15/05/2012

Regata Eldorado Brasilis

Vitória- Trindade-Vitória
Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, vamos dar um bordo no passado, pois se vão nove longos anos, e de lá para cá muita coisa boa acontece e ainda vai acontecer, compartilho com os senhores o nosso diário de bordo.
Largada 18/01/2003
As 12:30 , no segundo Pier, Praia de Camburi.
20.06 W
40.07 S

Duda a esquerda, Avelok a direita, Arthuro logo atrás, Tripulantes partem para conhecer a ilha.

Cenário surreal.

Parece um filme de Jurassic Park

O Bennetau alugado e a trupe.

Bruninho Martinelli, Avelok,Arthuro, Bruno Larica e Duda Bediaga,


Um dia antes da largada foi o meu noivado com a Flávia, dia 18 meu aniversário, um começo bem bacana.
Na verdade não estava preparado para ir a um regata destas, tampouco havia planejado, a vaga surgiu através de um "eutrocínio" que fiz na ordem de R$ 3000,00 na época, mais despesas de viagem que deram umas 400/500 pratas, ajundando a comprar o rancho e acertos finais no barco.
O Bruno Martinelli e o Guiga, estavam montando este projeto, que contava com um barco alugado e faltava grana , assim sendo , "comprei" o direito de tripular o Raja Starcut, e fui como cozinheiro de bordo, sem me sentir menos honrado por isto, na minha opinião Deus dá o frio conforme o cobertor, e tudo tem um sentido.

Os preparativos que envolvem uma regata deste porte, não são poucos. Uma semana antes da largada a tripulação se desdobrava a fim de sanar todas as pendências .
Cada qual corria atrás de alguma coisa, os uniformes, o rancho, o "Pau de Spy"( que não tinhamos)balsa de abandono, rádio SSB, e até mesmo o próprio delocamento do Rajada Starcut de Bracuhy até Vitória.
O projeto da regata, partiu do Guigui e do Bruno, no ano de 2002 , quando correu a regata com seu próprio barco, mais conhecido como Rajadão, e nesta edição da regata(2003), pretendiam algo mais confortável, nada mau o que conseguiram.
Um belo Benetau 36 pés super luxo, novo e confortável mas.. que não orçava nada, como relatarei adiante.
Na semana que antecedeu a regata, os barcos estavam atracados na marina do ICES, e o clima estava no ar.
Aquele lance de "circo" montado:- gente de tudo que é canto, barcos belíssimos, containners para as equipes, intermináveis rodas de bate-papo na varanda do clube regado a cervejinha gelada e até um cocktail foi servido ás tripulações.
Tudo com ampla cobertura da imprensa.

A tripulação do Rajada, super heterogênea , foi formada da seguinte forma;

