20/03/2011

Yachting, origens , tradição e história.

História da vela
Criado na Holanda no século XVIII, o iatismo praticado com barcos a vela era muito utilizado como recreação pelos capitães dos navios, ajudando assim no desenvolvimento das técnicas de navegação. O primeiro clube de iatismo foi fundado na Irlanda, mas a primeira regata aconteceu no ano de 1749 na Inglaterra, o primeiro país a instituir tal prática como modalidade esportiva. Nos EUA, país que detém a liderança mundial no esporte, o iatismo só se desenvolveu após a fundação dos primeiros clubes em 1811. A vela é um dos esportes mais antigos em atividade no planeta. Para se ter uma idéia, a primeira America’s, Cup, considerada a regata mais importante do mundo, é realizada desde 1851.
No Brasil, o esporte começou em 1906 com a fundação do Yacht Club Brasileiro, tendo como fundador o então Ministro da Marinha, Alexandrino de Alencar. Na época, a prática do esporte no país era dominada por velejadores vindos da Dinamarca, Suécia, Alemanha, Áustria e Suíça.  Atualmente os iatistas e velejadores brasileiros são reconhecidos internacionalmente tendo como principais nomes, o paulista Robert Scheidt e a família Grael-Shimidt dos irmãos Torben e Lars.

BRASIL - CONQUISTAS E HERÓIS  

Preben Schimidt Grael
  • Os primeiros velejadores brasileiros campeões foram Axel e Eric Schmidt, tios de Lars e Torben Grael. Responsáveis pela primeira vitória do país em um mundial, os irmãos Schmidt foram campeões em 1961, da classe Snipe, que não é olímpica;
  • Em Olimpíadas, a primeira medalha foi na Cidade do México, em 1968. Os medalhistas foram: Reinaldo Conrad e Burkhard Cordes na classe Flying Dutchman. Os primeiros ouros vieram em Moscou, 1980, com Marcos Soares e Eduardo Penido vencedores na classe 470, e Alexandre Welter e Lars Bjorskstrom, na classe Tornado;
  • Torben Grael é um colecionador de títulos. Com destaque no cenário internacional possui cinco medalhas olímpicas sendo duas de ouro, conquistadas nos jogos de Atlanta (1996) e Atenas (2004), além de ter sido prata em Los Angeles (1984) e conquistado medalhas de bronze em Seul (1988) e Sidney (2000). Torben já foi seis vezes campeão mundial em várias classes com destaque para a Snipe além de outros inúmeros títulos europeus, pan-americanos, mediterrâneos e brasileiros. É tido por muitos como o maior velejador de todos os tempos.
  • Outro velejador importante é Lars Schmidt Grael, irmão de Torbem. Como atleta, Lars ganhou duas medalhas de bronze, uma nos Jogos Olímpicos de Seul(1988) e outra em Atlanta nos jogos de 1996. Foi também campeão mundial da classe Snipe em 1983, além de ter sido decacampeão brasileiro e pentacampeão sul-americano da classe Tornado, além de vários outros títulos.
  • O iatista e velejador Robert Sheidt é um dos maiores atletas individuais do Brasil de todos os tempos. Já foi octacampeão mundial da classe Laser e em 2004 foi eleito o melhor velejador do mundo. Campeão olímpico em Atlanta e Atenas foi prata em Sydney e em Pequim (fazendo dupla com o velejador Bruno Prada) além de possuir vários outros títulos em regatas pelo mundo, pan-americanos e brasileiros.
  • No Brasil, o iatismo é um dos esportes com mais medalhas olímpicas (junto com o atletismo), tendo como resultados gerais: 16 medalhas olímpicas, 65 medalhas panamericanas e aproximadamente 60 títulos mundiais, de acordo com o coordenador técnico da CBVM, Walter Boddener. Nas olimpíadas de Londres 2012, a Vela será disputada na cidade de Weymouth, em Dorset, no sul da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!