14/10/2010
Poesia vinda da terra do Rei Roberto Carlos, via correio com carta selo e tudo mais...
Aí meu filho de 6 anos me pergunta quando vê uma carta: "o que que é isto papai?"
Eu prontamente respondo que é uma carta.
"Mas o que é uma carta papai?"
Ora meu filho é uma mensagem que uma pessoa manda para a outra, respondi.
Ele então, do alto de sua sabedoria mirim diz:
"ah papai, é tipo assim...tipo assim... tipo... um email de pape nél?!"
Pois bem caros amigos, nautas e amantes da vela de plantão, recebi neste dia uma carta, coisa que há uns 10 anos não conheço, o que chega em minha casa é extrato de banco, promoção de tv a cabo, panfleto da pizzaria, fatura de cartão de crédito, boleto de condomínio etc, mas uma carta realmente foi um prazer indescritível perante uma coisa tão simples. E de coisas simples é feita a vida, e a com simplicidade somos mais felizes.
Dentro da carta, grata surpresa, outra me aguardava e era uma poesia náutica enviada pelo cliente locamaxx e amigo cachoeirense( capital secreta do Brasil), pai de meus amigos "Cebola e Darlyng", Paulinho Simões, uma pessoa fora de série, um amante da vida, uma pessoa de rara sensibilidade, que agora na maturidade, meio que aposentado do cargo de engenheiro civil, profissão a qual se destacou e obteve grande êxito, se dedica a poesia e a viajar.
Lançou agora o seu segundo livro, e tem também viajado para a Europa para simplesmente flanar com certa frequência.
Paulinho é um antropófago, digere tudo que vê, pois para se ter uma idéia de seu connecimento náutico, impresso e expresso em sua poesia, se deu com uma única viagem a bordo do Sir Wallace de Vitória a Santa Cruz.
Compartilho com os amigos a poesia belíssima do meu querido amigo Paulinho Simões, digo desde já que comodoro foi um exagero do colega!
bons ventos a todos!! 11/10/2010
CIRCUITO RIO 2009, FRAGMENTOS EM IMAGENS.
09/10/2010
Paul Bent Elvstrom, the legend.
Quando começamos a escrever este blog , há cerca de 3 anos atrás, numa das minhas primeiras postagens coloquei esta colagem acima,com meus os ícones da vela mundia( Tabarly, Slocum, Elvstrom e Thomas Lipton), e agora iremos conhecer um pouco mais deste yachtman escandinavo, um gigante dos mares.
Paul Bent Elvstron, nascido em 25 fevereiro de 1928 na Dinamarca, se tornaria uma lenda do Iatismo Olímpico, e Mundial, até hoje o único velejador dono de 4 medalhas de ouro
Nos jogos do pós -guerra em Londres 1948, com apenas 20 anos de idade em conquista seu primeiro ouro, na classe Firefly( depois rebatizada de Finn), façanha repetida nos jogos de 1952, 1956 e 1960 já na classe rebatizada de Finn, um barco que exige extremo vigor físico dos yachtmen.
Nos jogos do pós -guerra em Londres 1948, com apenas 20 anos de idade em conquista seu primeiro ouro, na classe Firefly( depois rebatizada de Finn), façanha repetida nos jogos de 1952, 1956 e 1960 já na classe rebatizada de Finn, um barco que exige extremo vigor físico dos yachtmen.
Façanha de 4 ouros olímpicos, que fora obtida por apenas mais dois atletas em todos os jogos : Carl Lewis, e Al Oerter( salto em distância e arremesso de disco respectivamente)
O Brasileiro Torben Grael, neto de dinamarqueses( não por acaso!!) é dono de 5 medalhas, 2 de ouro , 2 de bronze e 1de prata, detendo assim o título de maior medalhista olímpico do iatismo de todos os tempos, o que nos trás muito orgulho .
Se não bastasse isto, a versatilidade de Torben impressiona e nos faz entender estarmos de frente a um semi-Deus, além dele ser um craque nos monotipos o é também o melhor do mundo na vela de oceano, tanto nos macth-race de um nível da Américas Cup( sendo ganhador da Louis Vuiton, comandando o Italiano Prada), quanto na volta ao mundo( terceiro, no comando da nave tupiniquim Brasil1 e primeiro lugar na última edição na batuta do Sueco Ericsson 4), o que faz do Danish-Brasuca o mais completo velejador de todos os tempos no mundo inteiro e que certamente irá ostentar este feito por muitas gerações.
Isto pode ser comparado a um piloto , que é campeão de fórmula 1, de nascar, de Fórmula Indy, de Rally , de moto velocidade e de motocross, tudo ao mesmo tempo.
