Caê Guimarães :
"Páginas, páginas, páginas
em branco.
Barco trágico, proa em pranto.
Círio mágico de suor e canto.
A quem espero, espero aquém."
09/10/2010
08/10/2010
A ilha da Fumaça em Vitória guarda muitos segredos e encantos.
A fantástica História da Baleia que visitou o porto de Vitória com seu filhote.
O " anno "era de 1918, e numa tarde de final de setembro, época que os mamíferos migram para Abrolhos , uma mãe e seu filhote adentram o canal do porto causando furor entre os cidadãos que pararam a cidade para ver o curioso episódio.
A foto e o recorte do livro da época, são do site da ilha da Fumaça, que pertencente a família Guimarães desde 1922.
http://www.ilhadafumaca.com.br
07/10/2010
Epicuro o Filósofo da felicidade.
Hoje depois da minha tradicional sesta, estava vendo a tv cultura e vi uma reportagem sobre Epicuro da BBC de Londres. Lá pelas tantas, o reporter falou que para se saber o que é felicidade é muito mais fácil ler epicuro que "estourar " seu cartão de crédito.
Ler e refletir!!
Vejam só que primor de sabedoria.
"A AMIZADE PARA EPICURO Epicuro (341-270 a. C.) é o grande filósofo da amizade. As suas reflexões sobre a amizade conservam plena actualidade.
A amizade avança dançando à volta do mundo, proclamando a todos nós a necessidade de louvarmos a vida feliz.Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Vaticanas
O mundo inteiro oferece uma casa comum aos homens que amam a amizade: a Terra.Inscrição epicurista encontrada num pórtico de uma quinta do século II.
De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe o maior. Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Principais"
A amizade avança dançando à volta do mundo, proclamando a todos nós a necessidade de louvarmos a vida feliz.Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Vaticanas
O mundo inteiro oferece uma casa comum aos homens que amam a amizade: a Terra.Inscrição epicurista encontrada num pórtico de uma quinta do século II.
De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe o maior. Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Principais"
05/10/2010
A cajadan filmes apresenta: O fantasma vira cartão postal da Ilha.
Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão,
Ha alguns dias atrás fizemos um treino no canal de Vitória, e tiramos fotos belíssimas, ( vide postagem da taputera e o video foto que fizemos)"Velejar neste percurso é muito bacana, vc tem a interação direta com o público, e leva para perto , bem perto das pessoas, a beleza de um barco a vela e seu balé sincronizado de movimentos, bordejando a 10 ou até mesmo 5 metros, das profundas margens do paredão de pedra da avenida beira mar, os cidadãos literalmente param para ver o barco passar, muito legal, não tem uma pessoa que não para para ver , e fotos então, são um festival. Certamente esta imagem do barco a vela traz um colorido especial ao domingo desta gente que está a passear pela orla da segunda capital mais antiga do país"
Pois bem , e eu fiquei pensando em mandar para a coluna da " foto do leitor" do Jornal A Gazeta.
No corre corre do cotidiano, eu não tive tempo de mandar, e sequer tenho lido jornais nestes dias.
Hoje em visita a um cliente, esperando em sua confortável recepção, folheando o jornal, me deparo com a foto do Phantom clicada pela leitora Márcia Helmer, a quem agradecemos antecipadamente a belíssima paisagem , um verdadeiro cartão postal da cidade presépio.
Caçem as velas e todo mundo para a escora!!!
Ha alguns dias atrás fizemos um treino no canal de Vitória, e tiramos fotos belíssimas, ( vide postagem da taputera e o video foto que fizemos)"Velejar neste percurso é muito bacana, vc tem a interação direta com o público, e leva para perto , bem perto das pessoas, a beleza de um barco a vela e seu balé sincronizado de movimentos, bordejando a 10 ou até mesmo 5 metros, das profundas margens do paredão de pedra da avenida beira mar, os cidadãos literalmente param para ver o barco passar, muito legal, não tem uma pessoa que não para para ver , e fotos então, são um festival. Certamente esta imagem do barco a vela traz um colorido especial ao domingo desta gente que está a passear pela orla da segunda capital mais antiga do país"
Pois bem , e eu fiquei pensando em mandar para a coluna da " foto do leitor" do Jornal A Gazeta.
