05/06/2012
Good night and sleep well.
Com a benção e a proteção do Universo!
Obrigado por mais um dia maravilhoso!!
E amanhã será outro maravilhoso dia!
Obrigado por mais um dia maravilhoso!!
E amanhã será outro maravilhoso dia!
Será o fim da vela no Espírito Santo?
Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão.
Noite de terça feira, em casa, estou navegando pela internet, dando um
passeio pelas redes sóciais , futucando coisas sobre a vela, que me tanto
aprazem , e a pedido do Velejador do Iate Clube Lagoa dos Ingleses, Thiago
Silvério fui cumprir meu dever e postar
no blog que mantenho( avelok.com.br) um aviso de regatas sobre o campeonato
Brasileiro de Micro Tonner 19 , com 17 barcos a ser realizado em Belo Horizonte
, minha cidade natal, e para meu espanto, apesar de nem mar ter, tem uma vida
náutica muito mais animada e ativa que a nossa aqui em Vitória, que quando
muito tem meia dúzia de barcos na água.
Fiquei a me perguntar, por que aqui o pessoal anda tão
desanimado? Salvo exceções, é claro.
Temos um mar excelente, um vento idem, um clima maravilhoso,
cinqüenta, disse cinqüenta veleiros de oceano no clube, temos guarapari ali do
lado, santa cruz do outro, três ilhas, abrolhos, Buzios, etc, e nos fins de semana
aqui na terrinha o que vemos:
No máximo um
ou dois barcos saindo, e só. Quando muito.
No fim de 2010 fizemos uma pesquisa de satisfação e demandas
com todos os velejadores, e o diagnóstico gerou um documento que segue ao fim
deste texto.
As mesmas idéias ainda não foram colocadas em prática, assim
sendo pergunto aos amigos:
Se aplicássemos estas idéias, será que conseguiríamos levar
mais barcos a água?
Os velejadores teriam algo mais a sugerir para que aumentássemos
o quorum?
Falo isto com os amigos , no sentido da vela em si, como um
local de convívio, como desporto, como lazer, como cruzeiro, como passeio, como
um encontro de amigos, e em último lugar como regatas.
Sabemos que tem os que gostam e os que não gostam de
regatas, mas o que não consigo entender é que o que faz a pessoa comprar um
barco, tê-lo somente ou usá-lo??
O que vemos é um sem número de barcos atracados, sem uso,
sem propósito, sem vida , sem cor, sem alegria, e os velejadores ficando
atracados no bar ou na varanda, inertes, a espera de algo que nunca vai
chegar...
Barco parado dá zica diz o ditado, vamos lá pessoal, o que
falta para a gente velejar e colorir o mar capixaba?
Um abraço a todos e bons ventos, cordialmente: Renato Avelar
Segue o documento datado de 06/06/2010:
Conforme é sabido, fiz uma pesquisa entre os velejadores da classe oceano a fim de identificar as demandas e
anseios da flotilha para que tenhamos um aumento qualitativo e qualitativo dos
barcos e tripulações em nosso clube, e um ponto da pesquisa foi muito contundente, os velejadores querem acima de tudo, confraternizar em um ambiente
saudável , em um ambiente de yacht-men, o ambiente que o grupo da vela anseia.
A vela, é encarada por todos como um lazer, seja ele focado em
competições, em passeios, ou até mesmo e viagens de pequeno, médio ou longo
percurso, o que nos faz pensar em ações que englobem todos os interesses.
Com o feedback que recebi , encontrei os pontos a serem trabalhados com
bastante clareza, e catalizo-os em um plano de ações pontual e objetivo.
( ...) retirada parte das medições ,
pois já foram feitas, grifo do avelar.
As regatas, realizadas em grande quantidade em nosso calendário não tem
tido tampouco qualidade e quantidade de embarcações, o que se explica pelo fato
de que nem todos os velejadores de oceano serem regateiros,
e nosso calendário contempla somente regatas como pontuei acima desta
forma ,assim sendo a adequação e reformatação do calendário , atendendo
aos anseios de todos , esta é a premissa para elevarmos a quantidade e a
qualidade dos nossos eventos.
Digo mais reformulação não só do calendário mas de todo o formato da vela
no ices, voltando-a ao lazer, a integração.
