30/06/2011

Meu primeiro barco, matéria comemorativa as 30.000 visitas da revista da vela e uma saudosa lembrança de Papai que acabou de dar o bordo para cima.

Agora , a segunda geração da familia velejando, eu e meu filho dando uma planada .

Redação em 1978, por Avelok
O ano era de 1978, e eu acabava de voltar da aula no colégio Sacre-Couer, localizado no alto da Ponta Formosa, na Praia do Canto , onde todos os dias ia caminhando , ida e volta. A distância parecia maior que de fato era, talvez pela ansiedade mirim que meus 8 anos pré -adolescentes manifestavam , talvez pela ladeira que tinha que subir e descer, onde eu utilizava um atalho não convencional pelo meio do mato para cortar caminho, ou até mesmo pela vontade de chegar logo em casa e sair para andar de bicicleta, na época minha diversão predileta, ou de contar os dias para  o fim de semana quando eu ia velejar com meu amigo Laurentino Bicas no seu optimist Zebrinha, na função de "proeiro", para mim um mundo novo que se descortinava e me efeitiçava.
Avelok posando na frente da nave, foto do acervo de Sérgio Rabelo.

Naquele dia, ao chegar em casa papai estava me esperando, e eu não entendi bem porquê. O trabalho na Vale do Rio doce , onde Seu Wallace, engenheiro metalurgico, civil e de minas, formado na turma de 58 em ouro preto, era gerente da pelotização , exigia muito do tempo e responsabilidade, e além disto eu ainda tinha mais 3 irmãos para dividir a atenção do amado pai, e não entendi o porquê dele me esperar para almoçar tão cedo.
Equívoco mirim , não era para almoçar que ele me aguardava, haviam outros planos no ar .
sir wallace jovem

Sir Wallace( violão) e Maria Lucia no namoro em Ouro Preto, 1961



Papai me leva até a garagem dizendo que precisaríamos sair rapídamente e depois voltávamos para almoçar,  entramos no maverick GT branco e saímos para passear, sob o pretexto de irmos cortar cabelo( ele sempre me levava no salão Garcia na praça Costa Pereira,  no centro de Vitória, mas isto era aos sábados, e meus irmãos Alvaro e Léo também iam juntos,  assim , mais desconfiado eu ficava a cada esquina que passavamos , será que eu aprontei alguma e vou levar uma bronca? ficava me indagando.


O casal nos anos 80.

Pegamos a aveninda "Navegantes", o V8 do mavera em marcha lenta, borbulhando baixinho, ganha a avenida e fomos em direção ao iate clube, aí eu perguntei por que estávamos indo naquela direção, se o salão era no centro?
turma da vela em 1981, Alexandro, Frank Brown, Avelok, Dudu Zenóbio, Albert Bitran, Paulinho Tomassi e Renato Zanol, embeixo, Jesus Soares, Bruno Tommasi, Juliana Queiroga e Helvio Pichamone.

-Ah nós temos que dar uma passada no Iate para deixar o dinheiro da mensalidade da escolinha de vela com a tia Marina Zenóbio, ele disse num tom calmo enquanto dava um longo trago em seu "Minister", olhou para  mim , piscou e o olho direito meio que dizendo, confia em mim filho! E tocou direto para lá, sempre na marcha lenta e devagar , curtindo seu cigarro e as suas músicas no tocafitas TDK, para ele o carro era um prazer e a música uma paixão.
Chegando no clube ele me chama para descer e acompanhá-lo até a secretaria, e para lá fomos juntos.
O clube era muito deferente do que é hoje , e a garagem de vela ficava anexo a portaria e o mar logo "alí", depois foi tudo sendo aterrado e lanchas e mais lanchas chegando, naquela época a maioria eram os barcos a vela.
Fomos caminhando pelo pátio e eu aproveitando para mostrar para ele os barcos dos meus amigos, falando o nome da cada um dos barcos, quem era o dono, se era bom velejador ou não, e tagarelava solto encantado em estar acompanhado de meu pai no meu novo meio social, junto comigo, só comigo sem nenhum irmão para dividir a atenção.
De repente estranho e vejo um barco numa capa verde escura parado em frente a garagem e falo:
- Papai, este  barco deve ser novo aqui, não conheço nenhum barco que tem uma carretinha destas e uma capa, o pessoal coloca os barcos em cima de pneus, e capa nunca vi.
Ele responde:
- Vamos lá perto para ver melhor sô!( num mineirês atêntico).
E fomos nós. Ao pararmos em frente ao barco, ele começa a tirar a capa como que curisoso para ver o que tinha dentro, e eu digo:
-Pai , não mexe não, depois o dono pode não gostar , reclamar com a gente ,  achar ruim, sei lá...
Aí ele olha para mim abre um sorrisão, e com aquele vozeirão diz, este é o seu, se chama "Xande ", mandei o dinheiro para o seu tio Lilino  e ele comprou o barco no Iate Clube do Rio e mandou para cá de caminhão, você gostou da supresa? perguntou.


