26/06/2011
25/06/2011
Profundo e belo, para refletir.
Água, sal e vontade — a vida!
Azul — a cor do céu e da inocência.
Um lenço a colorir a despedida
Da galera da ausência...
Uma ilusão enfuna e enxuga a vela,
Uma desilusão a rasga e molha;
Morta a magia que pintava a tela,
O mesmo olhar de há pouco já não olha.
23/06/2011
O baiano xing-ling detona na regata da morte, um mega orgulho para os nautas tupiniquins! Os três primeiros chegaram em 1 minuto e 7 segundos de hiato!!..
Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantao, apesar do luto pela perda de meu amado Pai, o fomidavel, unico e insubstutuivel sir wallace, a vida continua, e como ele sempre gostou de gente de garra e fibra, rendo a sua vontade e relato aqui neste feriado o report do Chino Brasuca que rodou a baiana e ficou em primeiro lugar na fastnet( a regata da morte) que em 79 ceifou a vida de mais de uma dezena de velejadores, e em 83 quase fez com que o Duran Duran fosse tocar seu tambor e cantar no firmamento, quando o barco de Simon Le Bon , o Drum, perde a quilha e emborca nas aguas geladissimas da bretanha.
Regata de gente grande, feita por ele e seu companheiro a bordo dos pequenos, ultra seguros e igualmente velozes barcos da classe mini transat 6,5.
Pequenos gigantes que protagonizam a regata que sai da franca e vem a Bahia, ja singrada por feras do naipe de Gustavo Pacheco( o Rato) e de Juan Merediz( que tambem correu a BWR com o barco da equipe gerenciada e viabilizada pelo nosso amigo Asturiano Jesus Gonzales.)
O baiano dos zoio puxado em um barquinho de 6,5 metros botou para quebrar!! , o barco foi, ora pois, obviamente batizado de V-Max como todoso os seus outros barcos.
O nome das naves vem da moto yamaha , a qual Kan aterrorizou Salvador por anos , e depois se meteu neste esporte de doidos que soh torram grana em troco de alimentar a vontade de viver.
Mas de doido mesmo, com D maiusculo, ( daquele que joga pedra em aviao achando que eh passarinho, RSRS)o Baiano tem pouco, pois o lado oriental o equilibra!! e alem de tudo, doses industriais de garra e disciplina se somam ao DNA de K. Chuh.
Kan comecou a vida ajudando a mae no restaurante oriental da familia, depois teve uma escola de informatica na bahia( com muito sucesso), no intermeio da vida teve varios barcos ( um deles foi dar na praia e ele milagrosamente o recuperou) todos eles chamados V-Max ( incluso um fast 500), e por fim meteu na cabeca a vontade de fazer o dito impossivel, a Fastnet com um mini transat.
O preparo foi duro, ele chegou ao ponto de ser o penultimo colocado numa das regatas preparatorias para a fastnet la na zoouropa, e tambem a bordo de um mini tamb[em chamado Vmax, velejando solo, ele e Deus, desistiu faltando bem pouco para a linha de chegada, na regata Eldorado Basilis( vitoria trindade) ja muito enjoado, e somente pela pura e total falta de vento, enfim , este cara eh PHODA E MERECE OS APLAUSOS DE TODOS OS NAUTAS DAS TERRAS BRASILIS!!
Segue relato do sino baiano:
Prezados amigos velejadores,
Tenho o prazer de informar que o Vmax ganhou a MINIFASTNET-2011 (Xavier Macaire e Kan Chuh).
A regata foi como sempre bastante dura, com ventos entre 20 e 30 nos e temperatura entre 12 e 15 graus.
O barco parecia mais um submarino com tudo molhado o tempo todo.
A gente não eramos o barco mais rapido, sempre eramos o segundo ou terceiro, e só ganhamos a primeira posição na linha de chegada pois nas rajadas 30-35 nos, o barco da frente não segurou e atravessou (chegou em terceiro), assim passamos ele e chegamos apenas 21 segundos na frente do segundo colocado.
