06/05/2013

Santos Rio, a história da regata.


 Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, para quem nao conhece e não sabe , segue algumas curiosidades sobre esta regata de gente grande! Uma regata de longa tradição e que agora recebe todo o entusiasmo de Lars Grael e seus amigos , que buscam devolver a ela a glória que lhe é patente! Agende-se e participe este ano tem mais!!!

Segue texto de Jonas Penteado, uma pérola da história desta regata magnífica, de outrora e de hoje!









Lars

On Jonas está correto. O Red Rock II, mais o Recluta e o Fjord VI foram construídos em Bs As na mesma época. O Red Rock II foi construído para o Eduardo Mandembaum, o Recluta não me lembro mais que era o dono original, e o Fjord para o próprio German Frers.
Os 3 barcos vieram para o Brasil em 1970 ou 1971 para correr o circuiro Rio. Eu corri no Red Rock II, como navegador, depois fiz a viagem de volta a Buenos Aires, corri esse anao o Campeonato Argentino, e, quando os Mandelbaum construiram o Red Rock III, que também esteve no Brasil correndo o Circuito Rio e no qual também embarquei como navegador, os Mandelbaum´s (Os dois irmãos, Ernesto e Eduardo) me venderam o veleiro.
O Red Rock II esteve, de fato, e brihou numa Admirals Cup, antes de ter vindo para o Circuito Rio, motivando inclusive citação na Enciclopédia Britânia.
Eu trouxe de Buenos Aires com uma tripulação formada, entre outros, com o famoso velejador, o Jorge "Grego" (Jorge Siniossoglow) e com outro velejador que ela piloto da Vasp, o Naegeli (Rudolf Albrecht de Bittencourt Naegeli). Naquela ano (1972 ou 1973) participei das regatas eliminatórias para a Admiral´s Cup, no Rio, tendo vencido e me classificado para ir para a Inglaterra, juntamente com o Cangaceiro, do Domício Barreto e o Saga, do Lorentzen. Naquela época eu não tinha dinheiro para custear a viagem do barco e tripulação, e cedi meu lugar para o Wa Wa Too, do Fernando Luiz Nabuco de Abreu, que estava sendo construído nos Estados Unidos e acabou indo direto para Cowes, e tripulei o Wa Wa Too nas regatas.
Vendo e gostado dos barcos gêmeos, o João Zarif foi a Buenos Aires e comprou o Recluta, rebatizando-o como Aires.

O Kamaiurá foi adquirido direito pelo Egon Falkenberg dos estaleiros Frers, e de fato eu e o Jonas o tripulamos na viagem para o Brasil (Foi quando ele me vendeu o Hobby, depois Carina III). Não me lembro desse barco ter ido para a admirals cup, e sim o Dom Alberto, de propriedade de um Argentino., que era senão irmão, muito parecido com o Kamaiurá. Anexo, mais para o Jonas se recordar, uma foto do Comte. Egon Falkemberg e nós dois  tirada ao largo de Montevidéu, onde se verifica a baixa temperatura que enfrentamos na travessia.

Se houver interesse, posso pesquisar mais nesse final e semana, pois tenho fotos, datas, recortes de jornais e mais material sobre essas histórias.

Abçs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!