29/10/2012

Mini Transat test drive em Noronha, Refeno 2012, by Avelok ,the yacht man sailing m...

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, durante nossos dias em Noronha após a regata, tivemos a oportunidade  de conhecer pessoalmente a lenda viva: Kan Chuh.
Como os bem informados da vela sabem ele é um cara acima da média:  Vencedor em Ilhabela ( em estréia!), vencedor de várias regatas Eldorados Brasilis( Vitória Trindade), vencedor da Mini Fastnet, um cara modesto e humilde , que se acha um velejador comum( !!!) um homem que coleciona títulos e milhas como poucos, que agora se dedica a classe mini que se incia no país, pontapé dado graças a seu emprenho e determinação.
Recentemente ele participou da regata Mini-Transat, da França a Salvador, provando aos nautas tupiniquins que podemos velejar a baixos custos em regatas de alta performance e de nível profissional, e que a vela oceânica ( que atravessa oceanos de fato) é palpável  e  alcançável , traçando o destino da classe em nosso Brasil.
Esta realidade separará os homens dos meninos, e dará o verdadeiro sentido ao termo "vela de oceano" aos velejadores que se laçarem ao mar, possibilitando meros mortais como eu e você de velejarem em regatas de alto nível mundo afora.
Neste post segue um  vídeo do gigante da vela Brasileira, que gostaria de coroar com o título do rei da modéstia , ele nos dá uma demonstração de técnica apurada ao manejar com destreza e tranquilidade o seu VMax 5, um mini transat , que embora de projeto antigo voa baixo(abaixo:  imagens do novíssimo modelo do estaleiro skipper , com projeto de Volker ).





Kan Chuh deve ser um primo Taiwanês do Spectraman, do Nacional Kid ou do ultra-Seven , veja o relato dele em email enviado ontem para a redação, falando da travessia de Noronha a Salvador , voltando para casa após a refeno:
"Retornei hoje de Recife no Mini e dessa vez foi dureza!!! os 3 pilotos quebraram e voltei totalmente no braço e no leme " amarrado!!! " para descansar...Dessa vez eu acho que estou ficando duro na queda!!! foi quase 3 dias e noites sem dormir direito, muito sol e braço no leme. No total foram 1400 milhas, ou um terço da travessia da MINITRANSAT que são 4200 milhas"


O que dizer de um cara destes?

Meu  saudoso pai, Sir Wallace , um homem de sabedoria e cultura incríveis nos diria que ele é simplesmente "FORA DE SÉRIE".

Através de sua iniciativa, e ações como a clínica em Salvador que contou com a presença e prestígio de autoridades da vela nacional e internacional, como Murillo Novaes e o  próprio projetista da versão Brasileira da nave, o Nestor Volker,  a classe  de fato começa a se formar no Brasil, com a primeira fornadafabricando os 10 primeiros barcos que serão  fabricados pelo estaleiro Skipper , este será um barco de ultima geração, uma nave espacial a custo de apenas 135k aproximadamente.
A classe que a exemplo do seu sucesso na França. por aqui promete uma legião de adeptos. Por 5 motivos básicos:
1- custo baixo,
2- versatilidade( para passear simplesmente, correr regatas de circuito ,  ou voar de balão numa regata offshore)
3- segurança( é insubmergível)
4-simplicidade , facilidade de manejo e estabilidade
5-não necessita de tripulação numerosa.
Neste vídeo feito mal e porcamente com um iphone( sorry leitores, somos um pasquim eletrônico sem fins lucrativos e não dispomos de recursos tecnológicos avançados, nem cinegrafistas e afins, e o tempo para edição e digitação é curtíssimo, perdão duas vezes : pela qualidade e pelos erros ortográficos), todavia onde o cristão pode ter a sensação do que é o barco, que é nosso objetivo pura e simplesmente: Informar e entreter.
Nesta primeira tomada, veja em especial a estabilidade do barco sem mãos no leme( apesar do timoneiro ficar condicionado a retomar o timão rapidamente !! ato reflexo??!!), e também o macete que kan Chuh apresenta aos Nautas de plantão ao  lançar  as adriças na água para baixar o balão mereçe um destaque mais que especial .
No coquetel , Kan Chuh abre seu sorriso ! sempre com uma humor acima da média, trazendo ainda um sotaque interessantíssimo para  sua estampa! que peça, como diria Luckipedia:- Kan Chuh é mais que uma persolanlidade, é um personagem!

As 12 horas toca o badalo,e  conforme combinado na noite anterior, seguimos para o test drive do mini.

Lay out de convés, pura inteligência e funcionalidade.

Leme duplo, estabilidade em poucos movimentos. O apoio para os pés proporciona excelente ergonomia a navegação.


Despensa.

O espaço a bordo acomoda facilmente 4 pessoas para pernoite.
O que vemos não é uma bagunça, está tudo organizado e em seu devido lugar, Kan Chuh não liga para frescuras.


O fogão.



Uma aula para o Marcão., e para mim também!

O Boldró a tudo observa ao fundo emoldurando e  sendo ele o único testemunho a nossa experiência em Noronha.

Um orgulho ver o uniforme do Phantom lado a lado com o manto do Vmax.

Cockpit de barco 40 pés. A impressão que se tem no mini, é que se está num quarenta pés que teve sua proa cortada.

A agilidade do Sino Baiano é um capítulo a parte, parece uma versão de mangá de um  saci-branco-gigante- esguio, com um jeito "super desajeitadamente flexível", ágil como um lince e com uma disposição juvenil de fazer inveja, apesar de seus 50 e poucos anos, devidamente paramentado, calçado , com joelheiras e luvas que se move a bordo saltando para lá e para cá na pequena embarcação numa rapidez danada,  onde faz tudo sozinho , durante o test drive nós só fizemos o papel de expectadores pura e simplesmente , e  também de "piloto automático" para sentir o gostinho.
O vídeo abaixo é a edição de umas 6 ou 7 tomadas, retratando todas as mareações e nuances do barco: o cockpit, o contra vento, o través, o popa, a atracação, o interior  etc. Tem 16 minutos, caso queiram ver apenas os fragmentos , acessem o canal avelok( renato avelar) no youtube.
Bom mes amis, é isto aí, a classe veio para fica, aos interessados existe um grupo mini transat no facebook,  onde todos poderão saber mais.
Um beijo, um queijo e bons ventos a todos!!!

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