19/07/2010

Ilhabela News. domingo dia 17 de julho.

Prezados amigos ,nautas e amantes da vela de plantão,

Ontem , domingão, foi iniciado o certame da rolex ilhabela sailing week, com a regata de longo curso alcatrazes por boreste.

A largada foi dada as 9:30 da manhã , com 158 barcos alinhados entre a CR e o Yacht Club de Ilhabela, espetáculo de raríssima beleza, apesar da abslouta falta de vento.

Um confusão fenomenal, um bate bate sem precedentes, tudo emboladíssimo´. Vínhamos largando pela CR em posição excelente, longe dos barcos a nossa frente, era  montar e ganhar barla, mas fomos "atropelados" pelo Inaê , que nos arremessou sobre os barcos imediatamente a nossa frente.

De toda sorte largamos bem e mantivemo-nos no pelotão topo da flotilha , mas por pouco tempo.

Pois bem, passada a "confa", a folitlha se dipersa e começa uma paciente e imprevísível rota para saída do canal.

De súbito ficamos parados, literalmente parados, e a flotilha que vinha a barla pega um vento e desaparece! ficamos para trás , muito para trás.

Desânimo , mudar dos primeiros para os últimos e ver uma esquadra que vinha bem atrás , passar e ir embora , enquanto ficávamos estacionados.

Ora ora, havia ainda pelo menos mais umas nove horas de regata, e fomos em frente, recuperando milha após milha.

Fora do canal o vento entrou roncando, 25  nós ou mais , ondas de 2,5 metros e mar desencontrado, e assim sendo pegamos uma balonada alucianante a 10 nós e meio, e fomos surfando em direção a ilha de alcatrazes.

O vento estava over, muitos barcos desistiram , outros tantos ao montarem a ilha aproveitaram a sombra para rizar os panos, todavia o Phantom manteve o set na capacidade máxima com o intuito de tirar no braço a força do vento e recuperar a berlinda que nos comtemplava.

Cruzamos a linha já a noite, as 7:37, dez horas depois da largada, satisfeitos e vermos que avançamos com muita propriedade sobre a flotilha, num bordo de volta extremamente concentrados, eu calado( coisa rara), e metendo bronca no timão, lucky e fabiano revezando no traveller, e todos ajudado no trim fino e escora.

Satisfeitos , após cruzarmos a linha rumamos para o clube, comemoramos muito a chegada, e fomos embora mais 3 horas de canal para chegarmos ao clube.

Ao desembarcarmos do barco sem ainda termos conhecimento do resultado o telefone toca e recebemos a notícia do fernando mendonça, nos falando que havíamos vencido a regata.

Ficamos ultra satisfeitos com a vitória, pois alcatrazes por boreste não é para garotos, e nas condições que enfrentamos , foram duas vitórias, uma de nós sobre nós mesmos e outra sobre os adversários.

Hoje , é descanso, e amanhã vamos para o páreo novamente.

bons ventos a todos

fotos, depois a gente põe as nossas, mas no site da regata tem muiiiita coisa alucinante.
 http://www.risw.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!