13/07/2012

Nova técnica para trocar o pneu com o carro andando, digo: -Limpar o fundo com o barco navegando.



12/07/2012

Rolex Ilhabela Sailing Week: SER Glass Eternity vence regata do HPE no c...

The Match Race

Um desenho animado muito bem feito e detalhando com arte sutil, simples e objetiva, com uma incrível dose de realismo, apesar dos traços simples: O que é um Macth Race.

11/07/2012

Comissão de Regata (CR) escolheu fazer as provas no canal. Competição, considerada a maior da América Latina, segue equilibrada em todas as classes

Ilhabela (SP) - O assunto desta quarta-feira (11) em Ilhabela era onde seria realizada a regata do dia e a solução da Comissão de Regatas privilegiou o público. Com a entrada do vento Sul, no início da tarde, a prova da Rolex Ilhabela Sailing Week foi disputada no canal, bem perto do Yacht Club de Ilhabela (YCI). A intensidade entre de 10 a 20 nós e muito sol, garantiram duelos equilibrados e técnicos e um belo espetáculo para o público que estava na orla de ilhabela e de São Sebastião dos 150 barcos inscritos na competição. 
Os vencedores do dia também souberam evitar os perigosos baixios do canal, onde alguns barcos chegam a encalhar. Na classe S40, o Pajero (Eduardo Souza Ramos), depois de várias trocas de posições, cruzou a linha de chegada em primeiro. Mérito para a equipe que estava mais atenta. “A vela é uma modalidade que exige muito do atleta, que precisa ter percepção de vários fatores que cercam. Talvez é a que mais obriga atenção total. No caso da regata desta quarta, nós precisamos de dedicação e concentração. Foi longa a perna e com muita adrenalina”, revela Eduardo Souza Ramos.
Especialista em competições de Volta ao Mundo, André Fonseca também apoia a ideia de regatas perto do público, assim como na Volvo Ocean Race, Olimpíada e America´s Cup. “Correr uma regata no meio do mar nem sempre é legal para o público. Às vezes, as provas perto de terra prevalecem apenas um bordo (lado) e acaba ficando um barco atrás do outro. Desta vez, os veleiros ficaram espalhados, possibilitando um belo visual”, conta o integrante do Pajero, barco que está em primeiro na classificação geral na frente do Crioula (Eduardo Plass).
A classe HPE é a que mais se adapta às provas perto da terra pelo tamanho e agilidade. Parecida com as olímpicas, a categoria está reunindo 27 embarcações na Rolex Ilhabela Sailing Week, recorde desde que foi criada em 2004, e não teve um vencedor repetido. Melhor para o time do SER Glass Eternity, de Marcelo Bellotti. “Velejamos com raça e garra. Encaixamos bem a velejada com um barco rápido. O conhecimento da raia, principalmente do canal, fez a diferença. Foi um dia de sul atípico com pouca corrente”, revela Bellotti. “Treino é fundamental na vela. Sempre que posso estou na ilha velejando”. 
A vitória desta quarta-feira melhorou a posição do SER Glass Eternity que estava apenas na 17ª colocação e subiu cinco posições. A liderança é do SX4/Bond Girl (Rique Wanderley), seguido por Ginga (Breno Chvaicer) e BSS (Marcelo Christiansen). Na C30, o Loyal TNT (Marcelo Massa) é o líder isolado da categoria que estreia na Rolex Ilhabela Sailing Week 2012. “A regata foi bastante interessante e foi possível ver a evolução dos adversário. Em pouco tempo, os outros C30 reduzirão a vantagem, como o Katana, que é o mais novo da raia”, relata Alexandre Paradeda, do Loyal TNT, que é a tripulação mais profissional da classe.
Nas classes que precisam de rating, como a ORC, o Tomgape Touche (Ernesto Breda) segue liderando no geral e é o grande favorito ao tri. Mas, como era de se esperar, os adversários estão na cola, como o Tembó Guaçu (Osvaldo Bagnoli). Os representantes de Campinas (SP) souberam velejar na raia, que dificulta as manobras dos barcos maiores. “Tentamos errar o menos possível para ter um bom resultado no tempo corrigido. Não tivemos problemas com o baixio. O conhecimento do local e a ajuda de velejadores locais também é fundamental nessas horas”, diz André Otomati, integrante do Tembó. 
Os outros vencedores do dia foram: Zeus (Inácio Vandressen) na 600, Kiron (Leonardo Cal) na 650 e Prozak (Márcio Finamore) na 700. Entre os RGS, outra disputas acirradas. Na Maxi, que envolve os maiores da categoria, o primeiro no tempo corrigido foi o Maria Preta (Alberto Barreti). Na A, Brekelé (Escola Naval) foi o melhor do dia; na B foi o Tangaroa e na C o Mandinga (Jonas Penteado), que está com 100% de aproveitamento. Entre os Cruiser, há duas subdivisões: Na A, vitória do Sailing Adv. Travessura (Sérgio Gomes) e na B do Hélio II – Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo). “Conseguimos um bom aproveitamento nas primeiras regatas. O campeonato, apesar da nossa vantagem, está difícil e nossa estratégia será ampliar o resultado”, revela Marcos Lobo.
Da página www.risw.com.br, texto ZDL (especial para C30).