O Brasileiro Torben Grael, neto de dinamarqueses( não por acaso!!) é dono de 5 medalhas, 2 de ouro , 2 de bronze e 1de prata, detendo assim o título de maior medalhista olímpico do iatismo de todos os tempos, o que nos trás muito orgulho .
Se não bastasse isto, a versatilidade de Torben impressiona e nos faz entender estarmos de frente a um semi-Deus, além dele ser um craque nos monotipos o é também o melhor do mundo na vela de oceano, tanto nos macth-race de um nível da Américas Cup( sendo ganhador da Louis Vuiton, comandando o Italiano Prada), quanto na volta ao mundo( terceiro, no comando da nave tupiniquim Brasil1 e primeiro lugar na última edição na batuta do Sueco Ericsson 4), o que faz do Danish-Brasuca o mais completo velejador de todos os tempos no mundo inteiro e que certamente irá ostentar este feito por muitas gerações.
Isto pode ser comparado a um piloto , que é campeão de fórmula 1, de nascar, de Fórmula Indy, de Rally , de moto velocidade e de motocross, tudo ao mesmo tempo.
Torben ultrapassou o dinamarquês (três de ouro na classe finn em Helsinque-52, Melbourne/Estocolmo-56 e Roma-60 e uma na firefly em Londres-48), o soviético Mankin (uma de ouro na finn na Cidade do México-68, uma na tempest em Munique-72 e uma na star mista em Moscou-80, além de uma prata na tempest em Montreal-76), o alemão Schumann (uma de ouro na finn em Montreal-76, duas na soling em Seul e Atlanta e uma de prata na soling em Sydney) e o sueco Holm (uma de ouro na 40m2 mista em Antuérpia-20 e uma na 6m mista em Los Angeles-32, além de duas de bronze, na 8m mista em Amsterdã-28 e na 6m em Londres).
Paul Elvstrom continua sendo o velejador com maior número de medalhas de ouro, quatro ao todo.
Todavia contudo mas porém , voltemos a "vaca fria":
-Além do mérito do lugar mais alto do olimpo, fruto de 7 a 8 horas de treino por dia, o legendário dinamarquês participou ao todo de 9 edições dos jogos, sendo uma delas como reserva( o único a fazê-lo na história, pois com participação em 8 jogos temos dois velejador e um esgrimista: Hubert Raudaschl (Vela), Durward Knowles (Vela) e Ivan ADERNO (Esgrima).
Elvstrom velejou em 68 no México( quarto lugar na Star), nos jogos do setembro negro em Munich em 72 na classe Tempest( edição que fora marcada pelo sequestro e assassinato de parte da delegação Israelense), em Los Angeles 84( onde obteve um honroso e brilhante 4º) e Seoul em 88, já com 60 anos de idade. Nestes dois ultimos jogos Paul velejou de Tornado, com sua filha mais nova , inaugurando a tripulação formada por pai e filho(a), jamais vista antes em jogos olímpicos, em nenhum esporte coletivo.
Em 8 classes diferentes, sagrou-se campeão mundial por 15 vezes, obteve o topo do pódio em campeonatos Eropeus, e além de sua carreira como atleta, Elvstrom revolucionou o esporte com suas idéias geniais, como por exemplo algumas de suas invenções:
O bayler
O colete salva vidas flexível
Botas com solado anti-derrapante
O burro com redução, este mereçe destaque especial:- o velejador não noticiara sua invenção, e após as regatas, ele dava um totó com o pé na peça para que seus adversários não a vissem.
O sistema auto cambante
O sistema de "gates" na bóia de sota
O banco de escora, para treinar em seco na garagem de casa, por horas e horas a fio, que permitiu que ele fosse o primeiro velejador a escorar com a bunda no costado, e joelho na borda.
Introduziu o treinamento de caminhadas para melhor condicionamento físico.
Além da fábrica das famosas velas de alta performaçe com seu nome , com produção iniciada em 1954 dentro de sua casa, (na qual mora até hoje , nas proximidades da capital Danish) e de seus livros de regras com barquinhos de plástico,( que durante várias décadas foi, e ainda é até hoje a bíblia dos velejadores) , livvro didático o qual eu tive a oportunidade de tomar minhas primeiras aulas teóricas de regras , táticas e macetes, ministradas Mr. Morris Brown( o maior velejador que o ICES já teve, e o mais novo campeão brasileiro de Snipe de todos os tempos, com apenas 14 anos) , nos finais de tarde, sentdos na mesa de madeira decorada com um escafandro de bronze, em sua rústica, arborizada e exótica casa na Praia do Canto, no ano de 1981, as vesperas de participar do meu primeiro brasileiro de Optimist em João Pessoa( jan/1982).