  1. Comandante: Bruno Martinelli. 21 anos
  2. Proa; Eduardo Bediaga, 22 anos
  3. Proa 2; Bruno Larica, 21 anos
  4. Capitão e cozinha, Arturo Acosta, o Equatoriano de 30 anos.
  5. Organizador do time e faz tudo, Ricardo Guimarães 45 anos.
  6. Cozinha, auxílio no convés e cozinha; este que vos escreve,Renato Avelar, 34 anos
Todos eles velejadores do ICES, e já conhecidos de outras regatas.
Sábado 18/01/2003
12:30 h ,na Praia de Camburi, é dado o tiro de largada rumo a Ilha da Trindade, 623 milhas á leste de Vitória.
O espetáculo foi de rara beleza, várias embarcações acompanharam a largada das 13 embarcações rumo a Ilha. O vento soprava forte, e ao cair da tarde foi apertando , e apertando , tal como o mar desencontrado , fazendo tudo parecer uma espécie de montanha russa. Pauleira o tempo todo, sem descando nem intervalos.
Diante destas circunstâncias , mar grosso e muito vento, a mínima e singela locomoção a bordo já eram tarefa hercúlea, imagine para cozinhar, tomar banho e principalmente dormir.
O que vem a cabeça?
- Uma semana com este vento de proa e este mar mexido, vai ser punk!!
Não sei se vou aguentar este sofrimento.
Mas...ficamos firmes, rizamos vela grande na segunda forra e enrolamos um bocado a genoa 3, e posicionamos os galões de água e diesel a barlavento a fim de dar uma adriçada no barco.
Foram aproximadamente 22 ou 23 horas de pauleira , depois começou a melhorar.O vento continuava forte, mas o mar diminuira bastante , dando uma estabilizada nas coisas e finalmete pudemos fazer uma refeição decente , tomamos banho e trocamos de roupa, ou seja nos recompomos com dignidade, se não tomar cuidado vc vira" mendigo".
A disciplina consigo e com o barco, é fator preponderante para uma boa viagem.
Diariamente , as 8 da manhã e às 8 da noite , conforme estabelecido pela CR, era feita a radiofonia, onde iríamos passar ao Rebocador de alto- mar "Tridente", o R 22 da Marinha do Brasil.
Desta forma , quando no horário da radiofonia , ligávamos o motor, pois o rádio ssb( alcançe mundial) consome energia com muita "vontade" e a comissão de regatas permitia que o ligássemos nestes horários para recarga de baterias, todavia sem engrenar marcha alguma , afinal estamos falando de um esporte de cavalheiros. Com a radiofonia:
- quando passávamos a Velok, direção , latitude e longitude, sabíamos a posição dos outros barcos e marcávamos na planilha de "batalha naval", distribuída pela organização, onde cada barco era representado por uma cor diferente, e íamos diagramando a planilha em reuniões durante a radiofonia, uma grande diversão.
Até o terceiro dia, as condições de vento e mar melhoraram bastante, havia um vento médio o pouco mar , muito pouco mar, mas ... com muitos pirajás( pequenos temporais, com curta duração e localização específica, na forma de cogumelos).
A tripulação trabalhou o tempo todo, trocando velas, rizando, enrolando vela, põe... , tira, coloca , volta, etc.
O difícil foi aguentar a overdose de Reggae que a garotada colocava 30 horas por dia, já não dava mais para aguentar aquela música, por muita sorte eu e Guiga achamos um CD de Bob Charles( roberto carlos) e outro de Vivaldi, parace meio excêntrico, mas salvou a pátria.
Regata é regata, o tempo todo tentando tirar o maximo proveito da embarcação, cada centímetro, cada ondinha. Isto sem falar que cada tripulante passou 4 horas por dia no leme, pois não tínhamos piloto automático, revezávamos os 6 tripulantes, por quatro horas , a fim de fechar o dia, 24 horas.
Ficar quatro horas no timão é assim( principalemten se o barco estiver adernado), dói primeiro um pé, depois o outro, aí vc tenta se ajeita, depois dói a perna, depois a bunda , depois as costas depois o braço, pescoço, depois tudo junto e do outro lado, ao fim de 4 horas vc quer sumir e descer para descansar, já não aguenta mais.
Logo nos primeiros dias, fiocu nítido que o barco Rajada-Starcut era muito pobre na orça, haja vista calar somente 1,5 metros , mas mesmo assim estávamos andando bem, pois trabalhávamos o tempo todo em prol de um bom desempenho.
Na noite do quarto dia tentamos um bordo mais ao Norte, a fim de ganharmos altura em relação a Ilha, estávamos derivando como toda a flotilha.
Pensamos em subir umas 60 ou 70 milhas ao norte durante á noite . obs:Fui veementemente contra.
A manobra foi um erro grotesco de estratégia, e nos custou a berlinda na regata.
O que ocorre é que os barcos já iam um pouco adiantre de nós , mas com menos "altura" em relação á ilha, ou seja estávamos a barlavento da flotilha e mais próximos da ilha, e quando cambassem , estariam perto, foi quando Bruno argumentou :
- Vamos ganhar altura e lá na frente o vento ronda( provável hipótese) e a gente ganha altura e distância.
Mas aconteceu exatemente o contrário, a flotilha subiu para uma longitude menor e a gente , tentando ganhar latitude. O vento não rondou, o "pessoal" foi embora e nós ficamos atolados , sem orça e sem vento, ou seja, um bordo de 8 horas , para o lugar errado e nos levou a uma perda de nada menos do que 24 horas em face a flotilha.
No dia seguinte a tripulação estava abalada , chateada, moral lá embaixo pelo "ferro" que tomamos , mas fazer o que?
É muita "água', mas muita água mesmo, 6 dias e 6 noites , velejando , timoneando, tirando o máximo do barco.
O negócio é não pensar no tempo ,vamos nessa, vamos embora que a ilha nos espera.
Contuniamos a regata com toda a fibra, e no final do sétimo dia de regata, no sábado , as 1;40 da manhã, depois de um dia inteiro de ventos fracos e muita corrente contra cruzamos a linha de chegada.
Avistamos a Ilha neste mesmo sábado, de manhã, e só alcançamos no início da madrugada do outro dia.
Puxa vida , como é difícil um contravento de 7 dias!!
Uma pessoa normal , sem conhecimento de regatas não pode imaginar o sofrimento que é , mas como tudo que sobe desce, sabíamos que a volta seria um travéz folgado, e muito, mas , muito mais confortável. Sem aquela adernada permanente e total desconforto.
No dia que antecedeu a chegada a Ilha, a tripulação organizou uma espécie de "rave" com muito gelobol ,
Chegarmos exaustos, cruzando a popa do Tridente, na enseada dos Portugueses, bem em frente a vila da marinha, o P.O.I.T , posto oficial da Ilha da Trindade e em seguida rumamos para a enseada do Principe , onde atracamos.
Na enseada , só estava atracado ainda, o "Mar sem Fim" , do João Lara, o dono da rádio Eldorado e patrocinador da regata, o resto da galera já tinha partido de volta ao ICES no cair da tarde do mesmo dia.
Fomos os penúltimos a chegar a ilha , fora os 2 abandonos( o Osklen , por falta de rádio- mais tarde soubemos que o rádio pifou, e o mastro também, havia quebrado, o rádio era detalhe na verdade, e o motor também, voltaram com mastração de fortuna) e do Domani, que nos cruzou retornando a Vitória a apenas 20 milhas da Ilha com sérios problemas no estai de proa.
Fiz um belo bacalhau com batatas para comemorar a chegada , mas a água que eu usei estava contaminanda com areia depositada no fundo dos tanques, o que tornou impossível mastigar .
Que merda! um delicioso e cheiroso prato, feito com esmero por horas de cucção, e que foi parar na íntegra dentro do lixo, ou melhor no mar, para os "purfas", por causa da areia em seus ingredientes.
Dormimos no bagaço, e na manhã seguinte , ao acordarmos o que se viu foi para tirar qualquer um do estado normal. Imagine uma ilha que parece intocada, longe pracaramba de tudo, onde não vai navio de passageiro, onde não vai lancha, onde não vai helicóptero, muito menos aviões.
Somente os veleiros e os navios da marinha, um local acima de tudo mágico, magnético, com um visual surreal , com contrastes de cores e texturas impressionantes, e também com picos altíssimos, todos em rochas escarpadas, magnífico!!!