Este é o Capixa( 1728), ainda na ativa na escolinha do ices,eu magrelo e sem camisa, no barco preto, o Ferramenta Paulinho Tommasi, acervo Roberta Ruscui.

Naquele momento minha cabeça entrava em parafuso, um flash!, não conseguia acreditar que teria meu próprio barco, deixaria enfim de ser um proeiro do Zebrinha e seria comandante! ainda mais de um barco que veio do Rio de Janeiro!Eu seria o máximo perante meus amigos.
Dei um abração daqueles nele, e agradeci em êxtase, tagarelando sem parar!
Então começamos a tirar a capa do barco, e foi revelado um belíssimo e ultra bem tratado casco negro, com um interior envernizado com maestria , com flutuadores "Bruder" amarelos e transparentes, catraca "elvstrom" mastro de alumínio e uma vela vermelha "la Rochelle" que tinha o percurso olímpico como logo, e um cheiro... ah!! mas um cheiro de barco, de barco de madeira misturado com maresia, e velas e tudo mais, o mais fino dos perfumes da minha memória, que agora escrevendo isto o cheiro me veio a mente e eu fiz uma viagem no tempo vivendo de novo o momento.
Ranking 1983, assinado pelo Sir Wallace

Até hoje, toda vez que vejo um barco de madeira, chego bem perto para ver se tem aquele cheiro! para mim o cheiro da vela, do iatismo!
Naquele instante, junto com papai, não foram só as narinas que o cheiro invadiu, ele invadiu  a minha alma e desde este instante passei a me dedicar a este maravilhoso esporte, o iatismo , que na época tinha um mito recém criado pela morte prematura e pela carreira sensacional, Joerg Bruder( o mesmo do flutuador), um tri campeão mundial que morrera no auge de sua vida, com 36 anos indo participar de um campeonato mundial na frança, num acidente aéreo.
Eu e Guará, a camisa é do Gupo dos Shurmann em passagem por Vitória na sua primeira volta ao mundo , presente de Pierre, o primogênito.

Bruder habitou todos os meus sonhos infantis e juvenis, sonhos de glória e triunfo, de obstinação e garra , imaginava aquele barco para homens gigantes( o Finn) planando em uma regata com 100 barcos e ele na frente ostentando o numero 3, junto com o BL, o legendário BL3 e voando como um "fliyng duchtman"!
Papai e eu em 1983.

NO ultimo dia 15 de Junho, meu Pai foi dar um bordo no Céu, restando apenas agora as lembranças, o que me faz pensar no sentido da vida. A gente guarda da vida só lembranças, pois o que passou no minuto passado ja é lembrança, e o que passou a 10 ou 30 anos é também lembrança, aí tive a conclusão mais feliz da minha vida,: se tudo é lembrança,  e elas são atemporais, então que se viva a vida a cada momento, para montar o se repertório de lembranças que ficarão gravados em nossa memória para eternidade, e nesta vida o que fica é o seu legado a sua memória, e desta forma, meu pai foi o maior craque , pois como disse meu tio e padrinho João Henrique no Funeral,. a respeito da vida do Sir Wallace, citando Neruda: " posso dizer que vivi!"
Obrigado Pai, obrigado Deus! por tudo, e agora irei multiplicar os ensinamentos para meu filho!

27/06/2011

26/06/2011

Largada com faca nos dentes, quarta regata do estadual de 2011, ICES.





25/06/2011

Profundo e belo, para refletir.



Água, sal e vontade — a vida!

Azul — a cor do céu e da inocência.

Um lenço a colorir a despedida


Da galera da ausência...


Uma ilusão enfuna e enxuga a vela,

Uma desilusão a rasga e molha;

Morta a magia que pintava a tela,

O mesmo olhar de há pouco já não olha.

Por miguel torga, em fragmentos, emprestado do Almagrande.


23/06/2011

O baiano xing-ling detona na regata da morte, um mega orgulho para os nautas tupiniquins! Os três primeiros chegaram em 1 minuto e 7 segundos de hiato!!..

