25/02/2009

Disputa acirrada na volta ao Mundo, e Torben na proa da flotilha de novo!


Após 11 dias de regata da perna/etapa que vai da China ao Rio ( num total de mais de 25 mil kms), onde nem um terço do caminho ainda foi percorrido, Torben Grael segue liderando a regata numa apertada vantagem de apenas 21 milhas a frente do Puma , que por sua vez anda a apenas 1 milha a frente do Ericsson 3, irmão do barco de Torben , mas com uma tripulação totlamente nórdica.

Mais uma vez os velejadores enfrentam as entediantes calamarias da baixa pressão do Equador, e os pirajás, conhecidos pelos gringos como squals( imensos cogumelos isolados de chuva e vento forte), a instabilidade que faz o tempo e o vento mudarem em uma questão de segundos, deixa a vida a bordo uma loucura, trabalho a toda hora e traz vantagens aos espanhóis do Telefônica Blue, que largaram tardiamente da china devido a uma colisão com um objeto submerso, e estão avançando com tudo para cima dos líderes, parafraseando o site da regata:

As próximas horas serão cruciais... vamos torcer pelo Brasil!!

fique ligado em http://www.volvoocenarace.org/ ou http://www.volvooceanrace.es/ ( em espanhol é mais fácil de entender)

Piratas em Vitória, conheça um pouco mais a história desta cidade maravilhosa.

O Holandês que levou uma carreira da meretriz Maria Ortiz, e abaixo o inglês que substimou o povo capixaba, como já dizia o Macintyre, os templários são daqui!


Thomas Cavendish, o mau que se deu mal.
Thomas Cavendish , em 1592 arrasou com a Vila de Santos, saqueou o que pode, e veio para Vitória a fim de repetir o feito em nossas terras.Cavendish, encalhou com um de seus 3 barcos na altura da Ilha do Boi, eleimindao o fator supresa , assim a população teve tempo de se prepara contra o ataque eminente, e com a ajuda dos Indios, se posicionaram no local onde é hoje o forte do Saldanha, e mesmo antes dos piratas desembarcarem , uma rajada de flexas dizimou metade dos homens da Jolly Roger.Dos que restaram , muitos estavam gravemente feridos, e não tiveram outra alternativa senão recuar.Cavendish, em face a humilhação da derrota diante de oponentes tão "insignificantes", estes ilhéus da Vila de Vitória, comete o suicídio.

Piet Heyn (Piet Pietersz Heyn), "tratava-se de um dos mais notáveis almirantes holandeses. Nasceu em Delfshaven, a 15 de novembro de 1577. Entrou no serviço da Companhia das Índias Ocidentais, em 1623, como vice-almirante. Em 1628, tomou a famosa Armada Espanhola de Prata, perto da baía de Matanza, e chegou à mesma baía. A Armada seguia, do México, para a Espanha. O feito perdura numa canção popular holandesa. Morreu, na batalha naval de Dungeness, a 18 de junho de 1629, em combate à Inglaterra. Contava 52 anos de idade".
Maria Ortiz era uma prostituta, dona de um bordel, na Vila de Vitória, e seu ato de heroísmo foi ter iniciado a resistência, à um ataque neerlandês surpresa na vila, no ano de 1625. Da janela do sobrado onde morava começou a jogar sobre os invasores, inclusive no próprio almirante Piet Pieterszoon Hein, água fervente, pedras, paus, brasas, dejetos etc.O seu ato foi imitado por outros moradores, o que, retardando os inimigos, deu condições para que o contra-ataque fosse organizado pelas tropas armadas de combate portuguesas, além de ter capturado uma peça da artilharia neerlandesa, o que fez os neerlandese ficarem consideravelmente debilitados, acanado por ser rechaçados




Pen Duick, os seis clássicos de Tabarly, uma breve narrativa.

os barcos seguem , da esquerda para a direita estão o VI, V, Pen Duick I , II e III .
O quatro jaz nas profundezas.( o único monocasco da série)