No corre corre do cotidiano, eu não tive tempo de mandar, e sequer tenho lido jornais nestes dias.
Hoje em visita a um cliente, esperando em sua confortável recepção, folheando o jornal, me deparo com a foto do Phantom clicada pela leitora Márcia Helmer, a quem agradecemos antecipadamente a belíssima paisagem , um verdadeiro cartão postal da cidade presépio.
Caçem as velas e todo mundo para a escora!!!
04/10/2010
03/10/2010
Erick Tabarly e a história dos seus "Pen Duick".
Eric Tabarly, um homem a frente de seu tempo e suas maravilhosas naves Pen Duick I, II, III, IV, V e VI.
O primeiro deles foi construído em 1898, herdado de seu pai, que o havia adquirido em 1938 , apodrecia nas margens de um rio no pós guerra, Tabarly o reformara totalmente em 1952 colocando um molde de fibra no casco.
O Pen Duick II de 1964 deu a Tabarly o título de sua primeira transat, e dada a falta de recursos ele utilizou peças de outras "máquinas" , como o assento de uma harley davidson, e uma bolha de vidro de um bombardeiro para ser usada como vigia nas tempestades( astrodomo).
O III, feito em 1967 é um barco impressionante , todo em alumínio, uma revolução para a época.
O quarto de de 1969, foi um trimarã e venceu a transat de 1972, e mais tarde adquirido par Alain Colas, fora rebatizado de Manureva, e nele, ao largo dos açores na regata da rota do rum em 1978, Colas também desaparece nos mares bravios sem deixar vestígios, a sua ultima radiofonia( publicada nesta revista , causa arrepios dadas as condições de vento e mar).
O quinto da série , também de 1968, lembra um pouco os Open atuais, afinal ele seria seu percursor, possuia tanques de lastro de água com bombas manuais, e vencera a regata transpacífico de 1969 com 11 dias de antecedência.
O Pen Dick VI , fora projetado para a Withbread de 1973, a primeira edição da regata volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race, mas devido a duas quebras de mastro não pode demonstrar seu potencial.
Todavia na Transat em solitário de 1976, derrota Alain Colas por um pequeno hiato (Colas a bordo do mega quatro mastros "Mediterranée" de 250 pés, algo inacreditável e que vai merecer uma baita materia a respeito).
Manobrar este barco não era brincadeira, foi feito para 16 tripulantes , tudo era muito grande e pesado, e Tabarly desenvolveu aparatos "facilitadores"usados até hoje , como por exemplo a camisinha de balão , pois navegava sozinho na nave.
Os barcos seguem , da esquerda para a direita estão o VI, V, Pen Duick I , II e III .
O quatro jaz nas profundezas.( o único monocasco da série)
Na noite de 12 para 13 de junho de 1998 , a bordo do Pen Duik I, que estaria completando 100 anos, durante uma viagem trivial a irlanda , com vários tripulantes a bordo, a lenda que singrara os 7 mares em solitário, atravessando as mais duras condições ambientais, o verdadeiro mestre de marinharia( Tabarly ao chegar em qualquer destino, mesmo após dias /semanas /meses no mar, só deixava seu barco para ir a terra após ter organizado toda a faina no exemplo mais perfeccionista que se possa imaginar), cai no mar e desaparece para sempre, deixando a vida e se tornando a maior lenda da vela de todos os tempos, na minha opinião.
02/10/2010
Túnel do tempo: Billy Brown , nosso" directeur du voile" em 1974/1975 remando no Iate Clube.
O Centário foi enviado por Billy Brown, e serve como legenda para este momento antológico do ICES, num cenário pra lá de nostálgico, época maravilhosa da pequena cidade de Vitória de então, onde todos se conheciam, poucos carros nas ruas, quase nenhum prédio, a Praia do Canto e suas casas fantásticas e enormes, enfim época de saudade.
