazans.

Fisioterapeuta velejador pensando na Volta da Taputera.

Vida sedentária, excesso de exercícios e má postura podem prejudicar sua coluna vertebral.
Faça sua preparação física para a regata em doses homeopáticas, cerca de 40 a 50 minutos por dia, sempre se lembrando dos alongamentos. Não esqueça da cruel retranca, sua coluna tem de ser flexível e resistente durante todo o percurso. Além disso, você deve corrigir as más posturas, e se for o caso tratar os desvios músculos-esqueléticos.
Quem melhor que um velejador pode compreender que os músculos da coluna vertebral são comparáveis aos estais e ovéns? Se eles se encurtam, se enrijecem, o mastro se achata, perde sua capacidade de adaptação ao vento e, mesmo, deforma-se!
Boas vértebras e… bons ventos!

Regata Volta da Taputera 2013, uma novidada para trazer o público a beira mar! Participe, compartilhe , divulgue!


Vem aí a regata Angra-Rio, inscrições gratuitas para os afiliados a ABVO!!!


12/02/2013

59ª regata Volta da Taputera, preparamos o sweepstake para vocês!!

Pessoal como muitos já sabem eu sou maluco de pedra pelos barcos a vela, tenho água salgada nas veias!! Juntei minha paixão da vela, com outras paixões que tenho : criatividade, fotografia, gastronomia e o centro histórico de vitória. Saiu um lance bem legal !!! Um concurso fotográfico tendo o centro de vitória e uma das mais lindas regatas do Brasil ( regata volta da taputerea) como tema, participe, divulgue, venha celebrar a vida conosco!! Breve mais detalhes sobre o evento!! ajude-nos a divulgar compartilhando e curtindo!!


curta a pagina do movimento viva o centro no facebook




Aqui neste vídeo eu explico como será o concurso, assista , fique por dentro e venha participar conosco desta festa em prol do centro de Vitória e da vela capixaba!





09/02/2013

305 km de Kite. Capixabas quebram record Brasileiro de kite long distance!!





Relato da quebra de recorde barsileiro longa distância

De Conceição da Barra a Anchieta.

Modalidade kitesurf.














Saudações galera, depois de alguns anos de planejamento conseguimos finalizar o projeto costa capixaba down wind de norte a sul. No dia 07 de janeiro de 2013 as 12:19 partimos de Conceição da Barra www.hotelpraiadabarra.com.br com destino a Regência cerca de 126km. Não sabíamos o que iríamos enfrentar pois jamais alguém teria feito tal façanha.  Fizemos um planejamento de alimentos, acessórios e marcações do GPS para não ficarmos a deriva sem monitoramento, usamos um aparelho Iphone com uma conta icloud para rastreiamento e o aplicativo Step Trace para as marcações do GPS.Pois bem, nossa aventura começou com um dia lindo e vento constante, água quente e muito sol… Velejamos até Regência, paramos nesse dia apenas 2 vezes para nos alimentarmos e hidratarmos também. Na primeira parada as "bananas" que levávamos para repor o potássio, chegaram todas trituradas pela bomba carregada na mochila, somente nos restava barras de cereais. Rodrigo Dariva perdeu seu boné na arrebentação, pensando no castigo do sol... amarrou uma lycra na cabeça e foi.... O  sol castigava e o condicionamento físico ainda estava 100%, tocamos até Regência na expectativa de concluir o primeiro trecho, foi um velejo de 6:40 trabalhando o Kite com vários Kiteloops para ambos os lados, foi um popa raso!!! Para nossa surpresa, encontramos uma "capivara" no mar, porém morta, devido a boca do rio.

