01/06/2012

“Classe HPE 25 aceitou o desafio de participar dos eventos de nível internacional como MSC e RISW”



Classes HPE e S40 do Brasil, Argentina e Chile MSC, por Fred Hoffmann / ICRJ

O respeito às Regras confere valorização a um evento, como os próximos Mitsubishi Sailing Cup e ROLEX – Ilhabela Sailing Week, que a classe aceitou o convite de participar.
E cabe aos próprios velejadores a exigência na aplicação destas Regras, protegendo assim o nível de dificuldades a serem conquistadas, atraindo maior número de velejadores de nível, na competição.
Cuca Sodré, como Chefe da Comissão de Regatas,  sempre chamou atenção para o parágrafo onde o Aviso de Regatas informa que “o evento será submetido às Regras da ISAF, da Marinha e da Classe”. Por exemplo:
– Regras da ISAF (como sinalização, pontualidade, direitos e obrigações, por parte do atleta);
– Regras da Capitania dos Portos (com relação aos limites de navegação, exigências de salvatagem e principalmente segurança);
– Regras da Classe: aqui, cabe ao Comandante entender e divulgar o assunto com sua Tripulação.
Nos eventos citados, um Medidor estará presente na raia durante todos os dias, exclusivamente à disposição dos Organizadores, e abordará com a finalidade de conferir a aplicação de TODOS estes tópicos, reportando sempre que encontrar alguma alteração ou falha.
Assim, esteja com esta NOVA Folha de Medição (AQUI!devidamente preenchida (sem pendências), e assinada: (X) por Medidor credenciado pela ABCHPE25; (X) Por um dos membros do Comitê Técnico da ABCHPE25 e (X) por um dos dirigentes da ABCHPE25. (É necessário a presença da Ficha anterior para preenchê-la!)
Lembre-se que:
– Âncora, Peso, Cabo de amarração com tamanho especificado, remo e outros itens de salvatagem (NORMAN) …
– Lastro conferido (a bordo e fixado), ou motor…
– Alteração por troca de Vela, ou vela SEM rubrica do Medidor …
– Adicionais que fujam ao original de fábrica como peças, adriças, regulagens, eletrônicos…
… Enfim, embora não seja este o objetivo dos Organizadores, quaisquer alterações que fujam ao original de fábrica estarão sujeitas a repreensão e punição. Não lamente… mas orgulhe-se disso! Agende já com um Medidor e com um Representante da Diretoria para as assinaturas e não deixe pra última hora!


EXTRA!!! Na página oficial 

30/05/2012

Pequeno grande yacht-man.

28/05/2012

POR TIÃO MOREIRA: AGENDA DA VELA, TODO PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS, NA GUARDERIA DA JUREMA, VITÓRIA ES.


Pessoal,
 
No primeiro domingo de cada mês vamos comemorar o dia da volta à água. O próximo será em 3 de junho.
 
Como sabemos, todos viemos da água, após o resfriamento da terra e o início dos ciclos biológicos do carbono. Mas alguns velejadores e remadores andam meio sumidos.
 
Por isso todo primeiro domingo do mês (o próximo é 3/junho) às 9:30 vamos fazer o dia da volta à água. Quem tem estado ausente fica convidado a se juntar aos mais fominhas para remar, velejar, etc. Vamos nos reunir a partir das 8:30 para tirar a poeira ou craca das embarcações.
 
Abs.
 
Tião Moreira
Twitter: @tiaomoreira

27/05/2012

Boa semana a todos!!

Meus amigos, compartilho com todos vocês meus agradecimentos ao cara que eh dono de tudo sem ter(#) por nos permitir e além disto nos proporcionar a conversão das forcas universais que geraram um fim de semana magnifico em família, com muito esporte, bike e velejo, muita zona das crianças, e agradabilíssima companhia dos amigos queridos, e zero de energia não positiva, então ajoelha em teus pés em forma de oração e abençoai o homem que agora se consome, por que nada mais satisfaz sua fome!!!
(#)( referencias sublimes aos Inconfidentes  Banguelas!! autores da máxima e da música),

Foto de Fernando Mendonça, neste treino dominical, e que treino!!!




E rezemos então pois  pelas faces caladas , sofridas, desgastadas por tantas feridas , que completam as imagens que não comparecem as festas.(#)

Boa semana a todos, fé em Deus e pé na tábua,  vou devagar por que tô com pressa, por que acompanhado vou mais lento porém vou muito mais longe!

