03/07/2012

As ilhas onde EUA e Rússia se encontram, e o Leste se torna Oeste




Descrição: cid:1.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comAs ilhas Diomedes no horizonte Dois continentes, dois países Duas culturas, dois regimes
Há um lugar no mundo em que os territórios dos
Estados Unidos e da Rússia estão a menos de 4 km de
distância, mas qualquer percurso entre eles terá uma
diferença de 24 horas...
Descrição: cid:2.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comLocalização das ilhas Diomedes, perdidas entre 2 continentes
Estamos falando das desconhecidas e isoladas Ilhas
Diomedes, no Estreito de Bering, a inóspita porção
marítima que separa o Alasca do extremo leste da Ásia
por onde provavelmente os primeiros habitantes da
América atravessaram para estas terras.
Descrição: cid:3.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comNa Pequena Diomedes, seus habitantes espremem-se na íngreme encosta território norte-americano
As duas Ilhas, conhecidas como Grande Diomedes e
Pequena Diomedes são separadas por uma faixa de
água de apenas 4 km, que fica congelada durante boa
parte do ano, permitindo a passagem a pé entre elas.
O curioso é saber que Grande Diomedes é o ponto
mais a leste na Rússia, e Pequena Diomedes é o ponto
mais a oeste dos Estados Unidos.
Descrição: cid:4.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comGuerra Fria, um período para ser esquecido
Durante o período da Guerra Fria, os nativos que
habitavam as ilhas antes da colonização russa ou
americana não podiam circular entre as ilhas, nem
trocar qualquer tipo de informação, na área que ficou
conhecida como "Cortina de Gelo".
Descrição: cid:5.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comO povoado de Pequena Diomedes, com apenas 170 habitantes
Após o final da 2a Guerra, todos os nativos da ilha
russa de Grande Diomedes foram transferidos para o
continente, e o arquipélago manteve um pequeno
povoado apenas na ilha norte americana de Pequena
Diomedes, que até hoje possui cerca de 170 habitantes
num dos locais mais isolados do planeta.
Descrição: cid:6.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comDetalhe de Pequena Diomedes. Não parece nada agradável
O que torna o lugar ainda mais curioso é que
exatamente entre as duas ilhas passa a "Linha
Internacional de Data", criando um fuso horário de
nada menos que 24 horas numa distância que de tão
pequena chega a ser visual.
Descrição: cid:7.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comA Linha Internacional de Data passa exatamente entre as ilhas http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Internacional_de_Data
Em 1987, um evento emblemático levou as pequenas
ilhas às manchetes do mundo inteiro. A nadadora
americana Lynne Cox atravessou os pouco mais de
3.700 metros que separam as ilhas irmãs, num gesto
de aproximação entre as super potências que se
esforçavam para estreitar os laços a tanto tempo
separados.
Descrição: cid:8.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comLynne Cox, um gesto caloroso em águas a 4o Chttp://en.wikipedia.org/wiki/Lynne_Cox
Hoje, em tempos de paz, há vários projetos para
criar monumentos que simbolizariam a paz entre os
dois países. Num recente concurso , um projeto
chamado de "Ponte da Memória", ligando as duas
ilhas, ficou entre os campeões, no que seria a primeira
ligação entre América e Ásia depois de dezenas de
milhares de anos.
Descrição: cid:9.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comProjeto para Ponte entre as ilhas, conhecida como "Ponte da Memória" Descrição: cid:10.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comDetalhe do Projeto. Uma fantástica obra de engenharia para poucos conhecerem
Humberto Eco, em seu romance "A Ilha do dia
anterior" explora muito bem as idiossincrasias de
viver em Diomedes...
Descrição: cid:11.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comHumberto Eco escreveu sobre o tempo
"Meia-noite de sexta-feira, aqui no navio, é meia-
noite de quinta-feira na ilha. Se da América para a
Ásia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrário
viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio]
Daphne percorreu o caminho da Ásia, e vós, estúpidos,
o caminho da América. Tu és agora um dia mais
velho do que eu! Não é engraçado?"

