11/06/2009

São Torben, Professor Carabelli e Don Joca detonam e chegam em primeiro numa etapa fantástica da VOR

Fotos do site www.volvooceanrace.es
A chegada contou com apoio e calor humano dos Escandinavos, mesmo com Magnus Olson ( o sueco baiano)em último.

Puma e Dragão, dois monstros separados por alguns segundos apenas.


Olha a foto!! imagina o coração da galera do Delta Loyd, do Chunny( ex-brasil 1) como devria estar com os Blaks na cola.
O multimedalista Olímpico, skipper da Américas Cup, e Líder da Volta ao Mundo, São Torben mostra para o mundo, junto com seus fiéis escudeiros e mestres de armas, Prof. Carabelli e Don Joca, que os Brasucas mandam brasa em qualquer raia, sem discussões eles são os melhores velejadores do mundo.
Numa etapa incrível, com duração de 4 dias e quatro horas, mesmo com as 1250 milha de distãncia, a regata mais pareceu um Match Race de Barla Sota, para se ter uma idéia do "infarto" com falam os espanhóis no site da regata, o tempo que separou o Puma (segundo) do Dragão Verde( terceiro) foi de apenas 56SEGUNDOS, o Delta Loyd na frente do Tele Black por apenas 19 segundos, e Torben com apenas 6 minutos sobre o Puma!!


Sensacional!

A classificação da etapa ficou assim:
1.Ericsson 4, Torben Grael. chegada as 03.57.19 GMT. 8 Puntos
2.Puma, Ken Read. 04.04.46 GMT. 7 puntos
3.Green Dragon, Ian Walker. 04.05.40 GMT. 6 puntos
4.Telefónica Azul, Bekking/Martinez. 04.24.21 GMT. 5 puntos
5.Delta Lloyd, Roberto Bermudez de Castro. 04.38.12 GMT. 4 puntos
6.Telefónica Negro, Fernando Echavarri. 04.38.31 GMT. 3 puntos

7.Ericsson 3, Magnus Olsson. Llegada a las 05.16.52 GMT. 2 puntos
Team Rusia DNS
Placar geral da regata, faltando 2 etapas para o gran finale e São Petesburgo.

Clasificação geral da Volvo Ocean Race
1 Ericsson 4. 102.0
2 PUMA Ocean Racing. 87.0
3 Telefonica Azul. 86.0
4 Ericsson 3. 64.5
5 Green Dragon. 59.0
6 Telefonica Black. 42.0
7 Delta Lloyd. 35.0
8 Team Russia. 10.5

10/06/2009

Epicuro, o filósofo da felicidade.


Hoje depois da minha tradicional sesta, estava vendo a tv cultura e vi uma reportagem sobre Epicuro da BBC de Londres. Lá pelas tantas, o reporter falou que para se saber o que é felicidade é muito mais fácil ler epicuro que "detonar " ser cartão de crédito.
Ler e refletir!!

Pesquisei brevemente do google e vejam só que primor de sabedoria.


"A AMIZADE PARA EPICURO Epicuro (341-270 a. C.) é o grande filósofo da amizade. As suas reflexões sobre a amizade conservam plena actualidade.
A amizade avança dançando à volta do mundo, proclamando a todos nós a necessidade de louvarmos a vida feliz.Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Vaticanas
O mundo inteiro oferece uma casa comum aos homens que amam a amizade: a Terra.Inscrição epicurista encontrada num pórtico de uma quinta do século II.
De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe o maior. Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Principais"

Tudo começou em 1978, o desenho eu fiz no sacre-couer, em 79, na aula de artes, e a redação em 78 no Pica-Pau.

"Sábado fui dar um passeio no optmist do Biccas.O vento tava jóia então resolvemos chamar Dudu, Bruninho e Leila para fazer uma regata.
Nós saimos por último , mas pegamos um excelente vento de popa e ficamos na frente, mas Dudu insistia.
Já na volta tiramos grande distância e vencemos com dificuldade.
Mas era só brincadeira, depois ficamos passeando a toa.
Foi um dos sábados mais jóias. redação que fiz em 24 de outubro de 1978.