Na classe serie, foi total de 45 barcos (alem de prototipo - 28 barcos).
Vcs podem ver mais info/detalhes no site:
http://www.winchesclub.com/ minis650/fastnet650/
http://www.ricochets17.com/
segue mais relato do Kan:
Prezados amigos velejadores,
Muito obrigado pelas mensagens de parabéns e incentivo, segue a seguir mais informações sobre a regata MINIFASTNET:
============================== ============================== ============
Na IR da Minifastnet são apresentados 2 percursos e a depender da previsão meteorologica, na vespera da regata durante a reunião de comandantes, é definida o percurso.
O Percurso-1 (para o norte) é de 700 milhas: Douarnenez/Wolf Rock/Fastnet/Ouessant/ Douarnenez.
O percurso-2 (para o sul) é de 500 milhas: Douarnenez/Raz/Ile Yeu/BxA/Sein/Douarnenez.
Na reunião de cmte foi apresentado que devido a uma BIG-LOW passando, em Fastnet iria ter ventos de 45 nos e ondas de 6 metros, por isso foi definido o percurso-2 que teria ventos de 20-35 nos e ondas de 3 metros, apenas teriamos uma pequena zona de alta pressão bem no sul na boia de BxA (Gironde).
Resumindo: 500 milhas de pauleira sendo 380 milhas de contravento e 120 milhas e traves-popa (ninguem merece 380 milhas de contravento em um 21 pes!!!!).
============================== ============================== ============
Fizemos a regata em 2 dias e 17 horas, com média de 7,7 knot, ou média de 185 milhas em 24 horas. Vento real em 80% do tempo acima de 20 knots.
Ondas: maximo de 3 m e média de 1,5 metros.
Top boat speed: 17 knots
Temperatura ar: 14 a 18 graus. Mas com o corpo molhado e vento de 25 nos parecia muito menos.
Temperatura agua: 13 graus
Molhação: 100% molhado o tempo todo.
Troca de velas: incontaveis.
média de sono em 24 horas: 5 horas
obs: caimbras e tremedeira era coisa normal. Tudo dentro do barco é em sacos e vasilhames estanques, pois tudo fica molhado.
Regata de gente grande, feita por ele e seu companheiro a bordo dos pequenos, ultra seguros e igualmente velozes barcos da classe mini transat 6,5.
Pequenos gigantes que protagonizam a regata que sai da franca e vem a Bahia, ja singrada por feras do naipe de Gustavo Pacheco( o Rato) e de Juan Merediz( que tambem correu a BWR com o barco da equipe gerenciada e viabilizada pelo nosso amigo Asturiano Jesus Gonzales.)
O baiano dos zoio puxado em um barquinho de 6,5 metros botou para quebrar!! , o barco foi, ora pois, obviamente batizado de V-Max como todoso os seus outros barcos.
O nome das naves vem da moto yamaha , a qual Kan aterrorizou Salvador por anos , e depois se meteu neste esporte de doidos que soh torram grana em troco de alimentar a vontade de viver.
Mas de doido mesmo, com D maiusculo, ( daquele que joga pedra em aviao achando que eh passarinho, RSRS)o Baiano tem pouco, pois o lado oriental o equilibra!! e alem de tudo, doses industriais de garra e disciplina se somam ao DNA de K. Chuh.
Kan comecou a vida ajudando a mae no restaurante oriental da familia, depois teve uma escola de informatica na bahia( com muito sucesso), no intermeio da vida teve varios barcos ( um deles foi dar na praia e ele milagrosamente o recuperou) todos eles chamados V-Max ( incluso um fast 500), e por fim meteu na cabeca a vontade de fazer o dito impossivel, a Fastnet com um mini transat.