Admiro por demais estes gigantes, como Paul , Morris e Torben, yachtmen como Lars , Scheidt, Brudder, Carabelli, Zarif, Gastão Brun, Ivan Pimentel, Bruno Fontes e a Odile Ginaid, todos gente de muita fibra que é o exemplo para o esporte e para uma geração de esportistas, isto é preciso, pois o esporte se faz popular com ídolos, reverencie-mo-los pois nossos ídolos!!, três vivas a eles! assim como foram reverenciados em seu tempo Sir Thomas Lipton e Joshua Slocum, Knox Jonhston, Alain Colas, Peter Blake e muitos outros
No link abaixo, vc poderá ver uma sensacional e surpreendente filmagem de Paul Elvstrom em ação com seu belíssimo barco todo envernizado, em 56 durante os jogos olímpicos, a cores e em alta qualidade.
Os Dinamarqueses juntos, a bombordo e a boreste, o Graal da vela brasileira e mundial, os irmãos fora de série( precisa apresentar?)
Caê Guimarães, o poeta nauta, amigo de fé!
Caê Guimarães :
"Páginas, páginas, páginas
em branco.
Barco trágico, proa em pranto.
Círio mágico de suor e canto.
A quem espero, espero aquém."
"Páginas, páginas, páginas
em branco.
Barco trágico, proa em pranto.
Círio mágico de suor e canto.
A quem espero, espero aquém."
08/10/2010
A ilha da Fumaça em Vitória guarda muitos segredos e encantos.
A fantástica História da Baleia que visitou o porto de Vitória com seu filhote.
O " anno "era de 1918, e numa tarde de final de setembro, época que os mamíferos migram para Abrolhos , uma mãe e seu filhote adentram o canal do porto causando furor entre os cidadãos que pararam a cidade para ver o curioso episódio.
A foto e o recorte do livro da época, são do site da ilha da Fumaça, que pertencente a família Guimarães desde 1922.
http://www.ilhadafumaca.com.br
07/10/2010
Epicuro o Filósofo da felicidade.
Hoje depois da minha tradicional sesta, estava vendo a tv cultura e vi uma reportagem sobre Epicuro da BBC de Londres. Lá pelas tantas, o reporter falou que para se saber o que é felicidade é muito mais fácil ler epicuro que "estourar " seu cartão de crédito.
Ler e refletir!!
Vejam só que primor de sabedoria.
"A AMIZADE PARA EPICURO Epicuro (341-270 a. C.) é o grande filósofo da amizade. As suas reflexões sobre a amizade conservam plena actualidade.
A amizade avança dançando à volta do mundo, proclamando a todos nós a necessidade de louvarmos a vida feliz.Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Vaticanas
O mundo inteiro oferece uma casa comum aos homens que amam a amizade: a Terra.Inscrição epicurista encontrada num pórtico de uma quinta do século II.
De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe o maior. Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Principais"
A amizade avança dançando à volta do mundo, proclamando a todos nós a necessidade de louvarmos a vida feliz.Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Vaticanas
O mundo inteiro oferece uma casa comum aos homens que amam a amizade: a Terra.Inscrição epicurista encontrada num pórtico de uma quinta do século II.
De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe o maior. Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Principais"
05/10/2010
A cajadan filmes apresenta: O fantasma vira cartão postal da Ilha.
Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão,
Ha alguns dias atrás fizemos um treino no canal de Vitória, e tiramos fotos belíssimas, ( vide postagem da taputera e o video foto que fizemos)"Velejar neste percurso é muito bacana, vc tem a interação direta com o público, e leva para perto , bem perto das pessoas, a beleza de um barco a vela e seu balé sincronizado de movimentos, bordejando a 10 ou até mesmo 5 metros, das profundas margens do paredão de pedra da avenida beira mar, os cidadãos literalmente param para ver o barco passar, muito legal, não tem uma pessoa que não para para ver , e fotos então, são um festival. Certamente esta imagem do barco a vela traz um colorido especial ao domingo desta gente que está a passear pela orla da segunda capital mais antiga do país"
Pois bem , e eu fiquei pensando em mandar para a coluna da " foto do leitor" do Jornal A Gazeta.
No corre corre do cotidiano, eu não tive tempo de mandar, e sequer tenho lido jornais nestes dias.
Hoje em visita a um cliente, esperando em sua confortável recepção, folheando o jornal, me deparo com a foto do Phantom clicada pela leitora Márcia Helmer, a quem agradecemos antecipadamente a belíssima paisagem , um verdadeiro cartão postal da cidade presépio.
