30/01/2011

Friendly at sea.

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Port of Vitória, Espirito Santo Brazil, in 20 century beginning.

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Trophée Jules Verne / Passage de l'équateur pour Banque Populaire V

BRA 2345, Phantom Of The opera sailing team.

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1978, Alain Colas departs to die. Route Du Rhum.

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Southampton 1996, Clipper around the world start.

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New kids on the block. Geração do futuro, brinca na rampa do ICES.


Adriano Murad, Duduzera e Vitorinha, o futuro da vela passa por aqui!
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"Veleiro Vadio", e nasce outro mito!

 E o Vadio vai vadiar!!
Nesta foto Nuno de boné ao lado de Jens.


Prezados Amigos nautas e amantes da vela de plantão, nas fotos acima assitimos a montagem do mastro deo veleiro "vadio" de nosso grande amigo e exemplo de pessoa e determinação em superação e amor ao mar: Nuno Santa Rosa.
Depois de muitos meses docado , preparando todos os detalhes Nuno finalmente irá partir para navegação no belíssimo e autêntico Volker 32 . Vadio é o nome/predicado/adjetivo de toda a linhagem dos barcos do Nuno, que é paravelejador e dos bons.
Que bons ventos conduzam a nave e o Nuno.
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Trabalho infantil.



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Domingo em família.

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Réplicas Náuticas, encomende o seu!

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Moita náutica, barco camuflado ou o que??

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26/01/2011

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Ensaio número 1 para roupa nova do fantasma


Qual a sua opinião sobre o esboço?
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Axel Grael , Cape to Rio sailrace News.

Extraído do blog: http://axelgrael.blogspot.com/
Com mais da metade do percurso de travessia do Atlântico já percorrido, o barco City of Cape Town, patrocinado pela prefeitura da Cidade do Cabo e que conta com quatro velejadores do Projeto Grael na tripulação (únicos brasileiros na regata), continua liderando a regata no tempo corrigido. 


O tempo corrigido é uma forma de estabelecer um comparativo entre barcos de diferentes tamanhos, tipos de desenho e construção, e outros critérios. Ou seja, um barco maior e mais sofisticado precisa chegar com uma determinada vantagem com releção a outro menor e menos sofisticado.
O barco City of Cape Town (de 41 pés) só tem um barco à sua frente, o Prodigy, de 51 pés, e descrito no site da competição (http://www.capetorio.heineken.com/) como "uma máquina de regata". Com o critério do tempo corrigido, o City of Cape Townlidera com boa vantagem sobre os adversários.

Desde o início, o barco com os brasileiros optou por uma rota mais ao Norte que os demais e o resultado tem sido muito bom até agora. Nos últimos dias, a performance tem sido sempre superior à dos adversários, sendo que o barco registrou uma singradura de 213 milhas nas últimas 24 horas. A única excessão é para o Prodigy, que tem sido mais rápido (221 milhas nas últimas 24 horas), mas não o suficiente para compensar as suas vantagens comparativas e, por isso, o barco não está em boa posição geral na regata (tempo corrigido). No tempo corrigido, o Prodigy está em oitavo lugar. Os barcos que seguem depois dos dois barcos mais a frente tem tido um resultado bem inferior: Ciao Bella, o segundo colocado no tempo corrigido, avançou 174 milhas; Xtra-link, 179 milhas e Cape Storm, 150 milhas. Os demais barcos estão ainda mais lentos.

Prodigy tem encontrado muitas dificuldades. A regata, como esperado, tem sido com vento em popa praticamente desde o seu início, na Cidade do Cabo. Mesmo com ventos moderados, o Prodigyjá rasgou dois spinnakers (vela balão), velas apropriadas para melhorar a performance com ventos de popa e través. Estas velas devem estar fazendo muita falta. Outro problema é que devido às características do barco, o Prodigy não tem bom resultado quando veleja de vento em popa ("popa raso") e, portanto, os seus tripulantes são forçados a veleja-lo um pouco mais orçado, o que obriga que o barco prossiga fazendo um "zigue-zague", levando-o a singrar uma distância muito maior que os demais. O comandante do barco estima que para avançar as 221 milhas registradas, o barco teve que percorrer na verdade 270 milhas.