02/07/2012

Eleições no Iate Clube do Espirito Santo, Renato Avelar como o contra comodoro da vela.


01/07/2012

Volvo Ocean Race Ranking.

Volta ao mundo, ranking geral antes da última etapa. Os espanhóis que venciam , mais uma vez viram suas chances irem pelo ralo , depois de muitas avarias e dois lemes quebrados, o Groupama, o Puma e o Camper estão disputando com a faca nos dentes.
Esta edição que começou a meu ver, meio sem graça e com poucos barcos, surpreendeu a todos pelo show que foi.
O Brasil teve a maior e melhor "parada"( stop over) da história da regata, mais de 300 mil pessoas visitaram o vila da regata, e o publico se aboletou em multidão nos molhes de Itajaí, sem dúvida alguma um conquista maravilhosa para os Catarinenses, que mostraram como nunca o que é a hospitalidade Brasileira.
Breve mandamos o resultado final da etapa até Galway.


Segue o ranking
L STANDINGS

Groupama sailing team

PUMA Ocean Racing by BERG

CAMPER with Emirates Team NZ

Team Telefónica

Abu Dhabi Ocean Racing

Team Sanya


Um lance bem legal que está acontecendo , é que os organizadores e patrocinadores propuseram um desafio entre os Volvo Open 70 e um Volvo XC 60, um pela água e outro por terra, barco X carro, e quem perder paga uma rodada de birita para a turma toda! Viva a idéia, para mim sensacional, puro marketing e criatividade( inovação), a base de todas as empresas para Drucker!!
Que vença o melhor, "alea jacta est"!!

Palácio Anchieta, pintura de Homero Massena na sala de imprensa, um tesouro Capixaba.


Mateus Dantas, 15 anos e um futuro traçado: Ser um grande velejador!


Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, recebi com muita satisfação esta cartinha do Mateus, e gostaria de comparilhar com vocês.
Um rapaz tão jovem , e com objetivos tão claros, certamente dará um ótimo caldo! e se depender de apoio e incentivo, a revista avelok, the yacht-man abre a raia irrestritamente para o jovem nauta!
No nosso blog, nos gadgets a esquerda temos uma lista de blogs e vc poderá acompanhar o Mateus por lá!

Segue a carta do amigo:

"Tenho 15 anos, me chamo Mateus Dantas. Comecei a me interessar pelo ‘’mundo das velas’’ depois que li o livro da Família Schurmann, Dez anos no mar.
Me apaixonei lendo todas aquelas histórias fantásticas . Desde então meu sonho é ter meu veleiro e poder dar a volta ao mundo. Sei que vou conseguir.
Para começar a realizar esse meu sonho, criei meu blog, chamado Sonhando com vento. Desde o inicio do blog já posso dizer que começou o meu sonho, pois já tive contato com a Família Schurmann, com o Comandante João Sombra, e com os mais importantes, os sonhadores .
Tudo isso porque eu estou acreditando em meu sonho, estou correndo atrás. Então quero dizer a todos: acreditem em seus sonhos e corra atrás deles. Nada é fácil, mas se você acreditar, ele ira se realizar.
Muito Obrigado Renato pelo espaço.
Mateus Dantas -  Sonhando com vento
www.sonhandocomvento.blogspot.com.br"

Aproveito a deixa e dou umas dicas de leitura para quem é do ramos ou não, são livros que marcam mesmo:
1-Shakleton e a saga do Endurançe, o maior de todos na minha opinião.

2-Sozinho ao redor do mundo- Joshua Slocum
3-Um mundo só meu, Knox Jonhston
4-O destino do Tzu Hang, Miles Smeeton
5- Conversando com o Guardian, Sombra
6- Parati entre dois polos, Amir
7-Os livros do Hormiga Negra, o nauticômio é dez!
8-Do rio a polinésia , do Cabinho

E ainda, todos os que puder ler!! acesse na moana livros, especializada na seara!