Tivemos tempo de refletir sobre a vida inteira e em alguns momentos a desistência era quase certa, mas já naquele ponto não tínhamos para onde ir, ao não ser seguir em frente ,pois o trecho em que estávamos não tinha uma alma viva, nem se quer sombra ou água fresca e detalhe, aquele ponto é recheado de peixes grandes, o mais temido por ali rondava, mas como a água não é tão transparente não vimos nada. Só tínhamos a certeza de que ali estavam…
Sendo assim tocamos com cautela até a chegada em Regência. Foram 6:40 de conhecimento interpessoal! As 18:30hs do dia 07/01/2013 avistamos as casuarinas de Regência, ali tínhamos a certeza que o primeiro trecho estava completado.  Chegamos com um por do sol lindo e entramos pela segunda boca do rio Doce em direção a nossa estada… Mais uma vez, fomos contemplados pela natureza, uma revoada de cerca de 10 mil pássaros entre nosso Kites. Regência nesse dia estava de gala, ondas de 6 a 8 pés tubulares nos chamavam para o surf, mas após 6:40 de velejo não tínhamos mais condições físicas nem psicológicas para tal diversão. Com certeza uma das mais belas praias do litoral capixaba. Na chegada andamos menos de 500 metros e nos instalamos na pousada mais próxima, ou seja a primeira que vimos por ali ficamos, pois nosso cansaço era nítido… Sorte pois não sabíamos onde iríamos descansar!!!  Chegamos acabados, com os pés machucados das alças e com as pernas já sem força, fracos e com muita fome!!!!

Tudo certo, banho tomado, instalados e prontos para um rango que nos faria feliz durante a noite em Regência… Lanchamos na lanchonete UGA UGA, onde fomos muito bem recebidos pelo proprietário. A fome era tanta que pedimos dois lanche para cada um.
Para dormir não foi tão fácil, o corpo todo doía mas o cansaço foi maior e apagamos!!!  Um dia ja se foi e 126km completados.

Chega então o segundo dia de velejada, nosso destino era Vitória, nossa casa!!! Saímos de Regência logo quando o vento estava forte, tínhamos nada mais que 94.690m para chegar em casa, partimos as 13:05 de Regência com destino a Vitória, foram 94km sem parada!!! Fizemos em uma só tocada 4:10 de velejo e o vento começando a aperta cada vez mais, passamos por vários trechos de enseadas que decidimos passar mais a fora para economizar tempo, um pouco arriscado pois se algo acontecesse teríamos que nadar muito até a costa. Deu tudo certo, fim de tarde já estávamos em Jacaraípe onde encontramos alguns velejadores,  um deles Marco Terra, veio nos saudar, ficamos felizes com o reconhecimento do nosso amigo!!! O final do segundo trecho e um pouco complicado pois atravessamos o porto de Tubarão e a intensidade de embarcações nesse trecho e muito grande, além de ser perigoso pois os navios faziam sobra do vento dificultando nossa chegada na baia de Vitória. Bem de longe avistamos o Mestra Álvaro, morro referência para os navegadores que chegam em Vitória. Em fim dobramos o porto de Tubarão, avistamos a terceira ponte sobre o canal de Vitória e ali tínhamos a certeza que esse trecho havia ficado para trás. Dever cumprido!!! Uma das mais belas vistas de todo trajeto sem dúvida foi a chegada em Vitória,  mas ainda não estava completo o nosso projeto, faltava ainda as praias do sul do estado. Chegamos derrubados e mais casados ainda que no primeiro trecho.  Alex Léo já havia perdido uns 5kg e Rodrigo Dariva já sofria de insolação.
É hora de recuperar, curar as feridas e se programar para o último dia, esse mais tenso pois sabíamos que o vento forte ia ficar mais forte ainda para o fim do trajeto.

