30/01/2011
"Veleiro Vadio", e nasce outro mito!
Prezados Amigos nautas e amantes da vela de plantão, nas fotos acima assitimos a montagem do mastro deo veleiro "vadio" de nosso grande amigo e exemplo de pessoa e determinação em superação e amor ao mar: Nuno Santa Rosa.
Depois de muitos meses docado , preparando todos os detalhes Nuno finalmente irá partir para navegação no belíssimo e autêntico Volker 32 . Vadio é o nome/predicado/adjetivo de toda a linhagem dos barcos do Nuno, que é paravelejador e dos bons.
Que bons ventos conduzam a nave e o Nuno.
26/01/2011
Axel Grael , Cape to Rio sailrace News.
Extraído do blog: http://axelgrael.blogspot.com/
Com mais da metade do percurso de travessia do Atlântico já percorrido, o barco City of Cape Town, patrocinado pela prefeitura da Cidade do Cabo e que conta com quatro velejadores do Projeto Grael na tripulação (únicos brasileiros na regata), continua liderando a regata no tempo corrigido.
Desde o início, o barco com os brasileiros optou por uma rota mais ao Norte que os demais e o resultado tem sido muito bom até agora. Nos últimos dias, a performance tem sido sempre superior à dos adversários, sendo que o barco registrou uma singradura de 213 milhas nas últimas 24 horas. A única excessão é para o Prodigy, que tem sido mais rápido (221 milhas nas últimas 24 horas), mas não o suficiente para compensar as suas vantagens comparativas e, por isso, o barco não está em boa posição geral na regata (tempo corrigido). No tempo corrigido, o Prodigy está em oitavo lugar. Os barcos que seguem depois dos dois barcos mais a frente tem tido um resultado bem inferior: Ciao Bella, o segundo colocado no tempo corrigido, avançou 174 milhas; Xtra-link, 179 milhas e Cape Storm, 150 milhas. Os demais barcos estão ainda mais lentos.
O Prodigy tem encontrado muitas dificuldades. A regata, como esperado, tem sido com vento em popa praticamente desde o seu início, na Cidade do Cabo. Mesmo com ventos moderados, o Prodigyjá rasgou dois spinnakers (vela balão), velas apropriadas para melhorar a performance com ventos de popa e través. Estas velas devem estar fazendo muita falta. Outro problema é que devido às características do barco, o Prodigy não tem bom resultado quando veleja de vento em popa ("popa raso") e, portanto, os seus tripulantes são forçados a veleja-lo um pouco mais orçado, o que obriga que o barco prossiga fazendo um "zigue-zague", levando-o a singrar uma distância muito maior que os demais. O comandante do barco estima que para avançar as 221 milhas registradas, o barco teve que percorrer na verdade 270 milhas.
O que terão pela frente?
Como indica o mapa acima, que representa as curvas de pressão atmosférica no Oceano Atlântico Sul (hoje, terça feira, 25/01/2011), mostra que os barcos deverão encontrar ventos mais fracos e instáveis ao se aproximar do litoral brasileiro. Isso deverá diminuir o excelente ritmo que a regata teve até agora e atrasar um pouco a chegada dos primeiros colocados ao Rio de Janeiro.
Tudo leva a crer que ainda teremos muita emoção pela frente e continuaremos na torcida para que o City of Cape Town faça uma ótima chegada ao Rio de Janeiro. Qualquer que seja o resultado, teremos muito o que comemorar.
---
Quer saber quem são os quatro velejadores do Projeto Grael na Regata Cape Town-Rio? Acesse aqui
A TRIPULAÇÃO DO PROJETO GRAEL NA REGATA CAPE TOWN RIO TEM O APOIO DAS EMPRESAS:WELLSTREAM
Os barcos já passam da metade do caminho...
City Of Cape Town liderando no corrigido, com os 3 rapazes( abaixo foto da tripula) do projeto Grael a bordo!!
Com mais da metade do percurso de travessia do Atlântico já percorrido, o barco City of Cape Town, patrocinado pela prefeitura da Cidade do Cabo e que conta com quatro velejadores do Projeto Grael na tripulação (únicos brasileiros na regata), continua liderando a regata no tempo corrigido.
O tempo corrigido é uma forma de estabelecer um comparativo entre barcos de diferentes tamanhos, tipos de desenho e construção, e outros critérios. Ou seja, um barco maior e mais sofisticado precisa chegar com uma determinada vantagem com releção a outro menor e menos sofisticado.O barco City of Cape Town (de 41 pés) só tem um barco à sua frente, o Prodigy, de 51 pés, e descrito no site da competição (http://www.capetorio.heineken.com/) como "uma máquina de regata". Com o critério do tempo corrigido, o City of Cape Townlidera com boa vantagem sobre os adversários.
