02/04/2009
28/03/2009
40 dias e 500(quinhentas noites)
Joca , Torben e Horácio comemoram a chegada, abaixo o E4.
Magnus Olson o vencedor da etapa e o E3 se aproximando da chegada no Pão de Açucar. 12.500 milhas náuticas,
do calor intenso ao frio polar,
dos quarenta bramadores aos doldrums,
da china ao Rio de Janeiro.
Foram 40 dias e 500 noites de viagem , nesta que foi a maior etapa da regata da volta o mundo já realizada em todos os tempos , desde sua primeira edição em 1973.
Uma prova de técnica, estratégia, fibra, garra, determinação, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, poucas horas de sono e muito , mas muito trabalho.
Difícil entender por que alguém faz isto!? então experimente velejar , só assim vc saberá a resposta.
O Brasil está encabeçando a lista da pontuação, com Torben, Carabelli e Joca a bordo do Ericsson 4, e chegaram em segundo lugar nesta etapa , que foi vencida pelo irmão gêmeo (Ericsson 3) comandado pela SESACIONAL sueco MAGNUS OLSON um presonalidade fora do comum , de um astral espetacular, parece até que é um baiano daqueles sorridentes e de bem com a vida.
Próxima parada: Boston.
Programe-se: dia 11 de abril, regata in-port no Rio de Janeiro com transmissão ao vivo pela band sports.
Todos os domingos as 11 da noite depois do "linha de passe"na band sports tem o programa da regata volta ao mundo, muito bem feito, profissa do profissa, vale a pena ver!!
Segue a pontuação geral:
Ericsson 4
63.5
PUMA Ocean Racing
53.0
Telefónica Azul
46.5
Ericsson 3
43.5
Green Dragon
34.5
Telefónica Negro
21.0
Delta Lloyd
12.0
Team Russia
10.5
63.5
PUMA Ocean Racing
53.0
Telefónica Azul
46.5
Ericsson 3
43.5
Green Dragon
34.5
Telefónica Negro
21.0
Delta Lloyd
12.0
Team Russia
10.5
26/03/2009
Torben Grael, o maior iatista de todos os tempos, extraído e traduzido do site da VOR.
Tubina começou a velelar aos 5 anos de idade a bordo do "seis metros" , o Aillen que era de seu Avô, uma família brasuca mas de origem Dinamarquesa.
O curriculum de Torbem é impressionante:
Cinco medalhas olímpicas, a primeira aos 24 anos em Los Angeles: 2 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze(classe Star em Atenas 2004 e Atlanta 1996), 1 de Prata ( classe Soling en Los Angeles 1984) e 2 de Bronze ( na classe Star Seul 1988 e Sidney 2000).
Quanto aos títulos mundiais, tem seis títulos mundiais (clase Snipe, Star e clase 12 Metros), 8 segundos ( Star, Soling, One Ton, Snipe, 50 pies) 6 terceiros (Star, One Ton, Snipe e ¾ de Tonelada).
Entre os títulos europeus Grael conta com cinco primeiros, todos na classe Star, que de sobra há demostrado uma absoluta superioridade em uma classe que se caracteriza por seu tecnicismo.
Toben Grael volta a estabelecer um recorde de 35 títulos nacionais em suas regatas no Brasil.
Para um regatista de talento nato , Torben chegou finalemente ao topo na raia de America’s Cup e da Volvo Ocean Race.
Quanto aos títulos mundiais, tem seis títulos mundiais (clase Snipe, Star e clase 12 Metros), 8 segundos ( Star, Soling, One Ton, Snipe, 50 pies) 6 terceiros (Star, One Ton, Snipe e ¾ de Tonelada).
Entre os títulos europeus Grael conta com cinco primeiros, todos na classe Star, que de sobra há demostrado uma absoluta superioridade em uma classe que se caracteriza por seu tecnicismo.
Toben Grael volta a estabelecer um recorde de 35 títulos nacionais em suas regatas no Brasil.
Para um regatista de talento nato , Torben chegou finalemente ao topo na raia de America’s Cup e da Volvo Ocean Race.