Cruzeiro Costa Leste chega a Vitória, confira a programação.


10/07/2012

Procissão de São Pedro 2012, a bordo do Pokeka no Stress.( Léo & Borôrô).

Túnel do Tempo, por Ronaldo Didão Damázio de Jesus, vulgo Dentas.



Ricardo Rossi de camisa branca no leme, Marilson( Mariskete, ao centro), e em pimeiro plano o Comandante Sergio Rossi, avelok ao fundo procurando o juízo junto com a tripulação.Foi nesta viagem que inventamos o termo: " e chama o professor!!". Termo utilizado para
braçear as vergas.
As fotos são da viagem de volta, na ida não temos imagens, uma pena, pois nós chegamos lá lutando contra enormes pirajás, de contra vento, a chuva chegava a doer na pele, uma aventura e tanto para minhas primeiras investidas em mar aberto.
Estávamos exaustos, e o pior ainda estava por vir, perderíamos a hora da maré e teríamos que aguardar a próxima para entrarmos na barra de Nova Viçosa.
Assim , naquela tarde do longínquo ano de 1994, acenamos para o Ricardo Bresciani que nos aguardava a bordo de sua lancha na barra, a uns 20 metros da gente , e que iria ser nosso piloto na pioneira entrada naquele local traiçoeiro, dizemos que breve nos verímaos, na hora da alta.
Desapontados, mas traquilos, vimos mais um pirajá mostruoso se aproximando, baixamos ferro com cautela, entramos para a cabine, pegamos o baralho , sentamos em torno da mesa, e neste momento Serginho, após a sua tradicional gargalhada, ráráaaaaaaaaahííííííí´!!brada aos tripulantes:
E CHAMA O PROFESSOR!
Após o comando do líder , a tripulação fiel a LEI MAR( onde o comandante fala e todos obedecem sem questionamentos), busca o copinho de vidro e a garrafa de teachers, que foi saboreada, curtindo um papo agradável, e um baralho, no coração do Gato Xadrez esperando a nossa vez.
Ricardo de chapéu, Dida no mastro e Serginho no gelobol, viemos surfando no nordestão, 24 horas até vitória, uma viagem inesquecível, tem até filmagem , breve vamos postar.

Avelok, Dida no meio e Ricardo Rossi, irmão de Sergio Chulapa, comandante do Gato Xadrez, 1994, de nova Viçosa para Vitória .

08/07/2012

Cavitação, por Júlio Cezar Léo.