Desde o início, o barco com os brasileiros optou por uma rota mais ao Norte que os demais e o resultado tem sido muito bom até agora. Nos últimos dias, a performance tem sido sempre superior à dos adversários, sendo que o barco registrou uma singradura de 213 milhas nas últimas 24 horas. A única excessão é para o Prodigy, que tem sido mais rápido (221 milhas nas últimas 24 horas), mas não o suficiente para compensar as suas vantagens comparativas e, por isso, o barco não está em boa posição geral na regata (tempo corrigido). No tempo corrigido, o Prodigy está em oitavo lugar. Os barcos que seguem depois dos dois barcos mais a frente tem tido um resultado bem inferior: Ciao Bella, o segundo colocado no tempo corrigido, avançou 174 milhas; Xtra-link, 179 milhas e Cape Storm, 150 milhas. Os demais barcos estão ainda mais lentos.
O Prodigy tem encontrado muitas dificuldades. A regata, como esperado, tem sido com vento em popa praticamente desde o seu início, na Cidade do Cabo. Mesmo com ventos moderados, o Prodigyjá rasgou dois spinnakers (vela balão), velas apropriadas para melhorar a performance com ventos de popa e través. Estas velas devem estar fazendo muita falta. Outro problema é que devido às características do barco, o Prodigy não tem bom resultado quando veleja de vento em popa ("popa raso") e, portanto, os seus tripulantes são forçados a veleja-lo um pouco mais orçado, o que obriga que o barco prossiga fazendo um "zigue-zague", levando-o a singrar uma distância muito maior que os demais. O comandante do barco estima que para avançar as 221 milhas registradas, o barco teve que percorrer na verdade 270 milhas.
O que terão pela frente?
Como indica o mapa acima, que representa as curvas de pressão atmosférica no Oceano Atlântico Sul (hoje, terça feira, 25/01/2011), mostra que os barcos deverão encontrar ventos mais fracos e instáveis ao se aproximar do litoral brasileiro. Isso deverá diminuir o excelente ritmo que a regata teve até agora e atrasar um pouco a chegada dos primeiros colocados ao Rio de Janeiro.
Tudo leva a crer que ainda teremos muita emoção pela frente e continuaremos na torcida para que o City of Cape Town faça uma ótima chegada ao Rio de Janeiro. Qualquer que seja o resultado, teremos muito o que comemorar.
---
Quer saber quem são os quatro velejadores do Projeto Grael na Regata Cape Town-Rio? Acesse aqui
A TRIPULAÇÃO DO PROJETO GRAEL NA REGATA CAPE TOWN RIO TEM O APOIO DAS EMPRESAS:WELLSTREAM
Os barcos já passam da metade do caminho...
City Of Cape Town liderando no corrigido, com os 3 rapazes( abaixo foto da tripula) do projeto Grael a bordo!!
G-COMEX
25/01/2011
Avelok sailing magazine e Locamaxx irão patrocinar atletas do ices.
Na foto, Os velejadores André Felipe Rocha dos Santos e seu filho Gabriel( recebendo o cheque) assinam contrato de patrocínio de 12 meses com Renato Avelar, escriba da "avelok sailing magazine, The Yacht-Man" e diretor presidente da Locamaxx Redenetimóveis.
A locamaxx arcou com as despesas financeiras, a Avelok com o vestuário dos atletas fornecendo a eles uniformes para se apresentarem nos eventos e treinos com toda a classe que o esporte pede.
"Acreditamos no patrocínio esportivo por aliar a nossa marca a um esporte politicamente correto, não poluente e praticado por cavalheiros, sendo mister na formação do caráter das crianças e adolescentes.
Estes aspectos são a base de nosso trabalho na revista da vela e na nossa empresa"
Renato Avelar.
Que bons ventos leve esta dupla Brasil afora!!
Rolex Ilhabela sailing week 2010, good fellows
A bordo do Fantasma da ópera , num dos maravilhosos dias de competição, arrumamos a faina a bordo com estes que são meus maiores amigos da vela e cavaleiros templários de verdade,(só faltou o Fabiano Commander , o Mac e o Jens) nesta foto feita por mim no pier "favelão" da RISW, da esquerda par direita em sentido anti horário:
Julái
Lucky( de boné ao fundo)
Léo Ass
Dr. Marcos Albuquerque
23/01/2011
"Revista Isto é dinheiro": Os Schurmann e a vela cooporativa, o negócio agora é realidade, em vitória breve teremos nosso treinamento da avelok...
