20/10/2012

Bulbos em Veleiros, por Lucky( Luciano Secchin) o Luckypédia.

Avelar,

Interessante o artigo sobre bulbo em veleiro. 
Na verdade isso já foi tentado!!!
Sparkman e Stephens fez testes em tanques na decada de 60 e nao aprovou o resultado.
O Elvstrom, depois de longos e caros testes em tanques na Dinamarca, desenhou um 12 metros com bulbo que nao foi construido. 
Ele aproveitou os planos para um 6 metros, que tinha uma performance muito ruim. O barco era um foguete na empopada mas uma lesma no contravento
Ainda assim ele usou o bulbo no Elvstrom 38, um motorsailer produzido na decada de 70. (foto em anexo)

Nem sempre o que se mostra eficiente no tanqyue de provas eh bom na realidade.
Um classico é o 12 M mariner, mencionado no Sailing Anarchy essa semana, projetado pelo Britton Chance.
Ao ver a popa bizarra (foto P&B em anexo), com uma secao quadrada, Ted Turner não se conteve:
 - Britt, até um tolete de m* é afinado nas pontas!!!


Não deu outra, o barco era uma m* de lerdo!

Refeno 2012, o relato da aventura.

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão,

Antes de qualquer coisa:

Não poderia deixar de dizer que a organização da 24ª REFENO - Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, pelo Cabanga Iate Clube, foi impecável.
Parabéns a Suely , ao Marcos, ao Junior, ao comandante Dario da MB e todos aqueles que fizeram este evento ser uma experiência inesquecível e perfeita em todos os detalhes, sem ressalvas!! Parabéns e muito obrigado pela acolhida.

Vamos a prosa:

Ontem as 17 horas deixamos a ilha das maravilhas no vôo da trip com escala em Recife e conexão em BH , com destino a nossa queridíssima Teresina do Sudeste:
-Vitória. Onde chegamos ao conforto do lar as dez e meia da noite .

Tourlines , Locamaxx, e ICES prestigiam a nave!
Depois de nove dias fora de casa é hora de dar atenção a família e recuperar o corpo de tanta festa, tanta comilança e do desgaste da regata, agora vamos voltar ao dia a dia, mas não sem um novo objetivo a traçar, e uma nova regata a pensar na frente, e para 2013 teremos mais novidades do escrete fantasma nas águas tupiniquins.

Com esta regata, fechamos um ciclo, que começou em 2009 durante  a semana de Búzios ainda com o Sir Wallace, e já com a participação do Phantom Of Opera no circuito Rio no mesmo ano, em 2010 participando da semana de Buzios, ilhabela, Santos Rio, e Circuito Rio novamente
Em  2011: Semana de Búzios e  Ilhabela, e finalmente em 2012 .
Neste ano nós mais uma vez começamos a temporada em  Búzios, e depois mudamos radicalmente o bordo para o nordeste no segundo semestre correndo a Aratu Maragogipe em Salvador, e a Refeno, que junto com a Santos Rio foi nosso maior desafio até então.

Um histórico que irá completar quase 10 mil milhas navegadas em nosso GPS de bordo , uma marca inédita na vela do nosso estado, e que talvez sejam poucos os barcos do Brasil que velejaram tantas milhas em tão pouco tempo.

Participantes de vários países comparecem ao macht.
O maior resultado desta jornada, não foram as colocações ou pódiums nos eventos, mas como não poderia deixar de ser  foi a grande experiência que acumulamos navegando tantas e tantas milhas e , e participando de tantos eventos em tantos portos diferentes, de Florianópolis a Fernando de Noronha( 11 eventos), as coisas que aprendemos, as nuances de cada prova, passando por portos e clubes diferentes onde conhecemos pessoas que tanto nos ensinaram coisas neste caminho,em terra e na água.
Como disse o Bersan , lá do ICES, um futuro ex lancheiro:
-"O negócio bom mesmo é ter a asa grande e voar longe."


Sem mais delongas ou Jeb Jebs, a pauta é gigantesca e é claro que teremos uma mega big matéria, com filmagens, fotos, e aquele texto que preparamos com tanto carinho para os amigos leitores da revista, e irei fazer com requintes de capricho durante a semana , com toda calma que o assunto requer, além do que estou com problemas no computador em minha casa, e não consigo baixar as fotos e filmagens, e ainda precisaremos reunir a tripulação para trocarmos as fotos da regata, e enriquecermos ainda mais o relato.