Amigo "véi de guerra" - durante a minha insônia matinal, me lembrei do termo "cavitação" (confesso que o ouví pela primeira vez) que o nosso amigo Jova usou prá explicar o fenômeno ocorrido ontem, quando em nosso passeio pelas águas de Camburí, ao acelerar, perdemos o deslizamento (ao acelerar em demasia) e o barco não andava como esperávamos - uma estranha sensação de "patinação" como ocorre com carros - o motor gera potência em demasia e as rodas derrapam. Confesso que no momento suspeitei de algo errado com o hélice (afinal, tudo é novo e está amaciando: motor, reversor, eixo, hélice, flange, chaveta, etc), logo superado e corrigido com uma simples redução da aceleração. O "troço" tem uma explicação científica bastante interessante. Confira e leia em: http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lice#Cavita.C3.A7.C3.A3o certamente ocasionado pela mudança de motor de 18HP p/ 29HP! Quase duplicamos a potência! No motorzinho véio, a gente podia "ir com tudo" e nunca ocorreu o tal fenômeno.
Assim, diante de tão abalizado comentário de nosso amigo Jova, entendo que basta que tenhamos um pouco de cuidado prá não usar potência em demasia, afinal nossa BMW é um tanto ou quanto pesadona e temos que dar um desconto pro cara deslizar e desenvolver aquela velô que estivemos esperando ansiosamente durante angustiantes 150 dias! 
Agora é só curtir e "correr prá galera"! 
Velejar no Pokeka também é cultura! Viva a Wikipedia! Viva o Jova! Viva a nossa "BMW dos mares"! 

Aguardem novas emoções!

Groupama Overall Winners - Volvo Ocean Race 2011-12

Agora acabou!!!, deu Groupama na cabeça, Camper em segundo, Puma em terceiro, seguido do Telefônica, Abu Dhabi e Sanya, parabéns ao baixinho feioso francês, botou para quebrar!! Depois de tabarly foi o grande feito na VOR dos súditos de Napoleão!

America's Cup, 1933

Classe HPE bate recorde em Ilhabela.

Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão,

Nada menos que 27 naves, e quase 100 velejadores irão compor o quadro na classe HPE na Semana de vela da Rolex em Ilhabela, um recorde absoluto, que mostra a força e a dinâmica desta classe que pelo custo benefício poderá ser em pouco tempo a número 1 do Brasil.
O barco projetado pelo Soto e pelo Souza Ramos é delicioso de velejar, técnico, super bem construído, e segue a tendência mundial da vela ligeira em se firmar em monotipos, um barco custa na casa dos 100 k, um pouco mais um novo e um pouco menos um usado, e está sendo comprado em sociedade em muitos casos, o que faz seu custo baixar mais ainda.
Quem mora ou estiver passeando por Vitória e quiser experimentar um velejo nestas naves, basta mandar um email para o avelok que levaremos em nosso fantasma voador com o maior prazer!
Fiquem com as imagens do HPE, clicadas pelo pessoal da classe( Lô Kunze e Cia) e o charme da RISW!
Bons ventos a todos!






Estas fotos acima são da RISW 2012, e as de baixo da volta da taputera 2012, na nossa querida Cidade de Vitória, esta pimeira com o convento ao fundo, e a penultima com o onipresente Mestre Alvaro e seus 834 metros ao fundo, numa captação magnífica de Camilla Baptistini.


Aqui a montanha gigante com a caligrafia do Imperador Don Pedro II


Um beijo me um queijo!

06/07/2012

RISW , Regata Edorado Alcatrazes por Boreste,

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, este ano não vai dar!!
Mudamos o bordo para o Nordeste , vamos correr a Aratu e a Refeno, assim sendo RISW ficou só na vontade, e para matar um pouquinho da vontade vamos dar um bordo ha um ano atrás e velejar a bordo do Phantom e sua sensacional tripulação na regata de 2011, onde fomos o Fita Azul na prova.
Uma ótima sexta feira , um beijo e um queijo e bons ventos a todos!!