Este ano teremos( tiveram!) ainda 7 regatas a serem realizadas, e nenhum
passeio, patescaria ou coisas afins.
são elas:
12 junho somar
julho semana de vela
28/29 agosto taça cidade de vitória
25 e 26 de setembro estadual
16 outubro volta das ilhas
6 novembro , III volta as ilhas
7 dezembro regata da marinha
a minha sugestão é transformar o formato das regatas da forma que coloco
abaixo e para 2011 reformular o calendário totalmente, o que acarretará
na redução de custos para o clube, onde em face a isto , sejam realizadas
confraternizações de vulto( com a mesma verba , só que realocada) para termos
um quorum excelente.
a exemplo disto, não teríamos a necessidades de brindes ou camisas , é
inteligente se diminuir os gastos com estes insumos e realocá-los para eventos
que integram a todos( com musica ao vivo, que unanimidade do velejadores), sem gastar nem 1
real a mais que o previsto.)
camisas: faríamos apenas uma camisa para todas estas regatas, uma gola
polo azul marinho, ou uma camisa de algodão, ( a camisa que o ICES fez, gola pólo não ficou legal, nem de boa
qualidade) com uma arte exclusivíssima que envirei a vcs, ( nas costas
yachting/I.C.E.S, na manga as bandeirnhas bordadas india, charlie, eco ,
sierra, e no peito o way poit de vitória)
·
12 junho
somar- MUDAR DE
REGATA PARA PASSEIO ECOLÓGICO, COM PERCURSO SAINDO DO ICES, INDO A BOIA 10, AOS
PACOTES, E TERMINANDO NA CURVA DA JUREMA ONDE FAREMOS UM CONTRABORDO- FORMATO,
SEM PAGAMENTO ISCRIÇÃO, ATRATIVO: UMA CAIXA DE SKOL POR BARCO, NÃO PRECISA
DE CR, NEM DE BÓIAS, CUSTO ZERO.
·
julho semana de vela- NÃO SEI COMO É A PROGRAMAÇÃO DESTE
EVENTO, FAVOR E ENVIAR O FORMATO PARA ANÁLISE
·
28/29 agosto taça cidade de vitória- MUDAR O TRADICIONAL PERCURSO
DE BARLA SOTA, REALIZADAS EM DOIS DIAS, PARA DUAS REGATAS DE
PERCURSO, UM CURTO E UM MÉDIO- CURTO, SAI DO ICES VAI ATÉ OS PACOTES, VOLTA EM
CAMBURI E CHEGA NA JUREMA( COM CR E UMA BÓIA EM CAMBURI), MÉDIO: SAI DA JUREMA
E VAI ATÉ A ILHA DAS GARÇAS E VOLTA CHEGANDO NO PIER DO ICES. A CHEGADA SERIA
ENTRE A CR E O PÍER, NÃO PRECISA DE BÓIAS, SÓ O AUREMAR PARA LARGAR E CHEGAR.
·
25 e 26 de setembro estadual- FORMATO TRADICIONAL, MANTER O MESMO. mas
com uma festa completa no final, mas só que á noite , no sábado seguinte
para trazermos as famílias, cada tripulante pode trazer um convidado, convites
extras 30,00.
·
16 outubro volta das ilhas- MUDAR PARA : " PRIMEIRA PATESCARIA DO
ICES" ou seja mais um passeio para se confraternizar, com percurso
saindo do ICES e indo até santa cruz, atrativo: uma caixa de skol por barco,
sem necessidade de CR/Auremar, ou juízes.
·
6 novembro , III volta as ilhas- MUDAR PARA : PASSEIO ECOLÓGICO EM
PROL DAS ANDORINHAS DO MAR. um passeio com mote de preservação desta
espécie que se reproduz somente aqui, pedríamos a chancela da AVEDEPA, e
teríamos uma puta mídia espontânea, no final festa!!
·
7 dezembro regata da marinha- eliminar , pois a marinha não está nos
ajudando em nada, e mudar para esta regata para uma gincana do gps, ou um
rally.Formato: em terra, uma gincana para as crianças com recreadores(caça ao
tesouro, etc...) para as famílias comparecerem, na água:Marcaríamos 5 ou 6
way points na orla e teríamos que "marca-los " em nossos gps quando
atingirmos o "alvo", independente de uma ordem sequencial, ou seja
cada um escolhe seu caminho para marcar os pontos, esta gincana poderia ter o
pessoal da motonáutica , lanchas e jets participando. na chegada uma feste
bacana.
Reunião de comandantes, sempre as sextas feiras que
antecedem as regatas.
Tripulantes não sócios; serem cadastrados , num
formulário com termo de responsabilidade do sócio para que o mesmo acesse o
clube apenas para os treinos, sem acesso a área de piscina etc, sob pena de
suspensão ou outra a definir, cobrar o valor de convite , mas com desconto
proporcional no mesmo formato do desconto dos barcos, para gerar MERITOCRACIA.