24/05/2012

Buzios Sailing Week, Revista Velejar número 54.




Receita de Magia número V
Ou, o feitiço da Búzios Sailing Week 2012
Por Renato Avelok Avelar.

Amigos nautas e amantes da vela de plantão, imaginem só que receita bacana, esta, da poção de Magia Número V: junte um bocado de velejadores entusiasmados debaixo de uma lua cheia imensa como um queijo mineiro da serra da canastra, adicione um por do sol cinematográfico por trás das ilhas do litoral fluminense, ponha uma pitada generosa de ventos de toda sorte (do fraco ao forte, de todas as direções), coloque bastante água de um mar absurdamente transparente em temperatura agradabilíssima e refrescante ao contato com a pele e, de sobra, um bom bocado de alto astral. Calma, calma! Tá quase pronta! Adicione, ainda, mais 24 barcos de regata de alta performance, os mais lindos do Brasil com seus tripulantes, coloque tudo dentro de um ambiente cavalheiresco e familiar, como o do Iate Clube Armação de Búzios, tempere com um animado cocktail de abertura, depois agregue um farto e saborosíssimo churrasco rodízio (para receber os velejadores após o primeiro dia de  regata), tempere tudo com muito bate papo agradável, com direito a canoa de cerveja todos os dias, e sirva no formato de cinco regatas dividas em três dias, todas capitaneadas pelo mestre dos livros de procedimentos em vela ligeira, Sr. Pedro Paulo Petersen. Aí está a receita da semana de vela de Búzios, o melhor evento náutico do Grand Slam da vela brasileira. Quem perdeu, perdeu! Agora só no ano que vem. Mas, fica triste não, leia a matéria e, certamente, a magia vai te pegar também!

A semana de vela de Búzios não é o evento com o maior numero de barcos no calendário de vela de alta performance do Brasil, longe disto. Lá o objetivo e o mote são outros e, provando e comprovando o dito popular que diz: “se tamanho fosse documento o elefante era o rei da floresta”, este evento jamais reuniria um escrete tão espetacular e barcos tão magníficos.
Campeões olímpicos e mundiais como Torben Grael, Maurício Santa Cruz, Peter Siemsen, Eduardo Penido, Roberto Marins, Ralph Rosa, do pequeno notável e tricampeão da ORC San Xico Freitas, “gentes” que fazem um evento de altíssimo nível técnico, com uma plasticidade que os turistas de todo o mundo contemplam e, em prece silenciosa, agradecem a Deus por estarem ali.  Junto a estes, outros tantos craques de ponta menos famosos, como os baianos do Bola 7 e do Marujos, e os cariocas do legendário Velamar 36 KeeKee e do Multimmar 32 Xekmate, que, anonimamente e despretensiosamente, se misturaram aos amadores, como a galera capixaba, que compareceu com três barcos (Phantom of the OperaAzzurro eFlying Phantom).

Gente como o comandante Bernardo Quintanilha, de Cabo Frio, um cristão que participou do match como que cumprindo, dolorosa e vagarosamente, uma promessa de joelhos, durante a “raia-crucis” desta Semana Santa, em meio a uma velocíssima corrida de craques; uma alma que participou do evento em seu pequenino e solitário 19 pés em meio a uma manada de gigantes e, nem por isso, foi figura anônima. Pelo contrário, foi um dos personagens que, entre todos, mais se divertiu, divertindo aos outros também. No primeiro dia, velejando com seu barco ainda na primeira perna da regata, quando todos já estavam terminando a prova, ele entra em contato com a CR (Comissão de Regata) no canal 74 - definido como o canal de comunicação do evento - e pergunta se eles o aguardariam terminar o percurso (ciente do atraso que causaria a todos). A Comissão de Regatas, do alto da sabedoria e experiência de Mr. Petersen, responde que o percurso da Classe Cruzeirão (da qual ele fazia parte) fora encurtado e que, após a perna de sotavento, eles poderiam voltar ao clube. O comandante Bernardo, sempre bem humorado, responde solenemente: “o veleiro Coral agradece à CR e tem a honra de informar a todos os participantes da Búzios Sailing Week, que será o primeiro barco a chegar no churrasco e que irá aguardar, pacientemente, todos os participantes da regata, no ICAB!”
Estes nautas, de toda sorte e sotaques, foram participar e celebrar a vida na BSW 2012, velejando na melhor raia de regatas de mundo, no dizer de Torben Grael sintetizando esta festa da vela. Este, mais uma vez (como sempre!), proporcionou regatas sensacionais, com pegas alucinantes, tudo sob uma moldura mais que fantástica, talvez uma das mais belas raias de regatas do mundo.