A ilha possui 5 kms de extensão , por 2 de largura, sendo seu ponto culminante o pico do "desejado" com mais de 600 metros de altura.
Com sua formação vulcânica , a impressão que temos é que "ficou pronta" ontem , você nunca viu nada igual na vida, é sem palavras para descrever o colosso no meio do nada.
Há um paredão na estremidade sul da ilha com 300 metros de altura, mais conhecido como "bauducão", por sua semelhança com o saboroso panetone, pela cor avermelhada e pelo formato.
Neste paredão , há um túnel de 15 metros de altura e 250 metros de comprimento, que liga de um lado ao outro da rocha.
O mar dentro do túnel , é violentíssimo, há pouco tempo antes da regata , um "naval" que se aventurou lá desapareceu e morreu obviamente, seu corpo nunca foi encontrado.
O desembarque na Ilha é uma coisa muito difícil, como a ilha possui poucas praias, as que existem são todas cercadas de pedras e corais, e nenhum atracadouro natural.
Lá o mar cresce rápido , de uma hora para outra , sobe de verdade, 3 a 4 metros de altura.
Ao lado do Bauducão, tem uma outra rocha o "pão de açúcar", com impressioantes 398 metros de altura, e lar de milhares de árvores em suas locas.
O som emitido pelas aves, é incrivel, o vento "rasgando" e os pássaros cantando, barulho á vera, mas muito legal, jurássico.
Ficamos atracados no pé do Pão de Açucar, na enseada do Príncipe, onde aproveitamos e, pela manhã seguinte do dia da chegada a ilha, demos ótimos mergulhos na água transparente, com mais de 40 metros de visibilidade.
Os peixes belíssimos e azuis "purfas", que comem tudo o que vêem , até mesmo fezes, parecem "piranhas " e os navais morrem de medo deles, já eu... morria de medo dos Tubarões Lixa (dizem ser inofensivos)que habitam a Ilha, pois tubarão para mim , só o nosso amigo e velejador de wind.
No início da tarde de sábado, desembarcamos na ilha, fomos até o Tridente com o nosso veleiro, chegando pela sua popa em uma manobra dificílima e arriscada , dado o tamanho das ondas, 3 a 4 metros.
O Tridente estava atracado na enseada dos Portugueses , na face leste da ilha, e de lá pegaríamos a "cabrita" até a praia.
A primeira imagem que se vê do R22, ao se olhar para a enseada , é o "cadaver" de um veleiro francês, de aço, amarelo, que há pouco tempo se espatifara nas rochas durante uma virada de tempo que pegou de surpresa os tripulantes que desembarcaram na ilha para um jantar com o comandante e deixaram o barco sem ninguém a bordo, o que é realmente um risco altíssimo , e que repetimos na nossa estada , quase "danificando " seriamente o veleiro que ficara amarrado na popa do R22.
A cabrita é uma balsa que mais parece uma gailoa, que leva 12 homens de cada vez, e que trafega presa a um cabo de aço tensionado, ligando o R22 a praia, passando pelo meio da arrebentração com ondas de 3 metros e meio!! saberias o que é isto??
Emoção garantida!
Gugui foi mergulhando, meio que em transe.
Tão logo desembarcamos na ilha , entramos em um outro universo, o mundo dos " 40 ilheús" isolados.
Os homens da marinha se revezam em turnos de 4 em 4 meses , e todos tem uma espécie de síndrome de "corno" pelo fato de ficarem tanto tempo longe de casa, dando oportunidades...
Algumas coisas interessantes:
O por do sol inesquecível, a placa em homenagem a "sir Peter Blake", os carangueijos amarelos que sobem em árvores, a fila para telefonar( enorme), filme pornô passando o tempo todo( non stop) na sala de comunicação dos navais, cafezinho servido com canela em "pau", e a troca de um maço de cigarros derby por um boné da Courtier, (pois errei na conta do cigarro e fiquei na maior frissura), uma poita de um barco Japonês que achei na praia, trouxe e de dei de presente a Pablito anos depois ( para decorar a sua casa no canal de Vitória), o Duda Bediaga que enfiou o pé no ouriço e teve que caminhar um Km om o pé todo furado e ser atendido por um médico "esquisito", e o desgosto de saber que um dia antes da nossa chegada , rolou o churrasco de Gala com todas a tripulações, menos a gente, e nós ficamos com água na boca.
continua...
A base do P.O.I.T( posto oceânico da ilha da trindade) possui ótima infra-estrutura, e tem o aspecto de uma pequena vila perdida no meio do Atlântico, o que é aliás sem sobra de dúvidas.
Logo na chegada, no ponto de desembarque da cabrita está aguardando os “chegantes” um pitoresco escafandro, como que um boneco em tamanho real, que porta um placa em uma das mãos com os dizeres:
-“Cheguei, sou voluntário!”
Caminhando alguns metros avistamos a academia “Sopapo”, mais uma centena de metros a horta “esperança”, e mais adiante uma arvore de natal cheia de poitas, poitas que vão dar nas praias da ilha , perdidas por barcos em sua maioria japoneses, que pescam ilegalmente em nossa costa e em águas internacionais, e que viram , com o bom humor irreverente dos ilhéus, uma árvore de Natal temática.
Depois de desembarcarmos , saímos para fazer uma caminhada na Ilha, acompanhados pelo sub-comandante da base, saímos no sentido sul, passamos pela praia das Tartarugas, pela praia da Parede de vulcão, e fomos até o túnel do “bauducão”, passando pelas piscinas naturais, onde tomamos um delicioso banho de mar.
Em trindade as tartarugas tem um tamanho de uma mesa de 6 lugares, e se encontram os rastros delas por toda a praia.O tamanho de suas pegadas, ou melhor “rastros” e o também de seus ninhos é de dar medo, parece coisa de dinossauro.
Quando estávamos a bordo do veleiro , rumando da enseada dos príncipes rumo a enseada dos portugueses, vimos algumas delas nadando embaixo do barco, indescritível.
Uma pena elas só chegarem a praia durante a noite, mas como falei anteriormente, com uma dose de sorte avistamos algumas.
No caminho de volta a Vitória , vimos também um cardume de golfinhos, que nos presenteou e nos acompanhou por boa parte do dia .
O contato com a natureza nos deixa Zen, veja só que interessante:
Ver o sol nascer , o sol se por , ver a lua minguando , ver o mar infinito, sentir o vento lhe envolvendo, tudo isto não tem preço.
A gente entra numa sintonia, saca o movimento do mundo, sente a presença da terra no universo.
A técnica é simples:
- de manhã, vc vê o sol despontar a leste, lá pelas 5 e meia da manhã, bem na proa( na ida), só mar ao través e popa, céu e mar.
Rumamos em sentido do sol, indo literalmente atrás dele. Ele sobe e vc avança, corre por sobre você o dia todo e... de repente ele se põe na sua popa, bem a oeste.Realizando com num moto contínuo, seu movimento eterno , preciso e singular.
Depois vem a noite ( dia 18 a largada foi dada em lua cheia), no primeiro dia ela apareceu as 7 , 7 e meia da noite, e dia após dia acompanhamos sua evolução.
Ao cair da noite o céu fica escuro como breu, não dá para ver absolutamente nada, tudo é preto, neste momento você fica em companhia das estrelas, no primeiro dia um pouco timidas, mas a medida que nos enfiávamos mar a dentro , longe das cidades e seus clarões, isolados no meio ocenao o céu rapidamente se transforma.
Ficávamos aguardando a chegada da lua, como um espetáculo com hora e lugar marcado.
A cada dia a bela dama vai diminuindo o tamanho de seu rosto e atrasa para o encontro em exatos 40 minutos.
No final dos 13 dias de viagem , ela desapareceu, não veio ao encontro, iluminar o nosso caminho, dar luz as trevas da noite oceânica, todavia , mesmo assim mandou um pouco de sua claridade por trás do horizonte, nos deixou a vontade para flertarmos com as estrelas.
A cada dia acompanhei o nascer do sol, o pôr do sol, o cair da noite , a nascer da lua, as estrelas e constelações que já reconheço com facilidade, enfim acompanhei o mundo girar, simples não?!