Quintas das velas, evento a ser realizado sempre na
primeira quinta feira de cada mês, sem custo nenhum para o clube, nós
providenciaríamos os atrativos por nossa conta- vídeos e palestras sobre temas
de interesse nautico, sem custo lembrando, os palestrantes seriam por minha
conta como já fizemos no passado por exemplo da palestra de
planejamento com o alpinista juarez gustavo( kilimanjaro, aconcágua e
elbrus-russia), com homem ao mar( vitorino e muller), etc.
Sem jeb jeb, a solução está aí , se tiver o apoio de vcs este clube vai
ser uma referencia nacional em lazer náutico.
Então pessoal, vamos dar um sacode???? Vamos velejar! O que falta para
seu barco ir para água, ou para você
sair para velejar??
Campeonato brasileiro de iatismo na Lagoa dos Ingleses, em Minas Gerais
Lagoa dos Ingleses receberá, de 7 a 10 de junho, velejadores de todo o país para o Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19
A Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, sediará um dos eventos mais importantes do iatismo brasileiro. De 7 a 10 de junho, o local será palco do Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19 (MT19). É a primeira vez que Minas Gerais recebe a competição, realizada desde a década de 80.
Participarão das oito regatas programadas cerca de 20 equipes, vindas do Brasil inteiro. Confirmaram presença o paulista Mário Buckup, duas vezes medalhista de ouro em jogos olímpicos pan-americanos e atual campeão brasileiro da classe, e o carioca Rafael Paris, da equipe da Marinha do Brasil, último vencedor do Match Race Minas Gerais, realizado esse ano. A entrada é aberta ao público.
O campeonato será organizado pelo Iate Clube Lagoa dos Ingleses, que conta com uma flotilha de 17 barcos, a maior do país em um mesmo clube. A realização do evento em Minas Gerais, decidido em assembléia pela Associação Brasileira da Classe Microtonner, veio após intensa mobilização dos velejadores mineiros, sobretudo em redes sociais.
“A flotilha mineira de MT 19 tem feito muito pela promoção da classe no cenário nacional da vela. Foi pertinente e justa a transferência”, afirmou Marcelo Perpétuo, Diretor Náutico do Iate Clube Lagoa dos Ingleses.
Programação
O Campeonato Brasileiro da Classe Microtonner 19 (MT 19) começa na quinta feira, dia 7, a partir das 9h, com a as inscrições dos competidores, preparação dos barcos e instruções sobre percurso. Cada equipe poderá ter dois ou três tripulantes. A partir das 14h, começam as regatas. Na sexta-feira, dia 8, e no sábado, dia 9, o início das regatas será às 10h.
A programação prevê duas regatas no primeiro dia, três no segundo e três no terceiro. No sábado, 10, considerado dia reserva, serão realizadas as regatas que não puderam ocorrer anteriormente.
O aviso de regatas e demais informações sobre o campeonato estão disponíveis no site do Iate Clube Lagoa dos Ingleses (www.iateclubelagoadosingleses.com.br), ou junto à Secretaria do Campeonato, na Sede do Iate Clube Lagoa dos Ingleses. O endereço é BR 040, Km 559, Nova Lima – Minas Gerais.
Microtonner
O Microtonner 19 é um barco monotipo com cabine que, embora pequeno, oferece a mesma complexidade de um barco oceânico, com todas as regulagens dos barcos grandes. Foi criado na França, em 1982, e chegou no Brasil quatro anos depois, mais precisamente no estaleiro Mariner, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pelo fato de todos os barcos serem iguais, as competições desta categoria valorizam mais a habilidade dos velejadores.
Campeonato Brasileiro da Classe Micotonner 19
Data: de 7 a 10 de junho
Local: Lagoa dos Ingleses – Nova Lima, Minas Gerais
Reunião de competidores: Sede do Iate Clube Lagoa dos Ingleses. BR 04, KM 559, Nova Lima, Minas Gerais
Programação:
Dia 7:
9 às 11h – Recepção e inscrições.
14h – Regatas. Duas previstas.
Dia 8:
10h – Regatas. Três previstas.
Dia 9:
10h – Regatas. Três previstas.
Dia 10:
10h – Regatas (se necessário).
14h – premiação.
02/06/2012
News kids on the block.
Vídeo do velejo abaixo, uma homenagem a Micheal Phelps, por Jovair Voelske.
relax e alto astral!! |
Começamos cendo com a aula de vela. |
os 4 fantásticos |
Queremos mais!!! |
Alarife100 visita o iate clube do Espírito Santo. Voltando de um velejo com o Phantom , cruzamos esta belanave, e depois fomos perto ver do que se trata: segue...