Para quem nunca teve a oportunidade de participar da semana de vela de Búzios, vamos bordejar nas imagens fantásticas de Gonzalo Arselli, procurando explicar com palavras como acontece esta magia, tentando colocar você no meio dela.

O Point da alquimia
Esta alquimia única e sensacional começa com a tradição do ICAB - Iate clube armação de Búzios, um clube como poucos, que só aceita veleiros em suas dependências e em suas poitas. Um centro de treinamento olímpico de vela, capitaneado pelo simpaticíssimo “Sir” Alan Joullie, um anfitrião como poucos, que vem nos ensinando o sentido da palavra agregar quando se trata de vela de regatas. Alan vem proporcionando, com Loic Gosselin, da Media Mundi, a realização anual da regata de Veleiros Clássicos, um evento único, desfile de embarcações históricas e cavalheirismo nas águas mágicas Buzianas, que já faz sucesso há 6 anos, fora os inúmeros campeonatos mundiais, brasileiros e sul-americanos que eles sediam na magnífica Armação dos Búzios.


Nas águas mágicas da Armação
Ao todo foram disputadas cinco regatas, sendo duas no primeiro dia, com ventos fracos a quase nulos. No segundo dia, regata de percurso dentro da baía de Búzios com muitas e muitas pernas, realizada sob ventos que variaram de quase nulos a “pancadeiro de suduca” de 25 nós e, no terceiro dia, duas regatas sob ventos regulares, em torno de 10 a 15 nós, tecnicamente uma receita mágica para medir os talentos e as capacidades, técnica e estratégica, das tripulações. Uma meteorologia sob encomenda, para separar a sorte da competência entre os 24 barcos que participaram do evento, divididos nas classes ORC (a mais expressiva), IRC, HPE 25, S40, RGS e Cruzeirão.
A classe de maior representatividade e disputa no evento foi a ORC, com mais de 15 barcos na raia.

Sim-salabim – os S40 em cena
Mas as cenas que tiraram o fôlego e mostraram a todos uma aula mágica de vela e emoção, foram proporcionadas pelo verdadeiro match entre os S40 Magia V, de Torben, e Carioca, do campeão mundial de Soling Roberto Marins, protagonistas de um simulacro de América’s Cup (da geração passada... Quando era disputada, ainda, em monocascos), em meio a uma raia com vários barcos travando pegas sensacionais, disputados palmo a palmo. Um show de vela, na essência da palavra. Torben suou para vencer Robertão e sua tripulação, a olhos vistos. Os pegas foram disputados em metros, cambada por cambada, bordo por bordo, jibe por jibe, bóia por bóia, pois Robertão e seu escrete estavam com a faca nos dentes. Os S40 andam uma barbaridade e, no tempo real, durante todas as regatas, eles andavam na frente: os dois S40 brigando e o Tembó Guaçu, ex-Loyal, embolado neles, criando um espetáculo de imagens a parte.

IRC, ORC... Saravah meu pai...
Quem andou muito bem também foi o belíssimo Carabelli 53, Saravah, do comandante Pierre Joullie, que marcou belíssimas disputas e venceu na IRC, categoria que tem elementos interessantes de medição e que vem ganhando projeção em todo o mundo.