O ultima dia chegou e a expectativa não era das melhores pois esse trecho é muito perigoso, saímos as 12:19 com destino ao sul do estado.Nossa ultima parada seria Ubú, mas fomos um pouco mais além até Anchieta!!! Já na saída Alex Leo quase ficou na ilha pois o vento na hora deu uma caída, pesado com a mochila e os mantimentos deixava Alex Léo sem condições de planar com a prancha, como sempre veleja por ali, sabia que o vento não ia deixar a mercê, foi então que o vento aumentou como queríamos e conseguui sair da baia de Vitória com destino a Vila Velha. Queríamos passar por perto da casa do Serjão do Kite para que,  mesmo sentado da sua varanda, tirasse algumas fotos, mas nossa velocidade era tanta que passamos e ele nem viu, rsrrss. Passando pela Barra do Jucú em destino a Ponta da Fruta, avistamos vários peixes incluindo um Marlin, pois velejamos por águas cristalinas.Em pouco tempo já estávamos em Ulé, praia onde sempre treinamos o Kitewave!! Ali fizemos uma parada para beber água e planejar nossa chegada ao fim do trajeto. Pois bem ali começou o sofrimento, de Ulé até Anchieta o vento subiu para 30 knots e ambos ficamos over!!! Muito vento!!!O visual era incrível!!!! Passamos pelas Três Ilhas, onde aproveitamos para refletir um pouco mais em nossas vidas e agradecer pelo presente que DEUS nos deu, a Natureza! Passamos por Guarapari de final bem por fora, muito vento, travado para não cair e com medo de não conseguirmos finalizar o projeto. Rodrigo Dariva estava em uma pior, Kitewave, Kite 11 e 30 a 35knots…
No anemômetro de Vitória foram registrados ventos acima de 40knots, loucura pura… Alex Léo 59kg Kitewave e um Kite C tamanho 9, resultado OVER!!!! A técnica era ir de popa com a prancha e o Kite no neutro da janela, mas mesmo assim era muita velocidade até que uma hora Alex Léo caiu e perdeu a prancha!!! Como se faz over pra resgatar a prancha de volta? quase impossível… Foi DEUS quem fez com que a prancha chegasse em Alex Léo, já Rodrigo sofreu mais ainda, caiu e a prancha entrou nas linhas com as quilhas pra cima fazendo o limitador do chickenloop ficar em baixo, acelerado, tendo o risco de enfiar a cara nas quilhas!!! Graças a DEUS que a prancha de soltou!
Mas o tormento ainda não acabara, a prancha do Rodrigo Dariva ficou par trás. Rodrigo Dariva, tentando fazer o bodydrag  para resgatar a prancha foi tenso, pois ele estava com a mochila, o que fazia peso e com vento "over" praticamente impossível. Foram 30 minutos de tensão, pois caso não resgatasse a prancha teria que voltar de bodydrag até a margem e perderia a prancha.Terror puro e no finzinho!!! Como vínhamos refletindo sobre a vida e agradecendo a DEUS todos os momentos, foi ELE quem fez com que a prancha chegasse em Rodrigo Dariva. Faltava apenas 5km para chegada, contornamos a situação com cautela e conseguimos finalizar o terceiro e último trecho. Após resgatar a prancha, fomos em direção a Anchieta, porém o vento só aumentava.
Os Kites em posição de 12:00h nos puxava para cima!! Tensão total!!!  Na chegada a Anchieta nosso desgaste já se tornava aparente e não aguentávamos mais nem mesmo segurar os Kites. Pousamos! Comemoramos muito nosso objetivo alcançado! Tiramos fotos e... bebemos muita água! Após guardar os equipamentos, sentamos em um restaurante e fomos comer... Uhuuu COMIDA! Ligamos para nossa amiga (mulher do Rodrigo Dariva) Viviane para nos resgatar em Anchieta que mais uma vez nos surpreendeu com sua total dedicação e atenção. Após chegada de Viviane, fomos em direção para nossas casas, mas tivemos que dar uma parada em Meaípe para degustar de uma bela moqueca Capixaba!!!! Fechamos assim nosso objetivo com sensação de dever cumprido e sabendo que tudo depende de nós basta ter perseverança e determinação.

Dados da arribada

Origem: Conceição da Barra
Destino: Regência
Distância: 126,56 kM
Temo: 6:40hs
Paradas: 2
Vento: 14/16knots


Origem: Regência
Destino: Vitória
Dsitância: 94,69km
tempo 4:10hs
Paradas: 0
Vento: 16/22knots



Origem: Vitória
Destino: Anchieta
Dsitância: 83,70km
tempo 4:06hs
Paradas: 1
Vento: 20/35knots


Média de Velocidade = 21,4 km/h
Media de distancia = 101,42 km / dia,

07/02/2013

Brazilian Nationals C30 one design -Brasileiro de C30, por Tarcísio Matos.


