Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão,
Pedimos a todos antecipadamente compreensão pela falta de acentos e erros ortográficos, pois estamos operando com um computador precário, devido ao lar provisório, como já falamos em recente post, de tudo, o que vale é a informação, e nela vamos pautar nossa despedida da classe BRA-RGS e os motivos que nos levaram a entender que podemos voar mais alto.
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stop! |
Desde 2005, quando compramos nosso primeiro barco, quando vendemos nosso apartamento e fomos morar de aluguel para realizarmos o sonho de criança, viemos participando de regatas na classe, ate por que nas terras ( ou melhor águas) sob o céu rosa , azul e branco , não tínhamos alternativas.
Nosso primeiro barco foi um half tonner, batizado de Sir Wallace, e nele iniciamos nossa trajetória no mundo da vela de oceano como comandante, pois já velejávamos ha muito tempo como tripulantes do Gato Xadrez de nosso grande amigo Serginho Rossi, e durante um breve tempo ensaiamos o comando no timão do light crest Typhoon( um clássico de 1958 projetado por Frers pai, e pertencente ao ícone do esporte capixaba Morris Brown).
Em 2005, durante nossa segunda regata, tivemos o mastro quebrado, a segunda quebra diga-se de passagem .
O barco a exemplo do Phantom fora adquirido em Floripa e no acerto da compra, ficou acordada sua entrega no Rio de Janeiro, entrega esta que foi feita pelo skipper contratado pelo o ex-proprietário, que fez o serviço nos entregando o Sir Wallace( ex tipapo) em frangalhos, completamente destruído depois de um jibe chinês, com o mastro quebrado para trás e o barco completamente avariado, o que demorou infindáveis quatro meses no ICRJ para ser consertado.
A segunda quebra se deu por motivos de defeito de fabricação, mas não poderia deixar de ser uma porrada no nosso moral e um prova de paciência enviada pelo pai supremo, que fora superada com maestria pelo nosso time, ele sempre nos testa!!
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bsw 2011 |
Ainda em 2005 vencemos nosso primeiro estadual, iniciando uma trajetória de garra e disciplina de todo o time, em 2006 vencemos a regata decisiva para o bi campeonato estadual, mas para nossa surpresa, na hora da premiação a regata não valia mais, deixamos para lá e fomos em frente um mero percalço, uma pedrinha no caminho.
Em 2007, fomos bi, em 2008 tri, em 2009 já com o Phantom conquistamos o tetra, e em 2010 penta. No dia 13 de agosto tentaremos o hexa, que pelas regras da isaf já seria nosso antecipadamente, mas que pelas regras outras ainda temos que vencer mais uma regata, então mesmo assim ...mas vamos lá ver o que vai dar, pois o sentido deste campeonato para a gente se perdeu e murchou entre emails e etceteras acerca de regras e ratings.
A partir de 2009, nos hibridamos nas regatas fora do estado, participamos da semana de búzios em abril , com o Sir Wallace( onde fomos vice), e em dezembro do mesmo ano, fomos ao circuito rio com o Phantom , que havíamos comprado também em Floripa em julho do mesmo ano, no circuito fomos quinto colocados.
Em 2010, voltamos a Búzios e fizemos uma campanha excelente, tendo perdido para o Kee-Kee somente no ultimo contra vento da ultima regata, em julho fomos para a Ilhabela, onde fomos quarto geral, e vencedores do Alcatrazes no corrigido, e em outubro fomos segundo na Santos Rio, e terceiro empatados com o Kee-Kee no circuito Rio, um grande ano, onde os resultados começaram a ser mais consistentes.
Este ano, fomos novamente a Búzios, onde perdemos para o Delta 32 de Vitoria, e para o Kee-Kee, e em julho passado fomos novamente para a ilha participar da RISW,obtendo a glamorosa fita azul na Alcatrazes por boreste, mas amargando um décimo geral nas regatas de barla sota., uma dicotomia:
-O maior resultado da carreira , feito no muque e no suor, e o pior resultado da carreira feito no rating, um dicotomia, simplesmente broxante.
