30/07/2010

O que roulou na RISW 2010. Fotos ( ainda a pagar !) de Eduardo Grigaitis.


Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão.




Retorno hoje a capital depois de nossa campanha na 37a semana internacional de vela de ilhabela patrocinada pela ROLEX, e compartilho com os amigos o resultado de nosso grupo branco, rosa e azul celeste.



O envento é divido em 3 tipos de regatas, uma de longo curso com 55 milhas em mar aberto, uma de médio curso e 5 de barla sota.



Na regata de longo curso fomos os campeões, conquistando um honroso primeiro lugar, num dia sensacional e que separou os homens dos meninos, como relata o carlo borlengui no site da rolex:



"Tradicionalmente, a primeira regata disputada na Rolex Ilhabela Sailing Week é a Alcatrazes por Boreste. Com 55 milhas náuticas de percurso (ida e volta entre o Yatch Club Ilhabela e Alcatrazes), o trajeto costuma colocar os velejadores diante de situações-limite. E foram justamente estas as condições encontradas hoje nas águas de Ilhabela.



Os velejadores circundaram a ilha de Alcatrazes com ventos fortes, com picos de 25 nós, que elevaram as ondas a até três metros de altura. Foi o batismo ideal para barcos e tripulações, que terão uma semana inteira de disputa pela frente. São situações como estas que fazem jus à denominação de Ilhabela: “a capital brasileira da vela”.



Carlo Borlenghi é taxativo: um dos maiores fotógrafos do universo náutico, ele clica as principais competições de vela há mais de três décadas, período em que pôde acompanhar as provas mais exigentes do planeta. Sobre o percurso de hoje a Alcatrazes, ele não deixa dúvidas: “Vi um cenário como em poucas regatas se encontra. As condições enfrentadas aqui foram comparáveis apenas às de Rolex Fastnet Race (Reino Unido) e Rolex Sidney Hobart (Austrália)”, duas das provas mais exigentes do circuito náutico."



A regata de médio curso, durou aproximadamente 6 horas, e tivemos um desempenho excelente mesmo ficando com um sexto lugar, ocorre que a flotilha se separou, uma parte na ponta( onde estávamos incluídos juntamente com o Gusmão, o delta 32 Lalampe BL3, o Optimistic e o delta 32 Arnequim), e uma outra parte( que incluia o pessoal da marinha do brasil/escola naval) que ficou bem atrás na subida do canal em direção a baixa do "moleque".

Na subida para a montagem da bóia na baixa, travamos uma sensacional e super técnica batalha com os barcos que vinham conosco na frente da flotilha pelo lado de são sebastião, e superamos a todos.

Na aproximação da marca de barla, qual não foi a surpresa que os barcos que vinham pelo lado da ilha, muito atrás da gente nos alcançaram?! todavia ultrapassaram somente BL3 la lampe, o ultramoderno Optmistic, o Delta 32 Arnequim.

Montamos a bóia colados, para uma empopada de 9 milhas, como os "navais" e o optimistic em nossa cola.

Abrimos ainda boa distância na empopada e cruzamos no terceiro lugar no real, ficando em sexto no corrigido, eta regata foi a mais combativa , diferente da alcatrazes que foi uma luta com o mar e o vento.



Nas regatas de barla sota tivemos muitas difuculdades nas largadas, devido a pouca experiência em uma flotilha tão numerosa( 163 barcos), tal como o pouco conhecimento da raia viciada da ponta das canas, onde velejamos pela primeira vez, todavia navegamos muito bem apesar de um oitavo e um décimo primeiro lugar, obtendo , um quinto , dois sextos e um sétimo, o que nos colocou em QUARTO LUGAR GERAL NA RISW 2010( RGS-B), sem medo de errar a classe mais competitiva da semana de vela, com 21 barcos em condições de vitória na raia.



MISSÃO CUMPRIDA, MAS NÃO TERMINADA, AGORA VAMOS COM TUDO PARA A RIO SANTOS E O CIRCUITO RIO 2010, que acontece no final de outubro e começo de dezembro, e se obtivermos o patrocínio, estaremos também na cape to rio 2011, em janeiro largando de cape town.



Ano que vem tem tudo de novo, e vamos em frente em busca do primeiro lugar do pódio, velejando com muita alegria e sonhando acordados, com esta magnânima experiência que é participar do grand slam da vela nacional.



bons ventos a todos

Um comentário:

  1. Renatinho, parabéns pela performance! Fiquei acompanhando as regatas no site do evento. Falando nisso, o Phantom aparece no vídeo da regata barla sota. Abraços açorianos, Dudu - Ephémeros

    ResponderExcluir

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!