Eric Tabarly, um homem a frente de seu tempo e suas maravilhosas naves Pen Duick I, II, III, IV, V e VI.
O primeiro deles foi construído em 1898, herdado de seu pai, que o havia adquirido em 1938 , apodrecia nas margens de um rio no pós guerra, Tabarly o reformara totalmente em 1952 colocando um molde de fibra no casco.
O Pen Duick II de 1964 deu a Tabarly o título de sua primeira transat, e dada a falta de recursos ele utilizou peças de outras "máquinas" , como o assento de uma harley davidson, e uma bolha de vidro de um bombardeiro para ser usada como vigia nas tempestades( astrodomo).
O III, feito em 1967 é um barco impressionante , todo em alumínio, uma revolução para a época.
O quarto de de 1969, foi um trimarã e venceu a transat de 1972, e mais tarde adquirido par Alain Colas, fora rebatizado de Manureva, e nele, ao largo dos açores na regata da rota do rum em 1978, Colas também desaparece nos mares bravios sem deixar vestígios, a sua ultima radiofonia( publicada nesta revista , causa arrepios dadas as condições de vento e mar).
O quinto da série , também de 1968, lembra um pouco os Open atuais, seria seu percursor, possuia tanques de lastro de água com bombas manuais, e vencera a regata transpacífico de 1969 com 11 dias de antecedência.
O Pen Dick VI , fora projetado para a Withbread de 1973, a primeira edição da regata volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race, mas devido a duas quebras de mastro não pode demonstrar seu potencial.
Todavia na Transat em solitário de 1976, derrota Alain Colas por um pequeno hiato (Colas a bordo do mega quatro mastros "Mediterranée" de 250 pés, algo inacreditável e que vai merecer uma baita materia a respeito).
Manobrar este barco não era brincadeira, foi feito para 16 tripulantes , tudo era muito grande e pesado, e Tabarly desenvolveu aparatos "facilitadores"usados até hoje , como por exemplo a camisinha de balão , pois navegava sozinho na nave.
Na noite de 12 para 13 de junho de 1998 , a bordo do Pen Duik I, que estaria completando 100 anos, durante uma viagem trivial a irlanda , com vários tripulantes a bordo, a lenda que singrara os 7 mares em solitário, atravessando as mais duras condições ambientais, o verdadeiro mestre de marinharia( Tabarly ao chegar em qualquer destino, mesmo após dias /semanas /meses no mar, só deixava seu barco para ir a terra após ter organizado toda a faina no exemplo mais perfeccionista que se possa imaginar), cai no mar e desaparece para sempre, deixando a vida e se tornando a maior lenda da vela de todos os tempos, na minha opinião.

Breve, somente sob encomendas, série exclusiva e numerada !

Modelo desenvolvido pelo velejador "Pietro Reinish la Porta" , Florianópolis, exclusivamente para a avelok.

Foto : Haroldo Santos Filho.


Reunião de Lobos do Mar a bordo na regata dos pescadores de 2006.


Na foto da esquerda para direita, a bordo do Gato Xadrez;

Leô Damázio, atrás Serginho Rossi(comandante), Haroldinho Santos, Zé Chico Gozzi, Marilson Degino e Pedrão Bediaga.

Typhoon, o clássico de German Frers construído em 1958 e reconstruído em 2008/2009.


Foi encomendado pelo Mr Brown, avô do Billy e construído no estaleiro Varetta, de nosso amigo beto Bacalhau.
Tive a honra e de ser seu condutor por 1 ano e meio, entre 2001 e 2002, um previlégio concedido a este escriba pela lenda Morris Brown,
"Alea jacta est"

Regata Floripa Fortalezas, a bordo do ex tipapo, atual Sir Wallace.


Nesse dia 11 de setembro de 2004, eu comprei o barco que iria trazer tantas alegrias a minha vida, graças a venda do apartamento que eu morava realizei um sonho de ter um barco de verdade e fui morar de aluguel.

Olha a pauleira que tava, dos 12 barcos que sairam só 4 completaram, fizemos o contra vento da volta, num frio da moléstia só com a genoa 3 e o barco aguentou firme , mas eu cheguei moído

A Ilha do Corvo é a menor das ilhas dos Açores, foi de lá que em 1900 e tal..