Na ORC, os pegas também foram danados: o pequeno notável, San Chico, se despede (vai crescer e virar um B&B 40) com o tri campeonato (suadíssimo, diga-se de passagem) na classe ORC. Vale ressaltar que as largadas dessa classe mostraram o nível do evento (vide fotos de Gonzalo Arselli), as sensacionais arrancadas dos grandões, como o 50 pés de salvador Bola 7, o Delta 45 Seu Tátá, os Benneteaus da escola Naval, o 46 pés Angela Star, a quase-espaçonave hight tech Duma, o Miragem, os lindos Skipers 30 Bravíssimo e Spyro Giro, dentre tantas naves lindíssimas e não menos imponentes, que, em quase sua totalidade, desfilavam enxovais de velas exoticamente pigmentadas com tonalidades e texturas tecnológicas, variando do Kevlar, Carbono, Pentex, a outras alquimias mais.
Na RGS quem levou a melhor foi o Xeqmate (Multimar 32), depondo do trono o deca campeão Keekee e, na HPE 25, com apenas dois barcos de Vitória participando do evento (alô, alô, cariocas e paulistas, cadê vocês?), quem levou a taça foi a equipe do Flying Phantom, do Avelok, com a tripula composta por Marcos Albuquerque, Jovair Voleske e Julinho Marques, que venceu o Azzurro, do comandante Secchin, de virada (e comemorou muito a vitória, obtida graças a uma regulagem “na mosca”, que, confesso aos leitores, é a fraqueza mor deste que vos escreve e que timoneou o Flying Phantom).
Na classe cruzeirão, ninguém menos que o minúsculo notável Coral, de 19 pés, venceu o não menos alto astral, e animadíssimo, pessoal do Fast 395 Pasargada.

Ele é ele, né?
Aí, més amis, tudo se converte, se compila, se transforma e, tal qual a profecia, se revela. A magia numero cinco, do manual de vela de regatas do mar Buziano, destaca o grande milagreiro do evento, ninguém menos que “São” Torben Grael, que, como sempre, deu um show à parte com sua bela nave Magia V, participando e respeitando, na água e fora dela, de igual para igual, com plebeus como o Bernardo, do veleirinho Coral, uma aula de magia brasileira num mundo onde a vela parece que só se move com dinheiro. Em Búzios a banda toca diferente. Participe desta festa da vela e venha comprovar e provar desta receita mágica. Bons ventos a todos! 




Wally 143, Luxury design.

Olhe bem e veja o timoneiro.

Um barcão destes , e velejando sozinho?? este gajo certamente tem problemas mes amis!

Design puro e maravilhosamente lindo e funcional ao extremo.

Clean, sem jeb jeb.


Clássicos do iatismo, adquira já o seu exemplar www.velejar.com.






ROLEX ILHABELA SAILING WEEK:TURMA DA ‘VELHA GUARDA’ VOLTA COM FORÇA E AMEAÇA FAVORITOS NA CLASSE ORC


 dia 7 de julho

Barcos com tripulações experientes, como Asa Alumínio Vertigo e Orson/Mapfre, usam conhecimento da raia e amizade para vencer edição 2012 do maior evento de vela oceânica da América Latina
Ilhabela (SP) - Além de ser o maior evento de vela oceânica da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week é uma competição especial para os velejadores, que se reúnem para competir e colocar o papo em dia. O Yacht Club de Ilhabela (YCI), entre os dia 7 e 14 de julho, receberá mais de 1.400 atletas que se dividirão em 150 barcos nas classes S-40, ORC, HPE 25, C30 e BRA-RGS. Uma delas, em especial, terá uma mescla de profissionais e cruzeiristas: a ORC.

A categoria dos veleiros ‘grandes’ tem o Tomgape (ex-Touché) como atual bicampeão. A turma da "velha guarda" espera usar o conhecimento da raia e o entrosamento de longa data para derrotar os favoritos, que além do time de Ernesto Breda tem barcos como o Tembó Guaçu (ex-Loyal), o Ventanero, o Miragem, o Katana e o San Chico. "São 20 anos de amizade, velejando em conjunto. Isso faz a diferença em um esporte coletivo. Apesar da vantagem dos adversários em relação a treinos, esperamos um resultado positivo neste ano", conta Mário Martinez, comandante do Asa Alumínio, que se considera azarão nesta edição 2012.

O grupo esteve neste mês em Antingua correndo a Semana de Vela do país caribenho. Venceu uma das regatas, velejando com um barco alugado. Para Ilhabela, a equipe do Asa Alumínio Vertigo fez alguns ajustes no veleiro. Foram substituídas as velas e uma nova quilha foi instalada. "Hoje somos mais cruzeiristas e menos regateiros. Muita coisa mudou para melhor e os times estão treinando e investindo mais. Contamos com a mesma tripulação e teremos tempo para ajustar as manobras até a regata inicial", explica Mário Martinez, que já teve a bordo atletas como Torben e Lars Grael, Maurício Santa Cruz e Eduardo Penido.

