23/03/2009

Amsterdam , para mim a cidade mais maneira que existe.







..."entrei num trem e peguei uma onda
e fui parar muito longe
numa terra distante
endoidecer gente sã!
em amsterdam
lá fora muito frio
o inverno vem chegando
mas por dentro estou queimando
nos coffee shops ...
de amsterdam
abaixo do oceano
acima das estrelas
em amsterdam
peguei um trem
e desembarquei
entre cores e canais
entre jovens e sorrisos
onde a juventude é eterna
have fun
em amsterdam
renato avelar , uma onda em amsterdam , num devaneio em leidsplein 1992.
fotos de 1997- barcos no cais( Debora)
fotos em PB- amsterdam sail 2005

Direto do túnel do tempo, 15 anos atrás a bordo do Gato Xadrez, e chama o professor!!






foto 1- figura eufórica modulando o rádio do GX, no início da viagem a Nova Viçosa.
foto 2- com o grande amigo Mariskete curtindo o passeio.
foto 3- concentração no leme , primeiras horas da manhã na altura de Regência.
Esta foi a primeira viagem de verdade que eu fiz a bordo de um veleiro, 3 dias e duas noites, fomos eu , Sergio Rossi e Marilson para Bahia, muita história para contar, Serginho foi dar uma de indiana jones e subir no mastro com o barco de contra vento para acertar o trilho da genoa e quase sifú, arribamos em Santa Cruz e dormimos dentro do Portocel e no dia seguinte subimos no mastro com uma defensa na horizontal ,de cadeirinha improvisada, consertamos o barco e fomos em frente,tivemos pirajás imensos, uma bela tempestade, e por fim perdemos o horário da maré na barra de Nova Viçosa e ficamos tomando uísque(TEACHERS) e jogando baralho debaixo de um temporal daqueles por 8 horas até a maré dar entrada para o veleiro, daí surgiu a famosa frase do comandante Rossi:
- chama o professor!! iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirrá!!

Para reflexão, este texto é muito bacana , reflete a alma do mar.

Não ande ansiosos pela vida, quanto o que há de comer ou beber; nem pelo seu corpo, quanto o que há de vestir.
Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Observe as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, ela se sustentam.
Porventura, nós não valemos muito mais do que as aves.



20/03/2009

Jolly Roger não é nome de gente e sim adjetivo de perícia, velocidade coragem e conquista- no braço.




Cada pirata tinha sua Jolly Roger, era como uma assinatura, uma logomarca do comandante e do navio.
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as Lolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmete pela impossibilidade de fuga . A habilidade dos pirata era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas!!, ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto

A Regata Volta ao Mundo está chegando ao Rio de Janeiro, Avelok , quem sabe você não vai dar um bordo de verdade no PUMA!! Decifre o enigma !!






















Juntamente com a regata volta ao mundo , chega a nave americana Il MOSTRO, patrocinado pela Puma.
A empresa espalhe.com.br, da figura do Walter Tanamaha desenvolveu um marketing "stunt" sensacional para divulgação da regata e da marca.Espalharam por todo o Rio de Janeiro placas como estas e também pegadas gigantes na areia, e o melhor , la piece de resitence, é que vc poderá velajar no barco, participe da promoção, é a chance de realizar um sonho.

Por Walter Tanamaha:

Segue um resumo da ações que estamos promovendo para divulgar a chegada da equipe Puma Ocean Racing ao Rio de Janeiro.No fim de semana passado e no anterior as praias do Rio de Janeiro amanheceram com placas alertando “Cuidado com il Mostro” e pegadas gigantes nas areias.A ação prepara os cariocas para a chegada no mês que vem do barco da equipe Puma Ocean Racing, que compete na VOR.Ao mesmo tempo continua no ar a pagina na internet, com a mensagem cifrada, que revela como disputar vagas para um passeio no barco il Mostro.
#Puma Ocean Racing no Rio - Enigma, decifre e venha velejar a bordo do Puma: http://pumainrio.com.br/enigma/
Vídeo das placas “Cuidado com il Mostro”:http://videolog.uol.com.br/video?420315
Vídeo da pegada da pata gigante:http://videolog.uol.com.br/video.php?id=420340Vídeo do making of da pegada da pata gigante:http://videolog.uol.com.br/video?420383

19/03/2009

Belíssimo pensamento traduzido em poema, enviado getilmente por Ronaldo Damázio, vulgo Dida.

"Brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar

O mar é das gaivotas, que nele sabem voar

O mar é das gaivotas e de quem sabe navegar.

Brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar,

Brigam Espanha e Holanda porque não sabem que o mar é de quem o sabe amar."

Leila Diniz

11/03/2009

08/03/2009

Regata Volta da Taputera 55 edição.


Com muita satisfação reportamos que no sábado dia 7 de março, a equipe do Sir Wallace Locamax, venceu com grande vantagem para toda a flotilha a quinquagésima quinta regata volta da taputera, sagrando-se bi campeã consecutivamente.
A bordo tivemos a presença de um ilustre convidado o Norueguês Bjorn, que apareceu na quarta da vela e prontamente cedemos uma vaga para ele velejar conosco e levar boas lembranças de Vitória.
Carpe Diem!

Quem tem boca vai a Roma! saiba por quê da afirmação vendo o vídeo.

Vamos dar uma chegadinha no Royal Cape Yacht Club junto comigo para sentir o que é esta cidade mística num clip com som do Skank ( 10 minutos de filme maneiro e bem variado).

06/03/2009

E o Typhoon vai para a água, depoimento de Frank Thomas Brown, neto do Mr Brown e filho de Morris Brown, representante legítimo da tradição da vela !


A entrevista é do Frank, mas quem ralou pra burro para restaurar o barco foi o Billy, 2 anos de labuta e o resultadó é este ái!!O Frank não pode participar diretamente da reforma por uma grande justificativa, ele é piloto profissional de Para Pente , e viaja sem parar, dentre alguns feitos do cabra, o recorde mundial de distancia percorrida num para pente, e o título de vice campeão mundial, nada mal!Na época do optmist e do Laser eu e Frank travamos boas batalhas na água, Serginho Rossi é que gosta de contar a batalha da chegada da ultima regata do estadual de laser de 89!!Parabéns a todos da família Brown pelo resgate de sua hiostória e da história da vela capixaba!

05/03/2009

Nelson & Eduardo Bastos, velejadores , pai e filho, unha e carne, gente da melhor qualidade revelam-se fotógrafos espetaculares!!

Nesta foto, o belíssimo e elegante ao extremo Delta 32 do nosso querido veterano Guaracy de oliveira Assis Filho, vulgo Guará, aquele que me ensinou a velejar em 1978.

A família Bastos e seu magnífico thor 42.5 estão se preparando para sair pelo mundo afora velejando , enquanto isto dão a maior força para a nossa galera fotografando as regatas a bordo de sua lancha.
Esta magnífica seleção é digna de uma exposição de gala, e pretendo fazê-la acontecer, vou desenvolver esta idéia com os colegas da classe oceano, pretendo fazer uma arrecadação com a turma para imprimirmos as selecionadas e prepararmos uma grande esposição.

Onde poderemos solicitar ao clube a designação de um local para exposição permanente, como a da regata de trindade que fica no canto, perto do marlin 636.

A idéia é selecionarmos as melhores 20 fotos através de um quiz com os leitores do blog.

Fica aqui o meu sincero agradecimento a vocês meus amigos camaradas pelo belíssimo trabalho realizado.

"Carpe Diem"!


Em anexo a esta postagem um apresentação completa de slides

as fotos em alta resolução podem ser vistas no picasa, link http://picasaweb.google.com/avelok/Avelok39#




02/03/2009

Convite

Olá Amantes da vela e simpatizantes em geral, nesta quarta feira dia 4 de março teremos mais uma "quarta da vela" na varanda do ICES, as 19 horas, com entrada pelo restaurante.
 Onde iremos exibir o clássico filme da Whitbread 97-98 ( regata de volta ao mundo) com a participação da lenda neozelandeza Sir Peter Blake, com início da sessão as 20 horas.
 Um agradável bate papo e um war-up para a volta da Taputera que ocorre neste fim de semana.
 Compareça e traga de casa o seu tira gosto, o esquema é de junta prato, aproveita e traga também os seus amigos para conhecerem um pouco do mundo da vela.
 abraços a todos

Agradecemos a Lilian Jane do Programa Tribuna na estrada pela oportunidade de divulgação de nosso esporte na tv.