Linhas espetacularess |
Ao fundo a ilha do frade |
Foto do bichao navegando na europa |
Na popa se esconde o inflável |
Brando babando com o barco: |
Proyecto viaje por el mundo
Hola a todos, después de la presentación pasamos a los nuevos proyectos y estos son, cuando menos interesantes.
Estamos preparando el Alarife para un viaje por el mundo con poco más o menos el siguiente itinerario:
- Salida de Palamós el 01 de Noviembre, parada en Canarias y continuamos hacia Saint Martin en el Caribe, dónde desembarcará parte de la tripulación que nos acompañan en el cruce; de allí vamos a Saint Thomas en dónde embarcará el armador y con él haremos navegaciones entre las islas virgenes americanas, Inglesas, Republica Dominicana y Puerto Rico.
- Febrero 2011: Travesía hasta Colombia y Panamá, cruce del canal.
- Marzo 2011: Islas Perlas y Costa Rica.
- Abril 2011: Galápagos
- Mayo 2011: Travesía hasta Tahiti (Papeete), pasando por las Islas Marquesas.
- Junio - Agosto 2011: Navegación por Polinesia, Islas Cook, Samoa, Fiji, Nueva Caledonia, Vanuatu, y llegar en Septiembre a Nueva Zelanda.
- Septiembre - Mitad de Noviembre 2011: Nueva Zelanda dónde se preparará el barco para el cruce del Pacífico de vuelta y se aprovechará para conocer el país.
- 15- Noviembre - 15 Diciembre 2011: cruce del Pacífico con destino Sur de Chile (Punta Arenas).
- 15 Diciembre - 5 Enero 2012: Navegación por canal de Beagle, estrecho de Magallanes, Cabo de Hornos y mayormente Patagonia Argentina con destino final Ushuaia.
15 Enero - 01 Marzo 2012: Travesía hasta Brasil (Río de Janeiro)
- Marzo - 10 Mayo 2012: Brasil (Rio de Janeiro - Salvador de Bahía).
- 10 Mayo - 15 Junio 2012: Travesía de vuelta del Atlántico con salida desde Brasil y llegada a Palamós.
Estamos preparando el Alarife para un viaje por el mundo con poco más o menos el siguiente itinerario:
- Salida de Palamós el 01 de Noviembre, parada en Canarias y continuamos hacia Saint Martin en el Caribe, dónde desembarcará parte de la tripulación que nos acompañan en el cruce; de allí vamos a Saint Thomas en dónde embarcará el armador y con él haremos navegaciones entre las islas virgenes americanas, Inglesas, Republica Dominicana y Puerto Rico.
- Febrero 2011: Travesía hasta Colombia y Panamá, cruce del canal.
- Marzo 2011: Islas Perlas y Costa Rica.
- Abril 2011: Galápagos
- Mayo 2011: Travesía hasta Tahiti (Papeete), pasando por las Islas Marquesas.
- Junio - Agosto 2011: Navegación por Polinesia, Islas Cook, Samoa, Fiji, Nueva Caledonia, Vanuatu, y llegar en Septiembre a Nueva Zelanda.
- Septiembre - Mitad de Noviembre 2011: Nueva Zelanda dónde se preparará el barco para el cruce del Pacífico de vuelta y se aprovechará para conocer el país.
- 15- Noviembre - 15 Diciembre 2011: cruce del Pacífico con destino Sur de Chile (Punta Arenas).
- 15 Diciembre - 5 Enero 2012: Navegación por canal de Beagle, estrecho de Magallanes, Cabo de Hornos y mayormente Patagonia Argentina con destino final Ushuaia.
15 Enero - 01 Marzo 2012: Travesía hasta Brasil (Río de Janeiro)
- Marzo - 10 Mayo 2012: Brasil (Rio de Janeiro - Salvador de Bahía).
- 10 Mayo - 15 Junio 2012: Travesía de vuelta del Atlántico con salida desde Brasil y llegada a Palamós.
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Etiquetas: Atlántico, Cabo de Hornos, Caribe, Nueva Zelanda, Pacífico
Breve currículum
Raul Ramón Ruiz
Actualmente Capitán y maquinista (desde enero 2008) en S/Y ALARIFE C. Barco con el que he navegado por gran parte del Mediterráneo como Capitán y Máquinas:
- 2010: Francia (Costa Azul y Córcega), Italia (Golfo de Génova, Elba, Capraia), Islas Baleares (Ibiza, Mallorca y Menorca)
- 2009: Italia (Cerdeña, Sicilia), Grecia (Islas Jónicas, Peloponeso, Islas Cíclades, Dodecaneso y Creta), Turquía (Mar Egeo y Sur), Costa Azul e Islas Baleares.