Meu avô embarcou num barco para a ilha das Flores e de lá veio para o Rio de Janeiro.
Já se vão mais de 100 anos desde o nascimento do vovô João Pimentel de Avelar, nesta pequena e inóspita ilha , que conta com não mais que 300 ou 400 casas e onde as portas não possuem fechaduras ou trancas.
Dada a escassez de recursos da ilha, os filhos são criados para emigrarem , a grande maioria para os Estados Unidos, todavia o destino reservava a nós os netos, o caminho a ser seguido, ou melhor o mar a ser singrado em terras tupiniquins.
De todos os irmãos de meu avô, somente um permaneceu na ilha, o Tio Pedro, este simpático velinho de 96 anos, surdo, mas ainda músico profissional, que recebeu os meus tios na pousada da família( " O Comodoro) no final de 2008.
Tio Fernando Pimentel Avelar e filhos, estiveram lá em além mar visitando os nossos ancestrais e gentilmente nos trouxe estas fotos interessantíssimas da Ilha do Corvo.
Navegar é preciso , viver não é preciso diria Fernando Pessoa, mas cuidado com o mar , por que ele não tem cabelo, como diria vovô João.
Dos três filhos nascidos em terras das gerais, dentre eles o Sir Wallace, apenas um mora longe do mar , em BH, mas não se desepere, tio Zé Guilherme Pimentel Avelar, é também um velejador.
Navega no "cabinado" Joaninha lá na lagoa dos ingleses, e já teve o prazer de tomar umas copas com o Lucky lá mesmo.

Enquanto alguns discutem a gramática das valumas, a vela vai fazendo o seu caminho sem volta..


...em um passeio deslumbrante por essa nossa baia maravilhosa. Passando pelo alvares tive a visao anexada, para mim é a visao do futuro aqui em Vitoria com novos clubes de vela, novos velejadores e novos desafios...

( imagem enviada por um velejador que foi dar um pesseio de lancha, mas não quer se identificar para não perder o perdigree)

Dada a polêmica sobre "letrinhas" da regra de classificação do ranking anual, segundo a ISAF, avelok dá sua opinião aos "jebers" de plantão.

a foto fala...
Prezados Nautas, amantes da vela de plantão,Estamos olhando a esteira e esquecendo da proa...Primeiramente gostaria de parabenizar PRINCIPALMENTE a Odile, pelo seu empenho de Leão( ou melhor de Leoa) para com a vela, o Ricardo Conde pela obstinação e superação dos limites da idade e sua altíssima performance a nível mundial, o Falcão pelo amor ao esporte, as horas boiando no Auremar, a ao bom senso, ao Rominho pela luta de anos de trabalho com resultado prático, e acima de todos ao Antônio Carlos Garcia, que nitidamente é o único APAIXONADO que faz a flotilha se desenvolver únicamente pelo amor a vela, com suas aventuras na lagoa juparanã, as quintas do dingue,os velejos noturnos, a enorme quantidade de gente nova que traz para velejar( e olha que nem são garotos), sem desmereçer aqui as pessoas que de alguma forma fazem ou fizeram algo sem interesse prórpio em prol do desenvolvimento do esporte, ( como a Lolita, ao Manelão, ao Chiquinho, O Jens, O Léo Pokeka, o Dudu Bastos, o Cabral,o Sherer, até mesmo o Angeloti e a galera do Auremar)e a todos aqueles que esqueci de citar e que sabem que o fizeram , não precisam de holofotes para serem reconhecidos, tem luz própria.O que importa realmente é fazer o esporte desenvolver, tem a regra?!-tá beleza, mas ficar nesta ladainha ,acho que está longe , muito longe do foco que é necessário para o desporto crescer, ou , infelizmente, sobreviver, pois não bastasse o esfrimento, a grana tá curta e tá realamente difícil manter os barcos sem ajuda de patricinadores( o que é dificil até mesmo para os tops, a gente então....)O que falta , sinceramente, é parar de lero lero e fazer alguma coisa para sua flotilha não morrer, tem classe lá no clube com 3 ou 4 gatos pingados , e olha lá!! com todo respeito , se um ficar doente, tiver um belo desarranjo intestinal ou arrancar a unha do pé , a classe não forma nem uma flotilhazinha de 3 barcos.A falta de ação de nós mesmos, e o jeb jeb interminável, levou a vela a este estado de total esvaziamento que vemos hoje, quem viu o DVD que o Guará passou das regatas no início dos anos 90, na Quarta da Vela de janeiro, viu nitidamente o que era a vela de monotipos e o que é hoje.Assim sendo , dada a polêmicas das letrinhas da regra, pergunto?SERÁ QUE A GENTE VELEJA PARA GANHAR TROFÉU , OU PARA SE DIVERTIR, ou sei lá o que???Não quero dizer que sou contra regras e normas, mas sinceramente , vamos aproveitar esta polêmica e enxergar que tem coisa mais importante para ser feita já.O amor a vela, promoção do esporte, trazer sangue novo, reerguer as classes que estão a beira da extinção.A iniciativa do ICES em bombar com a escolinha do optimist é SENSACIONAL, a tábua de salvação do futuro da vela, mas , nós podemos ajudar também e muito, gastando esforços não em convencer galera com as regras e siglas de dns, dpqp, e sim!! como fazermos para trazer gente nova para velejar, o até mesmo resgatar os ex velejadores.Gostaria de aproveitar mais uma vez o ensejo e sugerir ações reais e palpáveis para o desenvolvimento da vela , já enviei estas sugestões a comissão da diretoria de vela na figura do Duda Bediaga que tem excelentes idéias e está super empenhado em fazer a coisa acontecer), mas se todos também tiverem algum tipo de iniciativa a coisa anda e no futuro teremos muitas destas batalhas de emails com assuntos realmente legais e uma renca de barcos na água!!... que tal se incentivarmos os velejadores a trazer cada um , uma pessoa "virgem" gente nova, que ainda não conhece o esporte, tal qual o rominho faz nas escolas, para velejar sem compromisso?podemos fazer uma parceria com a galera do dingue( adoram a vela e não se oporiam em nos ajudar, tenho certeza absoluta)!Seria tipo um desfio...Só precisaríamos do apoio do ices para liberar o acesso da galera a rampa de embarque.Outra idéia é promover o ressucitamento dos barcos parados nas garagens que não são poucos), seria fácil:-Basta pegar o cadastro dos donos e preparar uma carta convite para o "sailing revival day", que seria um dia de mutirão náutico,( tipo o clean up day, lembra?) onde os barcos seriam retirados da vagas , lavados , e montados, onde nós irímaos listar a necessiade de equipamentos e peças que faltam nos barcos, cotarímos o invetário completo e passaríamos aos respectivos donos a solução para seus barcos voltarem a navegar.Neste convite , faríamos tipo um questionário, se o cara tem interesse em velejar , se não tem , se quer vender o barco , se quer doar para escola de vela etc.Vamos desenvolver esta idéia!... Aproveitem o rebú desta regra de ranking e pensem em algo que possa ser feito pelo esporte.Aí a regra será aplicada por que vai ter gente velejando e competindo, e ao vencedor do ranking será dado o mérito pelo esforço, e seria ótimo se também houvesse a ajuda de custo para os velejadores correrem os principais campeonatos nacionais e internacionais, ou trazermos para cá eventos de porte para a gente aprender a velejar igual a Odile e o Calango, que são os expoentes nacionais da nossa vela.ps- a arte de complicar o óbvio é o maior retrocesso que se pode imprimir ao desenvolvimento de qualquer natureza.bons ventos a todos.Renato S.P.AvelarSimplesmente velejador.