Chega de delongas e vamos a legeda:
"Boa Noite "Seu Wallace", meu caro, faltou citar meu algoz neste dia...Nosso falecido amigo, Ricardinho Xunga Xunga e ao fundo o Guanabara de seu pai, Cesar Abaurre. Sorte minha que Frank editou o filme de um antigo super 8 e cortou o choro dos derrotados ao fim da competicao!! Mas afinal, alguem gosta de perder?!"
William Brown.
Rogério, o bonito? que que é isto meu fiiiiiiilho!! trata-se de outra pauta.
Cada pirata tinha sua Jolly Roger, era como uma assinatura, uma logomarca do comandante e do navio.
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as Lolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmete pela impossibilidade de fuga . A habilidade dos pirata era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas!!, ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as Lolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmete pela impossibilidade de fuga . A habilidade dos pirata era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas!!, ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto
29/09/2010
36a Rolex Ilhabela Sailing Week
Classe BRA-RGS abre a 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week com muitas emoções
19/07/2010
Depois de um sábado chuvoso, o sol apareceu entre nuvens, para prestigiar a largada da principal regata da Semana de Vela de Ilhabela. A Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil contou com 74 embarcações da Classe BRA-RGS divididas em quatro categorias (A-B-C e Cruiser). Na raia provou mais uma vez a força que a categoria tem no maior evento de vela náutica da America Latina fazendo um belo espetáculo nas águas de São Sebastião.
Ás 10 horas e 03 minutos, o juiz de prova anunciava que era hora da BRA-RGS A e B dar inicio a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e seguir rumo a Ilha de Alcatrazes, cerca de 55 milhas náuticas ou 101 quilômetros do píer de Ilhabela.
Ás 10 horas e 03 minutos, o juiz de prova anunciava que era hora da BRA-RGS A e B dar inicio a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e seguir rumo a Ilha de Alcatrazes, cerca de 55 milhas náuticas ou 101 quilômetros do píer de Ilhabela.
Em seguida, às 10 horas e 14 minutos, a BRA RGS C e Cruiser largaram em direção a Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), que teve como campeão o veleiro Zephyrus, de Santa Catarina.
e o comandante do veleiro Zephyrus, Tarcisio Mattos, define Ilhabela. Com ventos inconstantes, a Regata de Toque-Toque abriu a Semana de Vela para as Classes BRA-RGS C e Cruiser com 12 nós de vento e permaneceu oscilando até 20 nós, exigindo tática e estratégia da tripulação.
e o comandante do veleiro Zephyrus, Tarcisio Mattos, define Ilhabela. Com ventos inconstantes, a Regata de Toque-Toque abriu a Semana de Vela para as Classes BRA-RGS C e Cruiser com 12 nós de vento e permaneceu oscilando até 20 nós, exigindo tática e estratégia da tripulação.
O primeiro fita azul do dia da Classe BRA-RGS mostrou neste domingo que esta preparado para brigar pelo titulo da RGS C. “Ganhamos velocidade fora do canal e conseguimos manter a posição até o final da competição”, que completou. “Ganhar a Regata de Toque-Toque nos deixa mais aliviado para as próximas regatas”, finalizou Tarcisio que aproveita o dia livre desta segunda-feira, para arrumar o trilho da genoa.
Após 09horas43min20segundos, o veleiro Apoena foi o fita azul da divisão RGS Cruiser. Na RGS-A, o veleiro Inaê/Transbrasa, do comandante Bayard Umbuzeiro, cruzou a linha de chegada depois de muitas trocas de vela (peeling) no tempo de 8 horas e 56 minutos de muito desgaste físico.
Após 09horas43min20segundos, o veleiro Apoena foi o fita azul da divisão RGS Cruiser. Na RGS-A, o veleiro Inaê/Transbrasa, do comandante Bayard Umbuzeiro, cruzou a linha de chegada depois de muitas trocas de vela (peeling) no tempo de 8 horas e 56 minutos de muito desgaste físico.
Na BRA-RGS B, o único representante do Espírito Santo, o Phantom of Opera abriu uma diferença de apenas dois minutos para o segundo colocado ao completar a prova em 8 horas 58 minutos e 05 segundos.