- 2008: Cerdeña, Córcega, Tunez, Pantellería, Islas Baleares y Costa Azul francesa.
Como mecánico a bordo (Capitán Sergi Medir)
- 2007: Litoral Mediterráneo Español, Portugal (Algarve), Galicia (Rías Baixas, Vigo hasta Coruña), Sur de Inglaterra (Falmouth hasta Southampton e isla de Wight), Irlanda (Dublín), Escocia (Estuario de Clyde, Isla de Sky, Glasgow...)
- 2006: Participo en el proyecto de construcción de la embarcación durante 6 meses en el astillero Barcos Deportivos de Tarragona (Project Manager: Alberto Paz). Realizamos un viaje inicial por las Islas Baleares y Costa Azul francesa.
El ALARIFE es un velero "pura sangre" de 100' (30, 48 metros) de eslora, construido en Alustar (aluminio) y con un palo de fibra de carbono de 43 metros de altura desde quilla). Tiene una manga de 7,10 m y 4,50 m de calado con un desplazamiento de 72 Toneladas.
Tiene una dotación de 4 personas: Capitán, 1er oficial, azafata y cocinera.
Anteriormente:
- 2006: Navegaciones por la Costa Brava como marinero en S/Y 86' Almundarvi, Ketch capitaneado por Sergi Medir.
- 2005: Empresa propia de mantenimiento de flota de charter. Patronajes de charter
- 2004 y anteriores: traslados de embarcaciones en todo el litoral mediterraneo español y Baleares, charter y pasaje, trabajando tanto en embarcaciones a motor como vela, entre ellos motora de 72' y Paquebote de 42 metros Tho-pa-ga.
Además soy armador del Nui, velero de 45' (13, 85 metros) de eslora que actualmente se encuentra en proceso de restauración
Publicado por raulenlamar en 14:12 0 comentarios Enlaces a esta entrada
Etiquetas: Alarife, Curriculum
Artista: Jacob Hashimoto - Instalação: ARMADA - Feira de arte de Bologna - 2012
Por que o que é belo tem que ser visto, admirado, contemplado, compartilhado,e copiado! enviado pela minha amiga e colega de trabalho Luana Paiva.
Luana irá participar de uma dinâmica em grupo, com todos os colegas da Locamaxx, no próximo dia 30 de junho, e pelo jeito já está pílhada!!
01/06/2012
“Classe HPE 25 aceitou o desafio de participar dos eventos de nível internacional como MSC e RISW”
O respeito às Regras confere valorização a um evento, como os próximos Mitsubishi Sailing Cup e ROLEX – Ilhabela Sailing Week, que a classe aceitou o convite de participar.
E cabe aos próprios velejadores a exigência na aplicação destas Regras, protegendo assim o nível de dificuldades a serem conquistadas, atraindo maior número de velejadores de nível, na competição.
Cuca Sodré, como Chefe da Comissão de Regatas, sempre chamou atenção para o parágrafo onde o Aviso de Regatas informa que “o evento será submetido às Regras da ISAF, da Marinha e da Classe”. Por exemplo:
– Regras da ISAF (como sinalização, pontualidade, direitos e obrigações, por parte do atleta);
– Regras da Capitania dos Portos (com relação aos limites de navegação, exigências de salvatagem e principalmente segurança);
– Regras da Classe: aqui, cabe ao Comandante entender e divulgar o assunto com sua Tripulação.
– Regras da ISAF (como sinalização, pontualidade, direitos e obrigações, por parte do atleta);
– Regras da Capitania dos Portos (com relação aos limites de navegação, exigências de salvatagem e principalmente segurança);
– Regras da Classe: aqui, cabe ao Comandante entender e divulgar o assunto com sua Tripulação.
Nos eventos citados, um Medidor estará presente na raia durante todos os dias, exclusivamente à disposição dos Organizadores, e abordará com a finalidade de conferir a aplicação de TODOS estes tópicos, reportando sempre que encontrar alguma alteração ou falha.
Assim, esteja com esta NOVA Folha de Medição (AQUI!) devidamente preenchida (sem pendências), e assinada: (X) por Medidor credenciado pela ABCHPE25; (X) Por um dos membros do Comitê Técnico da ABCHPE25 e (X) por um dos dirigentes da ABCHPE25. (É necessário a presença da Ficha anterior para preenchê-la!)
