26/11/2015

Iate Clube do Espírito Santo sedia o sul americano de Snipe.

Há 66 anos atrás aconteceu aqui em Vitória o primeiro campeonato internancional do hemisfério sul na classe Snipe em 1949,e ano que vem o Sul Americano para cá pela primeira vez, dois vivas ao ICES!! Segue trecho da história... "Aqui no Ices os primeiros barcos foram o Ajax e o Guará, de Howard e Tarquínio respectivamente( vide recorte de jornal anexo a esta matéria), e nosso ídolo Morris Browm fora sétimo colocado no mundial de 1949 em companhia do pai, e campeão Brasileiro no mesmo ano, título até hoje imbatível, pois Morris tinha apenas 14 anos na época, e também aqui na nossa cidade foi instituído o primeiro troféu internacional do hemisfério sul, a Taça Cidade de Vitória, numa disputa entre Brasileiros e Argentinos, também no ano de 1949"...

24/11/2015

18/11/2015

Isenção de impostos para sua empresa: Projeto Desenvolvendo Talentos da Vela Capixaba.

O PROJETO O ICES obteve o registro legal do Projeto Desenvolvendo Talentos da Vela Capixaba junto ao Ministério dos Esportes, e assim está autorizado a captar recursos financeiros para implementar uma Escola de Vela com a estrutura adequada para desenvolvimento do esporte à vela. Nosso Estado e em especial Vitória, oferecem condições climáticas excelentes para os esportes à vela. A prática da vela, estimula diversos aspectos interessantes em crianças, adolescentes e adultos, como o planejamento, controle emocional, segurança e auto-estima. Além de propiciar a educação ambiental e uma atividade física saudável. A prática dos esportes a vela ainda não se desenvolveu como seria possível no ES, principalmente pela falta de opções de ensino. Já consta há muito tempo no Estatuto do ICES, o objetivo de manter uma escola de vela para desenvolver a atividade. Este Projeto é uma ferramenta para realizarmos este objetivo de forma mais consistente e com muito pouco investimento financeiro dos ICES. METAS DO PROJETO Um projeto como este, que se baseia em incentivos fiscais, é apresentado e desenvolvido tendo todos os aspectos bem detalhados. As metas registradas no projeto são: Metas Qualitativas: Meta 01 - Promover a formação e o desenvolvimento esportivo de novos atletas na prática aperfeiçoada da Vela, através da realização de treinamentos com jovens talentos da Vela capixaba. Indicadores da Meta 01: Demonstração de relatório de participação de atletas em treinamentos. Meta 02 - Utilizar a prática esportiva do iatismo como ferramenta de aglutinação de interessados, patrocinadores, federações, dentre outros, no estado do Espírito Santo, inicialmente, e no Brasil, posteriormente. Indicadores da Meta 02: Divulgação do projeto na mídia difundindo e estimulando a prática esportiva de crianças e jovens; Meta 03 - Propiciar aos atletas uma visão e postura diante da realidade, estimulando a autoestima através do provável surgimento de diversas oportunidades profissionais. Indicadores da Meta 03: Participação dos atletas em competições nacionais e internacionais, bem como em eventos esportivos, permitindo a evolução profissional dos mesmos. Metas Quantitativas: Meta 01 - Manter um Pool mínimo de 40 alunos fixos nas escolas de vela com o aumento gradativo até que o projeto opere dentro dos seus limites operacionais. Indicadores da Meta 01: Demonstração de relatório de participação de atletas em treinamentos. Meta 02 - Revitalizar a classe Opitimist, incluindo ao menos 4 barcos no campeonato brasileiro seguinte ao primeiro ciclo de treinamentos. Indicadores da Meta 02: Apresentação dos classificados para o Campeonato Brasileiro de Vela na classe Optimist; Meta 03 - Formação de ao menos 5 atletas que se mantenha