O Orson/Mapfre, de Carlos Eduardo Souza e Silva, também aposta no entrosamento da equipe para tentar surpreender. Mesmo assim, o barco foi turbinado para a Rolex Ilhabela Sailing Week. "Fizemos até uma nova medição. Vamos estrear nossos spinakers (velas de proa maiores, também chamadas de balão) nas regatas de julho. A base da tripulação já veleja junta há um bom tempo e, na verdade, só precisamos ajustar nossas manobras no Warm Up", conta o comandante do veleiro, falando sobre a disputa da segunda etapa da Copa Suzuki Jimny, batizada de Warm Up, nos próximos dois fins de semana.

Inscrições - A 39ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week já atingiu mais de 50% do limite total de inscritos, definido em 150 embarcações. O processo começou no dia 1º deste mês e deve acabar antes do prazo de 30 de junho. A cidade deve receber mais de 1.400 velejadores entre os dias 7 e 14 de julho e o Yacht Club de Ilhabela (YCI) está preparado para receber com conforto e segurança os atletas.

"Essa procura mostra a importância da Rolex Ilhabela Sailing Week no cenário mundial. É um evento imperdível e todos os amantes da vela de oceano reservam essa data em seu calendário. Por isso, nossa responsabilidade aumenta dentro e fora da raia", revela José Nolasco, diretor de vela do YCI.

O valor da inscrição por tripulante até o dia 31 será de R$ 270,00. Entre 1 e 15 de junho, o preço será de R$ 320,00. Depois desta data, até o limite de inscritos, a taxa será de R$ 400,00. No site www.risw.com.br, há um link direto para a área de inscrições. O velejador receberá uma senha e, na sequência, poderá fazer o cadastro.

As classes confirmadas são: S-40, ORC, HPE 25, C30 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã do dia 8 de julho, com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor(CBVM), das Classes ORC, S40, HPE25, C30 e BRA-RGS, e parcerias da Prefeitura Municipal de Ilhabela (PMI), do Yacht Club Argentino(YCA), e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela(YCI).

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22/05/2012

Notícias da Ilha , por Mônica e Atílio Bermudez.


O Jai , filho da Mônica e do Atílio, foi para o Ubatuba Sailing Festival (fotos em anexo) Viajou no barco de Ilhabela atê Ubatuba, passou 4 dias dormindo a bordo e velejou com a chuva e tempo ruim nos dias 28, 29 e 30/4. Primeira vez sem papai, mamãe e/ou irmãs. Muito bom para o crescimento deste homenzinho.A mãe foi ver a premiação a adorou o ambiente do clube: segundo ela o clima era de  muita confraternização. 
Mônica destaca que o secretário de vela, sr. Alain Simon, proprietário do sessentão, é um exemplo de que pode se ter muito dinheiro e mesmo assim ser uma pessoa simples, um gentleeman de verdade como diria o cavalheiro do chá.
Alíás , deve ser um feliz coincidência honônima, pois o Sr Allan Jouliée do ICAB de Búzios, proporietário do Saravah( um lindíssimo carabelli 53) é também um fantástico e royal exemplar autêntico da aristocracia da vela, que é aquela  aristocracia que nasce dos sentimentos e da alma, que vem do berço e das atitudes de um verdadeiro cavalheiro, e não aquela que o sangue dá e o ouro improvisa.

Monica e Mr Ailan

O Jai é o de azul, e está bem compenetrado, ou seria cansado depois e tantos dias no mar??


O Atílio está terminando o Itamaracá (fotos em anexo) depois de uma mini-encomenda de um DINGUE para o Chui (sim,  eles estão chegando ao ponto mais ao sul do Brasil, só falta fazer um modelo para o Oiapoque). O trabalho dele como sempre demorado e cuidadoso.
Está dando os detalhes finais do modelo e depois tem que correr para terminar o STAR do Lars e o Phantom of the opera. Recebeu também uma encomenda de um C30.
Segue abaixo as fotos do ultimo trabalho do Atílio:
Impressionantemente fiel e detalhado em seus  mínimos detalhes.
Para fazer sua encomenda acesse 







Por Adalberto Casaes: Taça Comodoro e seu veleiro Maestrale.