29/06/2012

Bombarco.com.br informa: Volvo Ocean Race define barco mais barato e seguro para próxima edição



Os novos veleiros serão menores, passando de 70 para 65 pés, terão um único projetista e serão construídos por um consórcio de estaleiros

29/06/2012
Novo VOR65
A próxima edição da Volvo Ocean Race, que será realizada em 2014 e 2015, está cheia de novidades. Para garantir mais segurança e aumentar o custo benefício, a organização da Volta ao Mundo reduziu o tamanho dos barcos e definiu que apenas um grupo de estaleiros construirá os veleiros para as equipes. Traduzindo, as embarcações passarão de 70 para 65 pés (19,8 metros), serão de design único feito pela Farr Yacht Design, dos Estados Unidos, e construídas por um consórcio de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça. O objetivo é aumentar o número de barcos para 10. Hoje, a competição conta com seis (Groupama, Puma, Camper, Telefónica, Abu Dhabi e Sanya).
O anúncio foi feito na última quinta-feira (28), em Lorient, na França, local da penúltima parada desta edição da Volvo Ocean Race, pelo CEO Knut Frostad. "O novo design é de tirar o fôlego. O contrato para construção de pelo menos oito veleiros levará a Volvo Ocean Race para uma nova era. Em todos os nossos 39 anos de história, nunca tivemos medo de seguir em frente e evoluindo. A mudança para um conceito de design único nos confere uma vantagem enorme na hora de planejar as próximas duas edições, além de dar uma garantia de continuidade ao evento".
Na prática, mesmo com tamanho menor, cerca de 1,5 metros, os veleiros não ficarão mais lentos. O novo projeto reduzirá o custo de uma campanha competitiva para menos de 15 milhões de euros (cerca de R$ 38,7 milhões).
O projeto dos novos veleiros prevê a inclusão de vídeo, satélite e produção de conteúdo de última geração, melhorando ainda mais o trabalho desenvolvido Media Crew Member (tripulante de mídia), que existe desde a edição passada. A Volvo Ocean Race nasceu em 1973 e hoje, seu "quartel general" está instalado em Alicante, na Espanha. O Brasil já teve uma equipe na edição de 2005/2006 capitaneada por Torben Grael. O maior medalhista olímpico do País levou o Brasil 1 à terceira posição. Na edição seguinte, o mesmo Torben comandou o Ericsson 4 na conquista do título.
A atual campanha está perto do fim. Neste sábado (30), em Lorient, na França, será disputada a Regata do Porto. Os donos da casa estão na frente pela busca do inédito título da Volvo Ocean Race. A última etapa será em Galway, na Irlanda, no dia 7 de julho.

Resultado acumulado:

1º - Groupama - 219 pontos
2º - Puma - 196 pontos
3º - Camper - 191 pontos
4º - Telefónica - 191 pontos
5º - Abu Dhabi - 122 pontos
6º - Sanya - 44 pontos

Veja também:


28/06/2012

Programa Especial - Zé e Lars Grael

AGENDA!! Passeio Santa Cruz, dia 6 de julho.

Pessoal, estou aqui retransmitindo um convite do amigo nauta Mr Magoo, co-porprietário do veleiro Drakar, o qual divide as despesas e as alegrias com Jovair( o caminhoneiro), sobre um evento que estão pretendendo realizar, que foi idealizado pelo rei do EMAIL, ROMINHO FINAMORE!!

Trata-se de um passeio de veleiro para  santa cruz, sexta que vem( dia 6/7/2012), com saída de noite, ele ainda vai acertar os detalhes da expedição e comunucar aos senhores, assim sendo vamos divulgar aos quatro ventos o evento voltado pura e simplesmente ao prazer de velejar! Coisa que há muito temos necessidade e necessitamos de fazer!!

A hora de tirar o mofo do barco é agora!!

Vamos nessa??

Vai rolar , no dia 7 , a subida do rio de SUP, para quem é bom no lance!!