Para dar uma pinceladinha falaremos aqui abaixo dos assuntos que abordaremos, e desta vez faremos em capítulos, com tudo separadinho e ao longo do tempo, vai ser mais ou menos assim, talvez não nessessariamanente desta ordem exata, sem pressa e escrevendo quando der tempo :

Chpater one: Tudo que foi feito para se possbilitar alinhar o barco na linha de partida : os preparativos, a tripulação, o barco, o transporte, a faina etc.

 Chapter Two: Os dias pré regata na Cabanga

Chapter Three:A travessia, ou a regata em si,  conclusões e análises( post mortem)

Chapter Four: Chegando na ilha , um lugar diferente em tudo. Como é Noronha, como é sua gente, curiosidades, passeios pela ilha etc.

Kan Chuh e Marcão no Vmax 5.

Chapter Five:  O circo da Refeno em terra.

 Chapter Six: A experiência da magnífica velejada a convite do Kan Chuh no seu mini transat

Chapter Seven: Planos, dicas para quem sairá para velejar por aí em regatas e passeios e conclusões finais.

Epilogue: O lado B .

Fiquem com umas imagens de tira gosto e em passem aqui de vez em quando para dar uma espiada. Estaremos publicando os links no facebook, twiter , youtube e através do mailing da revista Avelok.

Um beijo e um queijo!! bons ventos a todos!!



No Cabanga

E obrigado pela visita! se gostou conta para seus amigos, pois uma propaganda boca em boca vale mais que mil tuítadas!!

12/10/2012

Refeno 2012

Acompanhe a regata em tempo real!



Spot da Classe RGS
http://spotwalla.com/locationViewer.php?id=137


Spot Phantom of The Opera
http://spotwalla.com/tripViewer.php?id=5724506071c95fd4b

10/10/2012

Movimento contra a cartolagem no esporte.

Recuar, jamais!

Esta é posição do movimento Atletas pela Cidadania diante a um eventual recuo do Ministério do Esporte na posição de condicionar investimentos públicos para as confederações com um dispositivo que limite os mandatos dos coronéis do esporte.

Seria a hora de fincarmos a bandeira por um modelo de gestão esportiva mais democrática, plural e transparente.

As entidades, no caso Olímpico e Paralímpico, vivem e se abastecem de investimentos majoritariamente públicos. Nada mais natural e democrático que nossos dirigentes tenham noção de transitoriedade. Seria uma grande contribuição do Ministro Aldo Rebelo para o futuro do esporte brasileiro.

Usar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 como reféns, do “não se pode acabar agora com um trabalho encaminhado para estes eventos globais”, não serve!

Os bons presidentes de confederações poderão terminar seus mandatos, e se forem bons, serão capazes de eleger um sucessor. Outros que se perpetuam por décadas perceberão a necessidade de separar o público do privado. Separar o pessoal do institucional. O esporte é de todos. É este novo modelo de governança que a sociedade anseia.

Devemos seguir o exemplo a partir da cúpula do esporte, o Comitê Olímpico Internacional, que por iniciativa de seu presidente, o velejador Jacques Rogge, alterou o estatuto do COI permitindo apenas uma reeleição, já a partir de seu próprio mandato.

No Brasil, algumas entidades esportivas adotaram espontaneamente este conceito, como o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Não queremos cartolas, queremos gestores e que sejam profissionalizados.

Queremos que atletas, treinadores e árbitros tenham direito ao voto.

O lobby das confederações poderá atropelar este movimento pela democracia no esporte. Podemos até perder esta batalha, mas ganharemos a guerra, por que a causa é certa. Defender a tirania da cartolagem, é indefensável.

Esperar por 2017, seria incorrer num equívoco histórico.

Lars Schmidt Grael

09/10/2012

Por que não colocar um bulbo na proa de um veleiro?



 O bulbo proporciona maior flutuabilidade...

E já é usado nos modelos de escala! O Cláudio enxergou além!
Matéria enviada pelo leitor Cláudio Alexandre Macauchar.