em disputa, representando o ICES após atingir a idade limite para disputas juvenis. Indicadores da Meta 03: indicação de atletas cadastrados na CBVela, vinculados ao clube, cuja iniciação tenha ocorrido pela escola de vela. DESENVOLVIMENTO No projeto aprovado pelo Ministério dos Esportes, é detalhado, quantificado e apropriado todo o recurso financeiro obtido . Ou seja, não há hipótese de alterar a destinação prevista. Foram planejadas as necessidades da escola de vela, como compra de barcos e materiais, pagamento de instrutores, clínicas técnicas, etc. CONTROLES DO PROJETO O ICES contratou a Empresa Evolutions Sports, especializada em projetos de incentivos fiscais, que redigiu e encaminhou o projeto, fornece todas as informações e controla toda a documentação e prestação de contas ao Ministério dos Esportes. Além dos controles internos já existentes e reforçados na última alteração do Estatuto. CONTRIBUIÇÃO O Projeto foi autorizado a captar aproximadamente R$ 390.000, o que precisa acontecer até 30 de Dezembro de 2015. Podem contribuir, com abatimento no IR relativo ao ano de 2015, a pessoa física até 6% do IR, sendo que este abatimento concorre com outros incentivos e o contribuinte precisa fazer a declaração completa. Já a pessoa jurídica pode abater até 1% do IR devido, que não concorre com outros tipos de benefícios e a empresa precisa estar tributada no lucro real. PROCEDIMENTOS PARA CONTRIBUIÇÃO 1) Enviar um e-mail para vela@ices.com.br cópia para joseluiz@evolutionsports.com.br registrando seu interesse em contribuir para o projeto e informando a data que fará o depósito, assim como o valor. Desta forma será providenciado o devido cadastro no Ministério dos Esportes 2) Com o cadastro realizado o depósito poderá ser realizado na conta indicada na publicação do projeto "Desenvolvendo talentos na vela capixaba", qual seja: Banco do Brasil Agência: 3086 DV: 4 Conta Corrente (Bloqueada) Vinculada nº 26160-2 Em nome do Iate Clube Espírito Santo; O que será comunicado pela Secretaria de Vela 3) Realizado o depósito é necessário enviar o respectivo comprovante para os e-mails joseluiz@evolutionsports.com.br e vela@ices.com.br, visando emissão do recibo e comunicação ao Ministério do Esporte para fruição do benefício no exercício fiscal seguinte; 4) Com o recebimento do comprovante acima (3), o respectivo recibo será enviado no prazo de 48 horas. Este recibo, acompanhado do comprovante de depósito são os documentos necessários para comprovação e utilização do benefício fiscal correspondente. 5) As empresas que contribuírem terão suas logomarcas dispostas nos barcos, camisas e todo o material da escola de vela, interno e externo, podendo ser avaliadas outras formas que interessem à empresa, conforme o valor da contribuição. Já as pessoas físicas terão seus nomes divulgados nos agradecimentos em banners no ICES e em notas na revista. Em ambas as situações, também exerceremos os agradecimentos e reconhecimento, convidando os patrocinadores para os eventos da Vela, como premiações e comemorações. CONCLUSÃO Na realidade o patrocínio deste projeto será realizado por pessoas que entendam que a simples reorientação de uma parte de seu imposto, gerará recursos que serão bem utilizados e em uma atividade esportiva que além de criar atletas e lhes proporcionar os benefícios inerentes, pode ajudar a desenvolver uma cadeia de serviços saudável e adequada ao Espírito Santo. O Projeto completo pode ser obtido com a Diretoria de Vela, caso algum sócio ou contribuinte do projeto se interesse em te-lo em todos os detalhes. Qualquer dúvida, por favor entre em contato com a Diretoria de Vela.

Lançamento do livro do Lars Grael.