O que terão pela frente?

Como indica o mapa acima, que representa as curvas de pressão atmosférica no Oceano Atlântico Sul (hoje, terça feira, 25/01/2011), mostra que os barcos deverão encontrar ventos mais fracos e instáveis ao se aproximar do litoral brasileiro. Isso deverá diminuir o excelente ritmo que a regata teve até agora e atrasar um pouco a chegada dos primeiros colocados ao Rio de Janeiro.

Tudo leva a crer que ainda teremos muita emoção pela frente e continuaremos na torcida para que o City of Cape Town faça uma ótima chegada ao Rio de Janeiro. Qualquer que seja o resultado, teremos muito o que comemorar.

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Quer saber quem são os quatro velejadores do Projeto Grael na Regata Cape Town-Rio? Acesse aqui

A TRIPULAÇÃO DO PROJETO GRAEL NA REGATA CAPE TOWN RIO TEM O APOIO DAS EMPRESAS:WELLSTREAM



 Os barcos já passam da metade do caminho...
 City Of Cape Town liderando no corrigido, com os 3 rapazes( abaixo foto da tripula) do projeto Grael a bordo!!
G-COMEX

25/01/2011

Avelok sailing magazine e Locamaxx irão patrocinar atletas do ices.


Na foto, Os velejadores André Felipe Rocha dos Santos e seu filho Gabriel( recebendo o cheque) assinam contrato de patrocínio de 12 meses com Renato Avelar, escriba da "avelok sailing magazine, The Yacht-Man" e diretor presidente da Locamaxx Redenetimóveis.

A locamaxx arcou com as despesas financeiras, a Avelok com o vestuário dos atletas fornecendo a eles uniformes para se apresentarem nos eventos e treinos com toda a classe que o esporte pede.

"Acreditamos no patrocínio esportivo por aliar a nossa marca a um esporte politicamente correto, não poluente e praticado por cavalheiros, sendo mister na formação do caráter das crianças e adolescentes.
Estes aspectos são a base de nosso trabalho na revista da vela e na nossa empresa"
Renato Avelar.

Que bons ventos leve esta dupla Brasil afora!!
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Rolex Ilhabela sailing week 2010, good fellows


A bordo do Fantasma da ópera , num dos maravilhosos dias de competição, arrumamos a faina a bordo com estes que são meus maiores amigos da vela e cavaleiros templários de verdade,(só  faltou o Fabiano Commander , o Mac e o Jens) nesta foto feita por mim no pier "favelão" da RISW, da esquerda par direita em sentido anti horário:
Julái
Lucky( de boné ao fundo)
Léo Ass
Dr. Marcos Albuquerque
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23/01/2011

"Revista Isto é dinheiro": Os Schurmann e a vela cooporativa, o negócio agora é realidade, em vitória breve teremos nosso treinamento da avelok...

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Mestre dos mares: Vilfredo, "o capitão", como é chamado pelos filhos, noras, esposa e funcionários, acredita que
"é no calor da disputa de uma regata que um executivo aprende a tomar decisões rápidas"
Nada na vida deles parece ser entediante, a julgar pelos relatos de Vilfredo e do filho. Tudo é literalmente uma aventura, afirmam. Até mesmo o trabalho. Mas há um porém.  

Os Schurmann gostam de deixar claro que a vida deles é, sim, uma aventura, mas calculada, planejada e bem estruturada. Segundo a dupla, é por essa razão que executivos de empresas como a Vale, Tim, Mantecorp e banco Itaú, entre outras, têm procurado o workshop ministrado pelos dois e mais Heloísa, a matriarca dessa família que ficou famosa por duas voltas ao mundo em veleiros. 
É nessas vivências, como eles chamam, que os Schurmann passam a experiência que absorveram nas suas expedições aos navegantes do mundo corporativo. “O barco é como uma empresa. Lidamos com tempestades e calmarias, como as empresas lidam com os altos e baixos do mercado”, costuma dizer a ex-professora de inglês Heloísa. continua em...http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/47217_OS+SCHURMANN+DE+VELEJADORES+A+GURUS

Barcelona World Race news.