Mestre dos mares: Vilfredo, "o capitão", como é chamado pelos filhos, noras, esposa e funcionários, acredita que
"é no calor da disputa de uma regata que um executivo aprende a tomar decisões rápidas"
Nada na vida deles parece ser entediante, a julgar pelos relatos de Vilfredo e do filho. Tudo é literalmente uma aventura, afirmam. Até mesmo o trabalho. Mas há um porém.
Os Schurmann gostam de deixar claro que a vida deles é, sim, uma aventura, mas calculada, planejada e bem estruturada. Segundo a dupla, é por essa razão que executivos de empresas como a Vale, Tim, Mantecorp e banco Itaú, entre outras, têm procurado o workshop ministrado pelos dois e mais Heloísa, a matriarca dessa família que ficou famosa por duas voltas ao mundo em veleiros.
É nessas vivências, como eles chamam, que os Schurmann passam a experiência que absorveram nas suas expedições aos navegantes do mundo corporativo. “O barco é como uma empresa. Lidamos com tempestades e calmarias, como as empresas lidam com os altos e baixos do mercado”, costuma dizer a ex-professora de inglês Heloísa. continua em...http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/47217_OS+SCHURMANN+DE+VELEJADORES+A+GURUS
Barcelona World Race news.
Vibrac e Foncia descendo a ladeira do atlântico rumo ao cabo das tomentas navegando pau a pau, num pega sensacional e insone, depois vem dois blocos embolados, um no meio com 7 barcos e um no final com 4, sendo o lanterna o barco espanhol Forum Maritim Catalá.
Acompanhe a regata no fantástico Tracker:http://tracking.barcelonaworldrace.org/
Jules Verne Trophy-Troféu Júlio Verne dá a partida para a volta ao mundo em busca de um novo recorde.
O Maxi Trimarã Banque Populaire V deixou o cais esta manhã em sua primeira tentativa no registro do troféu Jules Verne
Veja todas as notícias neste link :
http://www.voile.banquepopulaire.fr/
O barco e a tripulação foram testados por semanas. Eles partiram esta manhã do Port du Chateau, em Brest e cruzou a linha de partida 11h11m45sec (UTC) para a primeira tentativa para vencer o Troféu Júlio Verne.
Pascal Bidegorry e mais 13 almas tem que estar de volta em menos de 48 dias, 7 horas, 44 minutos e 52 segundos para bater o tempo recorde estabelecido pelo Groupama 03 de março de 2010.
Entre o entusiasmo de sair e deixar a emoção de familiares, o momento foi muito intenso para o grupo de 14. marujos
Extremamente focado em atacar essa primeira tentativa, o capitão Pascal Bidegorry está feliz em largar hoje, embora as condições meteorológicas não são assim tão claras: "vamos estar deixando a favor do vento e velejar ao redor de uma depressão.Abaixo disso, não podemos esconder o fato de que a previsão não é positiva. No entanto, temos estado à espera por esse momento por muito tempo e não podemos deixar passar esta oportunidade. Estou realmente animado para ir para o mar e eu realmente acho que nós merecemos. Estou ansioso para amanhã de manhã ou amanhã à noite ou até mesmo em dois dias e percebermos: "é isso! Nós estamos aqui! ". Estes períodos de stand-by são um pouco doloroso e eu estou realmente estou ansioso por dizer que estamos no Troféu Júlio Verne, o meu objetivo dos últimos quatro anos. Este é um grande momento na minha vida. "
Na verdade, a situação meteorológica não é tão clara sobre o Atlântico, como Brian Thompson explicou pouco antes de sair do cais: "Estamos perante dois modelos diferentes de tempo: o europeu e o norte-americanos. Eles estão nos mostrando coisas diferentes por isso decidimos ir para o pessimista.
Na verdade, há uma baixa pressão ao largo das Canárias, que vai matar os ventos alísios um pouco e, em seguida, outra baixa maciça na travessia do Atlântico. Enquanto esta última se aproxima, ele pode matar completamente os ventos alísios. Estamos apenas tentando escapar e passar um pouco mais baixo ao longo das Canárias, do que alterar a rota e descer para o Sul antes da grande depressão . "
Não será tarefa fácil para o Skipper, Bidegorry Pascal e a sua tripulação a bordo do Banque Populaire V, e para eles a 10 março será destaque em seus diários como a data a apontar para como eles que tentam navegar nos livros de registro dos recordes.
tripulação será dividida em 3 turnos
Pascal Bidégorry: capitão Juan Vila: navegador turno 1-Yvan Ravussin: Assistente líder, encarregado de vídeo e imagensBrian Thompson: Timoneiro / Trimmer Thierry Chabagny: Timoneiro / Trimmer Pierre-Yves Moreau: Proeiro.
