02/09/2011

ICES, BRAZUCAS SÃO O DESTAQUE DO DIA NA DINAMARCA


 

BRAZUCAS SÃO O DESTAQUE DO DIA NA DINAMARCA

O Campeonato Mundial Master, Youth e Junior que está acontecendo aqui na Dinamarca tem um lance muito legal, todo dia os pontos conseguidos nas regatas são computados à parte e quem se sai melhor recebe uma camiseta amarela, um brinde e o beijo de duas loiras muito bonitas. Todo mundo se reúne e a organização faz uma festa relâmpago.

Nesta quarta feira três brasileiros receberam as camisas amarelas e foram beijados: Mateus Isaac (BRA 767), que venceu duas regatas e ficou em segundo na outra (anotem aí, vai ser o Campeão Mundial Youth), seu pai Carlos Alberto Isaac (BRA 768) foi o melhor Grand Master do dia e também subiu no pódio e por fim Leonardo Venturini Filho (BRA 114) que venceu as 3 regatas da Sub 15 e vai perseguir o título daqui para frente, mesmo tendo tido 4 DNFs ontem com o ventão.

Eu até que experimentei o gostinho de liderar o geral da Grand Master hoje depois das duas primeiras regatas do dia, mas ao voltar para a duas últimas não me encontrei na raia e acabei muito mal. As condições não são favoráveis pra mim. Vento de médio para fraco com muitas rondadas.

Pra se ter uma idéia, na segunda regata do dia eu estava mal, no pelotão de trás. Passei pelo gate de popa com folga, pois tinha espichado o lay line enquanto todo mundo estava indo, dando o jaibe e saindo pelo lado direito da raia. Arrisquei pela esquerda, fui subindo e de repente rondou cerca de 70 graus. Cambei e fui direto pra bóia de contravento. Passei pelo menos uns 10 caras e terminei bem melhor. Mas aí foi um pouco de sorte.

Mateus é que está sobrando na raia. Dois bullets hoje e vai ter mais amanhã, o menino é de ouro. Andando para caramba e nenhum vestígio de máscara ou coisa desse tipo. Vai longe. E o Brasil que já tem o Paulão, o Biel e o Wilhelm, vai ter agora também o Mateus.

Anjinho (maldito, meu eterno adversário) desencantou hoje e meteu um 5º geral na primeira regata, tendo montado a primeira bóia de contravento em segundo. Tá indo muito bem no vento médio.

Leozinho também vai longe. Com 10 garotos da Sub 15 na raia, deu um banho hoje. Três bullets. E como amanhã a previsão é do vento merrecar ainda mais (previsão de 8 nós), ele vai andar bem melhor.

Pra mim é que as coisas estão difíceis, pois ontem é que foi o meu dia (vento forte), mas os 30 nós foram cruéis com os meus 50 anos. Nas duas primeiras ainda tinha gás pra mandar ver, mas depois do frio de 10 graus no intervalo foi difícil segurar as duas últimas.

Agora com a merreca de amanhã vou precisar bem mais de sorte para reverter o quadro. Mas......... estamos aqui pra isso e vamos encarar as dificuldades.

No Master a briga é entre Brian Rogild (DEN 173), que está em primeiro. Em segundo vem o italiano Andrea Cucci (ITA 1) e em terceiro Adri Keet (NED 34). Faltou aqui o meu amigo Matias (BRA 5) para defender o título que conquistou em Araruama ano passado. Certamente ele também iria vestir a camiseta amarela e receber um beijo das duas loirinhas mais bonitas do pedaço (com todo respeito).

Então vamos dormir porque ainda falta quinta, sexta e sábado de regatas.

PS: o dia hoje foi mais agradável, com a temperatura mais elevada e menos chuva.

Abraços,
Ricardo Conde ICES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!