Caçem as velas e todo mundo para a escora!!!
Ha alguns dias atrás fizemos um treino no canal de Vitória, e tiramos fotos belíssimas, ( vide postagem da taputera e o video foto que fizemos)"Velejar neste percurso é muito bacana, vc tem a interação direta com o público, e leva para perto , bem perto das pessoas, a beleza de um barco a vela e seu balé sincronizado de movimentos, bordejando a 10 ou até mesmo 5 metros, das profundas margens do paredão de pedra da avenida beira mar, os cidadãos literalmente param para ver o barco passar, muito legal, não tem uma pessoa que não para para ver , e fotos então, são um festival. Certamente esta imagem do barco a vela traz um colorido especial ao domingo desta gente que está a passear pela orla da segunda capital mais antiga do país"
Pois bem , e eu fiquei pensando em mandar para a coluna da " foto do leitor" do Jornal A Gazeta.
No corre corre do cotidiano, eu não tive tempo de mandar, e sequer tenho lido jornais nestes dias.
Hoje em visita a um cliente, esperando em sua confortável recepção, folheando o jornal, me deparo com a foto do Phantom clicada pela leitora Márcia Helmer, a quem agradecemos antecipadamente a belíssima paisagem , um verdadeiro cartão postal da cidade presépio.
Caçem as velas e todo mundo para a escora!!!
04/10/2010
03/10/2010
Erick Tabarly e a história dos seus "Pen Duick".
Eric Tabarly, um homem a frente de seu tempo e suas maravilhosas naves Pen Duick I, II, III, IV, V e VI.
O primeiro deles foi construído em 1898, herdado de seu pai, que o havia adquirido em 1938 , apodrecia nas margens de um rio no pós guerra, Tabarly o reformara totalmente em 1952 colocando um molde de fibra no casco.
O Pen Duick II de 1964 deu a Tabarly o título de sua primeira transat, e dada a falta de recursos ele utilizou peças de outras "máquinas" , como o assento de uma harley davidson, e uma bolha de vidro de um bombardeiro para ser usada como vigia nas tempestades( astrodomo).
O III, feito em 1967 é um barco impressionante , todo em alumínio, uma revolução para a época.
O quarto de de 1969, foi um trimarã e venceu a transat de 1972, e mais tarde adquirido par Alain Colas, fora rebatizado de Manureva, e nele, ao largo dos açores na regata da rota do rum em 1978, Colas também desaparece nos mares bravios sem deixar vestígios, a sua ultima radiofonia( publicada nesta revista , causa arrepios dadas as condições de vento e mar).
O quinto da série , também de 1968, lembra um pouco os Open atuais, afinal ele seria seu percursor, possuia tanques de lastro de água com bombas manuais, e vencera a regata transpacífico de 1969 com 11 dias de antecedência.
O Pen Dick VI , fora projetado para a Withbread de 1973, a primeira edição da regata volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race, mas devido a duas quebras de mastro não pode demonstrar seu potencial.
Todavia na Transat em solitário de 1976, derrota Alain Colas por um pequeno hiato (Colas a bordo do mega quatro mastros "Mediterranée" de 250 pés, algo inacreditável e que vai merecer uma baita materia a respeito).
Manobrar este barco não era brincadeira, foi feito para 16 tripulantes , tudo era muito grande e pesado, e Tabarly desenvolveu aparatos "facilitadores"usados até hoje , como por exemplo a camisinha de balão , pois navegava sozinho na nave.
Os barcos seguem , da esquerda para a direita estão o VI, V, Pen Duick I , II e III .
O quatro jaz nas profundezas.( o único monocasco da série)
Na noite de 12 para 13 de junho de 1998 , a bordo do Pen Duik I, que estaria completando 100 anos, durante uma viagem trivial a irlanda , com vários tripulantes a bordo, a lenda que singrara os 7 mares em solitário, atravessando as mais duras condições ambientais, o verdadeiro mestre de marinharia( Tabarly ao chegar em qualquer destino, mesmo após dias /semanas /meses no mar, só deixava seu barco para ir a terra após ter organizado toda a faina no exemplo mais perfeccionista que se possa imaginar), cai no mar e desaparece para sempre, deixando a vida e se tornando a maior lenda da vela de todos os tempos, na minha opinião.
02/10/2010
Túnel do tempo: Billy Brown , nosso" directeur du voile" em 1974/1975 remando no Iate Clube.
O Centário foi enviado por Billy Brown, e serve como legenda para este momento antológico do ICES, num cenário pra lá de nostálgico, época maravilhosa da pequena cidade de Vitória de então, onde todos se conheciam, poucos carros nas ruas, quase nenhum prédio, a Praia do Canto e suas casas fantásticas e enormes, enfim época de saudade.