Loyal vence primeira etapa do Brasileiro de C30
Uma vitória e um segundo lugar obtidos nas regatas desta quarta feira, o descarte dos três pontos de seu pior resultado e o desempenho do Zeus garantiram ao Loyal, de Marcelo Massa, a vitória antecipada na primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30, que termina nesta quinta feira em Florianópolis.
A briga mais séria agora é em busca da segunda colocação. Ao vencer a primeira do dia e chegar em segundo lugar na outra regata, Zeus afastou Katana da disputa pelo título e entrou na briga pelo segundo lugar. Apenas um ponto separa os dois barcos de Florianópolis e quem chegar à frente na última regata da série, programada para o meio dia desta quinta feira, leva o vice-campeonato.
As regatas desta quarta feira foram as mais emocionantes até o momento. O vento Nordeste, predominante nesta época do ano na região da Ilha de Santa Catarina, soprou firme e com velocidade entre 12 e 17 nós. Foi o ideal para que as tripulações explorassem o máximo de suas maquinas de regata e permitiu diversas opções táticas, tanto de ataque como de defesa. As trocas de posições se davam a cada cambada.
Katana chegou em terceiro lugar nas duas disputas. Corta Vento, em franca ascensão, cruzou a primeira chegada em quarto lugar e em quinto na segunda. Barracuda fez, respectivamente, o sexto e o quarto lugar, e Kaikias, de Rogério Capella, foi quinto e sexto colocado nas regatas do dia.
Pontuação até a quinta regata, com um descarte:
Loyal: 5
Katana: 8
Zeus: 9
Barracuda: 16
Corta Vento: 18
Kaikias: 22

06/02/2013

A Locamaxx e os barcos.

https://www.facebook.com/locamaxx
A Locamaxx Rede Netimóveis sempre teve os veleiros como sua marca registrada.
Acreditamos que o trabalho em equipe é a base do sucesso, e um barco de regatas resume tudo isto em correlação direta.
Liderança, sinergia, paixão, planejamento, controle, estratégia, muito treinamento ,estudo, foco e mão firme no leme, fazendo sempre as correções necessárias para um bom desempenho, com performance e segurança.
Acesse nossa fan page e curta!

Fernando de Noronha, por Mr . Roberto Sholl Bailly, vulgo Xeqmat o devorador de milhas.


Sensacional foto aérea do Phantom of the Opera chegando em Noronha, na Refeno 2012, numa foto enviada pelo amigo do ICB. Sensacional coincidência, grata surpresa, linda foto!



Roberto Sholl Bailly
4 fev (2 dias atrás)

Fotos.
O barquinho chegando em Noronha, de vela preta, só pode ser o Phantom!
RB

05/02/2013

Campeonato Brasileiro de C30, por Tarcísio Matos: Regata Longa.