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantao, apesar do luto pela perda de meu amado Pai, o fomidavel, unico e insubstutuivel  sir wallace, a vida continua, e como ele sempre gostou de gente de garra e fibra, rendo a sua vontade e relato aqui neste feriado  o report do Chino Brasuca que rodou a baiana e ficou em primeiro lugar na fastnet( a regata da morte) que em 79 ceifou a vida de mais de uma dezena de velejadores, e em 83 quase fez com que o Duran Duran fosse tocar seu tambor e cantar no firmamento, quando o barco de Simon Le Bon , o Drum, perde a quilha e emborca nas aguas geladissimas da bretanha.







Regata de gente grande, feita por ele e seu companheiro a bordo dos pequenos, ultra seguros e igualmente velozes barcos da classe  mini transat 6,5. 
Pequenos gigantes que protagonizam a regata que sai da franca e vem a Bahia, ja singrada por feras do naipe de Gustavo Pacheco( o Rato) e de Juan Merediz( que tambem correu a BWR com o barco da equipe gerenciada e viabilizada pelo nosso amigo Asturiano Jesus Gonzales.)


O baiano dos zoio puxado em um barquinho de 6,5 metros botou para quebrar!! , o barco foi, ora pois, obviamente batizado de V-Max como todoso os seus outros barcos. 


O nome das naves vem da moto yamaha , a  qual Kan aterrorizou Salvador por anos , e depois se meteu neste esporte de doidos que soh torram grana em troco de alimentar a vontade de viver.


Mas de doido mesmo, com D maiusculo, ( daquele que joga pedra em aviao achando que eh passarinho, RSRS)o Baiano tem pouco, pois o lado oriental  o equilibra!! e alem de tudo, doses industriais de garra e disciplina se somam ao DNA de K. Chuh.
Kan comecou a vida ajudando a mae no restaurante oriental da familia, depois teve uma escola de informatica na bahia( com muito sucesso), no intermeio da vida teve varios barcos ( um deles foi dar na praia e ele milagrosamente o recuperou) todos eles chamados V-Max ( incluso um fast 500), e por fim meteu na cabeca a vontade de fazer o dito impossivel, a Fastnet com um mini transat.
Um dos vmax que quase foi para o saco, mas Kan o recuperou!




O preparo foi duro, ele chegou ao ponto de ser o penultimo colocado numa das regatas preparatorias para a fastnet la na zoouropa, e tambem a bordo de um mini tamb[em chamado Vmax,  velejando solo, ele e Deus,  desistiu faltando bem  pouco para a linha de chegada,  na regata Eldorado Basilis( vitoria trindade) ja muito enjoado, e somente pela pura e total falta de vento, enfim , este cara eh PHODA  E MERECE OS APLAUSOS DE TODOS OS NAUTAS DAS TERRAS BRASILIS!!
fastnet rock

Kan Chuh na chegada

O caminho eh longo!!

barco para dar com o pau!!




Segue relato do sino baiano:


Prezados amigos velejadores,
 
Tenho o prazer de informar que o Vmax ganhou a MINIFASTNET-2011 (Xavier Macaire e Kan Chuh). 
 
A regata foi como sempre bastante dura, com ventos entre 20 e 30 nos e temperatura entre 12 e 15 graus.
 
O barco parecia mais um submarino com tudo molhado o tempo todo.
 
A gente não eramos o barco mais rapido, sempre eramos o segundo ou terceiro, e só ganhamos a primeira posição na linha de chegada pois nas rajadas 30-35 nos, o barco da frente não segurou e atravessou (chegou em terceiro),  assim passamos ele e chegamos apenas 21 segundos na frente do segundo colocado.
 
Na classe serie, foi total de 45 barcos (alem de prototipo - 28 barcos).
 
Vcs podem ver mais info/detalhes no site:
 
http://www.winchesclub.com/minis650/fastnet650/


http://www.ricochets17.com/ 


segue mais relato do Kan:


Prezados amigos velejadores,

Muito obrigado pelas mensagens de parabéns e incentivo, segue a seguir mais informações sobre a regata MINIFASTNET:

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Na IR da Minifastnet são apresentados 2 percursos e a depender da previsão meteorologica, na vespera da regata durante a reunião de comandantes, é definida o percurso.

O Percurso-1 (para o norte) é de 700 milhas: Douarnenez/Wolf Rock/Fastnet/Ouessant/Douarnenez.