Um dos vmax que quase foi para o saco, mas Kan o recuperou! |
O preparo foi duro, ele chegou ao ponto de ser o penultimo colocado numa das regatas preparatorias para a fastnet la na zoouropa, e tambem a bordo de um mini tamb[em chamado Vmax, velejando solo, ele e Deus, desistiu faltando bem pouco para a linha de chegada, na regata Eldorado Basilis( vitoria trindade) ja muito enjoado, e somente pela pura e total falta de vento, enfim , este cara eh PHODA E MERECE OS APLAUSOS DE TODOS OS NAUTAS DAS TERRAS BRASILIS!!
fastnet rock |
Kan Chuh na chegada |
O caminho eh longo!! |
barco para dar com o pau!! |
Segue relato do sino baiano:
Prezados amigos velejadores,
Tenho o prazer de informar que o Vmax ganhou a MINIFASTNET-2011 (Xavier Macaire e Kan Chuh).
A regata foi como sempre bastante dura, com ventos entre 20 e 30 nos e temperatura entre 12 e 15 graus.
O barco parecia mais um submarino com tudo molhado o tempo todo.
A gente não eramos o barco mais rapido, sempre eramos o segundo ou terceiro, e só ganhamos a primeira posição na linha de chegada pois nas rajadas 30-35 nos, o barco da frente não segurou e atravessou (chegou em terceiro), assim passamos ele e chegamos apenas 21 segundos na frente do segundo colocado.
Na classe serie, foi total de 45 barcos (alem de prototipo - 28 barcos).
Vcs podem ver mais info/detalhes no site:
http://www.winchesclub.com/
http://www.ricochets17.com/
segue mais relato do Kan:
Prezados amigos velejadores,
Muito obrigado pelas mensagens de parabéns e incentivo, segue a seguir mais informações sobre a regata MINIFASTNET:
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Na IR da Minifastnet são apresentados 2 percursos e a depender da previsão meteorologica, na vespera da regata durante a reunião de comandantes, é definida o percurso.
O Percurso-1 (para o norte) é de 700 milhas: Douarnenez/Wolf Rock/Fastnet/Ouessant/
O percurso-2 (para o sul) é de 500 milhas: Douarnenez/Raz/Ile Yeu/BxA/Sein/Douarnenez.
Na reunião de cmte foi apresentado que devido a uma BIG-LOW passando, em Fastnet iria ter ventos de 45 nos e ondas de 6 metros, por isso foi definido o percurso-2 que teria ventos de 20-35 nos e ondas de 3 metros, apenas teriamos uma pequena zona de alta pressão bem no sul na boia de BxA (Gironde).
Resumindo: 500 milhas de pauleira sendo 380 milhas de contravento e 120 milhas e traves-popa (ninguem merece 380 milhas de contravento em um 21 pes!!!!).
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Fizemos a regata em 2 dias e 17 horas, com média de 7,7 knot, ou média de 185 milhas em 24 horas. Vento real em 80% do tempo acima de 20 knots.
Ondas: maximo de 3 m e média de 1,5 metros.
Top boat speed: 17 knots
Temperatura ar: 14 a 18 graus. Mas com o corpo molhado e vento de 25 nos parecia muito menos.
Temperatura agua: 13 graus
Molhação: 100% molhado o tempo todo.
Troca de velas: incontaveis.
média de sono em 24 horas: 5 horas
obs: caimbras e tremedeira era coisa normal. Tudo dentro do barco é em sacos e vasilhames estanques, pois tudo fica molhado.
20/06/2011
Missa de sétimo dia .
Prezados amigos, a missa de sétimo dia do meu Pai, Wallace João Guimareães Pimentel Avelar, será realizada na igreja de São Camilo na Mata da Praia, nesta terça feira as 19:00.
Em nome de toda familia Avelar agradeço antecipapadamente aos que puderem comparecer neste ato de fé Cristã, pela memória de nosso querido e amado Sir Wallace.
Renato Avelar
19/06/2011
14/06/2011
Nota de falecimento do Sir Wallace.( Wallace Joao Guimaraes Pimentel Avelar)
Maria Lucia (esposa), seus filhos Alvaro, Leonardo( in memorian), Renato e Raquel, comunicam com pesar a passagem de Wallace João Guimarães Pimentel Avelar( 24-4-1932 / 14/06/2011), uma pessoa formidável que deixou uma história digna de um livro, O Sr Wallace será velado no jardim da paz de laranjeiras onde o sepultamento ocorrerá dia 15 as 10 horas da manhã.