O tempo passou, segue a legenda dos protagonistas.
Biccas- Dr Laurenino Biccas
Dudu- Eduardo Zenóbio( pezão)
Bruninho- Dr.Bruno Tommmasi
Leila- Leila Camata Brown, irmã de Billy e filha do Morris.
Não alcancei "ainda" o sonho de ser um profissional da vela, mas amador...
O sou ao pé da letra.

Breve, aulas de vela , curso de formação de tripulantes para regatas e treinamento coorporativo. contatos com Avelok 92916897.



08/06/2009

Dedução de imposto de renda versus patrocínio: Link enviado por Luciano Sechin( Lucky , the little dry), agora chegou a nossa vez!!!!



Volta ao mundo em clima de Macht-race.

Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão.
Passados 1 dia e 20 horas de competição, a perna que ruma de Galway a Marstrand tem clima de macht-race, disputa cabeça a cabeça, apenas 11 milhas separam o primeiro do último barco da flotilha.
A passagem pelo canal da mancha foi abençoada com um toco que chegou a 45 nós, e o conhecimento local falou alto, o Green Dragon segue em segundo na flotilha seguindo do Tele-Negro.
Para se ter uma idéia do pega, durante a noite , o barco chino-irlandês deu nada menos que 14 jibes embaixo desta porranca.
Torben cometeu um erro infantil, e numa atravessada colossal detonou um dos lemes e vai como pode rumo a pontuação e quem sabe uma vitória antecipada.
A classificação as 7 da madruga ( hora são paulo) está assim:



  1. Tele Black

  2. Green Dragon a 2 milhas

  3. E 3 a 3 milhas

  4. E 4 a 5 milhas

  5. Puma a 6 milhas

  6. Tele Blue a 8 milhas

  7. Delta Loyd a 11 milhas
  8. Fiquem ligados no site http://www.volvooceanrace.es/ e torçam por São Torben e Don Horácio!fotos do site oficial da regata

07/06/2009

Cmte Fabiano Porto, um dos únicos capixabas a atravessar o Atlântico, agora é um Agente VIP locamaxx redenetimóveis.


Mais um velejador resgatado para a ativa depois de algum tempo focado 100% na sua empresa.




Simão Bassul, gente da melhor qualidade , voltando a ativa e em busca de um veleiro para inciar um projeto de vida.

Sábado o levamos para um bordo no Sir Wallace , num dia clássico para levar a "picada da mosca da vela".

Seja bem vindo ao mundo da vela Bassul!
Nós, da equipe Sir Wallace, agradecemos de coração ao bom estilo Thomas Lipton a retribuição , nas generosas palavras do amigo Bassul, mais uma vez, seja bem vindo!! segue a mensagem do Simão.

"Renato, Quero agradecer a gentileza do convite para velejar em seu Barco.
Você está de parabéns pois o barco Sir Wallace, ainda que com pouco vento, demonstrou grande velocidade, fácil manobrabilidade e estabilidade de rumo. Espero um dia conhece-lo numa condição de pauleira.
Pode me considerar como potencial aluno, tão logo o Jens inicie o curso para regata. Até lá na falta de voluntários coloco-me a disposição para complementar a sua tripulação, ainda que como contrapeso (o que não é o meu forte).
Registro também a agradável companhia de nossos amigos Fernando (eficiente proeiro), Giovani (ex colega de universidade e grande navegador) e Lolita ( atleta versátil e amiga de longa data).
Espero ter a oportunidade de retribuir a forma generosa com que fui recebido por você em sua embarcação.
Sds,
Simão Bassul Neto

Foto do dia, , verão de 2000, København( porto do mercador), em companhia de Moa e Lobato

Uma viagem maravilhosa em companhia de 2 grandes amigos, e visitando os portos mais maneiros da Escandinávia a bordo de um Lancia Prima, rasgando as autobahns a 220 km por hora. Nesta foto o porto antigo: Nyhavn-

Marcelo Gusmão e o projeto Rota Norte.


O veleiro Moleque ( velamar 29 ultra equipado), o único companheio do Gusmão na jonada.