Próximo fim de semana, tomem nota, na tv Tribuna, programa Tribuna na Estrada , na hora do almoço.

25/02/2009

Disputa acirrada na volta ao Mundo, e Torben na proa da flotilha de novo!


Após 11 dias de regata da perna/etapa que vai da China ao Rio ( num total de mais de 25 mil kms), onde nem um terço do caminho ainda foi percorrido, Torben Grael segue liderando a regata numa apertada vantagem de apenas 21 milhas a frente do Puma , que por sua vez anda a apenas 1 milha a frente do Ericsson 3, irmão do barco de Torben , mas com uma tripulação totlamente nórdica.

Mais uma vez os velejadores enfrentam as entediantes calamarias da baixa pressão do Equador, e os pirajás, conhecidos pelos gringos como squals( imensos cogumelos isolados de chuva e vento forte), a instabilidade que faz o tempo e o vento mudarem em uma questão de segundos, deixa a vida a bordo uma loucura, trabalho a toda hora e traz vantagens aos espanhóis do Telefônica Blue, que largaram tardiamente da china devido a uma colisão com um objeto submerso, e estão avançando com tudo para cima dos líderes, parafraseando o site da regata:

As próximas horas serão cruciais... vamos torcer pelo Brasil!!

fique ligado em http://www.volvoocenarace.org/ ou http://www.volvooceanrace.es/ ( em espanhol é mais fácil de entender)

Piratas em Vitória, conheça um pouco mais a história desta cidade maravilhosa.

O Holandês que levou uma carreira da meretriz Maria Ortiz, e abaixo o inglês que substimou o povo capixaba, como já dizia o Macintyre, os templários são daqui!


Thomas Cavendish, o mau que se deu mal.
Thomas Cavendish , em 1592 arrasou com a Vila de Santos, saqueou o que pode, e veio para Vitória a fim de repetir o feito em nossas terras.Cavendish, encalhou com um de seus 3 barcos na altura da Ilha do Boi, eleimindao o fator supresa , assim a população teve tempo de se prepara contra o ataque eminente, e com a ajuda dos Indios, se posicionaram no local onde é hoje o forte do Saldanha, e mesmo antes dos piratas desembarcarem , uma rajada de flexas dizimou metade dos homens da Jolly Roger.Dos que restaram , muitos estavam gravemente feridos, e não tiveram outra alternativa senão recuar.Cavendish, em face a humilhação da derrota diante de oponentes tão "insignificantes", estes ilhéus da Vila de Vitória, comete o suicídio.

Piet Heyn (Piet Pietersz Heyn), "tratava-se de um dos mais notáveis almirantes holandeses. Nasceu em Delfshaven, a 15 de novembro de 1577. Entrou no serviço da Companhia das Índias Ocidentais, em 1623, como vice-almirante. Em 1628, tomou a famosa Armada Espanhola de Prata, perto da baía de Matanza, e chegou à mesma baía. A Armada seguia, do México, para a Espanha. O feito perdura numa canção popular holandesa. Morreu, na batalha naval de Dungeness, a 18 de junho de 1629, em combate à Inglaterra. Contava 52 anos de idade".
Maria Ortiz era uma prostituta, dona de um bordel, na Vila de Vitória, e seu ato de heroísmo foi ter iniciado a resistência, à um ataque neerlandês surpresa na vila, no ano de 1625. Da janela do sobrado onde morava começou a jogar sobre os invasores, inclusive no próprio almirante Piet Pieterszoon Hein, água fervente, pedras, paus, brasas, dejetos etc.O seu ato foi imitado por outros moradores, o que, retardando os inimigos, deu condições para que o contra-ataque fosse organizado pelas tropas armadas de combate portuguesas, além de ter capturado uma peça da artilharia neerlandesa, o que fez os neerlandese ficarem consideravelmente debilitados, acanado por ser rechaçados




Pen Duick, os seis clássicos de Tabarly, uma breve narrativa.