Um forte abraço a todos e bons ventos!!
Imagem inline 1

Soto 27 shanghai boat show

27/06/2012

Super yachts Palma 2012. Vamos bisbilhotar a correspodência do infeliz do Carlos enviada para o Eugênio Herkehoff, vida dura hein Carlos!?

Olá Eugenio,

Aquí o verao entrou pra rachar, o calor está bravo.
Desculpe nao responder antes, estava treinando e disputando regatas.
Este ano voltei a participar da superyacht cup de Palma a bordo do
Reesle, uma escuna de alumínio de 30 metros e 100 toneladas.
Ganhamos a primeira regata conquistando o trofeu Pantaenius, e depois
de três dias de regatas ficamos últimos na classe Hoeck, e quintos na
nossa classe.
Nestas fotos pode ver que levo uma console nas maos.
É uma grande responsabilidade. Com esses botoes enrolam e
desenrolam-se as cinco velas.
Você caça ou fila com duas velocidades a escolher, e também trima as
esteiras das velas.
Os panos sao tao grandes que os movimentos sao totalmente hidramáticos.
A genoa tem 180 m2 e o MPS (gennaker) tem 274 m2
Um grande abraço!

Grande abraço,
Carlos














26/06/2012

J 80 spy sail, 14,5 knots, avelok in Gijón/Luanco/Gijón sail race

O medo e o mar.


O medo sempre foi o companheiro de marinheiros. 

Impossível de ignorar.

O mar é a fronteira final, um mundo pouco conhecido e estudado ... Os exploradores da antiguidade descreveram os terríveis monstros , formados decorrentes das ondas, e continua  até hoje se inflitando para descobrir novas espécies no abismo. 

Ao retornar de sua viagem, o capitão Cook disse: "  Os perigos são tão grandes que me atrevo a dizer que ninguém vai se aventurar a ir mais longe do que eu . "Pode fazer-nos sorrir a máxima do capitão cook, mas é verdade que nossos navios desde sempre estão constantemente viajando por todo o mundo , e muito foi aprendido com a experiência,  e  assim viemos "navegando" de século em século progredindo no conhecimento, na tecnologia, etc,  desde a marinharia dos tempos de Cook, ou dos Fenícios até o século 21, mas...o mar??!! 

Ah o mar... ele continua o mesmo de sempre.

Victor Hugo, que tantas vezes tem pesquisado a fundo os temas  do mar, expressa esse medo em prosa:

"Aqui está em rolos, e ronca e rosna e grita

O oceano, monstro horrível, disforme, grande, cego.

Ó gelo indescritível! oh arrepios de susto!

Não vendo nada além de escuridão, sentimos à nossa volta

Um sofrimento agonia vasto e silencioso;

A alma vê todo o abismo horizontes;

E não é visto terror, eo ruído

Lamentos e braços são torcidos pela a noite. "

Maurício Santa Cruz no HPE.

Haddad empata com Mangabeira, mas leva a melhor na final do MSC 2012, etapa Ilhabela.

Haddad e sua trupe.
Ninguém menos que o Santinha no timão do barco do Mangabeira, não é bobo não o comandante! O Maurício Santa Cruz é o Pelé dos monotipos de tripulação, é tri-campeão mundial de J24, segura peão!!!

Ps: O Roberto Mangabeira é o ex-dono do Flying Phantom , que sirva de presságio! 

Bons ventos a todos!!

Devaneios de um homem das letras, enveredando pelo mundo dos nós.

A vida é feita de detalhes
Na maioria de pequenos detalhes
Mas muito importantes...
Cada detalhe faz parte do seu detalhe...

Andreas Hermann

24/06/2012

Meanwhile in ilhabela!




21 hpes manned by Brazilian star candle, set the tone of the party and the unique beauty of the mitsubishi cup, this picture speaks a thousand words!

captured image from the channel class on facebook.

18/06/2012

Cultura e tradição, sempre bom saber um pouco.


Eleições no Iate Clube do Espirito Santo 2012


Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão, boa noite a todos. 