Em meio ao projeto, algumas interrupções, como por exemplo a travessia do atlântico( foto) , participação em regatas, foi técnico do Bruno Fontes em Pequim etc... Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão, tivemos a grata oportunidade de conhecer o Marcelo Gusmão, em Floripa na ocasião da copa Flotilha.

O Marcelo desenvolveu um projeto espetacular denominado "Rota Norte", percorrendo todo o Litoral Brasileiro e indo até Fernando de Noronha, segue abaixo o relaese enviado pelo próprio Gusmão, um Catarina gente fina! Que Netuno e Eolo o guiem!! abrolhos





escola em Bracuhy

chegada em FloripaPor Marcelo Gusmão:


" Em 2006 quando iniciei em Florianópolis o Projeto Rota Norte, tinha em mente que ele seria um laboratório para algumas ambições futuras. Por isso, tudo que fiz foi pensando e me organizando para que tivesse uma exata noção de como era trocar uma vida comum entre casa, trabalho, família e amigos, para uma vida um pouco mais solitária, a bordo de um barco de pouco menos de 30 pés, onde o meu jardim tinha água e peixes, e todas as necessidades eram cobertas, muitas vezes por condições mínimas.


A idéia era saber se era possível e ter ainda a exata noção de como seria viver a bordo de um barco. Já os planos são para um futuro próximo, de fazer uma Volta ao Mundo navegando. Tudo está dentro do planejado.
No dia 23 de maio, eu, Marcelo Gusmão e meu barco o Moleque, finalmente encerramos o Projeto Rota Norte de navegação solitária. A chegada em Florianópolis foi exatamente igual à partida, com meus amigos e familiares me esperando no meio da entrada da Baía Norte e depois no clube, em Jurerê, uma festinha com comes e bebes. Uma recepção muito legal.
O Projeto Rota Norte iniciou em setembro de 2006, quando parti de Florianópolis para cumprir um trajeto de aproximadamente 2.500 milhas náuticas até Fortaleza. Depois de quase dois anos e já lá pelo litoral baiano, mudei o ponto final do Projeto para Fernando de Noronha. E assim foi. A pretensão era terminar todo o percurso em pouco mais de um ano. Levei o dobro do tempo, pouco mais de dois anos e meio, porque ao longo do Projeto ainda abri minha agenda para outras atividades, participei de regatas, fiz deliverys e fui técnico do Bruno Fontes, na campanha para as Olimpíadas de Pequim. Também deixei meu barco ancorado em alguns clubes e voltei a Florianópolis algumas vezes para tratar de assuntos pessoais e familiares.
Além de visitar e conhecer os principais recantos, marinas e clubes de vela pelo Brasil, eu ainda aproveitei a ajuda dos amigos e de patrocinadores para fazer um trabalho social, distribuindo materiais escolares em parceria com a Molin, para crianças carentes que viviam nos locais por onde passei. Quase 5 mil crianças foram beneficiadas com os kits de materiais. Também consegui a doação de um aparelho auditivo da Hermany-Siemens de Florianópolis para um menino de Olinda.
Entre setembro de 2006 até maio de 2009 percorri os seguintes lugares do litoral brasileiro: Porto Belo, Balneário Camboriú, Itajaí, São Francisco do Sul, Joinville, Paranaguá, Guaraqueçaba, Canal do Varadouro, Cananéia, Santos, Bertioga, As Ilhas, São Sebastião, Ilhabela, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Vitória, Abrolhos, Caravelas, Cumuruxatiba, Salvador, Aratu, Recife e Fernando de Noronha. O trajeto de volta teve menos paradas, completei ele todo em cerca de 50 dias, saindo de Recife e parando em Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Porto Belo, Paranaguá, e finalmente minha Floripa.
No meio de todas essas paradas em portos e iates clubes brasileiros, aproveitei para participar de regatas e eventos náuticos. Participei da Semana de Vela de Ilhabela, da Regata Santos Rio, do Circuito Rio, todas com vitórias ou colocações entre os primeiros. Também fiz deliverys de barcos, passando por cidades como: Porto Alegre, Rio Grande, Ilhabela, Santos, Niterói e Paraty.