A primeira regata da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week apontou que a competição na Classe BRA-RGS vai ser bem disputada do início ao fim. As competições voltam nesta terça-feira, com a regata Barla-Sota, com média de quatro pernas.
Fonte:Conexão Comunicação
28/09/2010
Capixaba frente a frente com ventos de 300km/h.
Rito de passagem é pouco.
26/09/2010
Final do Estadual de Oceano, um pega muito bacana!
(SCHEAFFER 31 G5)
Antes do macht, compromisso familiar, cedinho antes de ir para o clube agenda primordial e inadiável:
Pic-nic com a petizada do parque da pedra da cebola.
Depois do primeiro dia, triste com o cacete que tomamos do Rodrigo Stephan, mas teve revanche no segundo dia.
Rodrigo Stephan( boné legião estrangeira), Jens ( no estai de popa), Pablito( atrás do Jens), Billy ( com calças de balet e chapéu de indiana jones) Storm( de colete) e Cabral( elegantemente vestido com camisas de abotoar)
Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão,Neste fim de semana aconteceu a final do estadual de RGS, com a realização de 4 páreos, 2 no sábado e 2 dominicais. Vento pra dar e vender( 28 a 33 nós), poucos barcos mas uma disputa incrível, que há muito tempo não se via em águas Capixabas.
O equilíbrio de desmpenho do Delta 32 racing ( ex Lucky e atual Aventureiro), e o Scheaffer 31 Phantom Of the Opera, deixou definitavamente a segundo plano ratings e tempos corrigidos, tal o palmo a palmo que se obeservou na disputa , onde os barcos andaram lado a lado.
No sábado, o Cmdte Rodrigo Stephan , ( cara determinado e tinhoso, afinal é um snipe-man)e sua tripulação venceram as duas regatas, já no domingo após longa reflexão a amargor pela derrota e uma noite de pensamentos e avaliações, foi nossa vez de ouvir o apito em primo plano, soando como boa música nas duas baterias disputadas.
Este macht( race), ao pé da letra, com todos os predicados foi um divisor de águas na vela Capixaba, com a chegada do Aventureiro e sob o comando de Rodrigo, termina a hegemonia da equipe das Jolly Rogers, que a partir daqui terá que se empenhar muito( muito mesmo) , suar, treinar, e não errar para poder pretender um pódio.
Esperamos em breve( o mais breve possível), para engrossar as fileiras dos que buscam o topo, o retorno do Delta 32 Matinata do Comandante Marcos Almeida( com novo enxoval), o Skipper 21 Galau( enxoval novo também ) do Comandante Chico Kulnig e JH Cabral, o Skipper 30 do Comandante Simão Bassul, e todos os comandantes que irão participar com seus tripulantes da RGS Cruiser, que será implementada em Vitória com a força toda, valorizando , e muito a turma que tem um estilo mais light, menos faca nos dentes, menos pirata eu diria, mas ao grande estilo de YACHT-MAN , com todas as vogais e consoantes.
Hoje além do prazer do velejo com os amigos, ficamos muito satisfeitos com a presença e vibração dos garotos do Optimist a bordo das naves:
-Lucas Quinamo no Aventureiro, e Bruno Falco no Phantom, a alegria e determinação dos petizes alimenta a disputa dos marmanjos.
O escrete das Jolly Rogers, composto pelos meus grandes amigos e companheiros, detém agora o Penta campeonato estadual, 4 com o Sir Wallace e uma com o Phantom.
Registro aqui os agradecimentos honrosos a equipe que correu neste fim de semana:
Léo Oliveira, Fabiano Porto, Fernando Mendonça, Marcos Albuquerque, e Marco Salmaso( convidado especial), e também ao Jens, ao Lucky , Julinho e Mac, membros efetivos de nossa equipe e, prinicipalmente gravo em nome de todo nosso time os parabéns ao Comandante Rodrigo Stephan , mandou muito bem e já mostrou que não veio para brincar.
Outubro vamos com tudo para o circuito Rio, e para a Rio Santos, como diria o Zarif:
- "Pra cima deles pessoal!!!"
Bons ventos a todos!
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