13/11/2015

Paul Bent Elvstrom, the legend. Classe Tempest, semalhante ou igual ao Fliyng Dutchman. Paul e seu Firefly, o percursor do Finn. Quando começamos a escrever este blog , há cerca de 4 anos atrás, numa das minhas primeiras postagens coloquei esta colagem acima,com meus os ícones da vela mundia( Tabarly, Slocum, Elvstrom e Thomas Lipton), e agora iremos conhecer um pouco mais deste yachtman escandinavo, um gigante dos mares. Paul Bent Elvstron, nascido em 25 fevereiro de 1928 na Dinamarca, se tornaria uma lenda do Iatismo Olímpico, e Mundial, até hoje o único velejador dono de 4 medalhas de ouro Nos jogos do pós -guerra em Londres 1948, com apenas 20 anos de idade em conquista seu primeiro ouro, na classe Firefly( depois rebatizada de Finn), façanha repetida nos jogos de 1952, 1956 e 1960 já na classe rebatizada de Finn, um barco que exige extremo vigor físico dos yachtmen. Façanha de 4 ouros olímpicos, que fora obtida por apenas mais dois atletas em todos os jogos : Carl Lewis, e Al Oerter( salto em distância e arremesso de disco respectivamente) O Brasileiro Torben Grael, neto de dinamarqueses( não por acaso!!) é dono de 5 medalhas, 2 de ouro , 2 de bronze e 1de prata, detendo assim o título de maior medalhista olímpico do iatismo de todos os tempos, o que nos trás muito orgulho . Se não bastasse isto, a versatilidade de Torben impressiona e nos faz entender estarmos de frente a um semi-Deus, além dele ser um craque nos monotipos o é também o melhor do mundo na vela de oceano, tanto nos macth-race de um nível da Américas Cup( sendo ganhador da Louis Vuiton, comandando o Italiano Prada), quanto na volta ao mundo( terceiro, no comando da nave tupiniquim Brasil1 e primeiro lugar na última edição na batuta do Sueco Ericsson 4), o que faz do Danish-Brasuca o mais completo velejador de todos os tempos no mundo inteiro e que certamente irá ostentar este feito por muitas gerações. Isto pode ser comparado a um piloto , que é campeão de fórmula 1, de nascar, de Fórmula Indy, de Rally , de moto velocidade e de motocross, tudo ao mesmo tempo. Torben ultrapassou o dinamarquês (três de ouro na classe finn em Helsinque-52, Melbourne/Estocolmo-56 e Roma-60 e uma na firefly em Londres-48), o soviético Mankin (uma de ouro na finn na Cidade do México-68, uma na tempest em Munique-72 e uma na star mista em Moscou-80, além de uma prata na tempest em Montreal-76), o alemão Schumann (uma de ouro na finn em Montreal-76, duas na soling em Seul e Atlanta e uma de prata na soling em Sydney) e o sueco Holm (uma de ouro na 40m2 mista em Antuérpia-20 e uma na 6m mista em Los Angeles-32, além de duas de bronze, na 8m mista em Amsterdã-28 e na 6m em Londres). Paul Elvstrom continua sendo o velejador com maior número de medalhas de ouro, quatro ao todo. Todavia contudo mas porém , voltemos a "vaca fria": -Além do mérito do lugar mais alto do olimpo, fruto de 7 a 8 horas de treino por dia, o legendário dinamarquês participou ao todo de 9 edições dos jogos, sendo uma delas como reserva( o único a fazê-lo na história, pois com participação em 8 jogos temos dois velejador e um esgrimista: Hubert Raudaschl (Vela), Durward Knowles (Vela) e Ivan ADERNO (Esgrima). Elvstrom velejou em 68 no México( quarto lugar na Star), nos jogos do setembro negro em Munich em 72 na classe Tempest( edição que fora marcada pelo sequestro e assassinato de parte da delegação Israelense), em Los Angeles 84( onde obteve um honroso e brilhante 4º) e Seoul em 88, já com 60 anos de idade. Nestes dois ultimos jogos Paul velejou de Tornado, com sua filha mais nova , inaugurando a tripulação formada por pai e filho(a), jamais vista antes em jogos olímpicos, em nenhum esporte coletivo. Em 8 classes diferentes, sagrou-se campeão mundial por 15 vezes, obteve o topo do pódio em campeonatos Eropeus, e além de sua carreira como atleta, Elvstrom revolucionou o esporte com suas idéias geniais, como por exemplo algumas de suas invenções: O bayler O colete salva vidas flexível Botas com solado anti-derrapante O burro com redução, este mereçe destaque especial:- o velejador não noticiara sua invenção, e após as regatas, ele dava um totó com o pé na peça para que seus adversários não a vissem. O sistema auto cambante O sistema de "gates" na bóia de sota O banco de escora, para treinar em seco na garagem de casa, por horas e horas a fio, que permitiu que ele fosse o primeiro velejador a escorar com a bunda no costado, e joelho na borda. Introduziu o treinamento de caminhadas para melhor condicionamento físico. Além da fábrica das famosas velas de alta performaçe com seu nome , com produção iniciada em 1954 dentro de sua casa, (na qual mora até hoje , nas proximidades da capital Danish) e de seus livros de regras com barquinhos de plástico,( que durante várias décadas foi, e ainda é até hoje a bíblia dos velejadores) , livvro didático o qual eu tive a oportunidade de tomar minhas primeiras aulas teóricas de regras , táticas e macetes, ministradas Mr. Morris Brown( o maior velejador que o ICES já teve, e o mais novo campeão brasileiro de Snipe de todos os tempos, com apenas 14 anos) , nos finais de tarde, sentdos na mesa de madeira decorada com um escafandro de bronze, em sua rústica, arborizada e exótica casa na Praia do Canto, no ano de 1981, as vesperas de participar do meu primeiro brasileiro de Optimist em João Pessoa( jan/1982). Admiro por demais estes gigantes, como Paul , Morris e Torben, yachtmen como Lars , Scheidt, Brudder, Carabelli, Zarif, Gastão Brun, Ivan Pimentel, Bruno Fontes e a Odile Ginaid, todos gente de muita fibra que é o exemplo para o esporte e para uma geração de esportistas, isto é preciso, pois o esporte se faz popular com ídolos, reverencie-mo-los pois nossos ídolos!!, três vivas a eles! assim como foram reverenciados em seu tempo Sir Thomas Lipton e Joshua Slocum, Knox Jonhston, Alain Colas, Peter Blake e muitos outros No link abaixo, vc poderá ver uma sensacional e surpreendente filmagem de Paul Elvstrom em ação com seu belíssimo barco todo envernizado, em 56 durante os jogos olímpicos, a cores e em alta qualidade. http://www.olympic.org/en/Multimedia-Player/All-Video/1950-2000/1956/06/22/lot3-elvstrom-paul-wm-cio-high/ Os Dinamarqueses juntos, a bombordo e a boreste, o Graal da vela brasileira e mundial, os irmãos fora de série( precisa apresentar?) Posted by PicasaBoa noite a todos os amigos e uma semana com muito vento de popa, rumo a bóia, com direito , planando e muita alegria no coração!! E toca o barco!