O percurso-2 (para o sul) é de 500 milhas: Douarnenez/Raz/Ile Yeu/BxA/Sein/Douarnenez.

Na reunião de cmte foi apresentado que devido a uma BIG-LOW passando, em Fastnet iria ter ventos de 45 nos e ondas de 6 metros, por isso foi definido o percurso-2 que teria ventos de 20-35 nos e ondas de  3 metros, apenas teriamos uma pequena zona de alta pressão bem no sul na boia de BxA (Gironde).

Resumindo: 500 milhas de pauleira sendo 380 milhas de contravento e 120 milhas e traves-popa (ninguem merece 380 milhas de contravento em um 21 pes!!!!).

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Fizemos a regata em 2 dias e 17 horas, com média de 7,7 knot, ou média de 185 milhas em 24 horas. Vento real em 80% do tempo acima de 20 knots.

Ondas: maximo de 3 m e média de 1,5 metros.

Top boat speed: 17 knots

Temperatura ar: 14 a 18 graus. Mas com o corpo molhado e vento de 25 nos parecia muito menos.

Temperatura agua: 13 graus

Molhação: 100% molhado o tempo todo.

Troca de velas: incontaveis.

média de sono em 24 horas: 5 horas

obs: caimbras e tremedeira era coisa normal. Tudo dentro do barco é em sacos e vasilhames estanques, pois tudo fica molhado.


20/06/2011

Missa de sétimo dia .

Prezados amigos, a missa de sétimo dia do meu Pai, Wallace João Guimareães Pimentel Avelar, será realizada na igreja de São Camilo na Mata da Praia, nesta terça feira as 19:00.
Em nome de toda familia Avelar agradeço antecipapadamente aos que puderem comparecer neste ato de fé Cristã, pela memória de nosso querido e amado Sir Wallace. 
Renato Avelar

14/06/2011

Nota de falecimento do Sir Wallace.( Wallace Joao Guimaraes Pimentel Avelar)

Maria Lucia (esposa),  seus filhos Alvaro, Leonardo( in memorian), Renato e Raquel,  comunicam com pesar a passagem de Wallace João Guimarães Pimentel Avelar( 24-4-1932 / 14/06/2011), uma pessoa formidável que deixou uma história digna de um livro, O Sr Wallace será velado no jardim da paz de laranjeiras onde o sepultamento ocorrerá dia 15 as 10 horas da manhã.

13/06/2011

Axel Grael revela a todos os mortais onde frequentam os Deuses do olimpo nautico: o Sailing , RYC para os mortais! que lugar maravilhoso , um dia ainda vou dar um pulo la!!!

Diretamente do blog do axel, neste DOMINGO, 12 DE JUNHO DE 2011


Veja tudo sobre o clube em: http://www.ryc.esp.br/index.htm

Rio Yacht Club: um pequeno centro de excelência da vela brasileira está próximo a completar 100 anos

Sede e orla do clube.

Bar do Rio Yacht Club.

Churrasqueira do Rio Yacht Club.

As fotos acima são do fotógrafo náutico Fred Hoffmann e retratam uma verdadeira jóia do esporte da vela no Brasil: o Rio Yacht Club. Conhecido como "Sailing", é um dos mais antigos e tradicionais iate clubes do Brasil. Apesar de pequeno, provavelmente seus menos de 200 sócios concentram o maior número de títulos mundiais e medalhas olímpicas.

É o clube de Axel e Erik Schmidt (tricampeões mundiais da classe Snipe), Torben Grael (5 medalhas olímpicas), Lars Grael (2 medalhas olímpicas), Marcelo Ferreira (3 medalhas olímpicas), Clínio de Freitas (medalha olímpica em Seul), Isabel Swan (medalha olímpica em Pequim). Além destes velejadores, vários outros ostentam títulos mundiais, panamericanos, brasileiros, etc.

O Rio Yacht Club localiza-se na Estrada Fróes 418, São Francisco, Niterói.

Seus associados, orgulhosos, preparam-se para comemorar o primeiro centenário do Clube, em 2014.

Blue Sway | Paul McCartney

Paul McCartney recrutou o cineasta Jack McCoy, especialista em imagens de surf, para criar um vídeo para a canção "Blue Sway",

Revista Todos a Bordo, junho de 2011.

Um animal de rabo que navega, quem souber quem é favor denunciar.