13/06/2011
Axel Grael revela a todos os mortais onde frequentam os Deuses do olimpo nautico: o Sailing , RYC para os mortais! que lugar maravilhoso , um dia ainda vou dar um pulo la!!!
Diretamente do blog do axel, neste DOMINGO, 12 DE JUNHO DE 2011
Veja tudo sobre o clube em: http://www.ryc.esp.br/index.htm
Rio Yacht Club: um pequeno centro de excelência da vela brasileira está próximo a completar 100 anos
Sede e orla do clube. |
Bar do Rio Yacht Club. |
Churrasqueira do Rio Yacht Club. |
As fotos acima são do fotógrafo náutico Fred Hoffmann e retratam uma verdadeira jóia do esporte da vela no Brasil: o Rio Yacht Club. Conhecido como "Sailing", é um dos mais antigos e tradicionais iate clubes do Brasil. Apesar de pequeno, provavelmente seus menos de 200 sócios concentram o maior número de títulos mundiais e medalhas olímpicas.
É o clube de Axel e Erik Schmidt (tricampeões mundiais da classe Snipe), Torben Grael (5 medalhas olímpicas), Lars Grael (2 medalhas olímpicas), Marcelo Ferreira (3 medalhas olímpicas), Clínio de Freitas (medalha olímpica em Seul), Isabel Swan (medalha olímpica em Pequim). Além destes velejadores, vários outros ostentam títulos mundiais, panamericanos, brasileiros, etc.
O Rio Yacht Club localiza-se na Estrada Fróes 418, São Francisco, Niterói.
Seus associados, orgulhosos, preparam-se para comemorar o primeiro centenário do Clube, em 2014.
Blue Sway | Paul McCartney
Paul McCartney recrutou o cineasta Jack McCoy, especialista em imagens de surf, para criar um vídeo para a canção "Blue Sway",
Um animal de rabo que navega, quem souber quem é favor denunciar.
PROCURA-SE. Gostaria que alguém me ajudasse a identificar esse sujeito. Pois a pessoa passou em um ato criminoso na proa do barco de pesquisa derrubando toda equipe e material do Instituto Jacaré. Causando um prejuízo enorme a pesquisa e colocando em risco de vida toda a equipe (incluindo dois alunos de graduação que participavam da campanha). O sujeito ainda olhou para trás vendo que o barco estava afundando e deu uma risadinha e continuou o seu caminho. O que o qualifica como um ato criminoso com intenção de derrubar o barco, assim como omissão de ajuda. Peço que me ajudem a identifica-lo para que o mesmo possa ser notificado e responder pelo que fez. O acontecimento foi ontem (11/06/2011) às 17 hs na lagoa Marapendi. Agradeço a todos.
De: Ricardo Freitas, via facebook
11/06/2011
10/06/2011
07/06/2011
03/06/2011
02/06/2011
Bra-Rgs Cruiser, instituída a classe no Espírito Santo, mensagem do Julio Cesar Leo, do veleiro Pokeka, lider do estadual RGS B.
Saudações amigos velejadores...
Como participante assíduo e entusiasta das Regatas de Oceano, a bordo do Pokeka e velejador desde a década de 70, peço licença para transmitir os meus cumprimentos a todos os amigos plantonistas e amantes de uma boa velejada e para agradecer a iniciativa da ACVO-RGS, sob a tutela do grande Fernando Mendonça, nosso coordenador da classe, que, baseado na opinião de parte dos participantes habituais, não esmoreceu e não mediu esforços para insistir na convocação da classe permitindo assim a criação da tão falada categoria “Cruiser”. Essa iniciativa, que embora pouco valorizada pelos atuais e futuros competidores, poderá ser de extrema importância para melhorar a participação dos veleiros “encalhados” no nosso clube.