Irmãos Grael , orgulho da vela Brasileira.

Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão, Nesta ultima semana os ventos sopraram lindamente favoráveis a família Grael: Lars , com seu proeiro oriundo do projeto Grael, Mr. Samuel( Samuca, como é chamado pelo meio náutico) sagraram-se campeões mundiais de Star, no macht realizado na argentina, onde seu irmão mais velho : Torben, fora sétimo colocado. Durante a premiação, no seu breve e elegante dicurso, o gentleman yachtman Lars, reverencia seu irmão dizendo ser ele a inspiração para sua vitória, e profere a frase: "- Torben , you are the one!" Hoje foi a vez da profecia se materializar, e Turbina recebeu a honraria máxima da ISAF, com a inclusaõ de seu nome no Hall da fama, pelo seu brilhante trabalho nas duas VOR´s que participou e pelas ações também fora da água, sempre envolvido com o esporte. Meus sinceros parabéns a estes irmãos, que são o exemplo para toda a classe de iatistas do Brasil! Bons ventos a todos!!!

31/10/2015

Regata Volta as Ilhas, um passeio rápido e divertido.

Fotos( Camilla Baptsitini) do velejo sábado passado durante a regata Volta as Ilhas, um passeio maneiríssimo com meus amigos Carlos Eduardo de Lacerda, meu sócio do Phantom :Marcelo Gama, o debutante Weber e o veterano Ennio Modenesi II, topo do pódio na classe Bico de Proa. Velejar sem a aflição da vitória é um fato novo na minha vida , e que estou gostando muito de fazer. "Fun sail, sail for fun, only". Já basta o stress do dia a dia. Claro que sempre com aquele espirito competitivo, mas sem a loucura. Bom rock para todos neste sabadão!