03/07/2012

As ilhas onde EUA e Rússia se encontram, e o Leste se torna Oeste




Descrição: cid:1.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comAs ilhas Diomedes no horizonte Dois continentes, dois países Duas culturas, dois regimes
Há um lugar no mundo em que os territórios dos
Estados Unidos e da Rússia estão a menos de 4 km de
distância, mas qualquer percurso entre eles terá uma
diferença de 24 horas...
Descrição: cid:2.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comLocalização das ilhas Diomedes, perdidas entre 2 continentes
Estamos falando das desconhecidas e isoladas Ilhas
Diomedes, no Estreito de Bering, a inóspita porção
marítima que separa o Alasca do extremo leste da Ásia
por onde provavelmente os primeiros habitantes da
América atravessaram para estas terras.
Descrição: cid:3.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comNa Pequena Diomedes, seus habitantes espremem-se na íngreme encosta território norte-americano
As duas Ilhas, conhecidas como Grande Diomedes e
Pequena Diomedes são separadas por uma faixa de
água de apenas 4 km, que fica congelada durante boa
parte do ano, permitindo a passagem a pé entre elas.
O curioso é saber que Grande Diomedes é o ponto
mais a leste na Rússia, e Pequena Diomedes é o ponto
mais a oeste dos Estados Unidos.
Descrição: cid:4.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comGuerra Fria, um período para ser esquecido
Durante o período da Guerra Fria, os nativos que
habitavam as ilhas antes da colonização russa ou
americana não podiam circular entre as ilhas, nem
trocar qualquer tipo de informação, na área que ficou
conhecida como "Cortina de Gelo".
Descrição: cid:5.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comO povoado de Pequena Diomedes, com apenas 170 habitantes
Após o final da 2a Guerra, todos os nativos da ilha
russa de Grande Diomedes foram transferidos para o
continente, e o arquipélago manteve um pequeno
povoado apenas na ilha norte americana de Pequena
Diomedes, que até hoje possui cerca de 170 habitantes
num dos locais mais isolados do planeta.
Descrição: cid:6.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comDetalhe de Pequena Diomedes. Não parece nada agradável
O que torna o lugar ainda mais curioso é que
exatamente entre as duas ilhas passa a "Linha
Internacional de Data", criando um fuso horário de
nada menos que 24 horas numa distância que de tão
pequena chega a ser visual.
Descrição: cid:7.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comA Linha Internacional de Data passa exatamente entre as ilhas http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Internacional_de_Data
Em 1987, um evento emblemático levou as pequenas
ilhas às manchetes do mundo inteiro. A nadadora
americana Lynne Cox atravessou os pouco mais de
3.700 metros que separam as ilhas irmãs, num gesto
de aproximação entre as super potências que se
esforçavam para estreitar os laços a tanto tempo
separados.
Descrição: cid:8.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comLynne Cox, um gesto caloroso em águas a 4o Chttp://en.wikipedia.org/wiki/Lynne_Cox
Hoje, em tempos de paz, há vários projetos para
criar monumentos que simbolizariam a paz entre os
dois países. Num recente concurso , um projeto
chamado de "Ponte da Memória", ligando as duas
ilhas, ficou entre os campeões, no que seria a primeira
ligação entre América e Ásia depois de dezenas de
milhares de anos.
Descrição: cid:9.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comProjeto para Ponte entre as ilhas, conhecida como "Ponte da Memória" Descrição: cid:10.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comDetalhe do Projeto. Uma fantástica obra de engenharia para poucos conhecerem
Humberto Eco, em seu romance "A Ilha do dia
anterior" explora muito bem as idiossincrasias de
viver em Diomedes...
Descrição: cid:11.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.comHumberto Eco escreveu sobre o tempo
"Meia-noite de sexta-feira, aqui no navio, é meia-
noite de quinta-feira na ilha. Se da América para a
Ásia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrário
viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio]
Daphne percorreu o caminho da Ásia, e vós, estúpidos,
o caminho da América. Tu és agora um dia mais
velho do que eu! Não é engraçado?"

01/07/2012

Volvo Ocean Race Ranking.

Volta ao mundo, ranking geral antes da última etapa. Os espanhóis que venciam , mais uma vez viram suas chances irem pelo ralo , depois de muitas avarias e dois lemes quebrados, o Groupama, o Puma e o Camper estão disputando com a faca nos dentes.
Esta edição que começou a meu ver, meio sem graça e com poucos barcos, surpreendeu a todos pelo show que foi.
O Brasil teve a maior e melhor "parada"( stop over) da história da regata, mais de 300 mil pessoas visitaram o vila da regata, e o publico se aboletou em multidão nos molhes de Itajaí, sem dúvida alguma um conquista maravilhosa para os Catarinenses, que mostraram como nunca o que é a hospitalidade Brasileira.
Breve mandamos o resultado final da etapa até Galway.