Em agosto será escolhida a nova Comodoria e os novos conselheiros do ICES através de processo democrático eletivo.

A convite de  Juninho Coser, estou apoiando e integrando a chapa RENOVAÇÃO, que será  encabeçada por Rogério Zamperlini como comodoro, e onde pretendo fazer um trabalho de reestruturação completa da vela em nosso clube, aos moldes dos grandes centros de vela ligeira e de cruzeiro deste imenso Brasil.

Na chapa RENOVAÇÃO, sou o candidato a contra comodoro, e irei representar a vela perante os líderes, em caso de eleitos.

A base da chapa é a democracia, onde todos terão participação e voz dentro do processo de gestão de nosso amado ICES.

Eu gostaria de deixar claro a todos ,  que temos o maior carinho, imenso respeito e profunda admiração por todos os outros candidatos que estão participando ou que porventura  irão participar do pleito em agosto de 2012, afinal somos todos amigos que frequentam o mesmo local, somos todos apaixonados pelo Iate e todos dispostos a trabalhar voluntariamente para os sócios.
Assim sendo nossa intenção da montar uma chapa , não tem nenhuma base de oposição ou algo do gênero, somos somente partidários de uma renovação.

Renovação esta, que ao nosso ponto de vista, é uma condição "sine qua non" para um clube plenamente democrático, onde a   oxigenação  proporcionada por  novas idéias e pessoas, sempre é positiva e traz benefícios indiscutíveis ao grupo todo e a todos os sócios no final das contas.

Estaremos abertos a críticas e sugestões de todos os Iatistas de nosso querido clube da Praia do Canto, nosso segundo lar, nosso quintal!

Breve estaremos divulgando as bases de nossa campanha e os nomes dos componentes da chapa.

Conto com o apoio dos velejadores.

Iremos conduzir o processo eleitoral dentro dos mais altos preceitos éticos e dignos de cavalheiros, que tal como os Srs, integram o plantel de associados do Iate Clube do Espírito Santo.

Bons ventos a todos!

Renato Simões Pimentel Avelar, velejador desde 1978.

Frase de dia, Allan Haynnes Jr.


Em mar calmo todos navegam,
Quero ver passar por tempestade e mar revolto... 

Para começar a semana, um post enviado pelo meu amigo e meu contabilista Haroldo Santos Filho. Boa semana a todos!!


16/06/2012

Atílio Bermudez em sua nova criação.

Riqueza absurda de detalhes na réplica do Fast Itamaracá, até o estetoscópio do proprietário que é médico o Atílio reproduziu no trabalho. Sou fã número um do mestre!
Façam suas encomendas pelo blog dele onde tem todos os contatos e alguns trabalhos para verem do que se trata.
http://atiliobermudes.blogspot.com.br/
Na carteira, clientes como Peter Ficker, Lars, os Shurmann e você!!



estetoscópio!






Classe Dingue.

Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão.
Hoje recebi uma mensagem de meu amigo velho e velejador André Tchê Rocha, pai do Gabrielzinho, ambos dedicados a vela até os nabos.
Pai e filho disputam entre si com a faca nos dentes mesmo, e isto só os faz crescer a qualidade técnica dos dois.
André me confessou que sua meta é ser campeão Brasileiro da Classe, e certamente está no caminho certo, e dando o recado com os resultados que vem obtendo em sua participação em eventos inter estaduais.
Vale ressaltar que a classe dingue é hoje a classe mais forte da vela capixaba, que tem mais barcos ativos, barcos mais novos, velejadores dedicados e apaixonados pela vela , e a esta classe rendo todo meu respeito e apoio, que seja ela o que foi o snipe por aqui nas décadas de 40/50 e 60.
Dingues capixabas pelas mãos do Atílio Bermudez

Tchê é o mais emedalhado da foto, Gabriel é o que tem a boca com mais dentes!