O RETORNO.

Ficamos na ilha da madrugada de domingo até as 2;45 da madrugada de segunda feira, quando partimos deste ponto longínquo, fantasmagórico e maravilhoso.
Zarpamos da enseada do príncipe deixando para trás a âncora danfort de 20 kilos que havíamos lançado no meio da tarde, deixamos uma poita presa a ela, quem sabe no ano seguinte ainda nos aguardaria??
A F.D.P da âncora agarrou no fundo de areia e pedras , tentamos todas as manobras possíveis com o potente motor do Starcut, mas só seria possível retira-la mergulhando, e de noite, numa escuridão intensa, com o mar cheio de tubarões , e uma correnteza enorme, quem se habilita??, ta louco!!! deixa para lá, marcamos o ponto dela no gps e fomos embora.
Já em Vitória fomos surpreendidos pela tripulação do “ Mar sem fim” que havia resgatado a nossa âncora e nos entregado em mãos , em casa. Coisas de Thomas Lipton.
Cruzamos a proa do Tridente com um vento fresco de cerca de 15 nós, e dada a largada o cronômetro dispara em um regata contra o relógio.
Uma semana e um dia depois da largada , exatas 2;45 da manhã.
Velejamos todo o tempo com ventos pelo través, o que fez com que a regata adquirisse um aspecto mais esportivo e menos aventureiro/sôfrego, que na ida quase um teste de resistência física..
Com ventos favoráveis o barco surfou as ondas do atlântico cruzando no paralelo 20 as longitudes de 40 a 31 graus, numa velog de 6 a 9 nós.
Ondas grandes, bons ventos, o que mais poderíamos querer para vejelar?
Durante a tarde do segundo dia do retorno,ficamos encalmados, sem vento nenhum , durante pelo menos umas 3 intermináveis horas, é TERRÍVEL, super SACAL! O barco joga de um lado a outro, sacode a vera mas não sai do lugar.
Ao cair da tarde , com a queda da temperatura entrou uma brisa e o rajadão starcut voltou a singrar bonito.
Velejamos noite e dia, dia e noite, sempre com um timoneiro tirando o máximo em parceria com um trimer, que seguia regulando as velas, regata 24 horas por dia, á vera.
O tempo todo um tira e põe de velas que não se tem idéia, trabalho mesmo.Tira genoa, coloca balão, tira balão coloca genoa, quebra adriça sobe no mastro( c/ barco andando a mil ...).
O Arturo subiu no mastro 4 vezes para acertar a adriça, com um vento de 20 nós e ondas de 3 metros da altura.
Alías nas empopadas, nos ventos favoráveis, foi quebrando um monte de coisa do barco, toda hora uma besteira , primeiro a adriça, depois o garlindéu do pau de spy , depois o sistema de fixação dos moitões do traveller, depois o preventer, em seguida uma escota puída, a assim foi indo e a gente vendo o lindo e luxuoso benetau se transformando num verdadeiro laboratório de aparatos técnicos( gambiarras).
Apesar dos pequenos percalços o percurso de volta foi uma delícia, deu para curtir cada segundo no barco, timonear, surfar aquelas ondas, sentir a natureza, sentir o organismo, o próprio corpo se regenerando , se tonificando, a plena saúde do corpo e da alma.
No último dia de viagem , a noite começou com um ventão do caramba, balão em cima, e o barco se demonstrou excelente em...:- cavalos de pau, atravessava com uma facilidade incível, tinha que ficar vivo no leme senão era, plá-pla-plá, a vela chicoteando a mil até retomarmos o rumo novamente.
Céu estrelado, o barco deslizando, zunindo, todos dando o máximo de si , empenhados, fazendo cáculos de tempo para ver saber de nossas possibilidades com nossos concorrentes( curumi e shaltz).
Precisávamos chegar até as 9 da manhã para ganharmos as 12 horas que perdemos na ida e faturarmos a regata, recuperávamos hora por hora , dia por dia, o andamento estava excelente.
Tudo indo muito bem, a média, o rumo certinho e vento a vontade.
Cansado fui dormir as 2 e meia da manhã, ao término do meu quarto, ansioso por acordar e acompanhar a aproximação da terra.
Acordei com aquele sacode, pá ... pou... cleeeeeeeks.. pá.. calmaria total, boiávamos no meio do mar, que estava super mexido. Que merda!
A nossa previsão de chegada passara de 9 da manhã para as 13 horas, e a nossa colocação já era, mas mesmo assim fomos em frente com o astral de campeões pois cientes estávamos de todo esforço que fizemos em prol da performance.

Momentos finais.