Hugo Boss é abandonado no Atlântico, Alex Thopson está a salvo.

o pau tá comendo solto no Atlântico, na rota do café que neste ano liga La Havre a Itajaí, a regata Jacques Vabre 2015 vai fazer história. Dos 42 barcos que largaram 13 já vazaram do macht, dois resgates de helicóptero, porrada em container, e pelo que entendi a nera nave de Alex foi pro fundo , segue matéria do site do evento: Os velejadores Alex Thomson (GRB) e Guillermo Altadill (ESP) foram resgatados, no fim da manhã deste sábado (31), após terem tido problemas a bordo do Hugo Boss, veleiro da classe IMOCA. A dupla estava próxima do pit stop em La Corunha, na Espanha, quando a embarcação começou a dar sinais de que iria afundar. Os dois nada sofreram e já estão em terra. O Hugo Boss já havia apresentado problemas estruturais dias atrás. Os velejadores fizeram reparos durante a regata, mas a situação exigia uma parada imediata. Depois de 36 horas no mar enfrentando fortes ventos, a estrutura do barco se deteriorou e o veleiro começou a afundar. O resgate do Hugo Boss por helicóptero foi o segundo da Transat Jacques Vabre. Durante a semana, o Maxi 80 Prince Bretagne capotou e os velejadores chamaram resgate. Ao todo são 13 desistências dos 42 barcos que largaram em 25 de outubro, em Le Havre, na França, com destino ao Brasil

15/10/2015

A história da medalha do mérito olímpico.