Em 2007, fui Oficial de Regata (juiz) do Circuito de Vela de Santa Catarina, participei da Regata Ilha de Caras, e ainda do Rio Boat Show, onde o Moleque ficou aberto para visitação e recebeu mais de 500 pessoas que se interessaram em conhecer o Projeto Rota Norte.
Neste período, também tive uma oportunidade muito especial que foi fazer pela primeira vez a Travessia do Atlântico. Foram mais de 7 mil milhas entre La Rochelle (França) e Florianópolis, passando por cidades como Lisboa, Canárias, Cabo Verde, Fernando de Noronha, Salvador, Rio de Janeiro e Ilhabela. Antes dessa aventura em alto mar, estive em Valência, na Espanha, onde aconteceu a Américas Cup (um dos eventos mais tradicionais de vela do mundo) e que tinha um brasileiro competindo, Torben Grael com o barco Luna Rossa.
Conheci ainda lugares maravilhosos como o Arquipélago de Abrolhos, onde fui recepcionado pela Marinha do Brasil e pelo Ibama, e visitei ainda o Projeto Baleia Jubarte, ajudando a identificar através de fotos do meu arquivo, algumas desses mamíferos que fazem do litoral brasileiro um berçário. Também participei de manobras de "Praticagem" em Portos Brasileiros, uma adrenalina e um exercício e tanto de manobras.
De outubro de 2007 a abril de 2008, já como técnico do velejador Bruno Fontes, conseguimos os seguintes resultados: Campeão Sul Brasileiro, Campeão Sul Americano, Campeão Brasileiro, 11° no Mundial da Austrália, e Campeão das Eliminatórias para as Olimpíadas de Pequim.
O Projeto Rota Norte é um projeto de vida. Antes de iniciá-lo, fiquei mais de um ano só me preparando e planejando. Foram muitas negociações com patrocinadores e precisei organizar minha vida financeira para poder me dedicar a ele. Por isso, dedico um agradecimento especial aos meus patrocinadores, Anasol, Casa das Cores, Marine Express – Raymarine, Tintas Internacional, Mormaii, Molin Materiais Escolares, Tecelagem Oyapoc, Plastkolor, e Colaboradores, Equinautic, Nautspecial, Open Sports, TMI, Gráfica Continente, Mogadicho, e o Iate Clube de Santa Catarina. Também quero fazer uma agradecimento especial aos meus familiares e amigos que me apoiaram nesta empreitada e me deram um carinho todo especial, mesmo que a distância.
No fim, se alguém quer saber a minha conclusão sobre esse Projeto de vida, quero dizer a todos que é sim muito viável e barato viver a bordo de um barco. Não é fácil, mas é possível. Mas é necessário planejamento também e um aperfeiçoamento pessoal. Quem deseja passar tanto tempo a bordo tem que saber de tudo um pouco, ter um bom conhecimento de mecânica e parte elétrica, tem que saber gerenciar crises também. Mas é uma vida muito empolgante e o principal, a gente conhece e aprende muito e faz muitos amigos.
Obrigado a todos e em breve terei novas noticias.
* As fotos são de Murilo Viana da Luz

02/06/2009

Tarcísio, o mago da vela de oceano do ICSC durante um agradável bate-papo no Barlavento...


Enquanto aguardava a secagem das velas de seu simpático velamar 29, o Jornalista Tarcíscio, diretor de vela e amante do desporto, discorreu sobre teorias e práticas para o fomento de flotilhas, aproveitei o ensejo e lancei o convite para vir a Vitória nos ensinar um pouco de pró atividade, talvez sua prinicpal característica.

Copa Flotilha Iate Clube de Santa Catarina, muito mais que um evento, uma lição de vela para qualquer um.


Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão.

Neste ùltimo dia 30 de maio estivemos em Floripa a convite do Comandante Carlos Augusto de Matos ( Guto ), a bordo do fast 395 para participar desta regata que fechou acopa Flotilha.A copa é um torneio interessante, modelo para ser seguido em todo o Brasil, é composta de 3 etapas , uma ele & ela, uma solitário e uma de tripulação.O percurso de cerca de 13 milhas demorou mais de 4 horas para ser completado pelos primeiros barcos a chegarem ( fita Azul, comandante Fipa a bordo do Bennetau 40.7 firts).Presença de ventos fracos, ou melhor até mesmo a ausência deles , após uma hora de Recon partimos para o percurso, uma espécie de "híbrido" entre o formato de percursos , com duas pernas de barla sota em meio a ele.

