05/06/2012

Será o fim da vela no Espírito Santo?


Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão.
Noite de terça feira, em casa,  estou navegando pela internet, dando um passeio pelas redes sóciais , futucando coisas sobre a vela, que me tanto aprazem , e a pedido do Velejador do Iate Clube Lagoa dos Ingleses, Thiago Silvério fui cumprir meu dever e  postar no blog que mantenho( avelok.com.br) um aviso de regatas sobre o campeonato Brasileiro de Micro Tonner 19 , com 17 barcos a ser realizado em Belo Horizonte , minha cidade natal, e para meu espanto, apesar de nem mar ter, tem uma vida náutica muito mais animada e ativa que a nossa aqui em Vitória, que quando muito tem meia dúzia de barcos na água.

Fiquei a me perguntar, por que aqui o pessoal anda tão desanimado? Salvo exceções, é claro.
Temos um mar excelente, um vento idem, um clima maravilhoso, cinqüenta, disse cinqüenta veleiros de oceano no clube, temos guarapari ali do lado, santa cruz do outro, três ilhas, abrolhos, Buzios, etc, e nos fins de semana aqui  na terrinha o que vemos:
No máximo um ou dois barcos saindo, e só. Quando muito.
No fim de 2010 fizemos uma pesquisa de satisfação e demandas com todos os velejadores, e o diagnóstico gerou um documento que segue ao fim deste texto.
As mesmas idéias ainda não foram colocadas em prática, assim sendo pergunto aos amigos:
Se aplicássemos estas idéias, será que conseguiríamos levar mais barcos a água?
Os velejadores teriam algo mais a sugerir para que aumentássemos o quorum?
Falo isto com os amigos , no sentido da vela em si, como um local de convívio, como desporto, como lazer, como cruzeiro, como passeio, como um encontro de amigos, e em último lugar como regatas.
Sabemos que tem os que gostam e os que não gostam de regatas, mas o que não consigo entender é que o que faz a pessoa comprar um barco, tê-lo somente ou usá-lo??
O que vemos é um sem número de barcos atracados, sem uso, sem propósito, sem vida , sem cor, sem alegria, e os velejadores ficando atracados no bar ou na varanda, inertes, a espera de algo que nunca vai chegar...
Barco parado dá zica diz o ditado, vamos lá pessoal, o que falta para a gente velejar e colorir o mar capixaba?

Um abraço a todos e bons ventos, cordialmente: Renato Avelar

Segue o documento datado de 06/06/2010:
Conforme é sabido, fiz uma pesquisa entre os velejadores da classe oceano a fim de identificar as demandas e anseios da flotilha para que tenhamos um aumento qualitativo e qualitativo dos barcos e tripulações em nosso clube, e um ponto da pesquisa foi muito contundente, os velejadores querem acima de tudo, confraternizar em um ambiente saudável , em um ambiente de yacht-men, o ambiente que o grupo da vela anseia.

A vela, é encarada por todos como um lazer, seja ele focado em competições, em passeios, ou até mesmo e viagens de pequeno, médio ou longo percurso, o que nos faz pensar em ações que englobem todos os interesses.

Com o feedback que recebi , encontrei os pontos a serem trabalhados com bastante clareza, e catalizo-os em um plano de ações pontual e objetivo.

( ...) retirada parte das medições , pois já foram feitas, grifo do avelar.

As regatas, realizadas em grande quantidade em nosso calendário não tem tido tampouco qualidade e quantidade de embarcações, o que se explica pelo fato de que nem todos os velejadores de oceano serem regateiros, e nosso calendário contempla somente regatas como pontuei acima desta forma ,assim sendo a adequação e reformatação do calendário , atendendo aos anseios de todos , esta é a premissa para elevarmos a quantidade e a qualidade dos nossos eventos.

Digo mais reformulação não só do calendário mas de todo o formato da vela no ices, voltando-a ao lazer, a integração.

Este ano teremos( tiveram!) ainda 7 regatas a serem realizadas, e nenhum passeio, patescaria ou coisas afins.
são elas:
12 junho somar
julho semana de vela
28/29 agosto taça cidade de vitória
25 e 26 de setembro estadual
16 outubro volta das ilhas
6 novembro , III volta as ilhas
7 dezembro regata da marinha