9;45, entra um brisa de 4 nós e começamos a nos deslocar devagarzinho.

Como não tinha há muito o que ser fazer, a não se esperar, preparei a última refeição disponível a bordo, interessante pois acertamos a conta do rancho na mosca, ao abrir a lata de feijoada e prepara-la com alguns ingredientes extras como alho, cebola, bacon etc., tal como um arroz , terminava ali o nosso estoque de comidas.

Apriveitamos para tomar nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn banhos de água doce, no banheiro e tudo, e depois todos colocamos nossas roupas de gala limpinhas , prontos e ansiosos para chegarmos ao porto.

Já avistávamos o mestre álvaro desde o começo da manhã, que aos poucos com o vento entrando e entrando , foi se aproximando rapidamente, e no comecinho da tarde entramos empopados de balão na rota da praia de camburi, onde já nos esperava Alexandre Negão em seu “melhora”, apontamos para o clube ansiosos para chegar, e nos metros finais ainda rompemos o pau de spy ao meio.

)Este partezinha do parágrafo  final que se sucede, escrevi hoje, pois a história estava sem fim)
Chegamos finalmente!!, nem acreditávamos, quase uma viagem a lua, 15 dias, 1260 NM, e lá estavam Sir Wallace, Flávia e companhia no pier nos esperando, exaustos mas alinhados desembarcamos e partimos para as comemorações e etcéteras, o sweepstake estava pronto e de altíssima qualidade, uma sensação maravilhosa nos preenchia, nos sentíamos diferentes, leves, felizes, calmos, plenos, nos sentíamos orgulhosos de nós mesmos por sermos homens do mar, e por termos comungado por tantos dias com a natureza, de uma forma que palavras jamais irão descrever.

O sonho chegou ao fim , mas dali criamos outros e mais outros, e vamos ano  a ano buscando-os onde quer que estejam, e vamos sempre velejando!!

Bons ventos a todos!!

Avelok

Desta vez em Veneza não são os pombos que voam.

Do site:
http://www.voilesetvoiliers.com

"Même les touristes en ont oublié les pourtant célèbres pigeons de la place Saint-Marc. Il faut dire que l’envol des AC45 ailés sur le Canal a de quoi offrir des photos plus originales que les gondoles. En tout cas, après des entraînements qui ont secoué la Sérénissime, la manche vénitienne des ACWS commence dès le 15 mai. Les douze catas régateront devant le Lido, puis au pied du palais des Doges. Bord à Venise était aussi un titre qui s’imposait. Mais il avait déjà été déjà fait. / H.H."

Tradução tabajara por Avelok:

Mesmo que os turistas ainda não esqueceram os célebres pombos da praça de San Marco, eles podem dizer que viram  os AC45 subindo o canal de San Marco, e que veneza tem algo mais original que somente as gôndolas, em todo caso depois dos treinos que sacudiram a sereníssima, as provas começam hoje.


m hoje , 15 de maio, os doze catamarans irão correr defronte ao lido, depois aos pés do palácio dos doges.





Scheidt e Prada 2012 Star world championship, winners.

EU JÁ SABIA!!
A dupla brasileira formada por Robert Scheidt e Bruno Prada conquistou, nesta sexta-feira, o tricampeonato mundial da classe star, em Hyères, na França, fato inédito para a vela do País. Os iatistas fecharam a competição com 30 pontos perdidos, dois à frente dos ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, que ficaram com a medalha de prata.

Após os títulos em Cascais 2007, Perth 2011 e Hyères, a dupla passou o bicampeão olímpico Marcelo Ferreira, que foi campeão mundial de star como proeiro de Torben Grael, em 1990, e do alemão Alexander Hagen, em 1997.
Além de Scheidt e Prada, apenas uma dupla na história, os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode, conquistaram, sempre velejando juntos, três títulos mundiais (1952, 1953 e 1956). Com parceiros diferentes, o americano Lowell North é o recordista em conquistas, com cinco (1945, 1957, 1959, 1960 e 1973), enquanto Bill Buchan Jr., também dos EUA, é tricampeão (1961, 1970 e 1985).
Após passar a maior parte da competição em segundo, a dupla tinha duas opções para sagrar-se campeã: terminar cinco posições à frente dos ingleses Percy e Simpson ou torcer para que os rivais ficassem fora do grupo dos 15 primeiros na sexta regata - na segunda opção, porém, ainda precisariam torcer para que os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki e os irlandeses Peter O'Leary e David Burrows não ficassem entre os primeiros.
"Na reunião de ontem à noite, decidimos que ficar em segundo ou terceiro lugar não interessava. Então, decidimos partir para a estratégia mais agressiva. A ideia foi ir para cima dos ingleses e torcer para os poloneses não ganharem e os irlandeses ficaram no terceiro lugar. E deu certo", comentou o proeiro Prada.
Scheidt e Prada terminaram a última regata da série na 39ª colocação, a pior na competição, mas forçaram os ingleses a também ter uma regata ruim, terminando na 38ª colocação. Além disso, irlandeses e poloneses também tiveram um mau dia, terminando a regata em 14º e 27º respectivamente.
Desta forma, os brasileiros terminaram a competição com 30 pontos perdidos, contra 32 dos vice-campeões Percy e Simpson. O bronze acabou com Michael Hestbaek e Claus Olesen, da Dinamarca, com 33.
A conquista na França nesta sexta foi a 52ª da dupla, formada em 2001, incluindo um período de quase um ano de invencibilidade. Entre maio de 2011 e abril de 2012, Scheidt e Prada faturaram 11 títulos seguidos. A sequência foi interrompida na Semana Olímpica Francesa, também em Hyères, há duas semanas.
Fotes: terra.com.br( texto)
sailinganarchy.com( foto)
torcida ( eu)

Classe Mini no Brasil, por Kan Chuh.

Mini encarnado na marina do porto desportivo de Gijón Astúrias, espanha

Prezados amigos velejadores,
 
Se vc tem interesse em um dia velejar ou ter um Mini 6.50, deixe o seu depoimento. A ideia é criar um grupo de interessados e tentar viabilizar a classe Mini no Brasil.
 