BULBO NO VELEIRO

                Porque a industria esportiva às vezes anda atrasada ,ou,no mínimo,em descompasso c/ a industria comercial e a pesquisa. ja havia barcos de proa reta na 2a guerra , a maioria das lanchas é de popa larga , e no entanto os dois conceitos foram adotados nos veleiros um tanto recentemente.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        "Quando a asa delta foi inventada , os jatos ja existiam , a industria ja dominava o perfil aerodinâmico da asa , e no entanto ,as primeiras se pareciam c/ um paraquedas ,depois apareceram as de pano simples ,e muito depois as de pano duplo .Era só o pioneiro ter imitado o perfil fielmente  , e pronto , quanto tempo poupado. 
              Será acomodação , ou medo de inovar , afinal de contas o preconceito em relação às mudanças em nosso ramo são grandes e os exemplos são muitos. há uns oito anos um comandante la do clube naval , alterou a proa de um pomar 26 , colocou ela retinha . Realizou um bonito trabalho em fibra , o barco ficou bem interessante (não sei se foi um trabalho de qualidade ) ,foi um corre corre , todo mundo falando mas acho q c/ uma pontinha de inveja. Quando eu retirei a roda de leme do meu main 35 , outro corre corre , todo mundo falando .Diziam q/ a roda era chique e q/ ia ficar pesado p/ manejar  c/ a cana . Se esquecem de /barco bem regulado anda sozinho. Quando uma pessoa se dispoe a gastar um bom dinheiro construindo um barco de projeto antigo pq/ considera seguro, então nem se fala!

                     Sempre gostei da idéia de barco c/ muito pano , mas muita gente vem e diz q/ o projeto não e este ,etc,etc , q/ o projetista isso e aquilo , ai eu respondo q/ é melhor ter pano demais e rizar no vento forte do q/ ter pano de menos e velejar de ré na boca da barra aqui no Rio.  E q/ projetista Tb erra . 
                        Ficava imaginando como seria colocar uma meia asa delta no lugar do grande , seria uma vela talada c/ pano duplo , mas teria q/ ter uma p/ cada bordo , ai surgiu um catamarã c/ a tal vela,só q/ rígida , mas q/ mudava o shape. Andou muito ,não sei se alguém viu competindo c/ um trimarã . Apareceu no mercado?  
                               Descobri , então, q/ não se pode trocar esse tipo de idéia c/ qualquer um                                                         Afinal , este artigo foi escrito a convite do comandante Renato , quando eu lhe fiz uma pergunta : Porque ainda não puseram um bulbo na proa de um veleiro? ."

08/10/2012

Projeto "Novo Cidadão", Cabo Frio, Rio de Janeiro



O Barco 3 em um .Simulador de remo ,barco de apoio com motor de popa e futuramente à vela .Todos projetados e feitos pelos alunos deste projeto "Novo Cidadão".
Uma iniciativa do Fabio Colichio!

07/10/2012

Film du record de la Traversée de la Méditerranée en Catamaran de sport


Lars & Kennedy.

Hoje cedo dando um bordinho no blog do Lars, me encantei com o texto que faz sua apresentação, compartilho com os amantes da vela:

Todos nós temos em nossas veias o mesmo exato percentual de sal em nosso sangue, que existe no oceano, e, portanto, temos sal no nosso sangue, nosso suor e em nossas lágrimas. Estamos ligados ao oceano. E quando voltamos para o mar, seja para velejar ou para assistí-lo estamos voltando de onde viemos."

Autor: 1962 por John F. Kennedy para competidores da América's Cup

Arpex, by Peter Mirrow

Peter Mirrow, by himself:

"Amateur boatbuilder, based in Rio de Janeiro/Brasil. Besides having a special crush for the sea and all that relates to it, I love arts and creative thinking. ARPEX is the name of my project, and it will be the name of the boat, once finished. Click on the ARPEX marker to know more about it."

As fotos abaixo nós pegamos emprestado na pagina do facebook de Peter; O barco está ficando uma obra prima, pelo que observamos na riqueza dos detalhes .

Um trabalho sério, e acertado em minúcias, esta é a impressão que temos ao ver a evolução da construção do Arpex. O acervo fotográfico que relata o processo construtivo é completo, e retrata o passo a passo.