Lembre-se que:
– Âncora, Peso, Cabo de amarração com tamanho especificado, remo e outros itens de salvatagem (NORMAN) …
– Lastro conferido (a bordo e fixado), ou motor…
– Alteração por troca de Vela, ou vela SEM rubrica do Medidor …
– Adicionais que fujam ao original de fábrica como peças, adriças, regulagens, eletrônicos…
… Enfim, embora não seja este o objetivo dos Organizadores, quaisquer alterações que fujam ao original de fábrica estarão sujeitas a repreensão e punição. Não lamente… mas orgulhe-se disso! Agende já com um Medidor e com um Representante da Diretoria para as assinaturas e não deixe pra última hora!
– Âncora, Peso, Cabo de amarração com tamanho especificado, remo e outros itens de salvatagem (NORMAN) …
– Lastro conferido (a bordo e fixado), ou motor…
– Alteração por troca de Vela, ou vela SEM rubrica do Medidor …
– Adicionais que fujam ao original de fábrica como peças, adriças, regulagens, eletrônicos…
… Enfim, embora não seja este o objetivo dos Organizadores, quaisquer alterações que fujam ao original de fábrica estarão sujeitas a repreensão e punição. Não lamente… mas orgulhe-se disso! Agende já com um Medidor e com um Representante da Diretoria para as assinaturas e não deixe pra última hora!
EXTRA!!! Na página oficial
30/05/2012
28/05/2012
POR TIÃO MOREIRA: AGENDA DA VELA, TODO PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS, NA GUARDERIA DA JUREMA, VITÓRIA ES.
Pessoal,
No primeiro domingo de cada mês vamos comemorar o dia da volta à água. O próximo será em 3 de junho.
Como sabemos, todos viemos da água, após o resfriamento da terra e o início dos ciclos biológicos do carbono. Mas alguns velejadores e remadores andam meio sumidos.
Por isso todo primeiro domingo do mês (o próximo é 3/junho) às 9:30 vamos fazer o dia da volta à água. Quem tem estado ausente fica convidado a se juntar aos mais fominhas para remar, velejar, etc. Vamos nos reunir a partir das 8:30 para tirar a poeira ou craca das embarcações.
Abs.
Tião Moreira
Twitter: @tiaomoreira
Twitter: @tiaomoreira
27/05/2012
Boa semana a todos!!
Meus amigos, compartilho com todos vocês meus agradecimentos ao cara que eh dono de tudo sem ter(#) por nos permitir e além disto nos proporcionar a conversão das forcas universais que geraram um fim de semana magnifico em família, com muito esporte, bike e velejo, muita zona das crianças, e agradabilíssima companhia dos amigos queridos, e zero de energia não positiva, então ajoelha em teus pés em forma de oração e abençoai o homem que agora se consome, por que nada mais satisfaz sua fome!!!
(#)( referencias sublimes aos Inconfidentes Banguelas!! autores da máxima e da música),
(#)( referencias sublimes aos Inconfidentes Banguelas!! autores da máxima e da música),
Foto de Fernando Mendonça, neste treino dominical, e que treino!!! |
E rezemos então pois pelas faces caladas , sofridas, desgastadas por tantas feridas , que completam as imagens que não comparecem as festas.(#)
Boa semana a todos, fé em Deus e pé na tábua, vou devagar por que tô com pressa, por que acompanhado vou mais lento porém vou muito mais longe!
25/05/2012
Por que o melhor caminho , é sempre o do meio...
..lembrando que nem sempre o caminho mais curto é o mais perto, tampouco o mais fácil.
Boa noite a todos, 1 da madruga e é hora de arribar!!
Boa noite a todos, 1 da madruga e é hora de arribar!!
24/05/2012
Buzios Sailing Week, Revista Velejar número 54.
Receita de Magia número V
Ou, o feitiço da Búzios Sailing Week 2012
Por Renato Avelok Avelar.
Amigos nautas e amantes da vela de plantão, imaginem só que receita bacana, esta, da poção de Magia Número V: junte um bocado de velejadores entusiasmados debaixo de uma lua cheia imensa como um queijo mineiro da serra da canastra, adicione um por do sol cinematográfico por trás das ilhas do litoral fluminense, ponha uma pitada generosa de ventos de toda sorte (do fraco ao forte, de todas as direções), coloque bastante água de um mar absurdamente transparente em temperatura agradabilíssima e refrescante ao contato com a pele e, de sobra, um bom bocado de alto astral. Calma, calma! Tá quase pronta! Adicione, ainda, mais 24 barcos de regata de alta performance, os mais lindos do Brasil com seus tripulantes, coloque tudo dentro de um ambiente cavalheiresco e familiar, como o do Iate Clube Armação de Búzios, tempere com um animado cocktail de abertura, depois agregue um farto e saborosíssimo churrasco rodízio (para receber os velejadores após o primeiro dia de regata), tempere tudo com muito bate papo agradável, com direito a canoa de cerveja todos os dias, e sirva no formato de cinco regatas dividas em três dias, todas capitaneadas pelo mestre dos livros de procedimentos em vela ligeira, Sr. Pedro Paulo Petersen. Aí está a receita da semana de vela de Búzios, o melhor evento náutico do Grand Slam da vela brasileira. Quem perdeu, perdeu! Agora só no ano que vem. Mas, fica triste não, leia a matéria e, certamente, a magia vai te pegar também!