O S-40 custa R$  $$$$$$$ e 10 tripulantes. 
O C-30 custa R$ $$$ e 6 tripulantes. 
O HPE-25 custa R$ $$ e 4 tripulantes
O Mini custa R$ $ e apenas um comandante (nenhum tripulante).
 
http://www.youtube.com/watch?v=jQVWBeEw-uI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Mj3w6_WbxvI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NY3maUdFBnU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=XkWEjpXN6RU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=m2LeNBY_5gk
http://www.youtube.com/watch?v=Ujgnj0Dkhxs
http://www.youtube.com/watch?v=typUMupSPpI
 
Classe Mini:
 
http://www.classemini.com/?langue=en
 
 
Um grande abraço a todos
 
Kan Chuh 






Parabéns Kan Chuh , sua iniciativa é brilhante, como diria meu amigo Anuar:
"10 por cento das pessoas são pioneiras, 70 por cento são protagonistas e 20 por cento são antagonistas."
Firme no leme!!!

14/05/2012

The Physics of Sailing - KQED QUEST

Gary Mull Ranger 22

Errata em 17/5/2012, depois de alerta de um leitor e amigo do gajo: Airton é com í-pi-sy-lo-ne, falha nossa Ayrton!!

Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão,

Neste sábado, tivemos a oportunidade de entrevistar o AyRTON, um nauta que acaba de concluir a reforma de seu Ranger 22.
Digo que se barcos tivessem placa este seria um objeto de coleção com a placa preta, de tão caprichado que foi feito o trabalho.

segue o vídeo a algumas fotos:

Embarcando no flutuante

Airton, Fernando e Eugênio.

detalhe do pulpito de popa

capricho...

em todos os...

de-


ta-

-lhes.

Não é AYrton?


Ranger 22, por seu criador e  pai : Mr. Gary Mull, que teve vida breve mas intensa, morreu  aos 55 anos de cancer, e deixou uma contribuição formidável ao mundo da vela,  com seus projetos ranger , e os sail rokets, para saber mais acesse:
http://www.members.dca.net/pwink/ranger/garymull.htm


Airton , um Pernambucano de Olinda, se debruçou sobre a empreitada e realizou um sonho, e no vídeo abaixo ele nos dá preciosas dicas para liberarmos nossos sonhos da mente e os concretizarmos, que muitas vezes podem estar bem mais próximos que pensamos.
Um beijo e um queijo, e bons ventos a todos!

10/05/2012

X Encontro Nacional da ABVC, pelo Helio Vianna.


TERÇA-FEIRA, 8 MAIO, 2012 @ 11:16 AM
LogoEncontroABVC2012As inscrições para o Encontro Nacional da ABVC já estão abertas. O maior evento da vela de cruzeiro no Brasil será realizado no feriadão de Corpus Christi, de 7 a 10 de junho, na Marina Bracuhy em Angra dos Reis. E este ano é especial: o encontro dos cruzeiristas completa dez anos!
Entre o jantar dançante de abertura na quinta-feira, o animado churrasco na sexta-feira e o jantar de encerramento no sábado, tudo regado com cerveja gelada, a turma da vela vai se esbaldar com muita conversa informal, exposição de produtos náuticos, vários workshops e quatro palestras imperdíveis, a saber: da tripulação do Travessura, Sérgio e os filhos Jonas e Carol; do marinheiro Raimundo, o brasileiro mais velho a dar uma volta ao mundo em solitário em apenas 11 meses; do casal Dorival e Catarina do Luthier; do Capitão de Fragata Jorge Franco que vai falar sobre a Estação Antártica Comandante Ferraz e do baiano-ucraniano Aleixo Belov que vai palestrar sobre a volta ao mundo do Fraternidade.
Este é um evento familiar e se você pretende trazer os pimpolhos, fique tranquilo: a organização programou um curso náutico para crianças, ministrado pelo Dr. Ricardo Guimarães, e haverá monitores para entreter os pestinhas.
Se você vem de barco corra pra fazer sua inscrição, pois o numero de vagas no píer, oferecidas gratuitamente pela Marina Bracuhy, são limitadas. É bom lembrar que ao final do Encontro, no domingo, haverá a largada dos veleiros participantes do III Cruzeiro Costa Verde, mas isso é assunto para outro post.
Aqui tem mais informações e o link para as inscrições. Eu estarei na comissão de recepção, então nos vemos em Bracuhy.

09/05/2012

Yacht Club de Ilhabela divulga o aviso de regata do Warm-Up


O Yacht Club de Ilhabela (YCI) divulgou o aviso de regata para a segunda etapa da Copa Suzuki Jimny de 2012 / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Denominado de Warm Up, o evento reúne as principais equipes do País em dois fins de semana: 26 e 27 de maio e 2 e 3 de junho. Estão convidadas as classes ORC, BRA-RGS, RGS-Cruiser, C30, HPE25 e M24.5.
As inscrições custam R$ 80,00 por tripulante, exceto os mirins, que são isento da taxa. O procedimento deve ser feitas até a véspera da regata inicial, marcada para o sábado (26). A organização informa também que a estadia no YCI para os veleiros que não são da cidade está liberada de sábado (19) até o dia 9 de junho.
"As regatas devem ser bastante técnicas, já que serão as últimas antes da Rolex Ilhabela Sailing Week. Além de brigar pelo pódio e manter a regularidade da edição passada, as equipes também ajustam os equipamentos e entrosam as tripulações em um teste real, valendo pontos", explica José Nolasco, director de vela do Yacht Club de Ilhabela.
A competição teve início em março com seis regatas em todas as categorias, menos na HPE com nove. As raias serão separadas novamente para tornar as provas mais justas e técnicas.
Depois da segunda etapa, os barcos voltam a se enfrentar no litoral norte paulista em setembro (22, 23, 29 e 30) e decidem os campeões entre 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro. 
Faça o download do Aviso de Regata, em PDF, AQUI!

butt bongo fiesta, by www.sailinganarchy.com, the best sailing site in the world.