Vejam vocês que a decisão de permitir a inscrição na categoria Cruiser de veleiros a partir de 22 pés dependerá de alguns fatores descritos na ata distribuída e principalmente do julgamento e opinião da Coordenação Técnica que deverá evitar que veleiros “de ponta” possam competir com veleiros tipicamente de “cruzeiro” com o objetivo de manter a competitividade.
Assim, para facilitar o entendimento, e para aqueles que não podem dedicar um mínimo de tempo em ler o arquivo PDF distribuído pela mensagem original, transcrevo abaixo cópia do texto que, em complementação ao que está escrito na Regra RGS-2011, procura complementar as exigências para a participação de barcos na categoria “Cruiser, versão regional do ES” (texto extraído do arquivo PDF divulgado em 02/06/2011):
“
Formatar a divisão RGS Cruiser no Espírito Santo Foi votada pelos presentes a seguinte formatação para a RGS Cruise: Que tenham LOA maior ou igual a 22 pés; Utilizem enrolador de genoa ou tenham estai de proa simples (garruncho); Fica permitida apenas uma genoa embarcada (com exceção da storm jib), sendo proibida a troca da genoa, durante toda a série de regatas; Que as Velas sejam em DACRON ou PROLAN Que o Barco seja aceito e classificado como de cruzeiro pela Comissão Organizadora / Técnica. |
“
Assim, conclamo a todos os amigos velejadores a começar um movimento buscando divulgar a nova alteração da regra e incentivar os proprietários de veleiros que se encontram “encalhados” ou “inativos”, para que participem das regatas da categoria “Cruiser” a partir de agora, buscando assim, aumentar a participação e por conseqüência aumentar a quantidade de veleiros nas regatas de Oceano.
Parabenizo e agradeço aos participantes da Comissão Técnica da ACVO-RGS desejando a todos boas e divertidas velejadas pela nossa “Costa do Sol”.
Um abraço e BV a todos!
Crise na vela Brasileira.
Sem controle, dívida da vela causa lamentos e já põe 2016 em risco
Débito com Governo bate R$ 100 milhões, impede novos patrocínios e ameaça evolução do esporte, que deu 16 medalhas olímpicas ao país
Por SporTV.comRio de Janeiro
Além de ver a iminente saída da classe Star da agenda olímpica no Rio-2016, a vela brasileira tem outro motivo ainda mais contundente para se preocupar: a Confederação Brasileira da modalidade acumula cerca de R$ 100 milhões em dívidas, especialmente com o Governo, e vem enfrentando dificuldades para angariar novos acordos de patrocínio.
Ex-presidente da entidade, o iatista Lars Grael, duas vezes medalhista de bronze em Olimpíadas, lamentou o cenário e resumiu o que tentou fazer há quatro anos.
- É um capítulo triste da vela brasileira. Um esporte com 16 medalhas olímpicas (seis de ouro) está com uma inadimplência permanente. Quando assumi, em 2007, constatei a dívida e fomos nos reunir. O valor era exorbitante, não havia meios para saná-lo. No dia seguinte, convocamos uma assembleia geral para começar as intervenções - disse.
Carlos Martins, atual mandatário da Confederação Brasileira de Vela, lembrou que o Comitê Olímpico Brasileiro está tentando equacionar o problema, para que exista autonomia em busca de investimentos. Mas a situação não é simples
Veja mais informações do SporTV News clicando aqui
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- Esse suporte é muito pouco, o COB tem interesses prioritários, é normal. E a Confederação de Vela está ligada às classes brasileiras. Principalmente as iniciais, como a Optimist, a Laser e a 420 - explicou Aldévio Leão, secretário da classe Optimist.
Embora já haja uma pré-definição da equipe que vai a Londres, no ano que vem, e o Brasil siga como um dos grandes favoritos, com Robert Scheidt, Torben Grael, Marcelo Ferreira e companhia, para as Olimpíadas de 2016 as novas gerações já estão correndo riscos.
01/06/2011
31/05/2011
28/05/2011
Drum escapa de outra.