17/02/2009

Clique aqui em cima e saiba tudo a respeito desta sensacional regata conhecida como " life at the extreme"!!


Em 37 anos de regata nunca se viu nada igual, o pau tá comendo com gosto de gás, tá rolando de tudo, um monte de barco quebrado, ondas gigantes, vento de 100kmh, como falaram no site oficial ,a ultima etapa foi chamada pelos espanhóis de "CARNIFICINA", no bom sentido é claro.
Embarque nesta aventura , e se quiseres pode até participar velejando com seu barco na regata virtual de volta ao mundo , é chocante e facinho de jogar, acesse http://www.volvooceanracegame.org/.
Lá estão os capixabas Ephemeros, Mão de Obra, Galau, la Nave, Familia storm, e obvimaente Sir Wallace sailing team , são mais de 200.000 participantes e o vencedor leva um volvo c 30.

A Redentimóveis apoiou e patrocinou a Regata Vix -Guará por que acredita que nem só de trabalho vive o homem!

Foto: Eduardo & Nelson Bastos.
Sir Wallace Sailing Team , segundo lugar no tempo real e corrigido, foi uma doideira morro abaixo, o barco andou muito, mas perdemos pelo tempo corrigido apesar de termos chegado 8 minutos na frente do Shakty de Péricles Martini. usamos um novo e belíssimo balão que penalizou muito o nosso ratina( tmf hora/regata), este lançe de tempo corrigido para quem não sabe é tipo o lance do "handicap" do golf, ou seja há penalização de tempo de acordo com o tamanho do barco/velas/acessórios/ano de fabricação e mais uns 50 ítens medidos e aferidos em cada barco.