a minha sugestão é transformar o formato das regatas da forma que coloco abaixo e para  2011 reformular o calendário totalmente, o que acarretará na redução de custos para o clube, onde em face a isto , sejam realizadas confraternizações de vulto( com a mesma verba , só que realocada) para termos um quorum excelente.
a exemplo disto, não teríamos a necessidades de brindes ou camisas , é inteligente se diminuir os gastos com estes insumos e realocá-los para eventos que integram a todos( com musica ao vivo, que  unanimidade do velejadores), sem gastar nem 1 real a mais que o previsto.)
camisas: faríamos apenas uma camisa para todas estas regatas, uma gola polo azul marinho, ou uma camisa de algodão, ( a camisa que o ICES fez, gola pólo não ficou legal, nem de boa qualidade)  com uma arte exclusivíssima que envirei a vcs, ( nas costas yachting/I.C.E.S, na manga as bandeirnhas bordadas india, charlie, eco , sierra, e no peito o way poit de vitória)
·   12 junho somar-          MUDAR DE REGATA PARA PASSEIO ECOLÓGICO, COM PERCURSO SAINDO DO ICES, INDO A BOIA 10, AOS PACOTES, E TERMINANDO NA CURVA DA JUREMA ONDE FAREMOS UM CONTRABORDO- FORMATO, SEM PAGAMENTO ISCRIÇÃO, ATRATIVO: UMA CAIXA DE SKOL POR BARCO, NÃO PRECISA DE CR, NEM DE BÓIAS, CUSTO ZERO.
·   julho semana de vela- NÃO SEI COMO É A PROGRAMAÇÃO DESTE EVENTO, FAVOR E ENVIAR O FORMATO PARA ANÁLISE
·   28/29 agosto taça cidade de vitória-  MUDAR O TRADICIONAL PERCURSO DE BARLA SOTA, REALIZADAS EM DOIS DIAS, PARA DUAS REGATAS DE PERCURSO, UM CURTO E UM MÉDIO- CURTO, SAI DO ICES VAI ATÉ OS PACOTES, VOLTA EM CAMBURI E CHEGA NA JUREMA( COM CR E UMA BÓIA EM CAMBURI), MÉDIO: SAI DA JUREMA E VAI ATÉ A ILHA DAS GARÇAS E VOLTA CHEGANDO NO PIER DO ICES. A CHEGADA SERIA ENTRE A CR E O PÍER, NÃO PRECISA DE BÓIAS, SÓ O AUREMAR PARA LARGAR E CHEGAR.
·   25 e 26 de setembro estadual- FORMATO TRADICIONAL, MANTER O MESMO. mas com uma festa completa no final, mas só que á noite , no sábado seguinte para trazermos as famílias, cada tripulante pode trazer um convidado, convites extras 30,00.
·   16 outubro volta das ilhas- MUDAR PARA : " PRIMEIRA PATESCARIA DO ICES"  ou seja mais um passeio para se confraternizar, com percurso saindo do ICES e indo até santa cruz, atrativo: uma caixa de skol por barco, sem necessidade de CR/Auremar, ou juízes.
·   6 novembro , III volta as ilhas-  MUDAR PARA : PASSEIO ECOLÓGICO EM PROL DAS ANDORINHAS DO MAR.  um passeio com mote de preservação desta espécie que se reproduz somente aqui, pedríamos a chancela da AVEDEPA,  e teríamos uma puta mídia espontânea, no final festa!!
·   7 dezembro regata da marinha- eliminar , pois a marinha não está nos ajudando em nada, e mudar para esta regata para uma gincana do gps, ou um rally.Formato: em terra, uma gincana para as crianças com recreadores(caça ao tesouro, etc...) para as famílias comparecerem, na água:Marcaríamos 5 ou 6 way points na orla e teríamos que "marca-los " em nossos gps quando atingirmos o "alvo", independente de uma ordem sequencial, ou seja cada um escolhe seu caminho para marcar os pontos, esta gincana poderia ter o pessoal da motonáutica , lanchas e jets participando. na chegada uma feste bacana.

Reunião de comandantes, sempre as sextas feiras que antecedem as regatas.

Tripulantes não sócios; serem cadastrados , num formulário com termo de responsabilidade do sócio para que o mesmo acesse o clube apenas para os treinos, sem acesso a área de piscina etc, sob pena de suspensão ou outra a definir, cobrar o valor de convite , mas com desconto proporcional no mesmo formato do desconto dos barcos, para gerar MERITOCRACIA.

Quintas das velas, evento a ser realizado sempre na primeira quinta feira de cada mês, sem custo nenhum para o clube, nós providenciaríamos os atrativos por nossa conta- vídeos e palestras sobre temas de interesse nautico, sem custo lembrando, os palestrantes seriam por minha conta como já fizemos no passado por exemplo da palestra de planejamento com o alpinista juarez gustavo( kilimanjaro, aconcágua e elbrus-russia), com homem ao mar( vitorino e muller), etc.


Sem jeb jeb, a solução está aí , se tiver o apoio de vcs este clube vai ser uma referencia nacional em lazer náutico.

Então pessoal, vamos dar um sacode???? Vamos velejar! O que falta para seu barco ir para  água, ou para você sair para velejar??

2 comentários:

  1. Renato,
    Você conhece o livro Saving Sailing?
    Eu comprei na amazon.com e discute exatamente este tipo de problema e como resolver. Vc vai gostar! Bons ventos!

    ResponderExcluir
  2. Enviado por Lo Kunze.
    Minha experiência como Capitã de Flotilha e mãe diria:
    - tirar a TV das áreas Sociais do Clube.
    - Cortar a Internet
    - Não dispor de um belo playground para idades acima de 7 anos
    - Focar nas Escolas de Vela (Essa dica é do Kadu, Ricardo Baggio, quando Salvador estava com o mesmo problema!)
    - Criar o Dia do Amigo, válido para todas as Classes.
    - Por onde um Campeonato passa, nascem raízes: atrair eventos importantes!
    - Criar Clínicas: convide 3 proeiros de um Estado a dar Clínicas aí, de uma Classe. Pague refeição, passagem e Estadia.
    - Mande interessados a participar de Clínicas em outros Estados (o YCSA/SP tem alojamento); o RJ também!
    (*) Correr Campeonato fora de casa: mande 2 ou 3!!!

    SUA RAIA É A MAAAAIS MARAVILHOSA, segundo meus filhos que hoje velejam de Star. Já te falei!
    Abraços

    ResponderExcluir

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!