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meio kilo no timão! |
Durante estes seis anos, corremos todas as regatas locais desde 2005, e vencemos mais de 80% delas, fruto de um trabalho serio, de uma tripulação treinada, de muito investimento e amor ao esporte.
Acreditamos que a RGS é uma classe excelente para entrada no mundo da vela de regatas, para os iniciantes no grand slam, e para os que querem competir sem muito compromisso, mas para o nosso time falta um algo mais, algo que as outras classes oferecem, principalmente os monotipos de alta performance.
Nosso barco tem projeto antigo, e na prática anda menos no tempo real do que os Deltas 32, só para citar um exemplo, mas que na "teoria" ou seja na regra, paga uma barbaridade para os Deltas , sem falar dos barcos maiores que tem rating menor que ao nosso e que andam bem mais.
Nós competimos para termos bons resultados, e travamos uma batalha sem fim contra nos mesmos, no sentido de melhorarmos a cada dia, e hoje temos uma tripulação que opera com maestria e sintonia a embarcação, e veleja dentro do mais alto padrão técnico , e não tem como tirar leite de pedra.
Além disto, correr contra nosso próprio rating se tornou impossível , a penalidade que o barco sofreu ( devido ao ano do projeto) faltando apenas uma semana para a RISW, aliada aos VCRs que de nada alteram o comportamento e desempenho dos barcos, podendo ser tudo otimizadíssimo( dentro da regra) , nos fez concluir que estamos remando contra a maré e que precisamos de algo mais "meritocrático" para nos dar incentivo a melhorias constantes, e quem sabe um dia estar entre os tops do Brasil, estes é nosso sonho.
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risw 2011 |
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o melhor da risw 2011, jantar na casa do Atílio e da Mônica. |
Mas , chorar pitanga não é o estilo Phantom of the opera de velejar, muito menos churumelas ou jeb jeb, o estilo do escrete é partir para cima com atitude e fazer na água, assim sendo estamos avaliando se iremos migrar para a nova classe IRC ou se vamos para a ORC, nosso técnico Luciano Secchin esta a cargo da analise para ver onde encontramos maior equilíbrio e mais espírito de vencer regatas na água.
Iremos participar com ênfase de regatas oceânicas, onde os meninos não se aventuram , e também de algumas regatas do grand slam para manter o pique, pois a gente gosta mesmo e de navegar em alto mar, no meio da noite escura, no frio, no desconforto e na pauleira, coisa de assombração, para sentir na pele a emoção do yachting de verdade.
Aqui em Vitoria , só iremos "passear", competindo na classe bico de proa nas regatinhas locais para não enferrujarmos, e pretendemos organizar alguns bons passeios de médio curso até o fim do ano.
Mas o grande projeto , o "piece de resistance", o supra-sumo, deve ser consolidado ate o fim do ano, que será a formação de uma flotilha de HPE 25, barco o qual pretendemos nos especializar, pois nestas regatas a verdadeira vitória , a performance, o empenho e a direção são medidas na água, e rating é uma palavra fora do dicionário. Vence o melhor e quem chega à frente.
Sabemos que o caminho é longo, que vamos tomar muito couro, mas isto é parte do jogo e dele não podemos nos furtar, agora é correr atrás do sonho, montar a flotilha e sentar o bambu!!
Agradecemos aos amigos que nestes seis anos torceram pela gente e aplaudiram esta turma de aficionados que treina até de noite em dia de semana em prol do amor ao esporte e ao que ele proporciona.
Agradecemos de forma mais que especial os que torcem contra( rsrsrsr) , pois graças a vocês podemos agora alçar vôos ainda mais altos, vocês nos fizeram entender que podemos fazer muito mais que imaginamos, e certamente iremos fazer, obrigado de coração!!
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é melhor treinar que gritar o tempo todo!!! |
Bons ventos a todos, um beijo e um queijo!!