  • Tripulação: Renato Avelar( avelok), Luciano Sechin ( Lucky) Fernando Mendonça( Stormão), Victor Santos Neves ( lobão), Jens Olaf Ulfeldt, William Brown ( Billy), Eduardo Gomes( Dudu Miojo).

12/02/2009

Agenda, tome nota dos horários de exibição e dos programas sobre a Regata Redenetimóvies Vix-Guarapari



Programa Estação Esporte – TV Gazeta
Veiculação no sábado, 14/02, às 8h30.

Programa Rede Cidades – Rede TVES
Veiculação no domingo, 15/02, às 23 horas (após Pânico na TV). Com reprise na segunda-feira seguinte, 12h30, e sábado, 14h30.


Programa Destaque Empresarial – Rede TVES
Veiculação no domingo, 15/02, às 12h30. Com reprise na terça-feira seguinte, às 12h30. O programa ficará disponível no site http://www.videoearte.com.br/ a partir da terça-feira.

10/02/2009

Triste notícia para o mundo da vela, a violência toma conta das marinas, Abel é assassinado a bordo .

Por Fábio Falcão.
É com grande pesar que informo à todos o falecimento do Velejador Abel Aguilar, na madrugada deste domingo, vítima de assalto ao Catamarã dele, que estava ancorado em Itaparica-BA.
Ele foi baleado no peito e não resistiu aos ferimentos .
Favor encaminhar p/ todos
Nesta foto, foi a Regata Vitória X Trindade , que ele participou com o veleiro Catamarã Galileo, além dos tripulantes da foto, estou eu Fabio Falcão, que tive o imenso prazer em poder velejar com ele nessa Regata !
Da esquerda para a direita, ele é o terceiro ao lado do Sérgio Rabelo .
Favor encaminhar esse e-mail p/ todos os associados do clube !
Obrigado
Fabio Falcão

09/02/2009

Reflexão.

Deixe sua mente lhe guiar...

Regata Vix-Guarapa 2009.







evento foi o mais bacana já realizado em todos os tempos , com cobertura de 11 jornalistas , sendo 3 equipes embarcadas em veleiros da regata.
Primeiro lugar- Shakty
Segundo - Sir Wallace
Terceiro-Pokeka
Fita Azul- Guanaco
Agradeçemos em especial a REDENETIMÓVEIS que acreditou e apoiou este evento maravilhoso, e também ao Iate Clube, nas pessoas do Sr. Francisco Kulnig ( diretor adjunto de vela), do Sr. Sérgio Tristão ( Comodoro), e também ao Ex-Comodoro e grande camarada Zé Chico( Dr. José Francisco Gozzi, que cedeu seu Iate, Lina, para a chegada)pela atenção e apoio também dispensadas a nossa flotilha.


Venha velejar conosco a bordo do Sir Wallace.
Vídeo: Eco Sails Produções- Eduardo Gomes
Fotos: Fernando Storm Mendonça

03/02/2009

1000 dias no gelo a incrível e triunfante saga de Nansem, matéria preparada por Lucas Storm, acessem o link e saibam tudo!

"
...Nansen prevendo anos ao mar, embarcou cinco anos de comida, e oito de combustível. Quando chegou o inverno, com o gelo, o navio desliza para fora da água e quando ..."
Conheçam esta maravilhosa hístória em :

02/02/2009


Aviso de regata, Vix-Guará dia 7 de fevereiro de 2009

Prezados Comandantes , tripulantes e nautas de plantão.

IMPORTANTE: neste sábado as 8;30 da manhã reunião de comandantes na varanda do ICES:
Distribuição dos KITS da redenetimóveis( uniformes de qualidade acima da média para toda a sua tripulação & brindes redentimóveis/porta latinhas e bandeiras 3x2 para as adriças).
Procedimentos de segurança e instrução para a regata
Organização da confraternização e atracação na Praia do Morro
A sua presença e pontualidade é fundamental para que o evento seja um sucesso, e para que você garanta os brindes para a sua tripulação.

Quem quiser adiantar o processo e garantir a numeração correta de seu uniforme, favor enviar um email para este que vos escreve com: - o nome do comandante , o número de tripulantes( e o tamanho das camisas de cada um ).
Assim preparemos os kits antecipadamente, e no sábado facilitará e muito a distribuição, além do que vc garante a cor e o tamanho do uniforme.
Cores disponíveis: laranja ou branco
numeração: m/g e gg

ats

Renato S P Avelar
capitão de flotilha de oceano do ICES
renato@locamaxx.com.br
avelok@gmail.com
www.revistadavela.blogspot.com

26/01/2009

E o Typhoon volta a ser um veleiro.