os barcos seguem , da esquerda para a direita estão o VI, V, Pen Duick I , II e III .
O quatro jaz nas profundezas.( o único monocasco da série)















Eric Tabarly, um homem a frente de seu tempo e suas maravilhosas naves Pen Duick I, II, III, IV, V e VI.
O primeiro deles foi construído em 1898, herdado de seu pai, que o havia adquirido em 1938 , apodrecia nas margens de um rio no pós guerra, Tabarly o reformara totalmente em 1952 colocando um molde de fibra no casco.
O Pen Duick II de 1964 deu a Tabarly o título de sua primeira transat, e dada a falta de recursos ele utilizou peças de outras "máquinas" , como o assento de uma harley davidson, e uma bolha de vidro de um bombardeiro para ser usada como vigia nas tempestades( astrodomo).
O III, feito em 1967 é um barco impressionante , todo em alumínio, uma revolução para a época.
O quarto de de 1969, foi um trimarã e venceu a transat de 1972, e mais tarde adquirido par Alain Colas, fora rebatizado de Manureva, e nele, ao largo dos açores na regata da rota do rum em 1978, Colas também desaparece nos mares bravios sem deixar vestígios, a sua ultima radiofonia( publicada nesta revista , causa arrepios dadas as condições de vento e mar).
O quinto da série , também de 1968, lembra um pouco os Open atuais, seria seu percursor, possuia tanques de lastro de água com bombas manuais, e vencera a regata transpacífico de 1969 com 11 dias de antecedência.
O Pen Dick VI , fora projetado para a Withbread de 1973, a primeira edição da regata volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race, mas devido a duas quebras de mastro não pode demonstrar seu potencial.
Todavia na Transat em solitário de 1976, derrota Alain Colas por um pequeno hiato (Colas a bordo do mega quatro mastros "Mediterranée" de 250 pés, algo inacreditável e que vai merecer uma baita materia a respeito).
Manobrar este barco não era brincadeira, foi feito para 16 tripulantes , tudo era muito grande e pesado, e Tabarly desenvolveu aparatos "facilitadores"usados até hoje , como por exemplo a camisinha de balão , pois navegava sozinho na nave.
Na noite de 12 para 13 de junho de 1998 , a bordo do Pen Duik I, que estaria completando 100 anos, durante uma viagem trivial a irlanda , com vários tripulantes a bordo, a lenda que singrara os 7 mares em solitário, atravessando as mais duras condições ambientais, o verdadeiro mestre de marinharia( Tabarly ao chegar em qualquer destino, mesmo após dias /semanas /meses no mar, só deixava seu barco para ir a terra após ter organizado toda a faina no exemplo mais perfeccionista que se possa imaginar), cai no mar e desaparece para sempre, deixando a vida e se tornando a maior lenda da vela de todos os tempos, na minha opinião.

Breve, somente sob encomendas, série exclusiva e numerada !

Modelo desenvolvido pelo velejador "Pietro Reinish la Porta" , Florianópolis, exclusivamente para a avelok.

Foto : Haroldo Santos Filho.


Reunião de Lobos do Mar a bordo na regata dos pescadores de 2006.


Na foto da esquerda para direita, a bordo do Gato Xadrez;

Leô Damázio, atrás Serginho Rossi(comandante), Haroldinho Santos, Zé Chico Gozzi, Marilson Degino e Pedrão Bediaga.

Typhoon, o clássico de German Frers construído em 1958 e reconstruído em 2008/2009.


Foi encomendado pelo Mr Brown, avô do Billy e construído no estaleiro Varetta, de nosso amigo beto Bacalhau.
Tive a honra e de ser seu condutor por 1 ano e meio, entre 2001 e 2002, um previlégio concedido a este escriba pela lenda Morris Brown,
"Alea jacta est"

Regata Floripa Fortalezas, a bordo do ex tipapo, atual Sir Wallace.


Nesse dia 11 de setembro de 2004, eu comprei o barco que iria trazer tantas alegrias a minha vida, graças a venda do apartamento que eu morava realizei um sonho de ter um barco de verdade e fui morar de aluguel.