Vibrac e Foncia descendo a ladeira do atlântico rumo ao cabo das tomentas navegando pau a pau, num pega sensacional e insone, depois vem dois blocos embolados, um no meio com 7 barcos e um no final com 4, sendo o lanterna o barco espanhol Forum Maritim Catalá.
Acompanhe a regata no fantástico Tracker:http://tracking.barcelonaworldrace.org/
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Kiel 1936 Olympics, por Ricardo Lobato( Blú).

Jules Verne Trophy-Troféu Júlio Verne dá a partida para a volta ao mundo em busca de um novo recorde.

O Maxi  Trimarã Banque Populaire V  deixou o cais esta manhã em sua primeira tentativa no registro do troféu Jules Verne 




Veja todas as notícias neste link :
http://www.voile.banquepopulaire.fr/




O barco e a tripulação foram testados por semanas. Eles partiram esta manhã do Port du Chateau, em Brest e cruzou a linha de partida  11h11m45sec (UTC) para a primeira tentativa para vencer o Troféu Júlio Verne.
Pascal Bidegorry  e mais 13 almas tem que estar de volta em menos de 48 dias, 7 horas, 44 minutos e 52 segundos para bater o tempo recorde estabelecido pelo Groupama 03 de março de 2010. 
 Entre o entusiasmo de sair e deixar a emoção de familiares, o momento foi muito intenso para o grupo de  14. marujos

Extremamente focado em atacar essa primeira tentativa, o capitão Pascal Bidegorry está feliz em largar hoje, embora as condições meteorológicas não são assim tão claras: "vamos estar deixando a favor do vento e velejar ao redor de uma depressão.Abaixo disso, não podemos esconder o fato de que a previsão não é positiva. No entanto, temos estado à espera por esse momento por muito tempo e não podemos deixar passar esta oportunidade. Estou realmente animado para ir para o mar e eu realmente acho que nós merecemos. Estou ansioso para amanhã de manhã ou amanhã à noite ou  até mesmo em dois dias e percebermos: "é isso! Nós estamos aqui! ". Estes períodos de stand-by são um pouco doloroso e eu estou realmente estou  ansioso por dizer que estamos no Troféu Júlio Verne, o meu objetivo dos últimos quatro anos. Este é um grande momento na minha vida. " 
Na verdade, a situação meteorológica não é tão clara sobre o Atlântico, como Brian Thompson explicou pouco antes de sair do cais: "Estamos perante dois modelos diferentes de tempo: o europeu e o norte-americanos. Eles estão nos mostrando coisas diferentes por isso decidimos ir para o pessimista. 
 Na verdade, há uma baixa pressão ao largo das Canárias, que vai matar os ventos alísios um pouco e, em seguida, outra baixa maciça na travessia do Atlântico. Enquanto esta última se aproxima, ele pode matar completamente os ventos alísios. Estamos apenas tentando escapar e passar um pouco mais baixo ao longo das Canárias, do que alterar a rota e descer para o Sul antes da grande depressão . "
Não será tarefa fácil para o Skipper, Bidegorry Pascal e a sua tripulação a bordo do Banque Populaire V, e para eles a 10 março será destaque em seus diários como a data a apontar para como eles que  tentam navegar nos livros de registro dos recordes.
 tripulação será dividida em 3 turnos

Pascal Bidégorry: capitão Juan Vila: navegador turno 1-Yvan Ravussin: Assistente líder, encarregado de vídeo e imagensBrian Thompson: Timoneiro / Trimmer Thierry Chabagny: Timoneiro / Trimmer Pierre-Yves Moreau: Proeiro.
Turno 2-Fred Le Peutrec: líder táticoEmmanuel Le Borgne: Timoneiro / Trimmer, responsável pelo atendimento médico.Erwan Tabarly: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos eletrônicos Ronan Lucas: Proeiro, responsável pela segurança 
Turno 3-Jérémie Beyou: táticoKevin Escoffier: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos vídeos em parceria com Yvan. Xavier Revil: Timoneiro / Trimmer, responsável pelos alimentos Florent Chastel: Bowman, a cargo de manipulação dos medicamentos
O mega famoso Marcel van Triest: observador de terra do tempo, meteorologista




Que bons ventos os levem e os tragam em segurança e com o troféu nas mãos!!

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!