Segue o ranking
L STANDINGS

Groupama sailing team

PUMA Ocean Racing by BERG

CAMPER with Emirates Team NZ

Team Telefónica

Abu Dhabi Ocean Racing

Team Sanya


Um lance bem legal que está acontecendo , é que os organizadores e patrocinadores propuseram um desafio entre os Volvo Open 70 e um Volvo XC 60, um pela água e outro por terra, barco X carro, e quem perder paga uma rodada de birita para a turma toda! Viva a idéia, para mim sensacional, puro marketing e criatividade( inovação), a base de todas as empresas para Drucker!!
Que vença o melhor, "alea jacta est"!!

Palácio Anchieta, pintura de Homero Massena na sala de imprensa, um tesouro Capixaba.


Mateus Dantas, 15 anos e um futuro traçado: Ser um grande velejador!


Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, recebi com muita satisfação esta cartinha do Mateus, e gostaria de comparilhar com vocês.
Um rapaz tão jovem , e com objetivos tão claros, certamente dará um ótimo caldo! e se depender de apoio e incentivo, a revista avelok, the yacht-man abre a raia irrestritamente para o jovem nauta!
No nosso blog, nos gadgets a esquerda temos uma lista de blogs e vc poderá acompanhar o Mateus por lá!

Segue a carta do amigo:

"Tenho 15 anos, me chamo Mateus Dantas. Comecei a me interessar pelo ‘’mundo das velas’’ depois que li o livro da Família Schurmann, Dez anos no mar.
Me apaixonei lendo todas aquelas histórias fantásticas . Desde então meu sonho é ter meu veleiro e poder dar a volta ao mundo. Sei que vou conseguir.
Para começar a realizar esse meu sonho, criei meu blog, chamado Sonhando com vento. Desde o inicio do blog já posso dizer que começou o meu sonho, pois já tive contato com a Família Schurmann, com o Comandante João Sombra, e com os mais importantes, os sonhadores .
Tudo isso porque eu estou acreditando em meu sonho, estou correndo atrás. Então quero dizer a todos: acreditem em seus sonhos e corra atrás deles. Nada é fácil, mas se você acreditar, ele ira se realizar.
Muito Obrigado Renato pelo espaço.
Mateus Dantas -  Sonhando com vento
www.sonhandocomvento.blogspot.com.br"

Aproveito a deixa e dou umas dicas de leitura para quem é do ramos ou não, são livros que marcam mesmo:
1-Shakleton e a saga do Endurançe, o maior de todos na minha opinião.

2-Sozinho ao redor do mundo- Joshua Slocum
3-Um mundo só meu, Knox Jonhston
4-O destino do Tzu Hang, Miles Smeeton
5- Conversando com o Guardian, Sombra
6- Parati entre dois polos, Amir
7-Os livros do Hormiga Negra, o nauticômio é dez!
8-Do rio a polinésia , do Cabinho

E ainda, todos os que puder ler!! acesse na moana livros, especializada na seara!

29/06/2012

Bombarco.com.br informa: Volvo Ocean Race define barco mais barato e seguro para próxima edição



Os novos veleiros serão menores, passando de 70 para 65 pés, terão um único projetista e serão construídos por um consórcio de estaleiros