Em 2000 em sua primeira participação venceu a Louis Vuitton Cup na Nova Zelandia. Torben já participou de 3 America’s Cup, ficou em terceiro lugar na última edição da VOR e lidera com folga esta edição, dá-lhe turbina!!
Do site da VOR, tradução Avelok.
23/03/2009
As tragédias não são premeditadas, é abuso mesmo, quem pensa que navegar é só acelerar , veja aí a m...
segue abaixo uma matéria publicada no site POPA, e acima a capa do Jornal A tribuna de hoje( 23 de março de 2008)
Marolas no Iate Clube Espírito Santo
Jetskis infernizam a marina
Jan Ludwig Engels- veleiro Jamaluce II
15 Nov 2008À COMODORIA DO ICES
15 Nov 2008À COMODORIA DO ICES
ESTIVE O FIM DE SEMANA PASSADA NOVAMENTE POR ALGUNS DIAS NO SEU CLUBE E DEVO INFORMAR-LHES OSEGUINTE.1. PARABENS PELA DIARIA COBRADA DE 5,85/DIA/PESSOA. EM TODA COSTA BRASILEIRA SEU CLUBE EH O UNICO JUSTO POIS NORMALMENTE EH COBRADO POR BARCO QUE EM MUITOS CASOS EH INJUSTO COMO NO MEU.
EU QUASE SEMPRE VIAJO SOZINHO E NORMALMENTE NAO VISITO OS CLUBES DEVIDO O PREÇO COBRADO POR BARCO (APESAR QUE QUASE NAO USO CLUBES OU MARINAS).
POR QUE UM BARCO COM 5 PESSOAS DEVERIA PAGAR O MESMO QUE UM BARCO COM SOMENTE UMA PESSOA ????
EU QUASE SEMPRE VIAJO SOZINHO E NORMALMENTE NAO VISITO OS CLUBES DEVIDO O PREÇO COBRADO POR BARCO (APESAR QUE QUASE NAO USO CLUBES OU MARINAS).
POR QUE UM BARCO COM 5 PESSOAS DEVERIA PAGAR O MESMO QUE UM BARCO COM SOMENTE UMA PESSOA ????
NAO EH JUSTO. 2. MAIS UMA VEZ TIVE QUE DEIXAR O BARCO ENQUANTO APOITADO NO SEU CLUBE DEVIDO O PESSOAL DOS JETSKI QUE USAM A RAMPA DA PRAÇA DOS NAMORADAS PARA COLOCARAM O EQUIPAMENTO NA AGUA E COMEÇAM A INFERNIZAR A VIDA DO PESSOAL ALI APOITADO COM SEUS CAVALINHOS DE PAU ETC. 3. POR ESTE MOTIVO EU EVITO PARAR EM VITORIA POIS PARA QUEM MORA NO BARCO COMO EU, ESTE ATITUDE DE PASSAR COM TODA VELOCIDADE ENTRE OS BARCOS E UMA SITUAÇAO INFERNAL.
2 ANOS ATRAS QUANDO ESTIVE AIH APOITADO NA MESMA EPOCA COM MAIS 8 VELEIROS QUE TINHAM PARTICIPADO NO REFENO, OS 5 VELERIOS ARGENTINOS FICARAM SUPER PREOCUPADOS COM SUA SEGURANÇA POIS TINHA 4 JET SKIS FAZENDO ESTAS MANOBRAS ENTRE OS BARCOS.
NAQUELE DIA AINDA FALEI COM A CAPITANIA QUE QUERIA QUE A GENTE MUDASSE DE LUGAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEPOIS PROMETERAM QUE IAM DAR UMA OLHADA MAS NUNCAAPERECERAM.ESTOU ANEXANDO AS FOTOS TIRADAS DURANTE O DIA NO DOMINGO PASSADO. NAO ENTENDO COMO A CAPITANIANA PROIBE ESTA ATITUDE EM VISTA DO PERIGO QUE EXISTE PARA OS BARCOS APOITADOS,
OS BARCOS ATRACADOS NO SEU CLUBE E AS FAMILIAS QUE ESTAO USANDO A PRAIA DA PRACINHA DOS NAMORADOS.