Vale uma visita ao blog do saxão carioca e se encantar com o Arpex e com sua visão do mundo náutico, seus links, e  vídeos como este abaixo,Avelok recomenda: acesse e boa viagem!
www.arpex.blogspot.com



As fotos a seguir retratam alguns aspectos da construção do Arpex.














04/10/2012

Regata Recife Fernando de Noronha.

Informações minuto a minuto aqui:
http://g1.globo.com/platb/pe-viver-noronha/tag/regata-recife-noronha/

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, a sensacional e tradicional regata Refeno está em contagem regressiva, a largada é dia 13 de outubro, e nós estaremos lá para participar e fazer uma mega cobertura deste evento magnífico da vela Brasileira e mundial, por que não?

Este ano participamos da semana de Búzios, estreamos na Aratu Maragogipe e iremos debutar também na Refeno, acho que é um rito de passagem , uma ruptura com um tempo e o começo de outro, com asas maiores, e objetivos mais amplos.

Mas o jeb jeb fica para outra hora, vamos falar um pouco do projeto e do escrete fantasma:
O  percurso de recife a Noronha tem 293 milhas e será percorrido por 120 embarcações, dentre elas o nosso Phantom  Of The Opera, patrocinado pela a Locamaxx Netimóveis e a Tourlines Operadora de Turismo, levando a bordo 5 almas cristãs:
Capixaba nascido em Belo Horizonte: Renato Simões Pimentel Avelar , corretor de imóveis, 43 anos.
Marcos Vaneti Prado Albuquerque,  Paulista  Italiano redicado em Vitória desde 1995, ortodontista 46 anos.
Um Carioca Irlandês "pau pereira ahê mermão!!": Antônio José Stokcler Lafayette Macinture, ou somente Mac , 54 anos, diretor da   SHV.
Dois capixabas da gema:
Um nascido literalmente dentro do clube e onde mora até hojen a chácara dos Oliveira, numa residência  centenária, que fica anexa ao clube  : Leonardo Theodoro de Oliveira, ou somente  Léo, técnico em radiologia, 37 anos.
O outro que é cidadão do mundo pois vive viajando graças ao trabalho:  empresário do ramo do turismo e co-proprietário do barco:  Marcelo Pereira Nogueira da  Gama,  Tourlines 42 anos.
Neste momento , nosso barco está a caminho de Recife, sob o comando do Jens Olfeldt, nosso amigo e Skipper internacional, que viaja acompanhado de um marinheiro ajundante contratado.
O Jens sempre está cuidando do transporte de nosso barco para as regatas( de todas que corremos , sempre ele leva a nave, nota mil para este Urugayo-Dinamarquês criado em Vitória), e deverá chegar lá sexta ou talvez até quinta feira. Depois de ter tentado sair por duas vezes e voltado prudentemente a Salvador devido as más condições de navegação e o porradeiro da semana passada.
 Prudência, barlavento e caldo de galinha nunca é demais, como diz o Mac!
Assim ele poupou o barco, para desgosto do novo amigo Gildo que saiu de curitiba, indicado pelo Ricardo Henrique Dias, somente para fazer esta pernada até Recife e ganhar mais experiência para um projeto de sair mundo a fora que se inicia.
.

A turma começa a embarcar para recife amanhã, sendo o Léo o primeiro a chegar, pois está de férias e vai acertar as coisas pré regata, e a vistoria da marinha para ajudar a gente, e na semana que vem , na quarta feira todos já estarão reunidos para um chope no Cabanga.
Do Espírito Santo também participará o barco Madame , Jeanneau 40,9 do comandante e pratico Ricardo Muller, que conta com tripulantes do naipe de Péricles Martini e Rodrigo Stephan,que certamente vai dar muito trabalho aos concorrentes!

Estamos bem ansiosos com a regata, afinal é um sonho a ser realizado para todos nós, pois ninguém da tripulação jamais participou da regata, eu sequer nunca fui a Noronha.
Eu e o Léo já corremos a Vitória Tridade, e o Marcelo correu comigo a Santos Rio 2010, mas Refeno é Refeno!
Mac e Avelok celebram a vida em ilhabela! Always!