Ventos de 70 knots romperam a poita do maxi e o levaram para o litoral da escocia, mais uma para o curriculum do barco que fora construido por Simon Le Bon do Duran Duran( materia completa neste blog), a nave jah capotou na fasnet, deu a volta ao mundo na Withbread e chegou em terceiro,com Magnus Olson a bordo e tudo mais!
Para um barco que jah perdeu a quilha, quase bateu em um subarino e outras cositas mas, fica a todos o recado que ele eh assim.
-Osso duro de roer, Duro na queda, Porrada Tiro e Bomba, este eh o espirito do Drum
Para um barco que jah perdeu a quilha, quase bateu em um subarino e outras cositas mas, fica a todos o recado que ele eh assim.
-Osso duro de roer, Duro na queda, Porrada Tiro e Bomba, este eh o espirito do Drum
27/05/2011
Almagrande, o Patricio dono de uma classe e elegancia dignos de um vougueiro, pego emprestado seu post, com toda reverencia e respeito que se fazem mister pela pompa.
O Leste soprou toda a noite, quente e macio. Estranha-se cada vez que ele sopra, geralmente traz-me o cheiro do país a arder, lá mais pelo meado do verão. Assobia na frincha da janela, sopra durante a noite e os cedros vergam-se em bailados coreografados. São noites em que só se ouve o vento, os bichos calam-se e esperam.
PUBLICADA POR ALMAGRANDE EM DOMINGO, MAIO 15, 2011
Eugênio Geaquinto Herkenhoff, um cara fora de série, self made man.
A fachada da Oficina na rua Barão de Monjardim. |
O leme bem poderia ser uma obra de arte para colocar na sala de casa. |
sistema da quilha retrátil |
Renato, aí vão as fotos de alguns barcos identicos aos que estou fazendo. A meta é terminar no final de 2012 mas nunca se sabe o que pode ocorrer. O certo é que ainda tem ainda muita água pela frente...
Abraço
Eugênio
ESTAS FOTOS SÃO DO BARCO DO EUGÊNIO, TAL COMO O VÍDEO, |
26/05/2011
RISW 2011
Único representante capixaba tenta surpreender favoritos
"Vamos 15 dias antes para Ilhabela para evitar contratempos de última hora, garantindo a tranquilidade do time na competição. Correr a Rolex Ilhabela Sailing Week é o ápice de um ciclo de treinos e regatas que começa no ínicio do ano, com a Regata Vitória-Guarapari, continua da Búzios Sailing Week e termina no Circuito Rio", reforçou o tático do Phantom, Luciano Secchin.
O objetivo do grupo é ficar entre os três primeiros na classe RGS-B. Em 2010, os velejadores capixabas terminaram em quarto lugar. "É também um orgulho para nossa equipe, que pelo segundo ano será a única tripulação capixaba no evento, poder representar o nosso estado e nosso clube na maior competição de vela da América Latina", disse Luciano Secchin.
Mistura de aptidões - Os integrantes do Phantom of The Opera velejam juntos desde 2008 e, aos poucos, conseguem entrosamento necessário para competições de alto nível. A bordo, os capixabas trocam experiências e táticas de regata e fora do barco, mistura de qualidades profissionais.
"A equipe é heterogênea, pois conta com um técnico em radiologia, um dentista, um advogado, um marinheiro e três corretores de imóveis. O clima de amizade, seriedade e companheirismo impera a bordo", contou o comandante Renato Avelar.
24/05/2011
23/05/2011
18/05/2011
17/05/2011
Sir Wallace, o barco do meu coração,que agora pertence ao Comandante Grafulha de Porto Alegre, olha só o que ele fez!!
Um barco novo, motor de centro , novo interior, tudo novo novo!!! vou ter que ir lá em Porto Alegre para estrear!!! Olha o antes e o depois!!!
15/05/2011
sailing t-shirts
T shirts do campeonato estadual 2011 , design by avelok water sport, arte feita em cortesia e com muito carinho e amor para nosso querido ICES, nosso quintal , nossa segunda casa! fiquei honrado com a oportunidade de desenhar esta camisa e a da volta da taputera, agardeço ao comodoro a diretoria de vela e a Layla pela oportunidade.
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