IMAGINEM SE UM DESTES CONDUTORES PERDE O CONTROLE DO JETSKI!!!!. ESTOU MANDANDO JUNTO AS FOTOS TIRADAS MAS SE FOR NECESSARIO POSSO MANDAR UMA OU OUTRA COM MAIOR DEFINIÇAO.
2 ANOS ATRAS QUANDO ESTIVE AIH APOITADO NA MESMA EPOCA COM MAIS 8 VELEIROS QUE TINHAM PARTICIPADO NO REFENO, OS 5 VELERIOS ARGENTINOS FICARAM SUPER PREOCUPADOS COM SUA SEGURANÇA POIS TINHA 4 JET SKIS FAZENDO ESTAS MANOBRAS ENTRE OS BARCOS.
NAQUELE DIA AINDA FALEI COM A CAPITANIA QUE QUERIA QUE A GENTE MUDASSE DE LUGAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEPOIS PROMETERAM QUE IAM DAR UMA OLHADA MAS NUNCAAPERECERAM.ESTOU ANEXANDO AS FOTOS TIRADAS DURANTE O DIA NO DOMINGO PASSADO. NAO ENTENDO COMO A CAPITANIANA PROIBE ESTA ATITUDE EM VISTA DO PERIGO QUE EXISTE PARA OS BARCOS APOITADOS,
OS BARCOS ATRACADOS NO SEU CLUBE E AS FAMILIAS QUE ESTAO USANDO A PRAIA DA PRACINHA DOS NAMORADOS.
IMAGINEM SE UM DESTES CONDUTORES PERDE O CONTROLE DO JETSKI!!!!. ESTOU MANDANDO JUNTO AS FOTOS TIRADAS MAS SE FOR NECESSARIO POSSO MANDAR UMA OU OUTRA COM MAIOR DEFINIÇAO.
COMO EU NAO TENHO O EMAIL DA CAPITANIA DE VITORIA GOSTARIA QUE VSA. ENCAMINHASE ESTE EMAIL AO CAPITAO DOS PORTOS DA CAPITANIA DE VITORIA. AGRADECERIA SUA CONFIRMAÇAO.ATENCIOSAMENTEJAN LUDWIG ENGELS
Veleiro jamaluce 2
Veleiro jamaluce 2
Amsterdam , para mim a cidade mais maneira que existe.
..."entrei num trem e peguei uma onda
e fui parar muito longe
numa terra distante
endoidecer gente sã!
em amsterdam
lá fora muito frio
o inverno vem chegando
mas por dentro estou queimando
nos coffee shops ...
de amsterdam
abaixo do oceano
acima das estrelas
em amsterdam
peguei um trem
e desembarquei
entre cores e canais
entre jovens e sorrisos
onde a juventude é eterna
have fun
em amsterdam
renato avelar , uma onda em amsterdam , num devaneio em leidsplein 1992.
fotos de 1997- barcos no cais( Debora)
fotos em PB- amsterdam sail 2005
Direto do túnel do tempo, 15 anos atrás a bordo do Gato Xadrez, e chama o professor!!
foto 2- com o grande amigo Mariskete curtindo o passeio.
foto 3- concentração no leme , primeiras horas da manhã na altura de Regência.
Esta foi a primeira viagem de verdade que eu fiz a bordo de um veleiro, 3 dias e duas noites, fomos eu , Sergio Rossi e Marilson para Bahia, muita história para contar, Serginho foi dar uma de indiana jones e subir no mastro com o barco de contra vento para acertar o trilho da genoa e quase sifú, arribamos em Santa Cruz e dormimos dentro do Portocel e no dia seguinte subimos no mastro com uma defensa na horizontal ,de cadeirinha improvisada, consertamos o barco e fomos em frente,tivemos pirajás imensos, uma bela tempestade, e por fim perdemos o horário da maré na barra de Nova Viçosa e ficamos tomando uísque(TEACHERS) e jogando baralho debaixo de um temporal daqueles por 8 horas até a maré dar entrada para o veleiro, daí surgiu a famosa frase do comandante Rossi:
- chama o professor!! iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirrá!!