Breve iremos disponibilizar aqui no avelok, o nosso link do spot, para a galera acompanhar on line nossa rota.
Temos um bom histórico em regatas de longo curso, e o barco está bem preparado para o match, mas infelizmente dado a distância e o longo tempo que o barco está fora de casa, não tivemos tempo de treinar bastante. De toda forma a tripulação se conhece e já velejou junto em 2 semana de ilhabela e 3 Buzios Sailing Week, e 2 circuitos rio, assim sendo a estratégia não tem como ser outra senão:
Preparar, fogo, apontar!!
E vamos velejando... e vivendo e curtindo e um pouco competindo também!
Dr. Marcos de boné branco, eo  Léo logo atrás de boné preto e tênis branco, serão respectivamente o secretário e o proeiro da nave, na foto feira em Ilhabela vemos também Luckipédia e Julinho. Dias inesquecíveis na ilha!


Uma curiosidade, o Marcelo durante a regata Santos Rio, debaixo de um contra vento pauleira, com mar virado e muito frio, criou a expressão "cozinheiro de contra vento", ao preparar um magnífico bacalhau desfiado , com direito a gratinar e tudo mais, nas condições  mais difíceis de navegação. Ele sentou no chão do barco, se apoiou, e ali ficou horas preparando o bacalhau, cortando alho, cebola, etc, e depois, amarrado no cinto preparou a cucção, e ainda teve direito a Bruschetas com parma e tomate fresco, e a bordo nenhum pacote de miojo, feijoada em lata etc. nada destas coisas, tudo foi cozinhado com esmero.
Vídeo da Santos Rio.( vídeo resumido da regata logo aqui abaixo)

O Marcos do Brasília 32 Grug( grêmio reunido unido da gastronomia), que estava na regata participando como solitário( ele vai cozinhando as maiores iguarias no caminho , depois publica para deixar todos babando!!),  nos encontrou no mercado fazendo compras e prestou elogios ao farnel!
Vindo de quem , um motivo de orgulho para nosso time.
Uma colocação relevante é importante, mas não fundamental, o fundamental é aproveitar cada segundo, e isto meus caros, já estamos fazendo desde já!
Bons ventos a todos e fiquem ligados acompanhando a regata!

30/09/2012

Domingo a noite, o cliclo se reinicia, e desejamos uma ótima semana a todos!!

Lembrando aos amigos que se precisarem de qualquer coisa referente a negócios imobiliários falem conosco, para a gente é sempre um enorme prazer falar de imóveis e podermos contribuir
 com o que for necessário: tirar dúvidas, consultas de preços, duvidas sobre documentação, procedimentos em locações, direitos e deveres na relação locatícia, dicas de prestadores de serviços , análise para sua linha de crédito( pre aprovação e aprovação de crédito) e muito mais. Na Locamaxx Rede Netimóveis temos profissionais em todas estas áreas para lhe dar aquele suporte!










www.locamaxx.com.br


Patrocinadora oficial da equipe Phantom 

sailing team. bra 2345 / bra 035

Será o fim do mundo?

Ao imenso e profundo oceano
que ensinam as quintas que aqui vês..
o mar com fim é grego ou romano
e o sem fim:
-é português!

Post sugerido pelo amigo Zeca Buaiz, do Royal Cape Of Santa Cruz Yacht Club.


European Tour 2012

Carros são minha segunda paixão, este então: 1953 Timossi-Ferrari 'Arno XI' Racing Hydroplane



Mar grosso e assustador.

Maluco Beleza total.

5 pés, e 3 cms: Big C, o menor barco de todos os tempos, a navegar entre os continentes, se é que pode se chamar isto de barco, prefiro dizer que é coisa de maluco total!


Tom McNally é o nome do gajo, e tudo aconteceu em 2009 veja mais em:
http://www.sailingnetworks.com/news/read/17077

29/09/2012


Boas maneiras no mar, número 3.


