http://g1.globo.com/platb/pe-viver-noronha/tag/regata-recife-noronha/
Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, a sensacional e tradicional regata Refeno está em contagem regressiva, a largada é dia 13 de outubro, e nós estaremos lá para participar e fazer uma mega cobertura deste evento magnífico da vela Brasileira e mundial, por que não?
Este ano participamos da semana de Búzios, estreamos na Aratu Maragogipe e iremos debutar também na Refeno, acho que é um rito de passagem , uma ruptura com um tempo e o começo de outro, com asas maiores, e objetivos mais amplos.
Mas o jeb jeb fica para outra hora, vamos falar um pouco do projeto e do escrete fantasma:
O percurso de recife a Noronha tem 293 milhas e será percorrido por 120 embarcações, dentre elas o nosso Phantom Of The Opera, patrocinado pela a Locamaxx Netimóveis e a Tourlines Operadora de Turismo, levando a bordo 5 almas cristãs:
Capixaba nascido em Belo Horizonte: Renato Simões Pimentel Avelar , corretor de imóveis, 43 anos.
Marcos Vaneti Prado Albuquerque, Paulista Italiano redicado em Vitória desde 1995, ortodontista 46 anos.
Um Carioca Irlandês "pau pereira ahê mermão!!": Antônio José Stokcler Lafayette Macinture, ou somente Mac , 54 anos, diretor da SHV.
Dois capixabas da gema:
Um nascido literalmente dentro do clube e onde mora até hojen a chácara dos Oliveira, numa residência centenária, que fica anexa ao clube : Leonardo Theodoro de Oliveira, ou somente Léo, técnico em radiologia, 37 anos.
O outro que é cidadão do mundo pois vive viajando graças ao trabalho: empresário do ramo do turismo e co-proprietário do barco: Marcelo Pereira Nogueira da Gama, Tourlines 42 anos.
Neste momento , nosso barco está a caminho de Recife, sob o comando do Jens Olfeldt, nosso amigo e Skipper internacional, que viaja acompanhado de um marinheiro ajundante contratado.
O Jens sempre está cuidando do transporte de nosso barco para as regatas( de todas que corremos , sempre ele leva a nave, nota mil para este Urugayo-Dinamarquês criado em Vitória), e deverá chegar lá sexta ou talvez até quinta feira. Depois de ter tentado sair por duas vezes e voltado prudentemente a Salvador devido as más condições de navegação e o porradeiro da semana passada.
Prudência, barlavento e caldo de galinha nunca é demais, como diz o Mac!
Assim ele poupou o barco, para desgosto do novo amigo Gildo que saiu de curitiba, indicado pelo Ricardo Henrique Dias, somente para fazer esta pernada até Recife e ganhar mais experiência para um projeto de sair mundo a fora que se inicia.
.
A turma começa a embarcar para recife amanhã, sendo o Léo o primeiro a chegar, pois está de férias e vai acertar as coisas pré regata, e a vistoria da marinha para ajudar a gente, e na semana que vem , na quarta feira todos já estarão reunidos para um chope no Cabanga.
Do Espírito Santo também participará o barco Madame , Jeanneau 40,9 do comandante e pratico Ricardo Muller, que conta com tripulantes do naipe de Péricles Martini e Rodrigo Stephan,que certamente vai dar muito trabalho aos concorrentes!
Estamos bem ansiosos com a regata, afinal é um sonho a ser realizado para todos nós, pois ninguém da tripulação jamais participou da regata, eu sequer nunca fui a Noronha.
Eu e o Léo já corremos a Vitória Tridade, e o Marcelo correu comigo a Santos Rio 2010, mas Refeno é Refeno!
Mac e Avelok celebram a vida em ilhabela! Always! |
Breve iremos disponibilizar aqui no avelok, o nosso link do spot, para a galera acompanhar on line nossa rota.
Temos um bom histórico em regatas de longo curso, e o barco está bem preparado para o match, mas infelizmente dado a distância e o longo tempo que o barco está fora de casa, não tivemos tempo de treinar bastante. De toda forma a tripulação se conhece e já velejou junto em 2 semana de ilhabela e 3 Buzios Sailing Week, e 2 circuitos rio, assim sendo a estratégia não tem como ser outra senão:
Preparar, fogo, apontar!!
E vamos velejando... e vivendo e curtindo e um pouco competindo também!
Uma curiosidade, o Marcelo durante a regata Santos Rio, debaixo de um contra vento pauleira, com mar virado e muito frio, criou a expressão "cozinheiro de contra vento", ao preparar um magnífico bacalhau desfiado , com direito a gratinar e tudo mais, nas condições mais difíceis de navegação. Ele sentou no chão do barco, se apoiou, e ali ficou horas preparando o bacalhau, cortando alho, cebola, etc, e depois, amarrado no cinto preparou a cucção, e ainda teve direito a Bruschetas com parma e tomate fresco, e a bordo nenhum pacote de miojo, feijoada em lata etc. nada destas coisas, tudo foi cozinhado com esmero.
Vídeo da Santos Rio.( vídeo resumido da regata logo aqui abaixo)
O Marcos do Brasília 32 Grug( grêmio reunido unido da gastronomia), que estava na regata participando como solitário( ele vai cozinhando as maiores iguarias no caminho , depois publica para deixar todos babando!!), nos encontrou no mercado fazendo compras e prestou elogios ao farnel!
Vindo de quem , um motivo de orgulho para nosso time.
Uma colocação relevante é importante, mas não fundamental, o fundamental é aproveitar cada segundo, e isto meus caros, já estamos fazendo desde já!
Bons ventos a todos e fiquem ligados acompanhando a regata!
Da-lhe Renato .Bons ventos mas olha que tem vento prá caramba!!!!
ResponderExcluirFabio Collichio