PROCURA-SE. Gostaria que alguém me ajudasse a identificar esse sujeito. Pois a pessoa passou em um ato criminoso na proa do barco de pesquisa derrubando toda equipe e material do Instituto Jacaré. Causando um prejuízo enorme a pesquisa e colocando em risco de vida toda a equipe (incluindo dois alunos de graduação que participavam da campanha). O sujeito ainda olhou para trás vendo que o barco estava afundando e deu uma risadinha e continuou o seu caminho. O que o qualifica como um ato criminoso com intenção de derrubar o barco, assim como omissão de ajuda. Peço que me ajudem a identifica-lo para que o mesmo possa ser notificado e responder pelo que fez. O acontecimento foi ontem (11/06/2011) às 17 hs na lagoa Marapendi. Agradeço a todos.
De: Ricardo Freitas, via facebook

02/06/2011

RISW 2011 , positive vibe!!!!

Posted by Picasa

Bra-Rgs Cruiser, instituída a classe no Espírito Santo, mensagem do Julio Cesar Leo, do veleiro Pokeka, lider do estadual RGS B.

Saudações amigos velejadores...
Como participante assíduo e entusiasta das Regatas de Oceano, a bordo do Pokeka e velejador desde a década de 70, peço licença para transmitir os meus cumprimentos a todos os amigos plantonistas e amantes de uma boa velejada e para agradecer a iniciativa da ACVO-RGS, sob a tutela do grande Fernando Mendonça, nosso coordenador da classe, que, baseado na opinião de parte dos participantes habituais, não esmoreceu e não mediu esforços para insistir na convocação da classe permitindo assim a criação da tão falada categoria “Cruiser”. Essa iniciativa, que embora pouco valorizada pelos atuais e futuros competidores, poderá ser de extrema importância para melhorar a participação dos veleiros “encalhados” no nosso clube.
Vejam vocês que a decisão de permitir a inscrição na categoria Cruiser de veleiros a partir de 22 pés dependerá de alguns fatores descritos na ata distribuída e principalmente do julgamento e opinião da Coordenação Técnica que deverá evitar que veleiros “de ponta” possam competir com veleiros tipicamente de “cruzeiro” com o objetivo de manter a competitividade.
Assim, para facilitar o entendimento, e para aqueles que não podem dedicar um mínimo de tempo em ler o arquivo PDF distribuído pela mensagem original, transcrevo abaixo cópia do texto que, em complementação ao que está escrito na Regra RGS-2011, procura complementar as exigências para a participação de barcos na categoria “Cruiser, versão regional do ES” (texto extraído do arquivo PDF divulgado em 02/06/2011):
 Formatar a divisão RGS Cruiser no Espírito Santo
Foi votada pelos presentes a seguinte formatação para a RGS Cruise:
 Que tenham LOA maior ou igual a 22 pés;
 Utilizem enrolador de genoa ou tenham estai de proa simples (garruncho);
 Fica permitida apenas uma genoa embarcada (com exceção da storm jib), sendo proibida a troca da genoa, durante toda a série de regatas;
 Que as Velas sejam em DACRON ou PROLAN
 Que o Barco seja aceito e classificado como de cruzeiro pela Comissão Organizadora / Técnica.
Assim, conclamo a todos os amigos velejadores a começar um movimento buscando divulgar a nova alteração da regra e incentivar os proprietários de veleiros que se encontram “encalhados” ou “inativos”, para que participem das regatas da categoria “Cruiser” a partir de agora, buscando assim, aumentar a participação e por conseqüência aumentar a quantidade de veleiros nas regatas de Oceano.
Parabenizo e agradeço aos participantes da Comissão Técnica da ACVO-RGS desejando a todos boas e divertidas velejadas pela nossa “Costa do Sol”.

Um abraço e BV a todos!

Crise na vela Brasileira.


Sem controle, dívida da vela causa lamentos e já põe 2016 em risco

Débito com Governo bate R$ 100 milhões, impede novos patrocínios e ameaça evolução do esporte, que deu 16 medalhas olímpicas ao país

Por SporTV.comRio de Janeiro
Além de ver a iminente saída da classe Star da agenda olímpica no Rio-2016, a vela brasileira tem outro motivo ainda mais contundente para se preocupar: a Confederação Brasileira da modalidade acumula cerca de R$ 100 milhões em dívidas, especialmente com o Governo, e vem enfrentando dificuldades para angariar novos acordos de patrocínio.
Ex-presidente da entidade, o iatista Lars Grael, duas vezes medalhista de bronze em Olimpíadas, lamentou o cenário e resumiu o que tentou fazer há quatro anos.