Boas maneiras com o meio ambiente

Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão, na terceira edição da nossa coluna publicada na revista velejar,  falaremos sobre as boas maneiras com o meio ambiente, e como praticantes do esporte dito de cavalheiros devemos seguir a etiqueta ambiental, pois de nada adianta respeitarmos os navegantes, termos bons modos nos locais de atracação, conhecermos as normas e os bons modos do navegadores , mas deixarmos o meio ambiente em segundo plano.
Iniciando nossa pauta, reproduzimos abaixo algumas dicas para preservar nosso meio ambiente em um aspecto macro, elas  são de uma campanha do Green Peace  chamada “Entre nessa onda “ , e tem como objetivo informar como melhorar a preservação do meio ambiente, as dicas  parecem  óbvias , mas  costumo dizer que no óbvio é que mora o perigo, e nos detalhes ele se cria, portanto não custa nada tomar nota da cartilha do Green Peace para começarmos nossa prosa.
1- Pratique o turismo sustentável nas áreas marinhas e costeiras.
2- Não deixe lixo nas praias.
3- Não construa ilegalmente em áreas costeiras.
4 - Economize energia e incentive uma matriz energética limpa.
5 - Coma apenas espécies que não estão ameaçadas.
6 - Quando presenciar atividades ilegais nos mares, denuncie.
7- Não compre artesanatos feitos com animais marinhos - é crime.
8 - Participe de campanhas com a caça de baleia e incentive a criação do Santúario de Baleias  do atlântico sul.
9 - Colabore com o clima do planeta: quanto menos emissões, menor impacto nos oceanos.
10 -Cobre do governo uma fiscalização eficiente dos mares nacionais.

Pois bem, meus caros navegadores tupiniquins, o assunto é sério de deve ser levado a sério, e certamente talvez até por falta de informação nós já cometemos pecados terríveis contra a mãe natureza.
 Mas sem penitências, e com uma postura pró ativa que todo homem do mar encorpa e pratica como religião e devoção, vamos então aprender um pouco mais sobre  as regras internacionais, e como nos comportarmos em relação ao meio ambiente em  nossos cruzeiros,  regatas e  até mesmo quando fundeados ou atracados curtindo a vida com amigos e a com a família a bordo.

Regra de ouro: Lugar de lixo é no lixo, principalmente o lixo inorgânico.
 Todas as marinas estão equipadas com soluções e conteiners para a eliminação de lixo. Nós, portanto, não temos desculpas para jogar nossas garrafas vazias, vidros, embalagens, plásticos, absorventes, latas, restos de comida,  nossos ovos ou nossos caroços de azeitona no mar, muito menos nossas cinzas e guimbas de cigarros, então vamos ver como isto pode ser feito de uma forma educada.
Há um antigo ditado que diz : “-  o que o peixe come pode ser jogado no mar”.
Mas não é bem assim, é uma questão de boas maneiras também.
Imagine que existam 50 barcos ancorados em uma enseada ao lado de uma praia paradisíaca e todos resolvam   jogar fora o que sobrou do almoço , pode parecer cômico( o peixe come isto!), mas a praia ao lado vai virar uma imundície certo? E até os peixes comerem tudo o local se transformou em um lixão.
Então acomode seu lixo orgânico em sacos plásticos bem fechados e acondicione-os em local isolado em seu barco, e assim que chegar a próxima marina desembarque-o , e de preferência em um centro de coleta seletiva. Todos os clubes e marinas hoje em dia possuem locais para descarte de lixo, e você não é tem mais desculpa para não o fazer.
Lixo não orgânico então nem se fala, é moleza! Direto para o lixo, acondicionado e ao chegar em terra descartá-lo em locais de coleta seletiva, veja bem : Locais de coleta seletiva. Não custa nada e vale muito. Se seu clube ainda não tem coleta seletiva, que tal sugerir aos administradores que se providenciem! Além de contribuir com o meio ambiente, pode-se gerar renda.
Lugar de lixo é no lixo, a única coisa que não é considerada lixo pela Marpol, é peixe fresco, e em mar aberto o resto é tudo lixo..
O resto deve ser acondicionado e levado para terra, caso não seja possível, você deverá descartar o lixo orgânico no mar a uma distância maior que 6 milhas da costa. Mas somente em casos extremos.
O uso dos WCS, e mais complexo. Imagina a cena de 50 barcos com 50 pessoas indo ao banheiro ao mesmo tempo! Uh-lá-lá, e fez-se o salseiro!!!
No Brasil os tanques de dejetos ainda não são obrigatórios ( por enquanto), assim sendo vale a lei do bom senso. Libere os dejetos somente se não houver banhistas e outros barcos no entorno, caso contrário mantenha o dejeto no vaso e somente dê descarga quando ganhar o mar aberto. O mau cheiro é suportável e  pode ser enclausurado, basta fecha o banheiro e baixar a tampa do vaso, depois de esvaziá-lo basta arejar o ambiente que tudo volta ao normal.
As estatísticas têm mostrado que o papel higiênico é reciclado em menos de uma semana. Se  não puder evitar de jogá-lo fora, que não o faça em águas costeiras e, especialmente, em ancoradouros e enseadas. 
Cuidado com papel reciclado: ele é carregado de cloro, e é muito menos biodegradável do que o papel virgem. É a falsa ecologia.
Países como a Turquia, possuem leis ultra-rigorosas neste aspecto, e as multas custam muito mais caro que a instalação de um tanque de dejetos.
Caso você tenha um tanque, fique atento para a regra de esvaziá-lo somente a mais de 6 milhas da costa.
Outro pecado que parece pequeno e é terrivelmente letal a muitas espécies marinhas, é a guimba de cigarro. Para o fumante que ainda não tomou consciência de estar detonando seu meio ambiente mais importante (seu corpo), e insiste em fumar, fica uma dica:
Fume somente a sotavento para não incomodar os outros, e coloque as cinzas de seu cigarro e a guimba dele, dentro de uma garrafinha de água com tampa. É fácil: pegue uma garrafinha usada, coloque meio copo de água dentro, e tampe. Quando for fumar use-a como cinzeiro( hermético!), a mãe natureza agradece, e os companheiros de velejo mais ainda, principalmente se você decidir parar de fumar de uma vez por todas.
Mantenha seu motor regulado, e evite ficar com ele ligado em locais onde está fundeado ou atracado, a fumaça incomoda e sempre há algum tipo de resíduo a se acumular em locais onde a água não circula normalmente, assim sendo , use os passeios para carregar as suas baterias, desta forma você tem até um motivo a mais para tirar seu barco da poita ou da vaga, e sair mais com ele para navegar! Ele vai adorar !
Use somente detergentes bio-degradáveis, e se possível deixe para lavar a louça ao término do passeio, nas pias do seu porto/clube/marina, onde há estação de coleta e tratamento de esgoto, caso não seja possível, faça o mais longe possível da costa. Uma dica legal: use a água quente que sai do cano da refrigeração do motor para fazer a limpeza primária das panelas e pratos, ou até mesmo os amarre em redinhas e os coloque para mergulhar na sua esteira  enquanto você veleja, deixe-os lá “tomando banho” por horas a fio, assim quando for usar o detergente e enxaguar a sujeira já estará praticamente toda removida e os resíduos serão otimizados, alem de você ter muito menos trabalho!