Ao todo 25 barcos abrilhantaram o envento, entre máquinas de regatas com velas exóticas , e cruzeiristas e amantes da vela em seus antigos barcos.


O clima do ICSC impressiona pela cordialidade entre os convivas, a humildade das pessoas( pouco importa se tens um Janneau ou num marrequinho 16 pés), e no meu caso, a receptividade dos velejadores da ilha.

Tivemos a grata oportunidade e conversar longamente com o Sr. Tarcísio, no Barlavento ( simpático e aconchegante bar do clube) entre uns goles de "original" e um bem preparado , farto e delicioso X- Mignon ao custo de apenas R$ 8,00. Na ocasião, o diretor de vela do ICSC me relatou o caminho percorrido para que a vela Catarinense encontrasse o glamour do dias atuais, dando destaque a lista de sugestões com 178 ítens( se não me engano) enviadas ao Comodoro , dada a estagnação e o estado latente em que a vela se encontrava há alguns anos atrás.A lista de sugestões foi depurada e tabulada, em seguida feita uma reunião com todos os interessados e o plano de ação foi desenvolvido em conjunto com toda a Flotilha.Para se ter uma idéia do sucesso desta turma , veja a súmula da última semana de vela de Ilha Bela, e este ano ,e ainda , a partir do dia 20 de junho estarão rumando para lá nada menos que 17 veleiros de competição .
Abaixo , um vídeo da regata, com imagens do clube , do barzinho barlavento, e das gentes Catarinas e do belíssimo por do sol na Praia Pequena.


Logo no início do filme , vemos a antena do mastro do Feitiço( fast 345) roçando a ponte.
trilha sonora : vanessa da mata e ben harper

edição : google picasa



Ainda sobre Plutarco, porém com a homenagem e a parafrase do Grego.


"Navegar é preciso; viver não é preciso.

"Quero para mim o espirito desta frase, transformada

A forma para a casar com o que eu sou: Viver não É necessario; o que é necessario é criar.
Nao conto gozar a minha vida; nem em goza-la penso.
Só quero torna-la grande, ainda que para isso.
Tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.
Só quero torna-la de toda a humanidade; ainda que para isso
Tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho
Na essencia animica do meu sangue o propósito
Impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
Para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
Fernando Pessoa

enviado por Fernando Squall Mendonça

Ralph Rosa, e Peka ( Pericles Martini) feras cariocas em águas capixabas.

Neste vídeo , " ambos os dois" dão uma entrevita ao nosso reporter Mirim , Lucas Storm sobre sua trajetória na vela.

Em Floripa , encontramos mais um light crest, irmão "manezinho" do Typhoon.


Minha vida é feita de pequenos e grandes milagres, esté é grande , é o Phantom of the Opera


Um puro sangue para correr na orc e brincar na rgs.
O shaefer é um barco consagrado , uma máquina que anda uma barbaridade, mas de uma geração anterior aos dos skipper 30, que são mais modernosos.
..pois bem , o dono do barco era o marcio shaefer, que é o dono da fabrica de lanchas phantom , e resolveu fazer um phanton a vela, e é claro super envenenado.
Por dentro é luxo puro, mas , super simples, minimalista, nem tem caixa de gelo, mas tem cama de veludo , somzera, gps de plasma, suite na proa, luzes de cortesia, tudo em madeira da melhor qualidade possível, brilhando e com cheiro de novo.
Exatamente igual ao sir wallace por dentro, só que 10 vezes maior, mais luxuoso, novo e muitíssimo bem acabado.
Cabos de dynema
Velas de pentex , zeradas zeradas, não tem genoa, tem buja( duas)
O mastro tem 1, 5 mts a mais que os shaefer originais( mudou o ponto de apoio dos brandais para a lateral, borda, e colocou 2 cruzetas), e a quilha mais de 20 cms e um torpedo no final, manicacas harken roletadas, e todos os eletrônicos.
Ele é de divinicel , da linha dágua para cima.
Ao lado dele tinha outro irmão, ele é muito mais leve, a proa fica para fora da água, como verão nas fotos que enviarei pela parte da tarde.
mandei fazer a medição dele na rgs, vai pagar uma barbaridade, mas não tem problema, a gente tira na água a diferença.
Uma nave de verdade, um "literalmente", super sir wallace vem por aí, mais um milagre que Deus me presenteia.
Thanks God, i love you!!!