Para reflexão, este texto é muito bacana , reflete a alma do mar.
Não ande ansiosos pela vida, quanto o que há de comer ou beber; nem pelo seu corpo, quanto o que há de vestir.
Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Observe as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, ela se sustentam.
Porventura, nós não valemos muito mais do que as aves.
Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Observe as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, ela se sustentam.
Porventura, nós não valemos muito mais do que as aves.
20/03/2009
Jolly Roger não é nome de gente e sim adjetivo de perícia, velocidade coragem e conquista- no braço.
Cada pirata tinha sua Jolly Roger, era como uma assinatura, uma logomarca do comandante e do navio.
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as Lolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmete pela impossibilidade de fuga . A habilidade dos pirata era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas!!, ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as Lolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmete pela impossibilidade de fuga . A habilidade dos pirata era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas!!, ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto
A Regata Volta ao Mundo está chegando ao Rio de Janeiro, Avelok , quem sabe você não vai dar um bordo de verdade no PUMA!! Decifre o enigma !!
Juntamente com a regata volta ao mundo , chega a nave americana Il MOSTRO, patrocinado pela Puma.
A empresa espalhe.com.br, da figura do Walter Tanamaha desenvolveu um marketing "stunt" sensacional para divulgação da regata e da marca.Espalharam por todo o Rio de Janeiro placas como estas e também pegadas gigantes na areia, e o melhor , la piece de resitence, é que vc poderá velajar no barco, participe da promoção, é a chance de realizar um sonho.
Por Walter Tanamaha:
Segue um resumo da ações que estamos promovendo para divulgar a chegada da equipe Puma Ocean Racing ao Rio de Janeiro.No fim de semana passado e no anterior as praias do Rio de Janeiro amanheceram com placas alertando “Cuidado com il Mostro” e pegadas gigantes nas areias.A ação prepara os cariocas para a chegada no mês que vem do barco da equipe Puma Ocean Racing, que compete na VOR.Ao mesmo tempo continua no ar a pagina na internet, com a mensagem cifrada, que revela como disputar vagas para um passeio no barco il Mostro.
#Puma Ocean Racing no Rio - Enigma, decifre e venha velejar a bordo do Puma: http://pumainrio.com.br/enigma/
Vídeo das placas “Cuidado com il Mostro”:http://videolog.uol.com.br/video?420315
Vídeo da pegada da pata gigante:http://videolog.uol.com.br/video.php?id=420340Vídeo do making of da pegada da pata gigante:http://videolog.uol.com.br/video?420383
Vídeo da pegada da pata gigante:http://videolog.uol.com.br/video.php?id=420340Vídeo do making of da pegada da pata gigante:http://videolog.uol.com.br/video?420383
19/03/2009
Belíssimo pensamento traduzido em poema, enviado getilmente por Ronaldo Damázio, vulgo Dida.
"Brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas, que nele sabem voar
O mar é das gaivotas e de quem sabe navegar.
Brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar,
Brigam Espanha e Holanda porque não sabem que o mar é de quem o sabe amar."
Leila Diniz
O mar é das gaivotas, que nele sabem voar
O mar é das gaivotas e de quem sabe navegar.
Brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar,
Brigam Espanha e Holanda porque não sabem que o mar é de quem o sabe amar."
Leila Diniz
11/03/2009
10/03/2009
08/03/2009
Regata Volta da Taputera 55 edição.
Com muita satisfação reportamos que no sábado dia 7 de março, a equipe do Sir Wallace Locamax, venceu com grande vantagem para toda a flotilha a quinquagésima quinta regata volta da taputera, sagrando-se bi campeã consecutivamente.
A bordo tivemos a presença de um ilustre convidado o Norueguês Bjorn, que apareceu na quarta da vela e prontamente cedemos uma vaga para ele velejar conosco e levar boas lembranças de Vitória.
Carpe Diem!