De pouco em pouco a gente constrói uma cultura positiva para a navegação e para o meio ambiente, vamos fazer a nossa parte, e levar a sério estas dicas, pois se bobearmos cometemos sacrilégios com o meio ambiente por descuidos primários e banais.

Bons ventos a todos! 

24/09/2012

phrases of the Caribbean/zinnen van het Caribisch gebied

June- No tune
July- Stand By
August- a Gust
September- Remember
October- All Over

Estas frases quem nos falou foi o comandante Ralph Rosa, durante um agradável bate papo na varanda do Iate Clube do Espírito Santo, junto com meu amigo Jens, na ultima sexta feira.

O comandante Rosa é um personagem! e veleja pra burro!! um nauta que já velejou no ex-ondine( Cisne Branco) e tudo mais, e tem muita história para contar.

Fica o recado ao comandante: este blog está a disposição para publicar todas as suas histórias.


Bons ventos a todos!!

23/09/2012

Farr 40 worlds.

Farr 40 worlds 2012.

São Torben, com um barco italiano de nome francês( Enfant Terrible), nosso velejador tupiquniquim com nome Nórdico, fica em segundo lugar no mundial de Farr 40 nos EUA.
Briga de cachorro grande!

Aqui nesta foto a galera do Flash Gordon comemora o título.


Parabéns ao Brasuca que enche nossa vela de orgulho!!

What a hell is this?


Frase da semana, por Jens Ulfeldt

"A hierarquia no convés de um barco, não se faz através da idade, ou pelo poder econômico, patentes, títulos, doutorados, fama, etc.
Ela é definida simplesmente pela experiência e pela competência ".




Tower Trapezing or Double deck


A moda pelo jeito está pegando!

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!