Olha a pauleira que tava, dos 12 barcos que sairam só 4 completaram, fizemos o contra vento da volta, num frio da moléstia só com a genoa 3 e o barco aguentou firme , mas eu cheguei moído

A Ilha do Corvo é a menor das ilhas dos Açores, foi de lá que em 1900 e tal..






Meu avô embarcou num barco para a ilha das Flores e de lá veio para o Rio de Janeiro.
Já se vão mais de 100 anos desde o nascimento do vovô João Pimentel de Avelar, nesta pequena e inóspita ilha , que conta com não mais que 300 ou 400 casas e onde as portas não possuem fechaduras ou trancas.
Dada a escassez de recursos da ilha, os filhos são criados para emigrarem , a grande maioria para os Estados Unidos, todavia o destino reservava a nós os netos, o caminho a ser seguido, ou melhor o mar a ser singrado em terras tupiniquins.
De todos os irmãos de meu avô, somente um permaneceu na ilha, o Tio Pedro, este simpático velinho de 96 anos, surdo, mas ainda músico profissional, que recebeu os meus tios na pousada da família( " O Comodoro) no final de 2008.
Tio Fernando Pimentel Avelar e filhos, estiveram lá em além mar visitando os nossos ancestrais e gentilmente nos trouxe estas fotos interessantíssimas da Ilha do Corvo.
Navegar é preciso , viver não é preciso diria Fernando Pessoa, mas cuidado com o mar , por que ele não tem cabelo, como diria vovô João.
Dos três filhos nascidos em terras das gerais, dentre eles o Sir Wallace, apenas um mora longe do mar , em BH, mas não se desepere, tio Zé Guilherme Pimentel Avelar, é também um velejador.
Navega no "cabinado" Joaninha lá na lagoa dos ingleses, e já teve o prazer de tomar umas copas com o Lucky lá mesmo.

Enquanto alguns discutem a gramática das valumas, a vela vai fazendo o seu caminho sem volta..


...em um passeio deslumbrante por essa nossa baia maravilhosa. Passando pelo alvares tive a visao anexada, para mim é a visao do futuro aqui em Vitoria com novos clubes de vela, novos velejadores e novos desafios...

( imagem enviada por um velejador que foi dar um pesseio de lancha, mas não quer se identificar para não perder o perdigree)

Dada a polêmica sobre "letrinhas" da regra de classificação do ranking anual, segundo a ISAF, avelok dá sua opinião aos "jebers" de plantão.