25/05/2009

Velejo a beira mar, Camburi 24 de maio de 2009, por Romulo Finamore e Gabriel seu cunhado & quem inventou o kite??

From: pemaqui@br-petrobras.com.br
To: Romulo
Sent: Monday, May 25, 2009 9:27 AM
Subject: Re: WINDSKATE EM CAMBURI ONTEM!!!
Valeu Rominho, quando criança meu pai me deu de presente um paraquedas do Exército enorme, dizia que seria uma ótima barraca para acampar, mas na primeira frente fria que entrou levei para o meio da rua que morava no suburbio do Rio de Janeiro, juntei uma prancha de jacaré antiga de compensado e esperei a primeira rajada que entrou, resultado peguei uma velocidade incrível devido ao tamanho do paraquedas todo inflado e fui deslizando rua abaixo, num trajeto de 100m arrebentei uns tres fios de iluminação que atravassavam a rua, por pouco não decolei igual ao padre paranaense. Consegui parar a geringonça com muito custo e dezenas de amigos tentando segurar o indomável paraquedas, levei um esporro tremendo e e me escondi durante um tempão da concesionária de Luz que queria descobrir quem arrebentou os fios daquela rua. Coisa de criança, eu também já fui feliz. sds pericles

A primeira volta ao mundo , Whitbread 1973.

Tabarly chega ao Rio sem mastro no fim do vídeo, confiram...

24/05/2009


Original.

sailing extreme!!

Volta ao mundo chega em Galway, após travessia do Atlantico norte


7 dias de porradeiro, ondas de 5 mts e vento de 45 nós, os barcos literalmente voaram...
São Torben fatura a segunda consecutiva, em segundo o Puma com leme de fortuna, e em terceiro, 11 minutos e pouco atrás os Chino Irlandeses do Green Dragon , estréiam o pódio da VOR 2008-2009, fazendo um belíssimo terceiro lugar em casa.
O tele Blue, ficou em quarto.
Pega para capar foi feio na etapa mais bonita , veloz e acirrada disputa de toda a regata, onde a liderança foi se alternando durante todo o trajeto, e os Brasucas São Torben e Professor Carabelli botaram para quebrar!!!
Quinto chegou o Delta Loyd, sexto o Tele Black e sétimo o E 3, do baiano sueco Magnus Olson.
Este cara, mistura curiosa de cultura fria e conservadora, e astral alegre, caloroso e extremamente gozador, e positivo no pensar, é uma peça rara, vou fazer uma matéria completa sobre ele em breve.
Achei demais a entrevista dele, onde no tom bem sacana e brincalhão falou que por incompetência demitira todos os tripulantes do E 3, mas por não haverem mais candidatos a vaga , teve que recontratá-los imediatamente.

Visual novo e radical do Blog do Storm, nosso cineasta, jornalista, e velejador mirim.




www.contosdemarinheiro.blogspot.com

21/05/2009

Matéria do blog do Cristiano Ardenghi, de Camboriú, acessem...

Comentário sobre quarta da vela, aqui na Locamaxx.
Parabéns pelo blog Renato! Adoraria ter um evento como esse todas as quartas aqui também. Moro em Balneário Camboriú e velejo na região. Conheça meu blog também: http://www.velaemar.blogspot.com/Abraço e BV! Ela tem 15 anos, posa ao lado de seu veleiro no porto de Brisbane. Jessica e seus pais anunciaram que ela tentará se tornar a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha em uma viagem sem paradas.

O LEMA DOS NAVEGADORES GREGOS DA ANTIGUIDADE.


"navicare necesse, vivere non est necesse"

Plutarco

Atílio Bermudez, o artista da réplicas.