Amigos,
Regata Taça Comodoro do ICRJ sob condições especialíssimas no sábado e domingo com pouco vento, muito vento, calmaria e uma cabeça d'água entrando de Sueste que levantou inacreditável "sweel" de até dois metros dentro da baía de Guanabara.
Com o recorde de 21 barcos disputando a ORC (categoria principal dos barcos de oceano) e com a presença do campeão Torben Grael na raia, o sábado favoreceu os barcos menores (Torben em 19o e nós em 4o); no domingo foi o inverso (Torben em 1o e nós em 16o); no acumulado ficamos empatados em pontos, dividindo um "modesto" 11o e 12o lugares...

Abaixo, uma boa foto do profissional Fred Hoffmann capturando um momento em que o nosso Maestrale (30 pés) cruzava bordo com o Magia (40 pés) com Torben no timão, em ocasião de pouco vento em que ambos estamos tirando "leite de pedra". (O bonézinho vermelho sou eu, esforçado timoneiro do Maestrale, ainda sem patrocínio, hehehe!). Embora possa sugerir diferente, não houve colisão, mas, sob controle, passamos a uns dez centímetros um do outro; faz parte do show...!
Abs a todos!

20/05/2012

Sécurité : Un homme à la mer !



Homem ao mar.
Você sabe como proceder num caso destes? já vivenciou isto?
Neste vídeo francês do Voiles et Voiliers, vc poderá ver um exercício prático e ver como deverá proceder, e obviamente é mister ser realizar um treino destes na água, embora seja em francês, as imagens por si só falam tudo, e você terá muita facilidade em entender o que se passa.
Todos os velejadores de regata sempre tem uma preocupação grande em treinos, mas este tipo de treinamento é raríssimamente realizado, que tal iniciá-lo, é muito mais útil que você possa imaginar, e certamente de extrema utilidade para salvar vidas.

Milionário e ex-olímpico, Neil Pryde diz que inclusão do kite na olimpíada é "desgraça absoluta" para a Vela


Por Antônio Alonso, Uol sobre as águas.

Neil Pryde já foi velejador olímpico. Foto: Daniel Forster/Rolex
Quem mandou essa frase foi um dos grandes entusiastas do kitesurf no mundo. O empresário Neil Pryde, que fabrica as atuais pranchas olímpicas (e também fabrica kites) disse que o kite não está preparado para ser esporte olímpico e que a pressa em colocar a modalidade no programa da Olimpíada do Rio pode ser ruim para o kite e para a Vela, que pode acabar fora das olimpíadas de vez. Para ele, a decisão da Isaf foi um erro "terrível e egoísta".
Neil Pryde, de 71 anos, certamente tem uma ligação mais íntima com o windsurf do que com o kite. A atual classe olímpica de wind, a Neil Pryde RS:X leva seu nome. Por outro lado, ele foi um dos defensores da introdução do kite no programa olímpico, mas para 2020, não para os Jogos do Rio.
Em uma entrevista para o South China Morning Post, ele começa dizendo que o kite não tem estrutura, organização ou trabalho no desenvolvimento de jovens atletas.
"A ISAF é representa por todos os países membros e a maioria vem da 'bancada dos iates'. O que eles fizeram foi defender interesses seus mesquinhos e sacrificador o windsurf. O que eles não percebem é o esporte da Vela como um todo corre o perigo de ser eliminado dos Jogos Olímpicos ", disse Pryde. 
"Como empresário, isso não me afeta. Eu vou continuar a fornecer o equipamento de vela. Mas de um ponto de vista pessoal, acho que é uma decisão terrível para o esporte da vela como um todo. É uma desgraça absoluta".
Originalmente, Pryde, que tem acesso aos corredores do poder da Isaf, era a favor do kite, mas retirou seu apoio em março deste ano.
"No começo, a idéia era de que a Vela brigasse por outra medalha nos Jogos Olímpicos, com a introdução de kitesurf. Não houve essa discussão de substituir o windsurf. Mas, de alguma forma, ao longo dos anos, as coisas evoluíram e como o número de atletas nos Jogos Olímpicos tem de ser diminuído, isso, infelizmente, ocorreu.
"Apesar de o kitesurf ser um esporte grande, é muito imaturo. Não há estrutura, organização e não há o desenvolvimento de jovens talentos. E o plano era introduzir kiteboarding nos Jogos de 2020, não em 2016. Apressar um esporte ainda em desenvolvimento é totalmente ridículo.
A matéria completa foi republicada pelo site americano Scuttlebutt e pode ser lida clicando aqui.
http://forum.sailingscuttlebutt.com/cgi-bin/gforum.cgi?post=13793 # 13793

Volvo Ocean Race - a sensacional regata de volta ao mundo .