A bordo tivemos a presença de um ilustre convidado o Norueguês Bjorn, que apareceu na quarta da vela e prontamente cedemos uma vaga para ele velejar conosco e levar boas lembranças de Vitória.
Carpe Diem!
Quem tem boca vai a Roma! saiba por quê da afirmação vendo o vídeo.
Vamos dar uma chegadinha no Royal Cape Yacht Club junto comigo para sentir o que é esta cidade mística num clip com som do Skank ( 10 minutos de filme maneiro e bem variado).
06/03/2009
E o Typhoon vai para a água, depoimento de Frank Thomas Brown, neto do Mr Brown e filho de Morris Brown, representante legítimo da tradição da vela !
A entrevista é do Frank, mas quem ralou pra burro para restaurar o barco foi o Billy, 2 anos de labuta e o resultadó é este ái!!O Frank não pode participar diretamente da reforma por uma grande justificativa, ele é piloto profissional de Para Pente , e viaja sem parar, dentre alguns feitos do cabra, o recorde mundial de distancia percorrida num para pente, e o título de vice campeão mundial, nada mal!Na época do optmist e do Laser eu e Frank travamos boas batalhas na água, Serginho Rossi é que gosta de contar a batalha da chegada da ultima regata do estadual de laser de 89!!Parabéns a todos da família Brown pelo resgate de sua hiostória e da história da vela capixaba!
05/03/2009
Nelson & Eduardo Bastos, velejadores , pai e filho, unha e carne, gente da melhor qualidade revelam-se fotógrafos espetaculares!!
Nesta foto, o belíssimo e elegante ao extremo Delta 32 do nosso querido veterano Guaracy de oliveira Assis Filho, vulgo Guará, aquele que me ensinou a velejar em 1978.
A família Bastos e seu magnífico thor 42.5 estão se preparando para sair pelo mundo afora velejando , enquanto isto dão a maior força para a nossa galera fotografando as regatas a bordo de sua lancha.
Esta magnífica seleção é digna de uma exposição de gala, e pretendo fazê-la acontecer, vou desenvolver esta idéia com os colegas da classe oceano, pretendo fazer uma arrecadação com a turma para imprimirmos as selecionadas e prepararmos uma grande esposição.
Onde poderemos solicitar ao clube a designação de um local para exposição permanente, como a da regata de trindade que fica no canto, perto do marlin 636.
A idéia é selecionarmos as melhores 20 fotos através de um quiz com os leitores do blog.
Fica aqui o meu sincero agradecimento a vocês meus amigos camaradas pelo belíssimo trabalho realizado.
"Carpe Diem"!
Em anexo a esta postagem um apresentação completa de slides
as fotos em alta resolução podem ser vistas no picasa, link http://picasaweb.google.com/avelok/Avelok39#
02/03/2009
Convite
Olá Amantes da vela e simpatizantes em geral, nesta quarta feira dia 4 de março teremos mais uma "quarta da vela" na varanda do ICES, as 19 horas, com entrada pelo restaurante.
Onde iremos exibir o clássico filme da Whitbread 97-98 ( regata de volta ao mundo) com a participação da lenda neozelandeza Sir Peter Blake, com início da sessão as 20 horas.
Um agradável bate papo e um war-up para a volta da Taputera que ocorre neste fim de semana.
Compareça e traga de casa o seu tira gosto, o esquema é de junta prato, aproveita e traga também os seus amigos para conhecerem um pouco do mundo da vela.
abraços a todos
Agradecemos a Lilian Jane do Programa Tribuna na estrada pela oportunidade de divulgação de nosso esporte na tv.
Próximo fim de semana, tomem nota, na tv Tribuna, programa Tribuna na Estrada , na hora do almoço.
25/02/2009
Disputa acirrada na volta ao Mundo, e Torben na proa da flotilha de novo!
Após 11 dias de regata da perna/etapa que vai da China ao Rio ( num total de mais de 25 mil kms), onde nem um terço do caminho ainda foi percorrido, Torben Grael segue liderando a regata numa apertada vantagem de apenas 21 milhas a frente do Puma , que por sua vez anda a apenas 1 milha a frente do Ericsson 3, irmão do barco de Torben , mas com uma tripulação totlamente nórdica.