Lawrence Lemieux: Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, domingão dia dos pais, dia maravilhoso, fim de semana maravilhoso! E como o assunto massificado são os jogos, vamos então dar um bordo na pauta, e para entrarmos na seara, usamos obom e velho jargão: "Business with everyone , sailing only with gentlemen." Esta frase é de outro craque, Sir Thomas Lipton, mas em tempos olímpicos se aplica como uma luva a este Canadense cabra da peste. Os jogos tem mudado muito, muita coisa por acontecer, a saída do Star e da Prancha a Vela, classes malucas participando, tudo por dinheiro, um jogo de interesses e tudo mais, bilhões envolvidos , e na minha opinião tem faltado por demais o que Lemieux mostroum em 1988 nos jogos de Seul, e o que e os irmãos Falcão( Esquiva e Yamaguchi) mostraram ao mundo nestes jogos pós milenium: Dedicação e amor ao esporte. Cito os irmãos capixabas, pois são dignos de uma medalha de Coubertin, não pelos méritos e meios que o velejador do país anglo-francês aprontou há 25 anos atrás durante uma tempestade, mas pela tempestade em meio a qual foram criados, sem recursos, num país que não investe em educação e muito menos em esporte( investe para inglês ver, por que na vera nada!), e foram lá e faturaram duas medalhas. Podem escrever hollywood ou algo que o valha já devem estar querendo comprar os direitos da história. Até acho legal, por que apesar de toda a "máquina" que os oportunistas de plantão vão movimentar, há os bem intencionados e que podem fazer desta epopéia um belo filme daqueles que você sai do cinema com ganas de vencer , de se super, emocionado, forte, com um nó na garganta e com mil planos para conquistar seus objetivos, sejam eles quais forem, então chega de jeb jeb e vamos para o caso do velejador da classe Finn, que muitos já ouviram falar mas poucos conhecem, e sua incrível façanha e conheçam a medalha máxima dos jogos! Sim ela existe!! Olha ela aí!! Desde 1896, milhares de medalhas de ouro, prata e bronze são distribuídas nos Jogos Olímpicos. Mas existe uma honraria mais que especial, que supera todas as medalhas,e que é impossível treinar para recebê-la. Até hoje, apenas 11 seres humanos a conquistaram. Não necessariamente por seu desempenho esportivo, embora isso também possa ter contribuído. Mas sim pela grandiosidade de seus atos. Por encarnarem o espírito que levou o barão Pierre de Coubertin a retomar a antiga tradição grega e dar origem ao maior evento esportivo do planeta. O mar tava grosso! O Canadense Lawrence Lemieux sonhou em navegar os mares do mundo desde sua tenra infância. Ainda jovem Lemieux fez muitos sacrifícios a fim de economizar dinheiro suficiente para perseguir seu sonho de velejar nas nas Olimpíadas. Ele trabalhava em três empregos e viveu em uma van durante anos e se virou como pode, tal qual os filhos do touro moreno, mas no primeiro mundo, onde pelo menos a violência não é uma caso de calamidade pública. Finalmente, em 1988 todo seu trabalho duro e determinação valeram a pena. Lemieux se classificou para os jogos, e em 24 de setembro, partiu com os seus concorrentes Olímpicos em Pusan, a 32 km da capital sul-coreana Seul para disputar as regatas finais dos jogos, ele estava em segundo lugar nos jogos, a prata quase na mão, quase .quase. Mas o tempo virou de repente, os ventos aumentaram de 15 a 35 nós, e os barcos estavam sendo sacolejados no mar em fúria, igual a pipa em pé de vento, a coisa ficou preta! Amplia que "vela " saber mais!! Lemieux já estava na metade desta regata, nas cabeças mesmo, esta que era a quinta da série, pronto e " bonito" como se diz por aqui, e ia levar para casa uma medalha olímpica. Mas, no horizonte, ele avistou um barco emborcado, e haviam duas cabeças flutuando acima das ondas, e percebeu que o bicho tava pegando. A equipe do 470 masculino de Cingapura estava mesmo correndo risco, tinha perdido o controle do barco e estavam bastante feridos , um deles em estado mais grave e impossibilitado de retornar ao barco, o vento e as ondas os levavam para longe do barco, e o salseiro estava se armando, ia dar zebra! Lemieux tomou medidas dignas de um yacht-man, e esquecendo a sua regata, navegou para cima dos marinheiros em perigo. Sozinho, ele arrastou os dois homens para dentro de seu Finn e salvou suas vidas, os barcos de resgate nada conseguiram fazer naquele toco de vento. Tal e qual fizeram os homens do ABN2 na VOR 2005/2006, onde voltaram para resgatar o man outboard, naquela fatídica regata, e junto com eles voltaram o Brasil 1 e o Piratas do Caribeem busca do homem, mas em vão, embora fosse incrivelmente encontrado a noite num mar de 4 mts e 25 nós de vento, o Hans estava já estava morto pela hipotermia, ele foi levado pelos seus companheiros do ABN2 dentro de um saco de velas para a terra, pois era a forma mais rápida, e ainda tiveram que resgatar 11 tripulantes do barco espanhol que afundara. O ANB chegou em portsmouth com uma multidão em silêncio absoluto os aguardando, em outra edição falamos mais deste episódio, voltemos a vaca fria então. Siew Shaw Her e Joseph Chan Lemieux continuou a prova, mas a perda de tempo durante a operação de resgate o colocou fora da disputa. Ainda terminou em 22º dos 32 barcos no páreo. Embora Lemieux não tenha ganho ali a medalha, Recebeu a Medalha Pierre de Coubertin das mãos de Juan Antonio Samaranch, com elogios de desportivismo, auto-sacrifício e coragem, personificando o ideal olímpico. Ele ainda hoje, 25 anos depois é considerado um dos maiores nomes do esporte em seu país, e conhecido no mundo todo por sua atitude. Para ver como é importante, agora que você já sabe que apenas 11 almas tiveram esta comenda, responda : - Quantas medalhas são distribuídas em cada um dos jogos Olímípicos? - Quem ficou com a medalha de prata na laser? e quem ganhou no Elliot? Bom , dá pra ver o que é de fato mais importante na vida não é?! Bons ventos , um beijo e um queijo a todos, fim de olimpíadas começo da semana!

01/07/2015

Bons ventos a todos: foco, trabalho, fé e família, o resto é vento sujo na esteira!!!

veleiro classe Sharpie 12m2

Recebi esta postagem no face, no grupo velejadores de clássicos, e me sinto na obrigação e no prazer de divulgar este lindo clássico a venda, um barco realmente lindo! segue o anúncio: Vendo veleiro classe Sharpie 12m2 (Coragem ) em ótimo estado velas novas todo equipado para regata e Cruzeiro motor elétrico bateria carreta de encalhe capa é muito mais preço R$ 15.000,00 interessados on box javier@rioservice.net.br

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!