Great competition and conditions at Antigua Sailing Week once again proved why the last event on Caribbean circuit is perhaps the best of them all.  We’ll have more on this great regatta later this week, but here’s a little note explaining the monster damage seen to the Ondeck Farr 65 “Spirit of Isis” in this Tim Wright photo.  Full event galleries are here, andresults here.

The first race of the day saw a serious collision between Oyster 82, Starry Night of the Caribbean and On Deck's Farr 65, Spirit of Isis, which resulted in a large part of the Farr 65's transom being smashed in. Luckily, only very minor injuries were sustained and once safely on shore, the skipper and owner of Starry Night were quick to apologise for the collision showing good sportsmanship.

Skipper of Spirit of Isis, Vicky Blunt explained: "The regatta was going really well and a fantastic performance has been put in by the team who are charter guests of mixed sailing ability. We were looking forward to another good race vying for a podium position. Whilst we were on starboard tack there was an unfortunate incident involving Starry Night which came at us on port tack, ending our regatta in dramatic fashion. Thankfully everyone on board responded well and rallied together to bring the boat and crew safely back alongside. Many thanks to ABSAR and the Coastguard for their speedy response and assistance in this incident."
05/07/12

06/05/2012

Alain Colas, o parceiro e adversário de Tabarly, um "gigante" Yachtsman, um homem a frente de seu tempo.




A bordo do Manureva, ex Pen Duick.
a largada da regata do "rhum 1978"












O Club med, um gigante de 75 metros que fora navegado solo.








Rota do Ruhm, nunca mais se veria o francês de nobo.

Alain Colas a Lenda Francesa.






Alain Colas Nasceu na França, em 16 de setembro de 1943, inicando-se nos esportes aquáticos através de um clube de canoas e caiaques que ele mesmo ajudou a fundar.
Sempre com um espírito extremamente empreendedor , em 1966, então com apenas 22 anos vai para a Austrália a fim de trababalhar como mestre de conferências e professor de francês, na St Jonh"s College da Universidade de Sidney.
Na Austrália, ele teve os primeros contatos com a vela, velejando em regatas e passeios na Bahia de Sidney..
Em 67, conheçe Tabarly, que fora a austrália correr a Sidney Robart, e que lhe convida a viajar até a Nova Caledonia como cozinheiro do Pen Duik III. Estava escrito a profecia e ali começava a ser forjada a lenda, um herói e um gigante.
A partir daí, Colas desenvole seus talentos na vela de forma impressionate e então, em um curto período de tempo, começam as grandes aventuras: já em 1972 Alain conquista a rota transatlântica de Plymouth a Newport, em 20 dias , 13 horas e 15 minutos , e assim , a França descobre um herói autêntico , boa praça e simpático.
Com seu Trimaran Manureva, ex pen Duik IV, realiza a primeira volta ao mundo em solitário em um multicasco, desbancando o record do inglês Chichester.
Sempre buscando o impossível, Alain Colas inventa o inconcebível, projetou e construiu um barquinho de 75 metros, veja bem não são pés , são metros !! e com 4 mastros , o Club Mediterranée, que foi para a água em 1976 para participar da Transat Inglesa.
Este barco foi o maior trunfo de tecnologia de sua época, obviamente finanaciado pelo Club Med.
Até aí tudo beleza, mas o barco era para navegar em solitário, isto mesmo 4 mastros , 75 metros e um tripulante só.
E o cara foi...

Deve ter sido neste barco que Luc Besson tenha passado grande parte de sua infância, junto com seus pais que eram instrutores de mergulho do Club Med.
Vale lembrar , que durante a construção do gigante de 4 mastros , Colas teve um acidente em Trinité-sur-mer, com o cabo da âncora do Manureva que se enrolou em seu pé ao atracar, e assim quase o decepou ,foram necessárias 22 cirurgias e uma força de vontade milagrosa para que ele voltasse a andar.

Da cama do Hospital , coordenou e finalizou a construção do tall ship.

As condições da regata naquele ano foram difíceis, Colas encarou um paulera braba no atlantico norte , onde teve uma serie de problemas com as adriças e que forçaram Colas a fazer uma escala técnica na Terra Nova.

A escala que lhe tomou preciosas 36 horas, fazendo com que chegasse a Newport apenas 4 horas depois do líder, em segundo lugar, atrás somente de ninguém menos que Tabarly.

Em 1978, ás 4 da manhã dia 16 de novembro, durante a regata Rota do Rum , colas envia sua última mensagem, estava a bordo do Manureva num olho de ciclone perto dos Açores de disse :
« Je suis dans l’œil du cyclone. Il n’y a plus de ciel, tout est amalgame d’éléments, il y a des montagnes d’eau autour de moi... »

"estou dentro do olho de um ciclone, não há mais céu, tudos os elementos estão misturados, há uma montanha de água em torno de mim..." e depois silêncio.
Ele tinha então, somente 35 anos, Colas deixou uma esposa e 3 filhos.

O Manureva não resistira ao embate de netuno e leva Colas ao desaparecimento.

O que me levou a ter curiosidade de saber mais e passar para vocês, foram uma série de reportagens que a revista VELA & Motor , que era uma puta revista, publicara na época.
A prova foi vencidaa pelo pequeno catamarã amarelo do canadense Mike,( que está velejando em travessias solitário até hoje, aos 71/72 anos), por apenas incríveis e cardíacos 98 segundos de diferença, ulttrapassando o gigante Kryter V a 500 mts da chega , num sensacional sprint final derrotando o monocasco do americano.

Fiquem com Deus, boa noite para fechar este domingo, uma ótima semana e não tentem imitar Colas, ele era um gigante e nem assim resistiu a força do mar.

Bons ventos a todos.

Avelok

Saudade, a coisa mais linda que eu já vi na minha vida.