Após longo período de restauro completo,o veleiro Typhoon, ícone da vela do Ices volta a ser um elegante Midget Ocean, ou Light Crest, como o cristão preferir , um autêntico projeto Germann Frers navegando em águas capixabas.

Com a colocação do mastro o veterano barco de 1958 está agora com forma de veleiro e 1000%( mil por cento)apto a singrar os mares, e deve ser colocado na água para a regata Vitória-Guarapari como convidado de honra da Flotilha de Oceano.

Caro William Brown( Billy) , agora só depende de você para fazer a Nave planar.

A vida ao extremo, nunca se viu na volta ao mundo uma pauleira destas...














Os últimos dias da regata volvo ocean race, a volta ao mundo está colocando a prova homens e barcos.
Neste último fim de semana , na perna que vai de Singapura a Qingdao na China , os 7 veleiros enfrentaram ondas de 14 metros de altura e ventos de até 50 nós.
Para se ter uma idéia, 14 metros é a altura de um prédio de 5 andares e 50 nós são 90 kms por hora.
Estas condições foram enfrentadas na costa da Filipina , no temido mar da China, um dos piores senão o pior do planeta.
O saldo desta pancadaria foi um casco rachado do barco Tele Negro da Espanha, uma retranca quebrado do barco americano Puma, dois tripulantes feridos no Tele Azul que lidera a etapa e o estai( o cabo que sustenta o mastro) de proa do barco Chino-Irlandês :Green Dragon.
Torben Grael segue em terceiro, e liderando a classificação geral comandando o veleiro sueco Ericsson 4.
A etapa deve terminar na manhã desta terça-feira com a chegada a gelada Quingdao, em pleno inverno Chinês.
A próxima etapa é a mais dura da competição com 12500 milhas ( 22.500 kms) da China ao Rio de Janeiro, passando pelo temido cabo Horn, no extremo sul da Argentina.
Esta edição da volta ao mundo é a mais longa da história, e também até agora, menos da metade percorrida a mais diputada e a mais difícil.
Os organizadores acertaram em cheio o slogam da regata, LIFE AT THE EXTREME!!






17/01/2009

Albert Einstein, o gênio que revolucionou a física, era também velejador.



















Esta semana , nos atributos do dia a dia, lá de cima da "ponte" envidraçada da Locamax, no shopping Marlin Azul, onde labutamos no mercado imobiliário com alegria , acompanhados de bons DVDs de música e vela o dia todo, e violão ao fim do dia , chega a edição de número 39 daquela que é a melhor revista impressa do Brasil, "Velejar e meio ambiente( assinaturas em http://www.velejar.com/) trazendo na capa uma sensacional foto do barco do Rei TORBEN GRAL, O ERICSON 4, líder da volta ao mundo, e logo abaixo o reclame:





Estein:velejador?

Sim !!! certamente que sim!! e durante os velejos , elaborava suas teorias e anotava tudo em seus cadernos.

Como de praxe , após a leitura de qualquer pauta interessante , caímos no google em busca mais detalhes e imagens para postarmos "on The Yacht-Men" .

O Antônio de Souza Mello, o TONICO, editor da Revista Velejar & Meio Ambiente é um cara sensacional, tem cada sacada editorial interessante que dá gosto de ler , e inclusive já esteve aqui no Yacht-Men comentando a matéria do Orson Welles e as jangadas.

Pois bem, pego uma carona na esteira do assunto da revista e disponibilizo aqui para os nossos ciber leitores , fotos do gênio Einstein , de seu veleiro com 20 m2 de área vélica, o "Tummler" recebido do presente de amigos em seu aniversário de 50 anos , tal como seu projeto publicado na revista Die Yacht, da alemanha.


Vale a pena assinar a revista VELEJAR E MEIO AMBIENTE, é um fonte de informação e entretenimento que realmente faz a diferença.

acesse:


TELS 21-25170436.

Bons ventos a todos, já é quase meia noite( hora solar) e hoje o Avelok faz 40 anos, 18 de janeiro, amanhã o couro vai comer com a presença dos amigos de fé para tomar muitas copas, vou descansar para guentar o tranco!!








Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!