Grande Alcino

Buzios
Se depender de reconhecimento, e do meu respeito, vocês já são os campeões, e isto tudo graças ao excelente trabalho do polêmico e apaixonado botafoguense sofredor e velejador, que tem uma cara de mau do caramba( e bota cara de mau nisto!!) e coração de menino , o gigante Antônio Carlos Garcia Júnior e sua trupe.
Valeu!
Ps. as fotos estão péssimas, e até falei para o André que como fotógrafo ele é um excelente velejador!
segue mensagem do gajo:
 Renato olha estas duplas aí marcando presença no estadual de dingue do Rio, estas são poucas fotos que tenho  da premiação do Buzios Sailing Week e estadual de dingue do Rio de janeiro e as seguintes colocações , classificação geral, Andre e Rafinha em 3º lugar, e Gabriel e Pedrão em 4º, classificação por categorias André e Rafinha campeões na senior, e na Juvenil Gabriel e Pedrão vice campeões  24 barcos na raia.

Lars Grael e Samuel, faturam o campeonato do 7º distrito

Do site do mestre Lars Grael:

"Hoje eu e meu proeiro Samuel Freitas, conquistamos o Campeonato Nacional (chamado de 7 Distrito) da classe Star.
      
      A competição realizada pelo Iate Clube de Brasília, reuniu a expressiva flotilha de 21 barcos de 3 estados, 7 flotilhas e 7 clubes, dentre eles, 3 medalhistas olímpicos.
      
      O Lago Paranoá fez bonito e ofereceu um excelente regime de ventos com direito a quebra de mastro e outras avarias menos expressivas.
      
      Após 7 regatas, conquistamos por antecipação, meu 7 título nacional da classe Star como nosso barco: LIGHT / Come Together.
      
      O vice título coube a tripulação paulista do Marcelo Fuchs e Ronald Seifert (campeões sul-americanos 2012). Na terceira colocação, o experiente velejador carioca Gastão Brun e seu proeiro Gustavo Kunze.
      
      A classe Star mostrou sua força e tradição de regatas disputadíssimas.
      
      Lars Grael"

Rainbow Warrior.

Rainbow Warrior - Com 58 metros de comprimento e 11 de largura e com dois mastros de 55 metros de altura e velas que, juntas, ocupam a mesma área de quatro quadras de tênis, o Rainbow Warrior aproveita ao máximo a energia dos ventos para se mover. Seu motor de propulsão diesel-elétrica é acionado apenas sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam velocidade máxima. Mesmo assim, o design inovador do casco permite que menos combustível seja gasto, com menos emissão de gases poluentes.

Motor Yanmar do Veleiro Pokeka, a saga chega ao fim!

Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão,
Vários e vários meses se passaram desde que meu amigo Léo comprou um motor novo para seu Brasíla 32, onde tem como sócio o Bororô, mas o motor não era entregue nunca, uma odisséia, um desgaste monstruoso,  e eles sem velejar este tempo todo! Hoje recebi a mensagem de alegria do amigo e faço questão de divulgar aos quatro ventos! Pois os caras adoram velejar e tavam ficando doidos de raiva!!
Segue


"Rufem os tambores! Toquem as trombetas! Acabo de receber o meu tão esperado motor! Finalmente após muita batalha, eis que de repente o bendito motor nos é entregue inesperadamente (incrível, foram "apenas" 150 dias de uma espera interminável), mas ele chegou cheiroso, maravilhoso, fresquinho e quentinho da fábrica!Agora, mãos à obra! Inicia-se uma nova batalha! - correr atrás de mecânico, eletricista, laminador, marceneiro, pintor e "outras cositas más"! Tá tudo dominado! E quem não acreditava, agora não vale babar!Espero que em 20 dias estejamos em condições de navegar novamente! Ufa!Em 20 dias (ou -) pretendo re-inaugurar as pokekadas! Agora com motor zero-bala! Tá convidado pra participar de um "junta-prato" num passeio até a Jurema ou algo do tipo!...Um abraço a todos que acompanharam "a saga do motor do Pokeka"... e bons ventos a todos..."

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!