a foto fala...
Prezados Nautas, amantes da vela de plantão,Estamos olhando a esteira e esquecendo da proa...Primeiramente gostaria de parabenizar PRINCIPALMENTE a Odile, pelo seu empenho de Leão( ou melhor de Leoa) para com a vela, o Ricardo Conde pela obstinação e superação dos limites da idade e sua altíssima performance a nível mundial, o Falcão pelo amor ao esporte, as horas boiando no Auremar, a ao bom senso, ao Rominho pela luta de anos de trabalho com resultado prático, e acima de todos ao Antônio Carlos Garcia, que nitidamente é o único APAIXONADO que faz a flotilha se desenvolver únicamente pelo amor a vela, com suas aventuras na lagoa juparanã, as quintas do dingue,os velejos noturnos, a enorme quantidade de gente nova que traz para velejar( e olha que nem são garotos), sem desmereçer aqui as pessoas que de alguma forma fazem ou fizeram algo sem interesse prórpio em prol do desenvolvimento do esporte, ( como a Lolita, ao Manelão, ao Chiquinho, O Jens, O Léo Pokeka, o Dudu Bastos, o Cabral,o Sherer, até mesmo o Angeloti e a galera do Auremar)e a todos aqueles que esqueci de citar e que sabem que o fizeram , não precisam de holofotes para serem reconhecidos, tem luz própria.O que importa realmente é fazer o esporte desenvolver, tem a regra?!-tá beleza, mas ficar nesta ladainha ,acho que está longe , muito longe do foco que é necessário para o desporto crescer, ou , infelizmente, sobreviver, pois não bastasse o esfrimento, a grana tá curta e tá realamente difícil manter os barcos sem ajuda de patricinadores( o que é dificil até mesmo para os tops, a gente então....)O que falta , sinceramente, é parar de lero lero e fazer alguma coisa para sua flotilha não morrer, tem classe lá no clube com 3 ou 4 gatos pingados , e olha lá!! com todo respeito , se um ficar doente, tiver um belo desarranjo intestinal ou arrancar a unha do pé , a classe não forma nem uma flotilhazinha de 3 barcos.A falta de ação de nós mesmos, e o jeb jeb interminável, levou a vela a este estado de total esvaziamento que vemos hoje, quem viu o DVD que o Guará passou das regatas no início dos anos 90, na Quarta da Vela de janeiro, viu nitidamente o que era a vela de monotipos e o que é hoje.Assim sendo , dada a polêmicas das letrinhas da regra, pergunto?SERÁ QUE A GENTE VELEJA PARA GANHAR TROFÉU , OU PARA SE DIVERTIR, ou sei lá o que???Não quero dizer que sou contra regras e normas, mas sinceramente , vamos aproveitar esta polêmica e enxergar que tem coisa mais importante para ser feita já.O amor a vela, promoção do esporte, trazer sangue novo, reerguer as classes que estão a beira da extinção.A iniciativa do ICES em bombar com a escolinha do optimist é SENSACIONAL, a tábua de salvação do futuro da vela, mas , nós podemos ajudar também e muito, gastando esforços não em convencer galera com as regras e siglas de dns, dpqp, e sim!! como fazermos para trazer gente nova para velejar, o até mesmo resgatar os ex velejadores.Gostaria de aproveitar mais uma vez o ensejo e sugerir ações reais e palpáveis para o desenvolvimento da vela , já enviei estas sugestões a comissão da diretoria de vela na figura do Duda Bediaga que tem excelentes idéias e está super empenhado em fazer a coisa acontecer), mas se todos também tiverem algum tipo de iniciativa a coisa anda e no futuro teremos muitas destas batalhas de emails com assuntos realmente legais e uma renca de barcos na água!!... que tal se incentivarmos os velejadores a trazer cada um , uma pessoa "virgem" gente nova, que ainda não conhece o esporte, tal qual o rominho faz nas escolas, para velejar sem compromisso?podemos fazer uma parceria com a galera do dingue( adoram a vela e não se oporiam em nos ajudar, tenho certeza absoluta)!Seria tipo um desfio...Só precisaríamos do apoio do ices para liberar o acesso da galera a rampa de embarque.Outra idéia é promover o ressucitamento dos barcos parados nas garagens que não são poucos), seria fácil:-Basta pegar o cadastro dos donos e preparar uma carta convite para o "sailing revival day", que seria um dia de mutirão náutico,( tipo o clean up day, lembra?) onde os barcos seriam retirados da vagas , lavados , e montados, onde nós irímaos listar a necessiade de equipamentos e peças que faltam nos barcos, cotarímos o invetário completo e passaríamos aos respectivos donos a solução para seus barcos voltarem a navegar.Neste convite , faríamos tipo um questionário, se o cara tem interesse em velejar , se não tem , se quer vender o barco , se quer doar para escola de vela etc.Vamos desenvolver esta idéia!... Aproveitem o rebú desta regra de ranking e pensem em algo que possa ser feito pelo esporte.Aí a regra será aplicada por que vai ter gente velejando e competindo, e ao vencedor do ranking será dado o mérito pelo esforço, e seria ótimo se também houvesse a ajuda de custo para os velejadores correrem os principais campeonatos nacionais e internacionais, ou trazermos para cá eventos de porte para a gente aprender a velejar igual a Odile e o Calango, que são os expoentes nacionais da nossa vela.ps- a arte de complicar o óbvio é o maior retrocesso que se pode imprimir ao desenvolvimento de qualquer natureza.bons ventos a todos.Renato S.P.AvelarSimplesmente velejador.

17/02/2009

Clique aqui em cima e saiba tudo a respeito desta sensacional regata conhecida como " life at the extreme"!!