Mais uma vez os velejadores enfrentam as entediantes calamarias da baixa pressão do Equador, e os pirajás, conhecidos pelos gringos como squals( imensos cogumelos isolados de chuva e vento forte), a instabilidade que faz o tempo e o vento mudarem em uma questão de segundos, deixa a vida a bordo uma loucura, trabalho a toda hora e traz vantagens aos espanhóis do Telefônica Blue, que largaram tardiamente da china devido a uma colisão com um objeto submerso, e estão avançando com tudo para cima dos líderes, parafraseando o site da regata:
As próximas horas serão cruciais... vamos torcer pelo Brasil!!
fique ligado em http://www.volvoocenarace.org/ ou http://www.volvooceanrace.es/ ( em espanhol é mais fácil de entender)
Piratas em Vitória, conheça um pouco mais a história desta cidade maravilhosa.
O Holandês que levou uma carreira da meretriz Maria Ortiz, e abaixo o inglês que substimou o povo capixaba, como já dizia o Macintyre, os templários são daqui!
Thomas Cavendish, o mau que se deu mal.
Thomas Cavendish , em 1592 arrasou com a Vila de Santos, saqueou o que pode, e veio para Vitória a fim de repetir o feito em nossas terras.Cavendish, encalhou com um de seus 3 barcos na altura da Ilha do Boi, eleimindao o fator supresa , assim a população teve tempo de se prepara contra o ataque eminente, e com a ajuda dos Indios, se posicionaram no local onde é hoje o forte do Saldanha, e mesmo antes dos piratas desembarcarem , uma rajada de flexas dizimou metade dos homens da Jolly Roger.Dos que restaram , muitos estavam gravemente feridos, e não tiveram outra alternativa senão recuar.Cavendish, em face a humilhação da derrota diante de oponentes tão "insignificantes", estes ilhéus da Vila de Vitória, comete o suicídio.
Thomas Cavendish , em 1592 arrasou com a Vila de Santos, saqueou o que pode, e veio para Vitória a fim de repetir o feito em nossas terras.Cavendish, encalhou com um de seus 3 barcos na altura da Ilha do Boi, eleimindao o fator supresa , assim a população teve tempo de se prepara contra o ataque eminente, e com a ajuda dos Indios, se posicionaram no local onde é hoje o forte do Saldanha, e mesmo antes dos piratas desembarcarem , uma rajada de flexas dizimou metade dos homens da Jolly Roger.Dos que restaram , muitos estavam gravemente feridos, e não tiveram outra alternativa senão recuar.Cavendish, em face a humilhação da derrota diante de oponentes tão "insignificantes", estes ilhéus da Vila de Vitória, comete o suicídio.
Piet Heyn (Piet Pietersz Heyn), "tratava-se de um dos mais notáveis almirantes holandeses. Nasceu em Delfshaven, a 15 de novembro de 1577. Entrou no serviço da Companhia das Índias Ocidentais, em 1623, como vice-almirante. Em 1628, tomou a famosa Armada Espanhola de Prata, perto da baía de Matanza, e chegou à mesma baía. A Armada seguia, do México, para a Espanha. O feito perdura numa canção popular holandesa. Morreu, na batalha naval de Dungeness, a 18 de junho de 1629, em combate à Inglaterra. Contava 52 anos de idade".