A semana de vela de Búzios não é o evento com o maior numero de barcos no calendário de vela de alta performance do Brasil, longe disto. Lá o objetivo e o mote são outros e, provando e comprovando o dito popular que diz: “se tamanho fosse documento o elefante era o rei da floresta”, este evento jamais reuniria um escrete tão espetacular e barcos tão magníficos.
Campeões olímpicos e mundiais como Torben Grael, Maurício Santa Cruz, Peter Siemsen, Eduardo Penido, Roberto Marins, Ralph Rosa, do pequeno notável e tricampeão da ORC San Xico Freitas, “gentes” que fazem um evento de altíssimo nível técnico, com uma plasticidade que os turistas de todo o mundo contemplam e, em prece silenciosa, agradecem a Deus por estarem ali. Junto a estes, outros tantos craques de ponta menos famosos, como os baianos do Bola 7 e do Marujos, e os cariocas do legendário Velamar 36 KeeKee e do Multimmar 32 Xekmate, que, anonimamente e despretensiosamente, se misturaram aos amadores, como a galera capixaba, que compareceu com três barcos (Phantom of the Opera, Azzurro eFlying Phantom).
Gente como o comandante Bernardo Quintanilha, de Cabo Frio, um cristão que participou do match como que cumprindo, dolorosa e vagarosamente, uma promessa de joelhos, durante a “raia-crucis” desta Semana Santa, em meio a uma velocíssima corrida de craques; uma alma que participou do evento em seu pequenino e solitário 19 pés em meio a uma manada de gigantes e, nem por isso, foi figura anônima. Pelo contrário, foi um dos personagens que, entre todos, mais se divertiu, divertindo aos outros também. No primeiro dia, velejando com seu barco ainda na primeira perna da regata, quando todos já estavam terminando a prova, ele entra em contato com a CR (Comissão de Regata) no canal 74 - definido como o canal de comunicação do evento - e pergunta se eles o aguardariam terminar o percurso (ciente do atraso que causaria a todos). A Comissão de Regatas, do alto da sabedoria e experiência de Mr. Petersen, responde que o percurso da Classe Cruzeirão (da qual ele fazia parte) fora encurtado e que, após a perna de sotavento, eles poderiam voltar ao clube. O comandante Bernardo, sempre bem humorado, responde solenemente: “o veleiro Coral agradece à CR e tem a honra de informar a todos os participantes da Búzios Sailing Week, que será o primeiro barco a chegar no churrasco e que irá aguardar, pacientemente, todos os participantes da regata, no ICAB!”
Estes nautas, de toda sorte e sotaques, foram participar e celebrar a vida na BSW 2012, velejando na melhor raia de regatas de mundo, no dizer de Torben Grael sintetizando esta festa da vela. Este, mais uma vez (como sempre!), proporcionou regatas sensacionais, com pegas alucinantes, tudo sob uma moldura mais que fantástica, talvez uma das mais belas raias de regatas do mundo.
Para quem nunca teve a oportunidade de participar da semana de vela de Búzios, vamos bordejar nas imagens fantásticas de Gonzalo Arselli, procurando explicar com palavras como acontece esta magia, tentando colocar você no meio dela.
O Point da alquimia
Esta alquimia única e sensacional começa com a tradição do ICAB - Iate clube armação de Búzios, um clube como poucos, que só aceita veleiros em suas dependências e em suas poitas. Um centro de treinamento olímpico de vela, capitaneado pelo simpaticíssimo “Sir” Alan Joullie, um anfitrião como poucos, que vem nos ensinando o sentido da palavra agregar quando se trata de vela de regatas. Alan vem proporcionando, com Loic Gosselin, da Media Mundi, a realização anual da regata de Veleiros Clássicos, um evento único, desfile de embarcações históricas e cavalheirismo nas águas mágicas Buzianas, que já faz sucesso há 6 anos, fora os inúmeros campeonatos mundiais, brasileiros e sul-americanos que eles sediam na magnífica Armação dos Búzios.