Turno 2-Fred Le Peutrec: líder táticoEmmanuel Le Borgne: Timoneiro / Trimmer, responsável pelo atendimento médico.Erwan Tabarly: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos eletrônicos Ronan Lucas: Proeiro, responsável pela segurança
Turno 3-Jérémie Beyou: táticoKevin Escoffier: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos vídeos em parceria com Yvan. Xavier Revil: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos alimentos Florent Chastel: Bowman, a cargo de manipulação dos medicamentos
O mega famoso Marcel van Triest: observador de terra do tempo, meteorologista
Que bons ventos os levem e os tragam em segurança e com o troféu nas mãos!!
Veja todas as notícias neste link :
http://www.voile.banquepopulaire.fr/
O barco e a tripulação foram testados por semanas. Eles partiram esta manhã do Port du Chateau, em Brest e cruzou a linha de partida 11h11m45sec (UTC) para a primeira tentativa para vencer o Troféu Júlio Verne.
Pascal Bidegorry e mais 13 almas tem que estar de volta em menos de 48 dias, 7 horas, 44 minutos e 52 segundos para bater o tempo recorde estabelecido pelo Groupama 03 de março de 2010.
Entre o entusiasmo de sair e deixar a emoção de familiares, o momento foi muito intenso para o grupo de 14. marujos
Extremamente focado em atacar essa primeira tentativa, o capitão Pascal Bidegorry está feliz em largar hoje, embora as condições meteorológicas não são assim tão claras: "vamos estar deixando a favor do vento e velejar ao redor de uma depressão.Abaixo disso, não podemos esconder o fato de que a previsão não é positiva. No entanto, temos estado à espera por esse momento por muito tempo e não podemos deixar passar esta oportunidade. Estou realmente animado para ir para o mar e eu realmente acho que nós merecemos. Estou ansioso para amanhã de manhã ou amanhã à noite ou até mesmo em dois dias e percebermos: "é isso! Nós estamos aqui! ". Estes períodos de stand-by são um pouco doloroso e eu estou realmente estou ansioso por dizer que estamos no Troféu Júlio Verne, o meu objetivo dos últimos quatro anos. Este é um grande momento na minha vida. "
Na verdade, a situação meteorológica não é tão clara sobre o Atlântico, como Brian Thompson explicou pouco antes de sair do cais: "Estamos perante dois modelos diferentes de tempo: o europeu e o norte-americanos. Eles estão nos mostrando coisas diferentes por isso decidimos ir para o pessimista.
Na verdade, há uma baixa pressão ao largo das Canárias, que vai matar os ventos alísios um pouco e, em seguida, outra baixa maciça na travessia do Atlântico. Enquanto esta última se aproxima, ele pode matar completamente os ventos alísios. Estamos apenas tentando escapar e passar um pouco mais baixo ao longo das Canárias, do que alterar a rota e descer para o Sul antes da grande depressão . "
Não será tarefa fácil para o Skipper, Bidegorry Pascal e a sua tripulação a bordo do Banque Populaire V, e para eles a 10 março será destaque em seus diários como a data a apontar para como eles que tentam navegar nos livros de registro dos recordes.
tripulação será dividida em 3 turnos
Pascal Bidégorry: capitão Juan Vila: navegador turno 1-Yvan Ravussin: Assistente líder, encarregado de vídeo e imagensBrian Thompson: Timoneiro / Trimmer Thierry Chabagny: Timoneiro / Trimmer Pierre-Yves Moreau: Proeiro.
Turno 2-Fred Le Peutrec: líder táticoEmmanuel Le Borgne: Timoneiro / Trimmer, responsável pelo atendimento médico.Erwan Tabarly: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos eletrônicos Ronan Lucas: Proeiro, responsável pela segurança
Turno 3-Jérémie Beyou: táticoKevin Escoffier: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos vídeos em parceria com Yvan. Xavier Revil: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos alimentos Florent Chastel: Bowman, a cargo de manipulação dos medicamentos
O mega famoso Marcel van Triest: observador de terra do tempo, meteorologista
Que bons ventos os levem e os tragam em segurança e com o troféu nas mãos!!
22/01/2011
Americas Cup & Thomas Lipton , the man who spent a fortune trying to win it.
Este magnânimo vídeo!! ah que maravilha!!!