- É um capítulo triste da vela brasileira. Um esporte com 16 medalhas olímpicas (seis de ouro) está com uma inadimplência permanente. Quando assumi, em 2007, constatei a dívida e fomos nos reunir. O valor era exorbitante, não havia meios para saná-lo. No dia seguinte, convocamos uma assembleia geral para começar as intervenções - disse.
Carlos Martins, atual mandatário da Confederação Brasileira de Vela, lembrou que o Comitê Olímpico Brasileiro está tentando equacionar o problema, para que exista autonomia em busca de investimentos. Mas a situação não é simples
 Veja mais informações do SporTV News clicando aqui


- Esse suporte é muito pouco, o COB tem interesses prioritários, é normal. E a Confederação de Vela está ligada às classes brasileiras. Principalmente as iniciais, como a Optimist, a Laser e a 420 - explicou Aldévio Leão, secretário da classe Optimist.
Embora já haja uma pré-definição da equipe que vai a Londres, no ano que vem, e o Brasil siga como um dos grandes favoritos, com Robert Scheidt, Torben Grael, Marcelo Ferreira e companhia, para as Olimpíadas de 2016 as novas gerações já estão correndo riscos.

28/05/2011

Drum escapa de outra.

Ventos de 70 knots romperam a poita do maxi e o levaram para o litoral da escocia, mais uma para o curriculum do barco que fora construido por Simon Le Bon do Duran Duran( materia completa neste blog), a nave jah capotou na fasnet, deu  a volta ao mundo na Withbread e chegou em terceiro,com Magnus Olson a bordo e tudo mais!
Para um barco que jah perdeu a quilha, quase bateu em um subarino e outras cositas mas, fica a todos o recado que ele eh assim.
-Osso duro de roer, Duro na queda, Porrada Tiro e Bomba,  este eh o espirito do Drum

27/05/2011

Almagrande, o Patricio dono de uma classe e elegancia dignos de um vougueiro, pego emprestado seu post, com toda reverencia e respeito que se fazem mister pela pompa.

O Leste soprou toda a noite, quente e macio. Estranha-se cada vez que ele sopra, geralmente traz-me o cheiro do país a arder, lá mais pelo meado do verão. Assobia na frincha da janela, sopra durante a noite e os cedros vergam-se em bailados coreografados. São noites em que só se ouve o vento, os bichos calam-se e esperam.

Eugênio Geaquinto Herkenhoff, um cara fora de série, self made man.

A fachada da Oficina na rua Barão de Monjardim.

O leme bem poderia ser uma obra de arte para colocar na sala de casa.
sistema da quilha retrátil


Renato, aí vão as fotos de alguns barcos identicos aos que estou fazendo. A meta é terminar no final de 2012 mas nunca se sabe o que pode ocorrer. O certo é que ainda tem ainda muita água pela frente...
Abraço
Eugênio


ESTAS FOTOS SÃO DO BARCO DO EUGÊNIO, TAL COMO O VÍDEO, 

26/05/2011

RISW 2011




Único representante capixaba tenta surpreender favoritos  
         
         "Vamos 15 dias antes para Ilhabela para evitar contratempos de última hora, garantindo a tranquilidade do time na competição. Correr a Rolex Ilhabela Sailing Week é o ápice de um ciclo de treinos e regatas que começa no ínicio do ano, com a Regata Vitória-Guarapari, continua da Búzios Sailing Week e termina no Circuito Rio", reforçou o tático do Phantom, Luciano Secchin.
         
         O objetivo do grupo é ficar entre os três primeiros na classe RGS-B. Em 2010, os velejadores capixabas terminaram em quarto lugar. "É também um orgulho para nossa equipe, que pelo segundo ano será a única tripulação capixaba no evento, poder representar o nosso estado e nosso clube na maior competição de vela da América Latina", disse Luciano Secchin.
         
         Mistura de aptidões - Os integrantes do Phantom of The Opera velejam juntos desde 2008 e, aos poucos, conseguem entrosamento necessário para competições de alto nível. A bordo, os capixabas trocam experiências e táticas de regata e fora do barco, mistura de qualidades profissionais. 
         
         "A equipe é heterogênea, pois conta com um técnico em radiologia, um dentista, um advogado, um marinheiro e três corretores de imóveis. O clima de amizade, seriedade e companheirismo impera a bordo", contou o comandante Renato Avelar.



Búzios sailing week 2011, PHANTOM OF THE OPERA

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!