29/09/2010

36a Rolex Ilhabela Sailing Week


Classe BRA-RGS abre a 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week com muitas emoções
19/07/2010 


Depois de um sábado chuvoso, o sol apareceu entre nuvens, para prestigiar a largada da principal regata da Semana de Vela de Ilhabela. A Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil contou com 74 embarcações da Classe BRA-RGS divididas em quatro categorias (A-B-C e Cruiser). Na raia provou mais uma vez a força que a categoria tem no maior evento de vela náutica da America Latina fazendo um belo espetáculo nas águas de São Sebastião.

Ás 10 horas e 03 minutos, o juiz de prova anunciava que era hora da BRA-RGS A e B dar inicio a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e seguir rumo a Ilha de Alcatrazes, cerca de  55 milhas náuticas ou 101 quilômetros do píer de Ilhabela.
Em seguida, às 10 horas e 14 minutos, a BRA RGS C e Cruiser largaram em direção a Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), que teve como campeão o veleiro Zephyrus, de Santa Catarina.

e o comandante do veleiro Zephyrus, Tarcisio Mattos, define Ilhabela. Com ventos inconstantes, a Regata de Toque-Toque abriu a Semana de Vela para as Classes BRA-RGS C e Cruiser com 12 nós de vento e permaneceu oscilando até 20 nós, exigindo tática e estratégia da tripulação.
O primeiro fita azul do dia da Classe BRA-RGS mostrou neste domingo que esta preparado para brigar pelo titulo da RGS C. “Ganhamos velocidade fora do canal e conseguimos manter a posição até o final da competição”, que completou. “Ganhar a Regata de Toque-Toque nos deixa mais aliviado para as próximas regatas”, finalizou Tarcisio que aproveita o dia livre desta segunda-feira, para arrumar o trilho da genoa.
Após 09horas43min20segundos, o veleiro Apoena foi o fita azul da divisão RGS Cruiser.  Na RGS-A, o veleiro Inaê/Transbrasa, do comandante Bayard Umbuzeiro, cruzou a linha de chegada depois de muitas trocas de vela (peeling) no tempo de 8 horas e 56 minutos de muito desgaste físico.
Na BRA-RGS B, o único representante do Espírito Santo, o Phantom of Opera abriu uma diferença de apenas dois minutos para o segundo colocado ao completar a prova em 8 horas 58 minutos e 05 segundos.
A primeira regata da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week apontou que a competição na Classe BRA-RGS vai ser bem disputada do início ao fim. As competições voltam nesta terça-feira, com a regata Barla-Sota, com média de quatro pernas.


Fonte:Conexão Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!