Nas águas mágicas da Armação
Ao todo foram disputadas cinco regatas, sendo duas no primeiro dia, com ventos fracos a quase nulos. No segundo dia, regata de percurso dentro da baía de Búzios com muitas e muitas pernas, realizada sob ventos que variaram de quase nulos a “pancadeiro de suduca” de 25 nós e, no terceiro dia, duas regatas sob ventos regulares, em torno de 10 a 15 nós, tecnicamente uma receita mágica para medir os talentos e as capacidades, técnica e estratégica, das tripulações. Uma meteorologia sob encomenda, para separar a sorte da competência entre os 24 barcos que participaram do evento, divididos nas classes ORC (a mais expressiva), IRC, HPE 25, S40, RGS e Cruzeirão.
A classe de maior representatividade e disputa no evento foi a ORC, com mais de 15 barcos na raia.
Sim-salabim – os S40 em cena
Mas as cenas que tiraram o fôlego e mostraram a todos uma aula mágica de vela e emoção, foram proporcionadas pelo verdadeiro match entre os S40 Magia V, de Torben, e Carioca, do campeão mundial de Soling Roberto Marins, protagonistas de um simulacro de América’s Cup (da geração passada... Quando era disputada, ainda, em monocascos), em meio a uma raia com vários barcos travando pegas sensacionais, disputados palmo a palmo. Um show de vela, na essência da palavra. Torben suou para vencer Robertão e sua tripulação, a olhos vistos. Os pegas foram disputados em metros, cambada por cambada, bordo por bordo, jibe por jibe, bóia por bóia, pois Robertão e seu escrete estavam com a faca nos dentes. Os S40 andam uma barbaridade e, no tempo real, durante todas as regatas, eles andavam na frente: os dois S40 brigando e o Tembó Guaçu, ex-Loyal, embolado neles, criando um espetáculo de imagens a parte.
IRC, ORC... Saravah meu pai...
Quem andou muito bem também foi o belíssimo Carabelli 53, Saravah, do comandante Pierre Joullie, que marcou belíssimas disputas e venceu na IRC, categoria que tem elementos interessantes de medição e que vem ganhando projeção em todo o mundo.
Na ORC, os pegas também foram danados: o pequeno notável, San Chico, se despede (vai crescer e virar um B&B 40) com o tri campeonato (suadíssimo, diga-se de passagem) na classe ORC. Vale ressaltar que as largadas dessa classe mostraram o nível do evento (vide fotos de Gonzalo Arselli), as sensacionais arrancadas dos grandões, como o 50 pés de salvador Bola 7, o Delta 45 Seu Tátá, os Benneteaus da escola Naval, o 46 pés Angela Star, a quase-espaçonave hight tech Duma, o Miragem, os lindos Skipers 30 Bravíssimo e Spyro Giro, dentre tantas naves lindíssimas e não menos imponentes, que, em quase sua totalidade, desfilavam enxovais de velas exoticamente pigmentadas com tonalidades e texturas tecnológicas, variando do Kevlar, Carbono, Pentex, a outras alquimias mais.
Na RGS quem levou a melhor foi o Xeqmate (Multimar 32), depondo do trono o deca campeão Keekee e, na HPE 25, com apenas dois barcos de Vitória participando do evento (alô, alô, cariocas e paulistas, cadê vocês?), quem levou a taça foi a equipe do Flying Phantom, do Avelok, com a tripula composta por Marcos Albuquerque, Jovair Voleske e Julinho Marques, que venceu o Azzurro, do comandante Secchin, de virada (e comemorou muito a vitória, obtida graças a uma regulagem “na mosca”, que, confesso aos leitores, é a fraqueza mor deste que vos escreve e que timoneou o Flying Phantom).
Na classe cruzeirão, ninguém menos que o minúsculo notável Coral, de 19 pés, venceu o não menos alto astral, e animadíssimo, pessoal do Fast 395 Pasargada.
Ele é ele, né?
Aí, més amis, tudo se converte, se compila, se transforma e, tal qual a profecia, se revela. A magia numero cinco, do manual de vela de regatas do mar Buziano, destaca o grande milagreiro do evento, ninguém menos que “São” Torben Grael, que, como sempre, deu um show à parte com sua bela nave Magia V, participando e respeitando, na água e fora dela, de igual para igual, com plebeus como o Bernardo, do veleirinho Coral, uma aula de magia brasileira num mundo onde a vela parece que só se move com dinheiro. Em Búzios a banda toca diferente. Participe desta festa da vela e venha comprovar e provar desta receita mágica. Bons ventos a todos!
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