Maria Ortiz era uma prostituta, dona de um bordel, na Vila de Vitória, e seu ato de heroísmo foi ter iniciado a resistência, à um ataque neerlandês surpresa na vila, no ano de 1625. Da janela do sobrado onde morava começou a jogar sobre os invasores, inclusive no próprio almirante Piet Pieterszoon Hein, água fervente, pedras, paus, brasas, dejetos etc.O seu ato foi imitado por outros moradores, o que, retardando os inimigos, deu condições para que o contra-ataque fosse organizado pelas tropas armadas de combate portuguesas, além de ter capturado uma peça da artilharia neerlandesa, o que fez os neerlandese ficarem consideravelmente debilitados, acanado por ser rechaçados
Maria Ortiz era uma prostituta, dona de um bordel, na Vila de Vitória, e seu ato de heroísmo foi ter iniciado a resistência, à um ataque neerlandês surpresa na vila, no ano de 1625. Da janela do sobrado onde morava começou a jogar sobre os invasores, inclusive no próprio almirante Piet Pieterszoon Hein, água fervente, pedras, paus, brasas, dejetos etc.O seu ato foi imitado por outros moradores, o que, retardando os inimigos, deu condições para que o contra-ataque fosse organizado pelas tropas armadas de combate portuguesas, além de ter capturado uma peça da artilharia neerlandesa, o que fez os neerlandese ficarem consideravelmente debilitados, acanado por ser rechaçados
Pen Duick, os seis clássicos de Tabarly, uma breve narrativa.
os barcos seguem , da esquerda para a direita estão o VI, V, Pen Duick I , II e III .
O quatro jaz nas profundezas.( o único monocasco da série)
O quatro jaz nas profundezas.( o único monocasco da série)
Eric Tabarly, um homem a frente de seu tempo e suas maravilhosas naves Pen Duick I, II, III, IV, V e VI.
O primeiro deles foi construído em 1898, herdado de seu pai, que o havia adquirido em 1938 , apodrecia nas margens de um rio no pós guerra, Tabarly o reformara totalmente em 1952 colocando um molde de fibra no casco.
O Pen Duick II de 1964 deu a Tabarly o título de sua primeira transat, e dada a falta de recursos ele utilizou peças de outras "máquinas" , como o assento de uma harley davidson, e uma bolha de vidro de um bombardeiro para ser usada como vigia nas tempestades( astrodomo).
O III, feito em 1967 é um barco impressionante , todo em alumínio, uma revolução para a época.
O quarto de de 1969, foi um trimarã e venceu a transat de 1972, e mais tarde adquirido par Alain Colas, fora rebatizado de Manureva, e nele, ao largo dos açores na regata da rota do rum em 1978, Colas também desaparece nos mares bravios sem deixar vestígios, a sua ultima radiofonia( publicada nesta revista , causa arrepios dadas as condições de vento e mar).
O quinto da série , também de 1968, lembra um pouco os Open atuais, seria seu percursor, possuia tanques de lastro de água com bombas manuais, e vencera a regata transpacífico de 1969 com 11 dias de antecedência.
O Pen Dick VI , fora projetado para a Withbread de 1973, a primeira edição da regata volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race, mas devido a duas quebras de mastro não pode demonstrar seu potencial.
Todavia na Transat em solitário de 1976, derrota Alain Colas por um pequeno hiato (Colas a bordo do mega quatro mastros "Mediterranée" de 250 pés, algo inacreditável e que vai merecer uma baita materia a respeito).
Manobrar este barco não era brincadeira, foi feito para 16 tripulantes , tudo era muito grande e pesado, e Tabarly desenvolveu aparatos "facilitadores"usados até hoje , como por exemplo a camisinha de balão , pois navegava sozinho na nave.
Na noite de 12 para 13 de junho de 1998 , a bordo do Pen Duik I, que estaria completando 100 anos, durante uma viagem trivial a irlanda , com vários tripulantes a bordo, a lenda que singrara os 7 mares em solitário, atravessando as mais duras condições ambientais, o verdadeiro mestre de marinharia( Tabarly ao chegar em qualquer destino, mesmo após dias /semanas /meses no mar, só deixava seu barco para ir a terra após ter organizado toda a faina no exemplo mais perfeccionista que se possa imaginar), cai no mar e desaparece para sempre, deixando a vida e se tornando a maior lenda da vela de todos os tempos, na minha opinião.
Breve, somente sob encomendas, série exclusiva e numerada !
Reunião de Lobos do Mar a bordo na regata dos pescadores de 2006.
Typhoon, o clássico de German Frers construído em 1958 e reconstruído em 2008/2009.
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