Planadas no Norte da Ilha

As rajadas de vento Sul do início da tarde desta segunda feira ultrapassavam os 25 nós nas cercanias da Ilha do Arvoredo quando os primeiros C30 se preparavam para baixar os assimétricos e encarar o vento de proa que os levaria até a Ilha do Mata Fome, milhas ao sul.
Planada à planada, Loyal e Katana travaram uma briga tática desde o início da regata, 15 milhas antes. Marcelo Massa, comandante do barco paulista, dá o crédito da ultrapassagem sobre o barco de Fábio Fillippon ao conselho de André Fonseca, que os levou a optar pelo “caminho” da esquerda. “Fomos direto para o norte, jaibamos muito depois e chegamos no Arvoredo com vantagem. Depois foi administrar o contra vento”, avalia o vencedor da primeira regata da série que vai definir o campeão desta etapa do Brasileiro de C30.
O principal motivo que levou os dois barcos a montarem praticamente sozinhos a Ilha do Arvoredo foi a desatenção de metade da flotilha que, ao que parece, ansiosa para o início do torneio, partiu na largada errada.
A Comissão de Regatas definiu que os primeiros barcos a partirem para a regata de percurso seriam os inscritos na ORC, com os C30 logo em seguida, seis minutos depois. Mas não foi isto o que se viu. Dos que escaparam, Corta Vento foi o primeiro a retornar, assim que percebeu que Katana e Barracuda mantinham-se impávidos atrás da linha. Loyal, que também não interpretou corretamente os sinais da embarcação da juria, voltou e largou poucos segundos após o sinal para a Classe. Zeus e Kaikias, com os olhos na primeira boia, foram os últimos a perceber o erro e os mais prejudicados, amargando um longo retorno em contra vento para largar perto de dez minutos após o tiro, limite máximo de tolerância estabelecido nas instruções de regata.
“Mas na longa não larga todo mundo junto?”; “Eu pensava que sim, mas confesso que não olhamos para o quadro da CR”; “Não adianta reclamar, erramos e pagamos por isto”, eram as frases mais ditas e ouvidas no bar em frente à praia de Jurerê e no pátio da sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, clube de Florianópolis organizador do 26º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, competição que abarca também esta etapa do Brasileiro de C30.
De volta à raia, desde o início, os dois ponteiros abriram certa vantagem em relação ao Barracuda, de Humberto Diniz, e Corta Vento, de Carlos Augusto Matos, que formaram um pelotão intermediário. Eram seguidos, ainda que de longe, por Zeus e Kaikias, barco que viria a ser a única baixa da competição. Uma avaria na adriça do gennaker, por boreste da Ilha do Francês, impediu a tripulação de baixar a vela e fez com que o C30 03, de Rogério Capella, retornasse à poita sem sentir o gosto do mar aberto.
 Foi uma regata rápida. As quase 40 milhas foram cumpridas pelo vencedor em 4 horas e 46 minutos, com média perto dos 9 nós. Levando-se em consideração o trecho de dez milhas de contra vento, entre as ilhas de Arvoredo e Mata Fome, a média de velocidade do C30 subiria para 10 nós.
Após a largada, em frente ao badalado balneário de Jurerê Internacional e com os balões armados, os barcos foram levados a montar uma boia posicionada 1,5 milhas ao norte, retornar em contra vento até outra boia junto à fortaleza de São José da Ponta Grossa e fazer um través apertado em direção à Ilha do Francês. Deixá-la por boreste e mirar a proa na boia localizada em Cachoeira do Bom Jesus, proporcionando um belo desfile de velas para os veranistas do balneário de Canasvieiras. A partir daí, marzão!
A perna da Cachoeira do Bom Jesus até a Ilha do Arvoredo garantiu os momentos de maior êxtase para os tripulantes dos barcos que se mantinham na regata, com a velocidade dos C30 beirando os 20 nós nas planadas proporcionadas pelas rajadas mais fortes e as ondas mais longas. O contra ponto foi a perna seguinte, entre Arvoredo e Mata Fome, 10 milhas de “vento na cara” e muita água sobre o convés. Antes, no canal entre as Ilhas do Arvoredo e Deserta, o Zeus teve que resolver problemas com a genoa 3 que se recusava a se manter na calha do estai de proa. Foi apenas no trecho de través folgado entre a ponta norte da Ilha de Santa Catarina e a ilha do Francês que aconteceu a única alteração das posições, com o Zeus ultrapassando o Corta Vento. “Foi no sufoco, os barcos andam juntos e ganhar uma posição é sempre muito difícil, precisa de muita luta”, admite o comandante Inácio Vandresen.
E assim terminou a regata: Loyal em primeiro, três minutos a frente de Katana. Barracuda foi o terceiro a cruzar a linha, 12 minutos depois, e com dois de vantagem para o Zeus, que precisou fazer forte marcação ao Corta Vento perto da chegada, para garantir seus dois minutos de vantagem sobre o quinto colocado. A tripulação do Kaikias assistiu de camarote a chegada a partir do bar do ICSC.
As demais classes que disputam o 26º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina apresentam os seguintes líderes: ORC – Miragem; BRA-RGS A- Bruxo; BRA-RGS B – Nemo; Clássicos – Cairu; Bico de Proa A – Xamego e Bico de Proa B – Blue.

Nesta terça feira, se as condições forem favoráveis, serão realizadas duas regatas barla-sota, com largada prevista para às 12 horas. A previsão indica vento leste, entre 7 e 10 nós de intensidade no horário das provas.

O Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina é organizado pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano e segue até o dia 7 de Fevereiro na raia de Jurerê. Conta 30 barcos inscritos nas classes C30, ORC Internacional, BRA-RGS, Clássicos e Bico de Proa. Além do Brasileiro de C30, a competição também é palco do Campeonato Brasileiro da Classe ORC.

Tarcísio Mattos
Ass. Imp. Classe C30

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