29/06/2012
Novo VOR65
A próxima edição da Volvo Ocean Race, que será realizada em 2014 e 2015, está cheia de novidades. Para garantir mais segurança e aumentar o custo benefício, a organização da Volta ao Mundo reduziu o tamanho dos barcos e definiu que apenas um grupo de estaleiros construirá os veleiros para as equipes. Traduzindo, as embarcações passarão de 70 para 65 pés (19,8 metros), serão de design único feito pela Farr Yacht Design, dos Estados Unidos, e construídas por um consórcio de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça. O objetivo é aumentar o número de barcos para 10. Hoje, a competição conta com seis (Groupama, Puma, Camper, Telefónica, Abu Dhabi e Sanya).
O anúncio foi feito na última quinta-feira (28), em Lorient, na França, local da penúltima parada desta edição da Volvo Ocean Race, pelo CEO Knut Frostad. "O novo design é de tirar o fôlego. O contrato para construção de pelo menos oito veleiros levará a Volvo Ocean Race para uma nova era. Em todos os nossos 39 anos de história, nunca tivemos medo de seguir em frente e evoluindo. A mudança para um conceito de design único nos confere uma vantagem enorme na hora de planejar as próximas duas edições, além de dar uma garantia de continuidade ao evento".
Na prática, mesmo com tamanho menor, cerca de 1,5 metros, os veleiros não ficarão mais lentos. O novo projeto reduzirá o custo de uma campanha competitiva para menos de 15 milhões de euros (cerca de R$ 38,7 milhões).
O projeto dos novos veleiros prevê a inclusão de vídeo, satélite e produção de conteúdo de última geração, melhorando ainda mais o trabalho desenvolvido Media Crew Member (tripulante de mídia), que existe desde a edição passada. A Volvo Ocean Race nasceu em 1973 e hoje, seu "quartel general" está instalado em Alicante, na Espanha. O Brasil já teve uma equipe na edição de 2005/2006 capitaneada por Torben Grael. O maior medalhista olímpico do País levou o Brasil 1 à terceira posição. Na edição seguinte, o mesmo Torben comandou o Ericsson 4 na conquista do título.
A atual campanha está perto do fim. Neste sábado (30), em Lorient, na França, será disputada a Regata do Porto. Os donos da casa estão na frente pela busca do inédito título da Volvo Ocean Race. A última etapa será em Galway, na Irlanda, no dia 7 de julho.

Resultado acumulado:

1º - Groupama - 219 pontos
2º - Puma - 196 pontos
3º - Camper - 191 pontos
4º - Telefónica - 191 pontos
5º - Abu Dhabi - 122 pontos
6º - Sanya - 44 pontos

Veja também:


28/06/2012

Programa Especial - Zé e Lars Grael

AGENDA!! Passeio Santa Cruz, dia 6 de julho.

Pessoal, estou aqui retransmitindo um convite do amigo nauta Mr Magoo, co-porprietário do veleiro Drakar, o qual divide as despesas e as alegrias com Jovair( o caminhoneiro), sobre um evento que estão pretendendo realizar, que foi idealizado pelo rei do EMAIL, ROMINHO FINAMORE!!

Trata-se de um passeio de veleiro para  santa cruz, sexta que vem( dia 6/7/2012), com saída de noite, ele ainda vai acertar os detalhes da expedição e comunucar aos senhores, assim sendo vamos divulgar aos quatro ventos o evento voltado pura e simplesmente ao prazer de velejar! Coisa que há muito temos necessidade e necessitamos de fazer!!

A hora de tirar o mofo do barco é agora!!

Vamos nessa??

Vai rolar , no dia 7 , a subida do rio de SUP, para quem é bom no lance!!

Um forte abraço a todos e bons ventos!!
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Soto 27 shanghai boat show

27/06/2012

Super yachts Palma 2012. Vamos bisbilhotar a correspodência do infeliz do Carlos enviada para o Eugênio Herkehoff, vida dura hein Carlos!?

Olá Eugenio,

Aquí o verao entrou pra rachar, o calor está bravo.
Desculpe nao responder antes, estava treinando e disputando regatas.
Este ano voltei a participar da superyacht cup de Palma a bordo do
Reesle, uma escuna de alumínio de 30 metros e 100 toneladas.
Ganhamos a primeira regata conquistando o trofeu Pantaenius, e depois
de três dias de regatas ficamos últimos na classe Hoeck, e quintos na
nossa classe.
Nestas fotos pode ver que levo uma console nas maos.
É uma grande responsabilidade. Com esses botoes enrolam e
desenrolam-se as cinco velas.
Você caça ou fila com duas velocidades a escolher, e também trima as
esteiras das velas.
Os panos sao tao grandes que os movimentos sao totalmente hidramáticos.
A genoa tem 180 m2 e o MPS (gennaker) tem 274 m2
Um grande abraço!

Grande abraço,
Carlos













Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!