04/02/2013

Campeonato Brasileiro de C30, quem é quem!? Por Tarcísio Matos .


Os C30 do Brasileiro
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30 inicia nesta segunda feira na raia de Jurerê, em Florianópolis, e o campeão será conhecido após a realização de até seis regatas previstas para os quatro dias de competições, sendo uma de percurso e até cinco técnicas.
A disputa faz parte da programação do 26º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, organizado pelo Iate Clube de santa Catarina – Veleiros da Ilha. A segunda etapa está programada para julho, em Ilhabela, litoral de São Paulo, durante a Rolex Ilhabela Sailing Week.
O C30 é a mais nova classe de veleiros oceânicos do Brasil e é composta por pelos Carabelli 30, barcos de 30 pés (pouco mais de nove metros), desenhados e construídos exclusivamente para regatas. São barcos modernos, tanto na concepção hidro dinâmica como na utilização de compósitos de fibra de carbono em partes do conjunto. O peso reduzido da embarcação, somado à grande área velica, pode fazer com que navegue, em determinadas condições, mais rápido que o vento que o impulsiona. As regatas são regidas por regras rígidas e as tripulações são compostas por até sete velejadores, desde que a soma total de seus pesos não ultrapasse 520 quilos.
Dos seis veleiros inscritos, quatro são de Florianópolis – Corta Vento, Kaikias, Katana e Zeus - e dois de Ilhabela – Barracuda e Loyal.
Barracuda - C30 01 - Comandante Humberto Diniz – Sempre beliscando a vitória, o primeiro barco a ir para a água terá a bordo nesta etapa do Brasileiro o velejador olímpico Fábio Pillar, que será responsável pela tática da equipe.
Kaikias – C30 03 - Comandante Rogério Capella. Com tripulação exclusivamente amadora oriunda de classes menos competitivas na vela esportiva, Capella aposta no entrosamento dos amigos para enfrentar velejadores com maior experiência em barcos técnicos.
Corta Vento – C30 04 - Comandante Carlos Augusto de Matos (Guto). Foi campeão da Copa Veleiros de Oceano de 2012, competição organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha ao longo do ano. Tem como destaque o jovem velejador Daniel Platt Matos, que será o tático da equipe. Para a regata de longo percurso, Guto contará com a experiência de Paulo Shaefer em regatas e travessias oceânicas.
Loyal – C30 05 – Comandante Marcello Massa. Venceu tudo o que disputou até o momento. Sempre acompanhado de velejadores do primeiro time do esporte brasileiro, Massa contará com André Fonseca como tático e responsável pela regulagem da vela mestra. André, o Bochecha, já defendeu o Brasil em três olimpíadas e correu duas regatas de Volta ao Mundo.
Katana – C30 07 - comandante Fábio Fillippon. A tripulação é a mesma que venceu algumas vezes os campeonatos Brasileiro e Sul Americano da classe ORC Internacional com o barco anterior, que tinha o mesmo nome. É o atual vice-campeão brasileiro da classe C30.
Zeus - C30 08 - Comandante Inácio Vandresen. Venceu a regata Volta a Ilha, em dezembro, no mesmo dia em que foi para a água pela primeira vez e lidera o estadual da Classe. Com uma tripulação composta por jovens velejadores oriundos da escola de vela do ICSC e Fipa Linhares como tático e timoneiro, traz a vantagem do grande conhecimento da raia e de velejarem juntos há muitos anos.
Regata de abertura
É grande a probabilidade de que a regata de abertura do campeonato seja a de longo percurso. A definição será dada pela Comissão de Regatas até às 9h30 da manhã desta segunda feira, após avaliação dos prognósticos de vento emitidos pelos institutos meteorológicos. Até a noite de domingo previa-se a manutenção de vento sul com velocidade de até 18 nós. Para os demais dias da semana, a previsão indica vento leste e muito mais fracos. Caso seja esta a opção, os barcos largam às 11 horas em frente à sede de Jurerê do ICSC para uma regata ao longo da costa leste da Ilha de Santa Catarina, com previsão de término entre o final da tarde e o início da noite.
Fabrício Ness, trimmer da vela mestra do Kaikias, aposta nesta escolha. “A juria deverá aproveitar o único dia com previsão de ventos mais fortes e nos mandar para longe. E, de mais a mais, velejar pela costa da Ilha sempre é um enorme prazer para os olhos e um desafio para a tática. Estou ansioso pelo tiro de largada”.
Caso a decisão da Comissão de Regatas recaia para provas técnicas, devem ser realizadas duas largadas de barla-sota a partir das 12 horas.

O Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina é organizado pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano. Será realizado de 4 a 7 de Fevereiro na raia de Jurerê e a organização espera a presença de pelo menos 30 barcos das classes C30, ORC Internacional, BRA-RGS, Clássicos e Multicascos. Além do Brasileiro de C30, a competição também será palco do Campeonato Brasileiro da Classe ORC.
Fotos:

Zeus em treino na tarde de domingo, véspera da primeira regata.
Tarcísio Mattos
Ass. Imp. Classe C30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!