18/05/2012

Reta é a linha do dever, curva é a linha da beleza.



Spinnaker Letting Go by Barlow Moore depicts Watson's Valkyrie II losing the 1893 Americas Cup to Nat Herreshoff's Vigilant

A mão de Deus nos guia. As escolhas são suas, o caminho é mais claro quando se confia.

Uma imagem vale por mil palavras, e uma viagem vale por mil livros.
Tenha consciência de si, e alimente apenas os pensamentos que possam lhe fortalecer, um abraço a todos meus amigos e uma ótima sexta feira.
Sábado tem regata, domingo tem cinema, e todo dia tem que ter alegria e amor no coração.
Um beijo e um queijo, bons ventos a todos!

17/05/2012

Atílio Bermudez, o mago das réplicas visita sua terra natal e fotografa a Coberta Uruguay, orgulho Argentino para os nosso amigos nautas e amantes da vela de plantão.

"Coberta Uruguay", onde nosso querido artista literalmente se sente em casa, segue abaixo a mensagem da amiga Mônica esposa do Atílio:
Oi Renato. Tudo bem? Esperamos que restabelecido da sua queda. Essa anedota vai para o seu livro de memorias de um comandante!!!
Bom, O Atílio voltou e como prometido visitou a Corbeta Uruguay e a Fragata Sarmiento. Vou mandar primeiro varias series  de fotos da Corbeta Uruguay. Ambas naves estão atracadas dos dois lados da Ponte das Mulheres em Puerto Madero.
Um fato curioso. Quando ele foi visitar os barcos, um veleiro de nome Ilhabela mais com código REY da argentina estava saindo para velejar. rsrsrs!! Ele até tirou foto.


A Coberta Uruguay:


Buque (barco) Museo Corbeta Uruguay

Construído na Inglaterra e adquirido pelo presidente Sarmiento no final do século XIX, funcionou como barco-escola da Armada Argentina entre 1898 e 1961. Teve grande importância no salvamento da expedição sueca que havia naufragado aprisionada pelo gelo da Antártida no século XX.
Puerto Madero - Buenos Aires – Argentina










16/05/2012

Três no mundo, uma história emocionante.


Após a morte da esposa, esta família não abandonou seu sonho e começou tudo com " O melhor ano de nossas vidas", e de lá para cá muita coisa já fizeram , conheçam um pouco da história desta família. O primeiro vídeo é mais atual, e segundo é na partida quando tudo começou, assista e viaje com eles.

Uma história muito legal, contada pelo Sérgio Amaro.

Para saber mais e se inspirar e viajar acesse:
http://tresnomundo.blogspot.com.br/

e www.tresnomundo.com.br






15/05/2012

Alerta ! produtos roubados, pedimos ajuda para denuciar qualquer suspeito tentando comercializá-los

Enviado por Roberto Godinho , grupo BRA RGS

Pessoal,
Segue abaixo denúncia de roubo de produtos náuticos.
Fiquem atentos para não comprarem produtos ilegais.
Bons Ventos
Lauro Valente
Raymond
                                                                                                                                               
                                                                                                                                   Assalto a empresa NAUTCAR CARRETAS NÁUTICAS
ATENÇÃO Associados e Amigos do Mar:

Elementos armados e com 2 caminhões invadiram na ultima sexta feira o galpão da empresa NAUTCAR CARRETAS NÁUTICAS na grande Florianópolis, renderam 3 funcionários e levaram 
um lote completo com 80 botes infláveis e 200 motores elétricos da marca SEAPRO.
Pedimos por favor se puderem ajudar e divulgar esta informaçao, e também ficarem atentos pois pelas características do assalto trata-se de elementos que conhecem o meio e podem estar atendendo "encomendas".
A marca é nova SEAPRO e ainda não está disponível no mercado, logo se souberam ou receberam qualquer oferta do produto por favor entre em contato e nos comunique.

Segue foto do bote e dos produtos embalados.


      Modelo dos botes Roubados                                                                                                                 Embalagens dos produtos roubados

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!