Em 37 anos de regata nunca se viu nada igual, o pau tá comendo com gosto de gás, tá rolando de tudo, um monte de barco quebrado, ondas gigantes, vento de 100kmh, como falaram no site oficial ,a ultima etapa foi chamada pelos espanhóis de "CARNIFICINA", no bom sentido é claro.
Embarque nesta aventura , e se quiseres pode até participar velejando com seu barco na regata virtual de volta ao mundo , é chocante e facinho de jogar, acesse http://www.volvooceanracegame.org/.
Lá estão os capixabas Ephemeros, Mão de Obra, Galau, la Nave, Familia storm, e obvimaente Sir Wallace sailing team , são mais de 200.000 participantes e o vencedor leva um volvo c 30.

A Redentimóveis apoiou e patrocinou a Regata Vix -Guará por que acredita que nem só de trabalho vive o homem!

Foto: Eduardo & Nelson Bastos.
Sir Wallace Sailing Team , segundo lugar no tempo real e corrigido, foi uma doideira morro abaixo, o barco andou muito, mas perdemos pelo tempo corrigido apesar de termos chegado 8 minutos na frente do Shakty de Péricles Martini. usamos um novo e belíssimo balão que penalizou muito o nosso ratina( tmf hora/regata), este lançe de tempo corrigido para quem não sabe é tipo o lance do "handicap" do golf, ou seja há penalização de tempo de acordo com o tamanho do barco/velas/acessórios/ano de fabricação e mais uns 50 ítens medidos e aferidos em cada barco.

  • Tripulação: Renato Avelar( avelok), Luciano Sechin ( Lucky) Fernando Mendonça( Stormão), Victor Santos Neves ( lobão), Jens Olaf Ulfeldt, William Brown ( Billy), Eduardo Gomes( Dudu Miojo).

12/02/2009

Agenda, tome nota dos horários de exibição e dos programas sobre a Regata Redenetimóvies Vix-Guarapari



Programa Estação Esporte – TV Gazeta
Veiculação no sábado, 14/02, às 8h30.

Programa Rede Cidades – Rede TVES
Veiculação no domingo, 15/02, às 23 horas (após Pânico na TV). Com reprise na segunda-feira seguinte, 12h30, e sábado, 14h30.


Programa Destaque Empresarial – Rede TVES
Veiculação no domingo, 15/02, às 12h30. Com reprise na terça-feira seguinte, às 12h30. O programa ficará disponível no site http://www.videoearte.com.br/ a partir da terça-feira.

10/02/2009

Triste notícia para o mundo da vela, a violência toma conta das marinas, Abel é assassinado a bordo .

Por Fábio Falcão.
É com grande pesar que informo à todos o falecimento do Velejador Abel Aguilar, na madrugada deste domingo, vítima de assalto ao Catamarã dele, que estava ancorado em Itaparica-BA.
Ele foi baleado no peito e não resistiu aos ferimentos .
Favor encaminhar p/ todos
Nesta foto, foi a Regata Vitória X Trindade , que ele participou com o veleiro Catamarã Galileo, além dos tripulantes da foto, estou eu Fabio Falcão, que tive o imenso prazer em poder velejar com ele nessa Regata !
Da esquerda para a direita, ele é o terceiro ao lado do Sérgio Rabelo .
Favor encaminhar esse e-mail p/ todos os associados do clube !
Obrigado
Fabio Falcão

09/02/2009

Reflexão.

Deixe sua mente lhe guiar...

Regata Vix-Guarapa 2009.







evento foi o mais bacana já realizado em todos os tempos , com cobertura de 11 jornalistas , sendo 3 equipes embarcadas em veleiros da regata.
Primeiro lugar- Shakty
Segundo - Sir Wallace
Terceiro-Pokeka
Fita Azul- Guanaco
Agradeçemos em especial a REDENETIMÓVEIS que acreditou e apoiou este evento maravilhoso, e também ao Iate Clube, nas pessoas do Sr. Francisco Kulnig ( diretor adjunto de vela), do Sr. Sérgio Tristão ( Comodoro), e também ao Ex-Comodoro e grande camarada Zé Chico( Dr. José Francisco Gozzi, que cedeu seu Iate, Lina, para a chegada)pela atenção e apoio também dispensadas a nossa flotilha.


Venha velejar conosco a bordo do Sir Wallace.
Vídeo: Eco Sails Produções- Eduardo Gomes
Fotos: Fernando Storm Mendonça

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!