Prezados Amigos nautas e amantes da vela de plantão,
Hoje é domingo, está frio e chovendo fino lá fora, aqui na redação residencial um sentimento de melancolia percorre a alma, meio melancólico , meio poético... Apesar da velejada de ontem a alma ainda não está lavada, mais de um mês sem correr uma regata , ontem vento fraco e sem graça, Só me resta então navegar no youtube, por onde passeei pela gigantesca frota do Royal Huisman, dando um bordo na regata Loro Piana, na Maxi Rolex 2011 e aí deu uma curiosidade danada de pesquisar mais sobre o Saudade, naveguei por vários cantos, e nada de achar um vídeo bacana, só uns cutinhos e mal feitos, quando a paciência se esvaía , me deparo com esta jóia que compartilho com vocês.
A palavra saudade e seu sentido único só existe no Português, em nenhum outro idioma do mundo existe uma palavra tão específica para um sentimento tão lindo, simplesmente ímpar , singular tal qual um número primo.
Uma vez, voltado da Europa numa destas mochiladas que fiz nos anos 90, fiz amizade com um casal de franceses no avião, o casal era globetroter ao pé da letra, conheciam o mundo todo, gente bem interessante e o papo corria solto, durante a conversa no vôo Amsterdam-Rio, embalado por um vinho tinto de garrafinha( tomamos umas 6 cada um ) eles me disseram achar o Português falado no Brasil a língua mais bonita do mundo.
Concordo plenamente, e digo mais: a nossa música idem.
Assim como temos a palavra única, num idioma de belíssima fonética musical , tido por muitos como o mais belo do mundo, um Alemão Mr ou melhor "Sir" Albert Bull ( que tem um língua pra lá de feia) resolveu tentar salvar seu lugar no céu, dado o pecado da língua truncada, arrastada e agrassiva, sem falar na péssima música e comprou uma indulgência a preço de ouro, a primeira em 1973 a batizou de Saudade. De lá para cá, foram feitos outros saudades a pedido do Sir Albert, querendo de qualquer forma se garantir tal qual um faraó, e por fim saiu do estaleiro esta jóia que assistiremos aqui ao vídeo. Todos os Saudades, foram feitos pelo melhor estaleiro do mundo em maxi boats, o Royal Huisman, que está na quarta geração, e foi fundado em 1884, fazendo hoje barquitos de 100 a 300 pés.
-Sai pra lá mortal! isto não é para você! ...mas pode olhar que não tira pedaço.
Perdoado o saxão, ele não tem culpa da fonética, e tampouco da nossa pobreza, e seu lugar no firmamento fica desde já reservado: primeira classe e na janela ok?!
Com direito a uma trilha sonora da mais bela bossa nova, e para petiscar uma moqueca capixaba e uma heinekken de pressão.
Um beijo e um queijo a todos!!
Boa semana e curtam bastante a Saudade.
Hoje estou com muita do meu pai que deu o bordo ano passado, e que dia 25 de abril faria 80 anos, saravá sir wallace!!!

01/05/2012

Monster Multihulls

Hoje neste dia do trabalho, cinzento, frio e preguiçoso, ficamos invernados em casa o dia todo assistindo vídeos no youtube, dezenas e dezenas, este sem dúvida é digno de compartilhamento, assista que vale a pena.
Bom velejo a todos!

Shanghai international boat show 2012, China.

Mes amis, segue um video de 15 minutos com uma passagem geral do boat show de shanghai, um vídeo eclético de um mineiro capixaba deslumbrado com a futurista megalópole de Shanghai.
Faremos uma matéria completa, com mais informações, focada somente na vela , que será veiculada na edição de número 56 da revista velejar, trazendo fotos , e o que havia de mais expressivo no cenário "vélico" deste salão, tal como uma análise e um prognóstico do mercado asiático nos próximos 5 anos.
Por hora, venha dar um bordo oriental conosco!
Perdoem a pala que doi nos ovidos, quando falei "barcos a motores". Foi o improviso , sabe como é: - ser diretor, cinegrafista, locutor e roteirista amador ao mesmo tempo, a merda é garantida.
Bons ventos a todos, fiquem aí com o vídeo.

30/04/2012

Les M34 au spi ouest france, pela dica do Fernando Pedretti de BSB/DF.

Do Sailing World, uma dicazinha super importante, levem a sério!


"Não há instrumento de sobrevivência mais velho ou mais utilitária do que uma faca. Homem pré-histórico sobreviveu graças versões rudimentares das mesmas, os piratas usaram e abusaram delas, e marinheiros do barcos pequenos de hoje  em dia , ou mesmo para os pilotos do mar profissionais devem ser obrigados a carregá-las. Então, provavelmente você vai precisar de uma nesta temporada, se você não tiver uma , pesquise na Internet e você vai descobrir muitas marcas e modelos, mas o desafio na seleção de uma para uso pessoal é que não há a faca perfeita. A seleção da  faca mais adequada se resume à escolha individual, ambiente, tipo de barco, e sua utilização prevista."


Elas são fundamentais pra livrar alguém preso, para cortar um cabo encaralhado, ou safar uma avaria, a utilidade é ampla e imprevisível, mas quando ocorre a demanda tem que estar alí, no just in time.


Mas ela deve estar sempre consigo e certamente pode lhe tirar de uma fria, como aconteceu com a nossa tripulação em Búzios, onde quase afundamos um HPE 25, no dia seguinte a faca tava na cintura, repare a foto, ela no embornéu preto na cintura do timoneiro:






Também mes amis, depois de ter que cortar uma escota encaralhada com o barco atravessado no meio de um pirajá com as cruzetas na água,  com uma tesoura enferrujada e minúscula, aprendemos na marra que caloo de galinha, barlavento e uma faca nunca é demais, inclusive tem no aviso de regata ( ter uma faca em local acessível nos cockpits das embarcações).


Tenha sempre sua faca presa ao seu cinto , ou em seu bolso, faça disto um hábito.


Bons ventos a todos.

Shanghai Boat Show 2012, on water área.


Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!