Chega de delongas e vamos a legeda:
"Boa Noite "Seu Wallace", meu caro, faltou citar meu algoz neste dia...Nosso falecido amigo, Ricardinho Xunga Xunga e ao fundo o Guanabara de seu pai, Cesar Abaurre. Sorte minha que Frank editou o filme de um antigo super 8 e cortou o choro dos derrotados ao fim da competicao!! Mas afinal, alguem gosta de perder?!"
William Brown.
Rogério, o bonito? que que é isto meu fiiiiiiilho!! trata-se de outra pauta.
Cada pirata tinha sua Jolly Roger, era como uma assinatura, uma logomarca do comandante e do navio.
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as Lolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmete pela impossibilidade de fuga . A habilidade dos pirata era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas!!, ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as Lolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmete pela impossibilidade de fuga . A habilidade dos pirata era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas!!, ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto
29/09/2010
36a Rolex Ilhabela Sailing Week
Classe BRA-RGS abre a 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week com muitas emoções
19/07/2010
Depois de um sábado chuvoso, o sol apareceu entre nuvens, para prestigiar a largada da principal regata da Semana de Vela de Ilhabela. A Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil contou com 74 embarcações da Classe BRA-RGS divididas em quatro categorias (A-B-C e Cruiser). Na raia provou mais uma vez a força que a categoria tem no maior evento de vela náutica da America Latina fazendo um belo espetáculo nas águas de São Sebastião.
Ás 10 horas e 03 minutos, o juiz de prova anunciava que era hora da BRA-RGS A e B dar inicio a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e seguir rumo a Ilha de Alcatrazes, cerca de 55 milhas náuticas ou 101 quilômetros do píer de Ilhabela.
Ás 10 horas e 03 minutos, o juiz de prova anunciava que era hora da BRA-RGS A e B dar inicio a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e seguir rumo a Ilha de Alcatrazes, cerca de 55 milhas náuticas ou 101 quilômetros do píer de Ilhabela.
Em seguida, às 10 horas e 14 minutos, a BRA RGS C e Cruiser largaram em direção a Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), que teve como campeão o veleiro Zephyrus, de Santa Catarina.
e o comandante do veleiro Zephyrus, Tarcisio Mattos, define Ilhabela. Com ventos inconstantes, a Regata de Toque-Toque abriu a Semana de Vela para as Classes BRA-RGS C e Cruiser com 12 nós de vento e permaneceu oscilando até 20 nós, exigindo tática e estratégia da tripulação.
e o comandante do veleiro Zephyrus, Tarcisio Mattos, define Ilhabela. Com ventos inconstantes, a Regata de Toque-Toque abriu a Semana de Vela para as Classes BRA-RGS C e Cruiser com 12 nós de vento e permaneceu oscilando até 20 nós, exigindo tática e estratégia da tripulação.
O primeiro fita azul do dia da Classe BRA-RGS mostrou neste domingo que esta preparado para brigar pelo titulo da RGS C. “Ganhamos velocidade fora do canal e conseguimos manter a posição até o final da competição”, que completou. “Ganhar a Regata de Toque-Toque nos deixa mais aliviado para as próximas regatas”, finalizou Tarcisio que aproveita o dia livre desta segunda-feira, para arrumar o trilho da genoa.
Após 09horas43min20segundos, o veleiro Apoena foi o fita azul da divisão RGS Cruiser. Na RGS-A, o veleiro Inaê/Transbrasa, do comandante Bayard Umbuzeiro, cruzou a linha de chegada depois de muitas trocas de vela (peeling) no tempo de 8 horas e 56 minutos de muito desgaste físico.
Após 09horas43min20segundos, o veleiro Apoena foi o fita azul da divisão RGS Cruiser. Na RGS-A, o veleiro Inaê/Transbrasa, do comandante Bayard Umbuzeiro, cruzou a linha de chegada depois de muitas trocas de vela (peeling) no tempo de 8 horas e 56 minutos de muito desgaste físico.
Na BRA-RGS B, o único representante do Espírito Santo, o Phantom of Opera abriu uma diferença de apenas dois minutos para o segundo colocado ao completar a prova em 8 horas 58 minutos e 05 segundos.
A primeira regata da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week apontou que a competição na Classe BRA-RGS vai ser bem disputada do início ao fim. As competições voltam nesta terça-feira, com a regata Barla-Sota, com média de quatro pernas.
Fonte:Conexão Comunicação
28/09/2010
Capixaba frente a frente com ventos de 300km/h.
Rito de passagem é pouco.
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