09/02/2010

Regata Vitória Guarapari, o melhor evento do ano aconteceu neste sábado...



Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, segue breve relato da regata Vix Guará 2010.
Neste sábado , numa manhã calma e sem vento durante suas primeiras horas de sol alto , se reuniram no ICES 12 tripulações para participar da regata Vitória Guarapari, sendo 2 delas em destaque:
1- Meninusca, um belíssimo Peterson 33, que após quase 2 anos de reforma volta a singrar os mares, onde foi feito um autêntico "overhauling" pelo Mr Bruce Parker, um retrofit de responsa.
2-Kiron, um espetacular Skipper 30, recém chegado do ICSC, do Comandante Simão Bassul, que estreava em grande estilo com os dois melhores skippers do ES a bordo, Jens Ulfeldt e Bruno Martinelli, uma autêntica fera dos mares.
As 10 da manhã, as embarcações da RGS 2, já se alinhavam na largada, que fora feita com o apoio da lancha Maiorca do vice comodoro do ICES, sob a juria de Alemberg, também em estréia na arbitragem da classe oceano.
20 minutos depois foi a vez da RGS 1. O vento já soprava satisfatoriamente, e a ansiedade e tensão tomavam conta dos velejadores, talvez por esta razão o Kiron larga 5 minutos antes e demora mais outros 5 para verificar que não havíamos largado, e retorna a linha.
Nós do Phantom , largamos na hora , mas em último lugar , pois estávamos com uma tripulação de 7, mas com apenas 2 velejadores a bordo e temíamos os famosos momentos "tabajara", e fomos devagar com o andor porque o santo é de barro, e barlavento e caldo de galinha não faz mal a ninguém( como diria Macintyre).
Reconhecida a falha , o Kiron retorna e parte em busca do tempo perdido.
O Guanaco larga por cima e escolhe uma rota mais orçada, o que lhe custou muito caro mais adiante, pois perdera singradura em favor de ângulo, o vento entrou e ele ficou com muitaaltura , mas já atrasado em face a flotilha.
O Sir Wallace com Fabiano Porto , Manel Porto e Marilson Degino, vinha travando um belo duelo conosco, com o Meninusca e com o Guanaco, mas na altura da ilha das garças a flotilha começa a se dispersar.
O Phantom ultrapassa finalmente o Crystal II de Guará, que largara super bem mas foi cruzeirando, sem balão e sem compromisso com a regata, e assim a nave branca do sul segue em direção ao rumo por dentro das 3 ilhas, navegando eleganemente com o balão tupiniquim no topo.
O vento apertou, e navegávamos a mais de 8 nós, olhávamos para trás e víamos o Meninusca com seu gigantesco balão francês( que ironia para um inglês autêntico!!, o barco e o dono), não conseguíamos "despachar" o Inglês, mas nos afastávamos lentamente deles, o que não é grande coisa, pois o rating do barco é 0,82 e o nosso 0,89, e nesse ínterim o Kiron vinha atropelando o guanaco por cima da Flotilha e chegando com fogo nas ventas em cima da gente.
Já nos aproximando de em Guarapari, com um toco de vento nordestão roncando com força, começamos a ser ultrapassados pelos "novatos" do Kiron, e ao entrarmos na Praia do Morro, começamos uma pequena sessão de 2 ou 3 atravessadas devido as rajadas desordenadas predominantes no sotavento do morro da Pescaria, e eles foram embora.
Montamos a bóia na praia do morro para fazer o pequeno contravento até a chegada e, já atrás do Kiron, que voou baixo e já mostrou do que é capaz, todavia já mais afastados do Meninusca, e bastante cansados da navegada e do sol causticante.
O vento ficou over e começamos a atravessar também no contravento( 4,5 mts de retranca custa isso!), todavia, seguramos as pontas e chegamos em segurança.
O resultado ainda não foi divulgado, todos estamos ansiosos para vê-lo! mas acima de tudo , o grande vencedor desta regata na minha opinião foram 3 :
1- TODA a galera da RGS 2 que com os barcos pequenos e tripulções reduzidas, mandaram brasa e foram até o final sem jeb jeb nenhum e mostraram do que são capazes.
2- Mr. Bruce Parker, pela garra e determinação, e que com seu fiel amigo australiano "Tony" trabalhou duro e durante muitas horas para ter o barco novamente navegando, sem falar na garra do inglês em superar um infecção em sua prótese femural onde ficou 1 ano de cama num hospital da inglaterra, na maior parte do tempo sozinho.
E na regata foi a melhor performance sem sombra de dúvidas.
3- O Kiron, pela brilhante estréia e nos ter proporcionado o espetáculo sensacional que é ver um Skipper 30 navegando, e com a galera toda de branco e o balão com aquela grafia ...foi um espetáculo surreal, digno de um quadro.
Após as ancoragens nas tranquilas e abrigadas águas da praia do Morro, todos foram para a escuna "Indiana", a fim de confraternizar juntamente com os familiares, saboreando um delicioso churrasco , cerveja gelada , e muita descontração deram o tom da festa.
A organização do ICES foi primorosa, e digna de fidalgos, todos elogiaram sem ressalvas o "Sweepstake.", os patrocinadores ( Garoto, Hyundai, Emar Batalha Joalheria)apoiaram com esmero, e assim a coisa vai andando em passos largos para que tenhamos aqui uma flotilha de ponta a exemplo do ICSC.
Leva tempo, mas os passos estão sendo dados , e cada vez mais largos.
Bons ventos a todos e meus sinceros parabéns a todos os participantes desta maravilhosa festa do iatismo capixaba.
Renato Avelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!