Eu hoje acordei de madrugada , talvez ansioso pela velejada de logo mais, talvez por ter dormido antes do costumeiro retiro das 1 da madruga, de tudo todavia... fiquei a navegar pelos links deste site que navegas neste instante, quando de súbito no Blog do Patrício Portuga Almagrande( www.almagrade-ria.blogspot.com) me deparei com esta jóia, este material de altíssima importância e qualidade, onde poderemos ver o cavalheiro do Chá velejando em sua máquina maravilhosa, tal como o lançamento ao mar do Endeavor, também incluso na película barcos no gelo com acidentes incríveis, vela nos anos 50 , e vela para marinheiros de terra.
Dedique alguns minutos, faça uma pipoquinha, abolote-se confortavelmente em sua poltrona, este vale demais a pena ver todo todo!!
Laser class results: Odile vence o Brasileiro Sênior de Laser no Ranking da CBVM.
Bem que ela diz que quanto mais treina , mais sorte tem!!! parabéns Odile continue com esta sorte!!
18º CAMPEONATO BRASILEIRO da CLASSE LASER RADIAL FEMININO | ||||||||||||||||||
1º SELETIVA PARA EQUIPE DE VELA BRASILEIRA da CBVM | ||||||||||||||||||
Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, Sede oceânica, Praia do Jurerê, Florianópolis - SC, 14 a 21 de janeiro de 2011 | ||||||||||||||||||
CLASSIFICAÇÃO | ||||||||||||||||||
ol. | UF | VELA | NOME | CLUBE | POR CATEGORIA | . | ||||||||||||
1 | ES | 171243 | Odile Ginaid / SESPORT-ES /PMV SEC. ESPORTE | ICES | 1 | Sênior Feminino | 15 | |||||||||||
2 | RJ | 191397 | Mônica Giada Matschinske | CNC | 2 | Sênior Feminino | 18 | |||||||||||
3 | SP | 180891 | Adriana Kostiw / Grupo Alatur / Oakley / Nobsports | YCSA | 1 | Pré-Master Feminino | 20 | |||||||||||
4 | SC | 179001 | Maria Cristina Knudsen Boabaid / FUNDESPORTE | ICSC-VI | 1 | Sub 17 Feminino | 21 | |||||||||||
5 | SP | 164140 | Maria Altimira Hackerott | YCP | 3 | Sênior Feminino | 33 | |||||||||||
6 | DF | 171825 | Priscila Van Der Brooke de Castro | ICB | 4 | Sênior Feminino | 45 | |||||||||||
7 | DF | 186070 | Patrícia Gatti Raulino | ICB | 1 | Master Feminino | 52 | |||||||||||
8 | RJ | 123320 | Ana Clara Mantovani Cravo Guimarães | CNC | 5 | Sênior Feminino | 55 |
20/01/2011
19/01/2011
Courageous & brave yacht man, matéria enviada pelo leitor e nauta Fernando Carvalho
Três garrafas de uísque são achadas após um século na Antártida
Bebidas pertenciam ao explorador inglês Ernest Shackleton.
Material foi encontrado em caixa congelada a 30 graus Celsius negativos.
Da France Presse
Três garrafas de uísque conservadas por mais de 100 anos na Antártida, para onde foram levadas pelo explorador inglês Ernest Shackleton, foram repatriadas à Escócia para uma análise. Os recipientes estavam numa caixa encontrada no ano passado embaixo de uma cabana utilizada pelo explorador durante uma de suas primeiras expedições, em 1907, e levam o selo da missão.
A caixa congelada com as garrafas de uísque Mackinlay foi inicialmente transportada à Nova Zelândia para um descongelamento cuidadoso, antes de seguir para o proprietário da marca escocesa Whyte and Mackay.
Mesmo com a caixa congelada, devido à temperatura de cerca de 30 graus Celsius negativos, o uísque estava líquido. A bebida foi provavelmente destilada em 1896 ou 1897, já que Shackleton deve ter escolhido uma bebida de 10 anos, o que o tornaria um dos mais antigos do mundo.
Em 2010, também foram descobertas outras duas caixas de uísque e outras duas de conhaque, mas à época elas foram deixadas no gelo.
"Nunca na história de nossa profissão tivemos uma garrafa de mais de 100 anos de antiguidade conservada no frio em um refrigerador natural", observou Richard Paterson, da destilaria Whyte and Mackay. "É uma honra poder colocar minha experiência a serviço da análise deste precioso líquido."
O uísque será examinado, cheirado e provado por seis semanas em condições especiais antes de ser enviado novamente à Antártida.
Assinar:
Postagens (Atom)
fontes de primeira classe
Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!
Star-Bored from Harry Manko on Vimeo.