Prezados, mais um link enviado por leitores da revista, a Sra. Mônica Rosskopf de Bermúdez , esposa do Sr. Atílio nos enviou o link do site de seu marido, e dada a exclusividade das peças e qualidade do trabalho, me sinto obrigado a compartilhar divulgar para os amigos , nautas e amantes da vela de plantão.








GALERIA ARTES 3

GALERIA ARTES 3

Jackon Bergamo, o mago dos woodenbots do Brasil, e a história dos light crests de german frers!


Pintura do Jackson.
Logo do atelier estaleiro. Jackson hoje.



Jackson ontem.

UM VERDADEIRO YACHT-MEN no sentido explícito da palavra, "cousa que poucas almas tem de vero nestes mares ".


Caros amigos , nautas e amantes da vela de plantão, recentemente recebi um email d Jackson Bergamo , assunto referente ao TYPHOON, o nosso autêntico Light Crest capixaba, que tem várias matérias nesta revista, e também vídeos no nosso canal no youtube para vcs conhecerem.
Pois bem , email, lido, respondido , fui conhecer o site do gajo, simplesmente fiquei pasmo com o capricho , com a expertise e principalmente com os barcos e obras de arte( quadros, móveis, etc.) deste verdadeiro artista, o qual tenho o grande pazer em divulgar aqui.

segue mail:

Olá Caro Renato Avelok,
como vai meu amigo?
Tem mesmo certeza quem construiu o Typhoon foi aí em Vitória? E quem construiu?
O Seabird do cabinho foi construido por Jorge Horácio Añel um argentino radicado aqui em São Paulo
que tinha um estaleiro em Eldorado as margens da represa Billings de São Paulo.
Foram construidos 5 barcos do mesmo molde.
*O Seabird do cabinho ficou na Polonésia.
*O Barlavento afundou na represa Guarapiranga, depois de ser abandonado pelo dono, e como permaneceu por muito tempo no fundo, ao ser resgatado quebrou e muitos pedaços e se perdeu.
Restaram só Três no Brasil.
*O meu, o Keaka-Malía é o único com o costado ainda no verniz e que está comigo a 32 anos.
*Um eu ví no Iate clube Guanabara a uns 20 anos atrás.
*O outro andava por São Sebastião que, uma vez o dono me procurou, à mais de 15 anos atrás.
É por isso que estou bastante surprêso pela construção aí em Vitória de seu Typhoon!!
Quanto ao histórico do projeto LIGHTCREST, ele foi premiado pela revista YachtingWorld em 1952
onde publicaram os Planos de Construção.
Muitos foram construidos pelo mundo.
No ano passado veio um pessoal da Woodenbot Festival da Tasmânia Austrália,
em meu estaleiro e logo que viram o meu barco disseram, "olhe um Lightcrest", eu também tenho um!
O incrível é que eu já havia encontrado na internet meses atrás, este mesmo barco na Tasmânia
e o dono veio aqui no meu local de trabalho de lá do ouro lado do mundo. Incrível mesmo!!
No Passado nos anos 50 alguns vieram velejando nas antiga regata Buenos Aires - Rio e voltaram, eu mesmo ví por
lá na Argentina nos anos 80 muitos barcos ainda em perfeito estado.
O Projetista foi o já falecido Dom Germán Frers o pai não o atual e conhecido Germám Frers o filho, que aliás ele próprio, o filho, me deu pessoalmente os Planos completos deste Magnífico Veleiro, quando estive em seu estúdio na Argentina.
De vez em quando eu procuro novos barcos Lightcrest pelo mundo e acabei por encontrar você. Êta mundo pequeno!!
Gostei muito da sua revista você está de parabéns, tem muita qualidade nas matérias, muito boa mesmo!! Ótimas fotos!!
Vou navegar um pouco na sua revista de vela.
Nos falamos, grande abraço
JACKSON BERGAMO WoodenBoatBuilder&DesignerTel.11 9521 2231jacksonbergamo@gmail.comhttp://www.jacksonbergamo.com.br/

Curiosidades do mundo náutico.


Por Fernando Squall Mendonça.

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!